Page 1

Relatório da Gestão INFOrmAÇÃO 2011/2012 Centro Acadêmico de Arquivologia


Introdução:

A partir da necessidade de documentos que comprovem a atuação do Centro Acadêmico de Arquivologia na Universidade, os membros da gestão INFOrmAÇÃO 2011/2012 conduziram este relatório, o qual foi dividido em três partes:

1) O que encontramos 2) O que realizamos 3) O que pretendemos realizar.


1)

O que encontramos:

A composição dos membros do CAARQ 2011/212 era: Rafaela C de Souza, Mateus Cardoso, Maíra Fernandes Alencar, Alex Sandro Kuntze, Lucas Rossi e Leandro Lopes. Não havia nenhum documento sobre as gestões passadas; todas as informações para os trâmites legais do CAARQ foram transferidas por membros das gestões anteriores, através via conversas informais.


2)

O que realizamos:

A gestão optou por enfocar aspectos que o estatuto ressaltava, visto que não havia registros sobre o que outras gestões executaram, como por exemplo, a realização de eventos de caráter científico voltados aos alunos do curso.

Outubro de 2011- Distribuímos na Universidade um flyer, estudantes do curso pelo dia do Arquivista.

parabenizando os

Novembro de 2011- Foi criado o logo do CAARQ, por seus membros, representando as siglas “CA”- Centro Acadêmico e “ARQ”- Arquivologia, usando rostos para representar o diálogo que o CA pretende ter com os alunos do curso e a linha para representar a interação entre os mesmos. Em seguida foi criado o layout do cartão de visita do Caarq, custeado pelos membros. Novembro de 2011- Os membros do CA se mobilizaram e conseguiram realizar a reabertura da sala 21- (sala que possui computadores cujo uso é destinado aos alunos do curso de Arquivologia e de Biblioteconomia) com os novos computadores ClinFinitHP. Houve um coffee-break neste dia, com verba da gestão.


Abril de 2012- Realizamos um evento científico gratuito aos alunos do curso e da Universidade , uma oficina intitulada “Práticas Arquivísticas” com os doutorando em Ciência da Informação: Natália B. Tognolli e Thiago B. Barros, com duração de 4horas. Para este evento foram confeccionados flyers (em anexo) e houve envio de email às turmas. Resultou-se num evento satisfatório aos alunos, contando com a participação de 63 discentes. Julho de 2012- A gestão organizou um micro-ônibus para levar 19 estudantes do curso ao “ENEARQ - Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia’’, realizado em Vitória- Espírito Santo, na UFES, entre os dias 16 e 21 de julho de 2012. O evento foi satisfatório aos alunos. Utilizou-se como subsídio ao transporte verba da gestão no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais). Outubro de 2012 - A gestão organizou um micro-ônibus para Campinas- Unicamp, para que os alunos interessados participassem do Fórum Interpares - Autenticidade de Documentos Digitais – Resultados do Projeto InterPARES 3. O evento contou com a participação de 19 estudantes do curso de Arquivologia da UNESP - Marília.

Para o trâmite destes feitos acima foram necessárias reuniões formais semanais realizadas na Universidade entre os membros da gestão, bem como empenho por parte de todos os membros, além de troca de e-mails entre os membros em horários diversos do funcionamento da Universidade. Para a execução dos atos fez-se uso de ofícios, segundo o regulamento da Universidade. Para tanto, tivemos auxílio de ex-membros e de funcionários da Seção de Comunicação - onde se protocola ofícios.


3)

O que pretendemos realizar:

Para continuarmos atuando e representando os alunos do curso de Arquivologia perante a Universidade, o CAARQ gestão INFOrmAÇÃO pretende dar continuidade às suas atividades de:

-Representar os alunos perante a Universidade, através das assembleias gerais. -Organizar micro-ônibus para eventos da área e de interesses dos alunos, além de visitas técnicas. -Realizar eventos científicos, tais como Oficinas, Workshops, Palestras voltadas para a área da Arquivística e outras afins, que dialogam com esta, com pessoas capacitadas para contribuir com os temas propostos pelos membros e ou sugeridos pelos alunos. Salientamos que sempre buscamos realizá-los com caráter gratuito e ou/ de valor baixo. - Apoiar e contribuir com o Conselho de Curso – Arquivologia, tendo por base o diálogo com o mesmo. - Confeccionar materiais para os calouros do curso em 2013, como manuais e folders, visando à conscientização sobre a importância de se manter um C.A.

Relat ca  

Rel c.a