Page 1

Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade Janeiro – Junho 2017


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|2

Índice

2017: Um semestre de Afetos ......................................................................................................... Página 3 A AMPMV ............................................................................................................................................. Página 5 Beneficiários AMPMV ......................................................................................................................... Página 6 Atividades desenvolvidas ................................................................................................................... Página 8 Diminuição do impacto da Solidão e Isolamento.................................................................... Página 9 Promoção da Saúde e Bem-estar ..............................................................................................Página 12 Qualidade de vida ao domicílio .................................................................................................Página 14 A AMPMV na Sociedade Civil……………………………………………….....………... Página 16 A AMPMV nos Media………….……………………………………………………........ Página 19 Sustentabilidade e Financiamento…………………………………...………………..…. Página 20 Próximos Desafios ...........................................................................................................................Página 27


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|3

2017 – Um semestre de Afetos Aquando da sua participação no Colóquio “Direitos dos Idosos”, promovido, em Novembro de 2016, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Ex. mo Senhor Presidente da República despediu-se dizendo que gostaria de regressar, para conhecer o terreno e ouvir as histórias das pessoas que, todos os dias, temos o privilégio de acompanhar. No dia 1 Fevereiro de 2017, a promessa cumpriu-se, com a visita emotiva a um total de 4 casas e 7 pessoas e o alerta deixado para a necessidade de mobilização de toda a sociedade, para que esta se torne mais fraterna e mais inclusiva a todas as gerações. A visita e o mediatismo gerado pela mesma veio preencher-nos de esperança e de motivação para continuar a denunciar e a transformar as condições de isolamento e de solidão, experienciadas ainda por uma grande percentagem da população mais idosa. Assim, procurámos aproximar-nos dos nossos atuais e potenciais novos parceiros, empresas, comerciantes, agentes de decisão e de desenvolvimento locais, mas também com a própria rede de suporte dos beneficiários AMPMV, familiares e cuidadores informais, que muitas vezes se vêm eles próprios sozinhos e desacompanhados neste papel. Neste último aspeto, salientamos as ações de formação desenvolvidas, com especial enfoque na temática das demências, onde foram convidados a participar voluntários AMPMV, cuidadores informais e profissionais de outras instituições no terreno, destacando-se a Divisão de Policiamento de Proximidade (PSP). A resposta da sociedade civil à nossa estratégia de aproximação foi bastante positiva e encorajadora, com o fortalecimento de parcerias fundamentais para o desenvolvimento da missão AMPMV, ressaltando-se o acordo-programa com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, e o estabelecimento de novas parcerias, como por exemplo, com a Fundação Manuel António da Mota, para o apoio a projetos específicos, com a Universidade Autónoma de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), Instituto Superior de Psicologia Aplicada e, noutro nível, com o Teatro Municipal São Luiz, para o desenvolvimento dos mesmos. Ainda neste sentido, reforçámos a nossa intervenção em estruturas de rede a nível municipal, nomeadamente a rede DLBC de Lisboa ou a Rede Social de Lisboa (CLASLX) e mantivemos a aposta na formação contínua da Equipa Técnica AMPMV, com a participação em programas como o Programa I.D.E.I.A.S. (Câmara Municipal de Lisboa) ou o programa de Formação da rede CLIP. Manteve-se igualmente a aposta no Programa de Voluntariado de Proximidade AMPMV, desenvolvido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, com a integração e formação de novos voluntários e formação contínua, em áreas como a dos cuidados a pessoas com demência ou dos primeiros socorros.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|4

Paralelamente, pudemos contar com a mobilização de parceiros, nomeadamente a Sérvulo & Associados e o Montepio, empresas, como a Mercer Portugal, grupos informais de Voluntários, como o grupo Sorrisos na Rua ou mesmo de pessoas individuais, como a blogger Miss Kale, para o apoio à missão AMPMV, através da realização de pequenas ações e atividades junto dos beneficiários AMPMV, angariação de bens e fundos para o seu desenvolvimento. Ao nível da sustentabilidade e financiamento, foi igualmente fundamental o envolvimento de parceiros como os Armazéns do Chiado e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no apoio a ações de angariação direta de fundos e a projetos como a linha de postais “Lisboa à Janela”. Estas dinâmicas tiveram, mais uma vez, um duplo propósito de angariação de fundos e de sensibilização da sociedade civil para a problemática da solidão e do isolamento. Nunca é demais frisar que o envelhecimento populacional é uma realidade muito particular nos centros urbanos1, onde se destaca a cidade de Lisboa, pelas dificuldades ao nível de acessibilidade e participação na vida ativa, que apresenta à população mais idosa. Esta é, aliás, uma preocupação que ganhou voz ao longo do primeiro semestre de 2017, através da publicação do Manifesto AMPMV – Por uma Cidade de Sonho, que reúne as problemáticas mas também as sugestões apresentadas pelo Grupo de Encontros AMPMV, em áreas-chave como a da saúde, dos transportes, da segurança ou do urbanismo, para a melhoria da qualidade de vida no centro histórico da cidade. Esperamos assim contribuir para dar voz, Levar Mais Proximidade e Melhor Vida a todas as idades!

Direção e Equipa Técnica AMPMV na visita do Senhor Presidente da República

Segundo os Indicadores Demográficos e Estimativas Provisórias Anuais da População Residente para 2015, do INE, centro de Lisboa apresenta um Índice de envelhecimento de 258.7 e um Índice de dependência de idosos de 35.5, valores que são superiores à média do país e da própria região de Lisboa e Vale do Tejo (182.8 e 37.5). 1


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|5

A AMPMV Durante o primeiro semestre de 2017, manteve-se a estrutura dos Órgãos Sociais e Equipa Técnica AMPMV, que se apresenta, em baixo.

Assembleia Geral

Direção

Presidente José Veiga de Macedo

Presidente Maria de Lourdes Miguel

Secretários Gonçalo Botelho de Sousa Paulo Galiano Tavares

Vogal Ângela Valença

Conselho Fiscal Presidente Tiago Lavrador Secretários José Morais Barbosa Inês Carneiro

Órgãos Sociais AMPMV

Coordenação Assistência Técnica Ana Marques

Mafalda Ferreira Susana Rito

Comunicação Ana Gago

Gestão de Casos

Leonor Morais Barbosa Maria João Xavier

Equipa Técnica AMPMV


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|6

Beneficiários AMPMV Durante o primeiro semestre de 2017, a AMPMV apoiou um total de 120 pessoas, tendo como base os seguintes três principais critérios para integração de novos beneficiários: 1. Ter idade igual ou superior a 65 anos; 2. Residir na área geográfica da Baixa de Lisboa e Mouraria; 3. Estar em situação de solidão e/ou isolamento. De um modo geral, a grande maioria dos beneficiários AMPMV é do sexo feminino, tem mais de 80 anos de idade, é viúvo(a) (60%), vive sozinho(a) ou com mais 1 membro no seu agregado familiar, também idoso e mora entre o 3.º e o 6.º andar, com limitadas condições de acessibilidade. A registar que, comparativamente aos números de 2016, no primeiro semestre de 2017, verificou-se um aumento da percentagem de beneficiários a morar sozinhos(as). Em contrapartida, a percentagem de beneficiários sem outros apoios institucionais diminuiu, o que reflete a importância do trabalho de mediação desenvolvido pela AMPMV, na sinalização e encaminhamento de casos para outras entidades e instituições no terreno, com respostas às necessidades da população mais idosa.

85% sexo feminino Média de idade 83 anos de idade 64% mora sozinho 94% dos membros do agregado com + de 65 anos de idade 40% não beneficia de outro apoio institucional 57% mora no 3.º andar ou superior 84% vive com acesso limitado a escadas


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|7

A categorização AMPMV resulta então, atualmente, em 4 níveis, aos quais é atribuída uma cor - Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho – correspondendo a um crescendo entre menor e maior necessidade de intervenção.

No início do presente ano, foi formalizada uma nova categoria de beneficiários AMPMV, juntando-se-lhes a cor Lilás, que corresponde a beneficiários que mudaram de residência ou que, por outros motivos, viram a sua necessidade de intervenção reduzida. A pedido dos próprios, o acompanhamento a estes beneficiários é essencialmente mantido via contactos telefónicos e visitas ocasionais.

Distribuição de beneficiários AMPMV por categoria – Junho 2017

Ao longo do primeiro semestre de 2017, manteve-se o objetivo de acompanhar 120 pessoas, pretendendo dar resposta à elevada solicitação da comunidade, com a integração de novos beneficiários, aquando, por exemplo, do falecimento de outros. Assim, do conjunto de 120 beneficiários acompanhados, em junho de 2017, pela AMPMV,20 deles encontravam-se num nível Verde, 38 no Amarelo, 20 no Laranja, 29 no Vermelho e 12 Lilás. A estes junta-se-lhes ainda 1 beneficiário, ainda em fase de diagnóstico e categorização.

Atividades desenvolvidas


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|8

Objetivos Estratégicos AMPMV No primeiro semestre de 2017, mantiveram-se como objetivos estratégicos AMPMV: 1. Promover o bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários 2. Diminuir o impacto da Solidão da população mais idosa 3. Promover a Inclusão Social da Pessoa Idosa 4. Sensibilizar a Sociedade para a Pessoa Idosa e o seu papel 5. Garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo da Associação

Estes objetivos são estruturados em 3 áreas de intervenção, sobre as quais é elaborado o seu planeamento de atividades e iniciativas:

•Promoção da autoestima e valorização pessoal da Pessoa Idosa 1 - Diminuição •Promoção da intergeracionalidade do impacto da •Garantia da Informação e Inclusão Social Solidão e Isolamento

•Facilitação do acesso a serviços, medicamentos e outros bens de saúde 2 - Promoção •Alívio do burnout físico e emocional de cuidadores/ familiares da Saúde e Bem Estar

•Prestação de serviços personalizados aos beneficiários 3 - Aumento •Melhoria das condições de habitabilidade dos beneficiários da Qualidade de Vida ao Domicílio

Diminuição do impacto da Solidão e Isolamento


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

|9

Visitas Domiciliárias e Contactos Telefónicos Ao longo do primeiro semestre de 2017, a Equipa Técnica AMPMV realizou um total de 775 visitas ao domicílio e um total de 2156 telefonemas. Juntam-se-lhes as visitas realizadas pelos Voluntários Visitadores AMPMV, num total de 185 e os telefonemas, na grande maioria, realizados no âmbito do projeto de Voluntariado Empresarial “Está Lá! Está Bem?”, 164. Durante este período, registaram-se ainda 89 conversas informais entre Equipa Técnica AMPMV e beneficiários. Destaque para a visita do Ex.mo Senhor Presidente da República a 7 beneficiários AMPMV, no dia 1 de Fevereiro de 2017.

“Foi muito bom, conversámos muito mas ainda tenho muitas coisas para contar ao meu amigo!” “Foi um dos pontos altos da minha vida. Muito Obrigada, ficará para sempre no meu coração!” "Quando disse que vinha cá o Presidente, não queria acreditar. As pessoas diziam que eu tinha batido com a cabeça!" Beneficiários AMPMV

“Quem é que cá vem, quem é que está para subir estes degraus? Só vocês é que o fazem?” Beneficiária AMPMV

Passeios e atividades culturais


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 10

Ao longo do primeiro semestre de 2017, foram proporcionados 37 pequenos passeios personalizados ou em grupo, 14 destes, fora da área de residência dos beneficiários.2 Destaque, em baixo, para algumas das atividades desenvolvidas em parceria com entidades públicas ou privadas, nomeadamente o passeio promovido, no dia 5 de Abril, pela Mercer Portugal, as ações desenvolvidas no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio, no dia 26 de Maio, a participação na Festa da Família, promovida pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no dia 2 de Junho ou o Arraial Inter Instituições, coorganizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no dia 21 de Junho.

“Com o apoio da Mercer Portugal e dos seus colaboradores, conseguiu-se proporcionar um pequeno mimo, banal para muitos dos lisboeta mas que se torna inacessível a pessoas com mobilidade reduzida; o de ir a Belém comer um pastel de Belém. Partindo deste princípio simples, acrescentou-se um passeio de barco e oferta de presentes, a 14 beneficiários AMPMV, incluindo pessoas em cadeiras de rodas. É para nós fundamental e gratificante conseguir sensibilizar e envolver a sociedade civil no desenvolvimento da missão AMPMV”. Direção AMPMV

“Mais uma vez, os colaboradores Montepio abraçaram a oportunidade de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários AMPMV. Foram identificadas 3 situações de necessidade de intervenção ao nível de limpeza e realização de pequenas intervenções na habitação. Graças ao esforço e dedicação dos 10 Voluntários Montepio participantes, estas situações foram resolvidas, num dia muito preenchido de trabalho e de emoções, com forte impacto para a vida dos beneficiários participantes.” Coordenadora Técnica AMPMV

Sinalização de aniversários e datas festivas

2

Esta atividade engloba desde uma simples deslocação à rua, até à realização de um pequeno sonho.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 11

Durante este período, procedeu-se à sinalização de 33 aniversários, com visita ou passeio e entrega de bolo de aniversário, no âmbito da parceria estabelecida com A Padaria Portuguesa. Ainda neste âmbito, destaque, em baixo, para a atividade promovida no Dia de Reis, em parceria com a Sérvulo & Associados. Esta atividade envolveu os filhos dos colaboradores da sociedade de advogados, que foram desafiados a escrever e ilustrar uma carta para alguns dos beneficiários AMPMV.

“A D. Odete adorou receber uma carta e um desenho em Dia de Reis, ficando surpreendida com a lembrança e tanta simpatia por parte de uma criança, dando-lhe esperança para que as gerações futuras estejam mais atentas e sensíveis às necessidades dos mais velhos. Foi muito interessante envolver não só os colaboradores da Sérvulo & Associados mas também as gerações mais jovens nesta surpresa aos beneficiários.. ” Gestora de Caso AMPMV

"É um excelente projeto [AMPMV], real, funciona e, não substituindo a família, complementa com apoio semanal. As atividades e os convívios são excelentes.” Familiar de Beneficiária AMPMV


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 12

Grupo de Encontros AMPMV Em mais uma edição do Grupo de Encontros AMPMV3, com início em Setembro de 2016 e encerramento em Junho de 2017, realizaram-se 15 sessões, da tertúlia que reúne atualmente 35 beneficiários, distribuídos em dois grupos. A edição deste ano distinguiu-se por procurar dar voz às preocupações e sugestões dos beneficiários AMPMV para melhorar a qualidade de vida na cidade de Lisboa. Resultante desta reflexão, com o apoio da Caixagest, foi

produzido o Manifesto AMPMV – Por uma Cidade de Sonho, que sinaliza problemáticas e oportunidades de melhoria em áreas chave, como as dos transportes, segurança ou do urbanismo, de forma a contribuir para uma cidade mais inclusiva e acessível. O Manifesto foi encaminhado para os parceiros AMPMV na comunidade e várias entidades locais e nacionais.

Promoção da Saúde e Bem-estar Marcação e acompanhamento a consultas e exames médicos No âmbito da promoção da Saúde e Bem-Estar dos seus beneficiários, a Equipa Técnica AMPMV procedeu, durante o período em análise, a 51 marcações e 87 acompanhamentos a consultas, exames médicos e/ou sessões de reabilitação física. Neste primeiro semestre de 2017, contabilizaram-se ainda 15 sessões de apoio psicológico ao domicílio, realizadas pela Psicóloga AMPMV e em colaboração com uma Voluntária.

3

Tertúlia mensal que reúne um conjunto de beneficiários AMPMV, num momento de partilha de memórias e experiência de vida, em torno de temas anuais.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 13

Registou-se igualmente a intervenção AMPMV em 80 outras atividades de saúde, onde se incluem, por exemplo, o levantamento de credenciais ou a marcação de transporte de ambulância, através do Serviço Nacional de Saúde. Destaca-se, por fim, a prestação de alguns serviços ao domicílio, como a medição e registo de valores de tensão arterial, num total de 18 situações, ao longo deste período.

Contato com outras instituições e profissionais de saúde A AMPMV baseia a sua intervenção neste domínio, no estabelecimento de uma relação próxima com os profissionais de saúde e de outras instituições, numa lógica de intervenção concertada e complementar, tendo em vista a manutenção do bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários. Assim, durante o período em análise, registaram-se 120 contatos, por parte da Equipa Técnica AMPMV com profissionais de saúde e 274 contatos com profissionais de outras instituições. A AMPMV acompanhou ainda13 visitas ao domicílio por parte de profissionais de saúde (enfermagem, podologia ou outros, mediante as necessidades apresentadas), onde se incluem Voluntários da Associação VOXLisboa.

“Se não fosse o vosso apoio, eu continuava lá no fundo, sem querer saber de mim. Agora tenho a saúde a ser acompanhada e não sei como agradecer por isso.” Beneficiária AMPMV


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 14

Doação e aquisição de bens de saúde No período em análise, a Equipa AMPMV apoiou os beneficiários com maiores limitações de mobilidade e, portanto de acesso a bens e serviços, na aquisição de fármacos e/outros bens de saúde, num total de 40 situações. Registaram-se ainda 6 doações desta tipologia de bens, como medicamentos, fraldas, resguardos, cremes e pomadas.

Qualidade de Vida ao Domicílio

Aquisição e doação de bens /ajudas técnicas Entre Janeiro e Junho de 2017, registaram-se 4 empréstimos de ajudas técnicas, como por exemplo, uma cadeira de banho e 5 doações de outro tipo de bens, onde se inclui um microondas, doado pelo grupo de voluntários Sorriso na Rua. Deu-se igualmente resposta a 71 pedidos de aquisição e entrega de bens.

Transporte especializado No âmbito da parceria com a empresa Círculo Divinal Ambulâncias, foi providenciado transporte em ambulância, a beneficiários com sérias limitações ao nível de mobilidade, em 22 situações, maioritariamente para acesso a serviços de saúde mas também no âmbito da realização de atividades culturais ou de lazer.

Obras e Reparações Durante o período em análise, a AMPMV acompanhou a realização de 25 pequenas obras e reparações, na habitação dos beneficiários. As intervenções foram realizadas em parceria com o projeto Ferro de Soldar, da Fundação São João de Deus e ao abrigo do programa “Junta Resolve”, promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. De destacar igualmente as intervenções desenvolvidas no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 15

Informação e apoio jurídico em vista a promoção da inclusão dos seus beneficiários, pela garantia do acesso à informação, a Equipa Técnica AMPMV, procedeu, no período em análise, à procura de informações gerais4 em 230 situações. De registar igualmente a prestação de apoio jurídico em 6 situações. Com este objetivo, inclui-se a realização, no dia 30 de Maio, em Auditório cedido pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, de uma Sessão de Informação, destinada a Beneficiários, familiares e cuidadores informais, com enfoque na questão das demências.

Contacto com familiares e cuidadores A Equipa Técnica AMPMV procura, sempre que possível, envolver e apoiar a rede de suporte do beneficiário na intervenção que é realizada junto do mesmo. Durante o período em análise, registaram-se 343 contactos entre Equipa Técnica AMPMV, cuidadores ou familiares dos beneficiários. Entre Janeiro e Junho de 2017, deu-se resposta a 19 situações de emergência, resultando no acompanhamento da situação ou no seu encaminhamento para as autoridades competentes. De salientar que, ao abrigo de protocolo com a Fundação PT e mediante a identificação dessa necessidade, os beneficiários AMPMV poderão usufruir do equipamento de teleassistência PT Emergência.

"Gostaria de lhe agradecer por toda a atenção, disponibilidade e carinho que nos têm dispensado.” Familiar de Beneficiária AMPMV

4

A AMPMV na Sociedade Civil

Procura de informações gerais são buscas de informação que a gestora de caso realiza mediante as necessidades detetadas ou expressas pelo beneficiário. A título de exemplo: Procura de preços de eletrodomésticos, transportes e serviços, agendamento de renovação de documentos, contratualização de serviços, etc.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 16

Programa de Voluntariado AMPMV Durante o 1.º semestre de 2017, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a AMPMV reforçou a aposta no seu Programa de Voluntariado, em particular no domínio da formação. Em Maio, foi lançada mais uma fase de formação e recrutamento de Voluntários AMPMV para visitas ao domicílio e contactos telefónicos. A formação foi constituída por 3 sessões, tendo resultado na préseleção de 12 novos voluntários. Durante este período, foram integrados 7 voluntários, recrutados em edições anteriores. No sentido de alargar a sua base de recrutamento de Voluntários, procedeu-se igualmente à inscrição da AMPMV nas plataformas Voulntiir e Entreajuda. Como parte do programa de formação AMPMV, os Voluntários foram convidados a participar na sessão de “Lidar com a Demência”, focada no reconhecimento de sintomas e desenvolvimento de estratégias para facilitar o relacionamento com pessoas em estados demênciais. Atualmente a AMPMV conta com o apoio de 41 Voluntários, entre Voluntários Visitadores, de Contactos Telefónicos, Apoio à Comunicação e Apoio Técnico, aos Beneficiários e Equipa Técnica AMPMV, em áreas distintas, desde as da Psicologia, Veterinária, Informática, apoio jurídico e outros serviços de consultoria.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 17

VOLUNTÁRIOS AMPMV (% DE VOLUNTÁRIOS POR MODALIDADE DE VOLUNTARIADO) 6% 16%

45% 24%

Visitadores

Contactos Telefónicos

Apoio Técnico

Apoio à Comunicação

A média de idades dos Voluntários AMPMV é de 43 anos, sendo que a maioria - 73% é do sexo feminino.

73 % Percentagem de Voluntários AMPMV do Sexo Feminino

“Gostaria de felicitar a AMPVMV pela sua excelente organização nas formações e pela oportunidade que me foi dada de ter contacto com esta realidade.”

Voluntária AMPMV

Colaboração com escolas e universidades


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 18

A colaboração com a comunidade escolar e académica integra a estratégia AMPMV de mobilização da Sociedade Civil e passa pelo estabelecimento de parcerias, para a integração de estágio, desenvolvimento de projetos de investigação e de atividades. A registar, durante o primeiro semestre de 2017, a orientação de 1 estágio em Comunicação (Escola Profissional Bento Jesus Caraça). O estágio resultou, por exemplo, no desenvolvimento do Manifesto AMPMV – Por uma Cidade de Sonho. Em Março de 2017, decorrente da parceria com a Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, foi produzido um vídeo promocional, no âmbito da campanha realizada, para o apelo à consignação de IRS à missão AMPMV. A destacar igualmente as parcerias estabelecidas com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o ISPA, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e com a UAL, com vista ao desenvolvimento de projetos atuais e futuros. Um exemplo é a colaboração com alunos da Faculdade de Direito, no âmbito do projeto “8 e 80”, promovida pelos próprios e que resultou na realização de duas tertúlias, em torno de temas da atualidade, envolvendo alunos e beneficiários AMPMV. A atividade teve lugar em espaço cedido pela Associação Renovar a Mouraria.

Participação em Congressos, formações e eventos da especialidade A Coordenadora Técnica AMPMV, Susana Rito, participou na 3.ª Conferência Internacional do Fórum para a Governação Integrada – “Colaborar: Missão impossível?”, que decorreu no dia 18 de Janeiro. A Coordenadora de Equipa AMPMV, Mafalda Ferreira, participou, no dia 21 de Março, na formação Stone Soup Academy, em torno da Angariação de Fundos e Sustentabilidade Financeira. No dia 20 de Abril, a Gestora de Caso AMPMV, Maria João Xavier, participou no 3.º Laboratório do Voluntariado – “Desafios do Voluntariado: Ética e comunicação na gestão de parcerias”, promovido pela confederação Portuguesa para o Voluntariado. Durante o mês de Fevereiro, a Técnica de Comunicação AMPMV, Ana Gago, participou na ação de formação, promovida em parceria pela rede CLIP e Fundação Aga Khan Portugal, em torno da questão Avaliação de Impacto Social. A Gestora de Caso AMPMV, Leonor Morais Barbosa, participou no programa de formação I.D.E.I.A.S, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de apoias instituições do setor social, no desenvolvimento de projetos e ideias de negócio social. A Técnica de Comunicação AMPMV, Ana Gago, apresentou a metodologia de sustentabilidade e financiamento AMPMV, no âmbito do evento “Makesense


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 19

Room – Ageing Better”, realizado no dia 5 de Abril, na Associação Renovar a Mouraria.

AMPMV nos Media Minuto Solidário Observador A AMPMV esteve em destaque na rubrica “Uma Causa Um Minuto”, da edição online do jornal Observador. Veja o vídeo em: http://observador.pt/videos/uma-causa-um-minuto/uma-causa-umminuto-mais-proximidade-melhor-vida/ Participação no programa Juntos à Tarde No dia 3 de Abril, a AMPMV participou numa homenagem comovente proporcionada à Voluntária AMPMV, Sofia Wolff, no programa Juntos à Tarde, da SIC, fazendo-se representar pela Gestora de Caso Maria João Xavier e uma beneficiária. Veja o vídeo em: http://sic.sapo.pt/Programas/juntos-a-tarde/e-para-si/2017-04-03-Epara-si---3-de-Abril

Reportagem TVE A AMPMV esteve em destaque em dois noticiários da TVE Internacional, com uma reportagem, que acompanhou a visita a dois beneficiários AMPMV. Veja um dos vídeos em: http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/centro-lisboa-hayancianos-apenas-pisan-calle/4009007/

Lisboa à Janela em Destaque A exposição “Lisboa à Janela” foi capa do jornal Destak, foi comunicada na revista Sábado e foi igualmente objeto de uma reportagem RTP, para o programa Portugal em Direto. Link para artigo: http://www.sabado.pt/gps/palco-plateia/artes-plasticas/detalhe/lisboa-ajanela-uma-exposicao-para-combater-a-solidao Link para artigo: http://www.destak.pt/artigo/294602


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 20

Veja o vídeo da reportagem em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/lisboa-a-janela-mostraidosos-a-viver-isolados-em-pleno-coracao-da-capital_v988085

Sustentabilidade e Financiamento Durante o primeiro semestre do ano, altura em que é alocado grande parte do financiamento recebido por parte dos investidores sociais AMPMV, a principal fonte de financiamento AMPMV foi então oriunda do setor privado. A percentagem de financiamento com origem no setor privado aumentou também devido ao financiamento adicional recebido por parte de novos investidores sociais, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Manuel António da Mota (FMAM).

FONTES DE FINACIAMENTO AMPMV (DISTRIBUIÇÃO DE FINANCIAMENTO POR SETOR DE ORIGEM) 13%

51%

16%

Sector Privado

Sector Público

Angariação de fundos / Donativos / Outros

De destacar igualmente o esforço aplicado na obtenção de receitas próprias, cuja percentagem duplicou relativamente ao ano passado. Estes resultados foram obtidos quer através da venda de produtos e serviços, como o Livro Pequenos Contos Grandes Vidas e da linha de postais Lisboa à Janela, da realização de campanhas, assim como de outras ações, que englobam, por exemplo, a abordagem às autoridades competentes, para receção de valores de processos criminais. Este tipo de ações estão incluídas na rubrica “Outros”, no gráfico apresentado, em baixo.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 21

FONTES DE FINANCIAMENTO (DISTRIBUIÇÃO DE % POR FINANCIADOR/ORIGEM DE FINANCIAMENTO)

IEFP - Medida Estímulo Emprego 3%

Junta de Freguesia de Santa Maria Maior 13%

Santa Casa da Misericórdia 15%

Montepio Geral 2016 17% FAMM 3% Outros 1% Angariação de fundos / Donativos 7% Fundação Galp Energia 6% Pena & Arnaut 5% Jerónimo Martins 29%

Fundação PT 2%

Angariação Angariação de fundos

de

fundos

Em 2017, manteve-se a aposta na criação de receitas próprias, através da formalização de parcerias para o desenvolvimento de produtos, como a linha de postais “Lisboa à Janela” e da dinamização de campanhas com fim à angariação de fundos, nomeadamente através do apelo à consignação de IRS.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 22

Paralelamente ao esforço próprio na implementação da estratégia de angariação de fundos AMPMV, surgiu a oportunidade de beneficiar de uma colaboração com a blogger Miss Kale, que envolveu os participantes nos workshops produzidos pela mesma.

“Lisboa à Janela” Algumas das fotografias que compõem a linha de postais AMPMV5 estiverem patentes em exposição, no 5.º piso dos Armazéns do Chiado, entre os dias 24 de Fevereiro e 17 de Março. Na inauguração da exposição estiveram presentes alguns parceiros AMPMV, como o Senhor Presidente da Junta de Freguesia Santa Maria Maior, a responsável pelos Armazéns do Chiado, a fotógrafa Ana Parreira e beneficiários participantes no projeto. Atualmente, para além de se manterem à venda no balcão de informação dos Armazéns do Chiado, os postais AMPMV estão, desde Junho, também à venda no Posto de Turismo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, localizado na Praça do Martim Moniz.

Colaboração com Miss Kale A blogger Miss Kale, Francisca Guimarães, juntou-se à missão AMPMV, revertendo 5% do valor das inscrições na série de workshops “Antiaging e Longevidade”, dinamizados pela própria, nas cidades de Lisboa, Porto e Guimarães.

5

A linha de postais AMPMV foi desenvolvida em parceria com a fotógrafa Ana Parreira, Estúdio Nó Design e Armazéns do Chiado, que patrocinou a impressão dos mesmos. Os postais apresentam perspetivas únicas sobre a cidade, as dos beneficiários AMPMV, tendo como objetivo sensibilizar para a problemática da Solidão e Isolamento dos mais idosos, para além de contribuir para a estratégia de angariação de fundos AMPMV junto de turistas e visitantes da Baixa de Lisboa e Mouraria.


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 23

Apelo à consignação de IRS A AMPMV integrou, pela primeira vez a lista de entidades que podem beneficiar da consignação de IRS por particulares. Foi feito um apelo à consignação, através de uma campanha com enfoque no digital (e-mail e redes sociais), anúncios de imprensa e produção de um vídeo promocional, em parceria com a Restart. Os resultados da campanha serão conhecidos durante o próximo ano.

Apoios e parcerias Durante o primeiro semestre de 2017, para além dos novos investidores sociais já referidos e das novas parcerias estabelecidas com a comunidade escolar e académica, destacam-se as parcerias firmadas com outras entidades locais, com fim à prestação de serviços aos beneficiários e associados AMPMV ou a realização de atividades. Neste domínio, salientam-se então a parceria com a Farmácia Internacional, que resulta na atribuição de descontos na aquisição de fármacos e de serviços a associados e beneficiários AMPMV, tal como a parceria com o Teatro São Luiz, para a realização de atividades e eventos AMPMV.

Lista de Parcerias e Apoios AMPMV

Financiamento das comunicações e serviço de internet Aparelhos “PT Emergência” Programa de Voluntariado Empresarial “Está Lá? Está Bem?


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 24

Fundação Montepio Apoio financeiro Participação e convite para várias ações de formação e promoção Colaboração no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio Apoio financeiro Apoio logístico

Apoio financeiro

Apoio financeiro

Apoio financeiro Parceria informal com a equipa de apoio a idosos da SCML, SAD e Centro de Dia, para a sinalização e encaminhamento de casos Apoio financeiro

Apoio financeiro, através de cobertura de seguros de colaboradores

Apoio financeiro – Programa de Voluntariado AMPMV

Apoio financeiro – Via PDCSMM Cedência de espaço para a realização de várias atividades AMPMV Parceria informal com DIS e GES

Apoio logístico, através da doação de equipamento e consumíveis

Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação Cedência de espaço para realização de eventos AMPMV Apoio financeiro e logístico Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos

Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos Cedência de espaço para realização de eventos e atividades AMPMV


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 25

Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação

Transporte gratuito para beneficiários com maiores dificuldades motoras

Realização de pequenos arranjos e obras em casa de beneficiários AMPMV, através do Projeto Ferro de Soldar

Oferta de bolos para sinalização de aniversários de beneficiários e outras atividades AMPMV

Descontos na prestação de serviços e aquisição de fármacos para beneficiários e associados AMPMV

Publicação gratuita de anúncios e editais

Publicação gratuita de anúncios e editais

Publicação gratuita de anúncios e editais

Oferta de serviços de consultoria e apoio jurídico Colaboração no âmbito de atividades de voluntariado empresarial

Consultoria/supervisão e referenciação de casos.

Parceria informal para a prestação de serviços, realização de atividades conjuntas, apoio logístico e sinalização de casos

Parceria no âmbito do projeto Trupe Sénior Participação em atividades e eventos AMPMV

Sinalização de casos e partilha de informação

Sinalização de casos e troca de informação com a 2.ª e 4.ª Esquadra do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e articulação com o serviço de Polícia de Proximidade


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 26

Parceria informal para a sinalização de casos e realização de atividades

Parceria para a integração de estágios na área do Marketing e Relações Públicas

Parceria para integração de estágios na área do audiovisual e fotografia

Parceria para a realização de eventos formativos e atividades de Voluntariado

Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria informal para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria informal para a realização de eventos formativos, ações de sensibilização e angariação de fundos

Divulgação do Livro Pequenos Contos Grandes Vida

Parceria para o desenvolvimento de atividades tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar dos beneficiários AMPMV

Parceria para formação de Voluntários de Proximidade / Voluntários para leitura ao domicílio

Próximos Desafios


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 27

O ano de 2017 principiou com um reforço de alento e afeto, trazidos pela visita do Ex.mo Senhor Presidente da República. Foi gratificante poder proporcionar aos beneficiários AMPMV, o reconhecimento e o carinho pelo privilégio que é poder acompanhá-los e com eles poder aprender todos os dias. É também motivo de enorme satisfação sentir o envolvimento das entidades com poder de decisão, das empresas e do cidadão comum, na missão de construir uma cidade…e uma sociedade mais inclusiva e fraterna. Queremos continuar a dar voz aos que estão ainda muitas vezes de facto excluídos ou que sentem que o seu contributo não tem valor, a apoiá-los e a quem se mantém ao seu lado, muitas vezes também sozinho e enfraquecido, como o são os cuidadores informais. Assim, no próximo semestre, iremos continuar a apostar, por um lado, na sensibilização e mobilização, em particular das gerações mais jovens e, por outro, no desenvolvimento de atividades e de projetos culturais e de valorização pessoal. A melhoria da qualidade de vida dos nossos beneficiários mantém-se uma prioridade, pelo que estão igualmente em desenvolvimento projetos nesse sentido, em particular no domínio da habitação. Os desafios e as propostas serão várias, o que nos enche de motivação, sabendo que poderemos continuar a contar com o apoio dos nossos parceiros e de cada vez mais de todos nós, juntos para Iluminar a Solidão!

A Presidente da Direção AMPMV

Maria de Lourdes Pereira Miguel


Relatório

Semestral

de

Atividade

e Sustentabilidade AMPMV

Janeiro-Junho 2017

| 28

Ficha Técnica

Redação e Conceção Associação Mais Proximidade Melhor Vida

Direção AMPMV Maria de Lourdes Pereira Miguel Ângela Valença Equipa Técnica AMPMV Mafalda Ferreira [Assistente Social] Susana Nobre Rito [Gerontóloga] Maria João Xavier [Psicóloga] Leonor Morais Barbosa [Assistente Social] Ana Gago [Técnica de Comunicação] Ana Rita Marques [Assistente Técnica]

Contatos AMPMV

Rua do Ouro 165 1.º Dto. 1100-061 Lisboa 213 425 268 geral@mpmv.pt www.mpmv.pt www.facebook.com/MaisProximidadeMelhorVida lisboaamesa.mpmv.pt

Profile for maisproximidade melhorvida

Relatório Semestral AMPMV // Janeiro - Junho 2017  

Relatório Semestral AMPMV // Janeiro - Junho 2017  

Advertisement