Page 1

Distribuição Gratuita

Edição do Anunciante

VIDA

Tratamentos e dicas importantes de como cuidar do seu corpo CASA

Um bom projeto de paisagismo transforma o quintal em seu paraíso ESTILO

Os tons mais badalados das passarelas para o seu closet

Ano I - Edição XI

R$ 4,90

1


Dando start aos trabalhos de 2012, iniciamos o ano abordando uma estação muito prazerosa – o verão! Época onde o litoral convida para curtir o sol, calor e água de côco, não é? Porém, porque não curtir tudo isso em nossa tão valiosa Serra? Basta inovar, criar ocasiões em sua própria casa ou bem próximo dela, onde a tranquilidade, a beleza e o ar clean exaltam qualidade de vida. Em Vida, falamos sobre a importância dos cuidados com o corpo, mente e espírito para a estação, que pode ser muito mais proveitosa tomando as devidas providências, afim de que você possa curtir o verão com qualidade. Já no Casa, buscamos algumas dicas sobre Jardinagem e Paisagismo, onde você opta pelo que te encanta, te fascina, aproveitando cada espaço de seu jardim, incluindo dicas de iluminação que deixarão as noites quentes com um clima muito especial para brindar belos encontros. Estilo, é sempre um prazer poder levar até você as tendências da moda através de nossos colunistas e apoiadores. Tendências em gastronomia declarados aqui por profissionais da área, que esbanjam sofisticação nos exuberantes pratos que servem. Roteiro de viagens sugerido por nossos leitores com dicas imperdíveis para você não perder um cantinho se quer de seu destino. Enfim, Vida | Casa | Estilo é o que o Jornal Design Serra proporciona de melhor, cada dica vale ouro, e o resultado das experiências revela seu valor inestimável. CAPA Os modelos Bruna Lago e Diego Gheno revelam como atrelar Vida, Casa e Estilo na Serra. Produzidos pelo Espaço da Beleza Iva e fotografados por Anderson Pagani, eles esbanjam sofisticação vestindo os looks da Quorum, num belíssimo cenário composto pela chaise Anelídeos, da Prima Design e desfrutando de um delicioso happy hour com os complementos da MiCasa.

EXPEDIENTE Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia A.Perusso | Silvana Aibel Comercial: Dirce Heuser Diagramação: SimpleComm Jornalista Responsável: Marlove dos Santos REG. 6668/28/57 Assessor Jurídico: Ranulfo Cardoso Fernandes Junior OAB/GO 19915 Tiragem Mensal: 10 mil exemplares Impressão: Gráfica Serafinense Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa Farroupilha | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 2621.3134 contato@jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados. 2

Foto: Anderson Pagani

EDITORIAL


Atitude funcional, estilo natural: as vantagens dos produtos Anew mos esses nutrientes de forma natural e equilibrada, nossas células sofrem diariamente, não conseguindo se renovar adequadamente. Por isso existem tantas doenças degenerativas. Para tanto, a loja Anew de Bento Gonçalves - campeã de vendas no Brasil, elegeu alguns produtos para o verão 2012, suplementos nutricionais de qualidade incomparável e com certificação que irão direcionar você para a real qualidade de vida.

Fotos: Divulgação

Com a alimentação rica em químicos e agrotóxicos, sofremos uma grande perda nutricional, sem contar que esses componentes são causadores da maioria das doenças. Por isso uma reposição de nutrientes equilibrados se torna indispensável para a saúde e qualidade de vida. Cada nutriente precisa de outros para ser assimilado. Como por exemplo as vitaminas e minerais, que só agem interligados uns aos outros. Se não repor-

FLORANEW

DETOLIA PREMIUM

LECITINA

SQUALENE

É um composto alimentar fermentado, produzido com mais de 80 ingredientes entre eles, verduras, legumes, algas, raízes, frutas e grãos, que são selecionados e produzidos com rigoroso controle de qualidade e tem função ativador de enzimas do organismo. Floranew é excelente regulador do intestino, além de fazer os microorganismos benéficos se multplicarem cada vez mais, o que possibilita a formação de um ambiente saudável para o intestino e, consequentemente, revelando maior luminosidade na pele.

A Detólia Premium foi extraída da floranew por meio de tecnologia especial e equipamentos de última geração. Podemos dizer que a Detólia Premium é a essência da já consagrada floranew. É fluída, sem resíduos sólidos, saborosa, o seu aroma é especial e os benefícios para a saúde estão multiplicados. Cada gota vai se formando guiada por uma força maior, envolta em aura pura, harmoniosa e, quando se forma, está repleta de energia e de poderes para proporcionar saúde. Tem como benefício desintoxicar o organismo, tratar a pele e ajudar no emagrecimento.

A Lecitina é encontrada em vários tipos de alimentos, sendo a soja, sua mais rica fonte natural. O suplemento alimentar Lecitina é um produto natural composto de lecitina de soja com elevada concentração de fosfatídios, que além de serem ótimos tônicos nervosos, juntamente com outras substâncias presentes, são capazes de emulsionar o acúmulo de gordura existente na corrente sanguínea. Auxilia nos estímulos bioelétricos, no controle e redução dos tremores musculares e acentua a cor da pele.

Complemento alimentar natural que apresenta 99% esqualeno, um composto insaturado extraído do fígado do Squallus. Espécie de tubarão que sobrevive nas profundidades marítimas produzindo seu próprio oxigênio. Atua como rejuvenecedor, deixa a pele mais bonita, macia e brilhosa, tem poder regenerativo das células, ajudando também na cicatrização. Muito utilizado após banho de sol, por ser um óleo que quando entra em contato com água se transforma em oxigênio.

3


Foto: Divulgação

Novas armas contra velhas inimigas Tratamento de última geração com o custo acessível! A LightShape Fotodepilação & Estética conta com o tratamento SHAPE, método de alta tecnologia, que proporciona rapidez e conforto para o tratamento das maiores inimigas das mulheres e de alguns homens. A celulite, flacidez, gordura localizada, estrias e rejuvenescimento facial. Imagine ficar deitada confortavelmente enquanto um aparelho trabalha para sumir com as suas temidas celulites, flacidez e linhas de expressão. Esta é a proposta desta tecnologia que está fazendo o maior sucesso em vários países da Europa, nos Estados Unidos e agora no Brasil, e que a LightShape traz para Bento Gonçalves. Para esclarecer as dúvidas quanto a este método as fisioterapeutas especializadas em Dermato funcional Marcelle Romam e Andressa Signor explicam o seu funcionamento. Jornal Design: O que é e em que consiste o tratamento? Marcelle: É uma técnica que gera um calor no tecido subcutâneo, mantendo a

4

epiderme resfriada e protegida. O dano térmico ativa os fibroblastos que produzem novas fibras de colágeno e remodelam o tecido, melhorando rugas e linhas de expressão, flacidez tissular e melhora da elasticidade da pele. O aquecimento faz a quebra dos tecidos fibroso e adiposo, contribuindo na circulação sanguínea, na drenagem de fluídos e toxinas. Fundamental também no tratamento de pós-lipoaspiração.

Marcelle: De 80 a 90% de melhora em diversas áreas do corpo, com uma média de seis à oito sessões para a face e oito à dez sessões para corpo. Mas esse protocolo pode variar dependendo de cada caso e objetivo a ser alcançado.

JD: Por que a radiofrequência multipolar está se tornando uma das melhores opções em aparelhos para uso estético? Andressa: É indolor e com resultados rápidos e satisfatórios. Por se tratar de uma técnica revolucionária, não invasiva, que não causa dependência e que não tem efeitos colaterais indesejáveis.

Andressa: Na face e colo, atua na flacidez, rugas e linhas de expressão. Gerando um calor no tecido subcutâneo, ativando fibroblastos, que produzem novas fibras de colágeno, remodelando e firmando o tecido, melhorando rugas e linhas de expressão, flacidez tissular e melhora da elasticidade da pele. Já na primeira sessão proporciona um efeito lifting.

JD: Qual a porcentagem de melhora em cada uma das indicações em relação a outros tratamentos?

JD: Para que tipos de problemas corporais o tratamento é indicado? E como age em cada um desses problemas?

JD: Para que tipos de problemas faciais o tratamento é indicado? E como age em cada um desses problemas?

Marcelle: Celulite, flacidez estrias, remodelagem corporal, pois o calor gerado pelas ondas eletromagnéticas ativam a circulação sanguínea, transformam os tecido adiposo e fibroso, promovem a produção do neo colágeno, aumentando a sua deposição, melhorando o aspecto da celulite, estrias, flacidez e modelagem corporal. JD: Há algum cuidado pós-procedimento? Andressa: Não. O eritema (vermelhidão) que aparece durante a sessão desaparece dentro de alguns minutos. Custo das sessões são acessíveis, R$ 60,00 por área e sessão.

Marque sua avaliação gratuita. L’America Shopping Térreo, Fone 54 3055.3435 ou e-mail: lightshape@lightshape.com.br www.lightshape.com.br


Durante o período de férias devemos tomar alguns cuidados específicos com a nossa saúde, pois muitas vezes diminuímos o ritmo de nossas atividades físicas ou dormimos mal, o que pode ocasionar dores ou desconfortos na coluna e no corpo. Além de hábitos saudáveis, como por exemplo a prática de atividades físicas e, principalmente, beber bastante líquido, devemos cuidar da nossa coluna e postura para não voltar das férias com dores indesejadas. Com a má postura, ou dormindo de forma inadequada, acabamos descuidando ou desalinhando a coluna, que por consequência pode sofrer impacto e lesões futuras; portanto, previna-se, se o seu corpo apresentar sinais de que algo não está bem, não ignore, preste mais atenção aos seus hábitos e cuidados do dia- a- dia. A quiropraxia atua exatamente na prevenção e tratamento das estruturas articulares, tendo uma visão geral de

saúde e equilíbrio através do realinhamento e equilíbrio das articulações e da coluna vertebral como um todo. Muitas vezes damos importância somente para a região que está dolorida, o que faz com o que o corpo acabe se desequilibrando por completo. Sempre é importante ter uma visão geral da situação da coluna, pois um problema normalmente localizado pode gerar dores em diversas partes do nosso corpo. Nestas férias, dê mais atenção à sua saúde, e se você ainda não faz atividade física, é um bom momento para começar a praticar. Faça alongamentos, durma bem e procure cultivar hábitos saudáveis. Seu corpo e sua coluna agradecem! Para maiores informações, agende uma avaliação e conheça os benefícios da quiropraxia. Carla Parisotto Quiropraxista ABQ: 0254

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cuidados com a coluna nas férias

A beleza se conquista de dentro para fora. Ou seja, a nossa vitalidade depende da capacidade do nosso organismo em promover o equilíbrio dos eixos físico, mental, neurológico, hormonal, gastrintestinal, energético e, principalmente, nutricional. Envelhecer é um fato concreto, porém, a nossa qualidade de vida determina a velocidade deste envelhecimento. A saúde do nosso organismo não é só resultado do que comemos, mas sim do que absorvemos, metabolizamos e excretamos. A importância dos alimentos para nossa saúde estética já é comprovada por muitos estudos. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes atuam na fotoproteção da pele, atenuam rugas, manchas e outras marcas do envelhecimento, melhoram o aspecto da celulite, flacidez e acne, pois promovem o equilíbrio e a função adequada do organismo. Isto mostra que apesar dos recursos da cosmetologia e tratamentos estéticos de última geração, estas estratégias fazem pouca diferença se a alimentação não suprir o organismo da matéria-prima de que precisa para: recuperar a pele das agressões externas; combater os radicais livres (que aceleram o envelhecimento) e ainda produzir colágeno (que dá sustentação ao tecido cutâneo.) Existe uma ligação entre o nosso sistema digestório (intestino), a vitalidade da nossa pele e o envelhecimento celular. Quando nosso intestino não está em ótimas condições de absorção e prote-

A dieta da pele perfeita ção (barreira imunológica), ele permite a entrada de substâncias tóxicas, gerando um estado de desequilíbrio geral que vai levar o organismo à produção de radicais livres decorrentes de todo um processo inflamatório. O reflexo da desarmonia será visto na pele. A carência de nutrientes, como vitaminas A, C, E, e minerais como selênio e zinco, pode acelerar o envelhecimento cutâneo. Os polifenóis e flavonóides presentes em alimentos como chá verde, suco de uva, morango, maçã, cebola, brócolis, nozes e sementes atuam na fotoproteção da pele. A ingestão de alimentos ricos em fibras e flavonóides, silício (aveia, feijão), vitaminas B6, B12 (carnes, ovos, peixes), ácido fólico (folhosos verde-escuros, feijão) e uso de prebióticos e probióticos, atuam como anti-inflamatórios, na síntese de colágeno e reestruturação dos tecidos, auxiliam na eliminação de toxinas, melhoram o funcionamento intestinal e atuam na microcirculação, reduzindo a permeabilidade capilar e combatendo a celulite. Obviamente que toda e qualquer orientação deve ser feita de forma individualizada, já que cada ser humano tem uma individualidade bioquímica, bagagem genética e estilo de vida próprios. Portanto, a nutrição funcional tem um papel fundamental no tratamento para se obter uma pele perfeita. Giovanna Enriconi Nutricionista Pós Graduada em Nutrição Clínica

5


Sol

Efeitos da radiação ultravioleta O sol é indispensável à vida, protege nosso sistema imunológico, estimula a produção da vitamina D pelo organismo e influencia até o nosso humor. Na medida certa, ele deixa a pele menos úmida, evitando a proliferação de bactérias e fungos. No entanto, os efeitos da exposição solar exagerada ou sem a proteção adequada são cumulativos e, por isso, não aparecem de imediato, exceto a vermelhidão característica. Com o tempo, a pele perde sua capacidade de regeneração e há uma deterioração das fibras elásticas – surgem as manchas, a vermelhidão, o ressecamento e as rugas precoces. Mais preocupante ainda é o risco de desenvolvimento do câncer de pele, muito prevalente em países tropicais. Os raios ultravioletas são os principais produtores de radicais livres na epiderme e derme, alteram as fibras de colágeno, modificam o funcionamento do sistema imunológico cutâneo e podem gerar alterações na estrutura química do DNA (UVB) aumentando o risco de câncer de pele. Apesar do bronzeamento ser consi-

derado bonito ele representa, na verdade, uma agressão: durante o bronzeamento os raios ultravioleta estimulam a liberação de radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de manchas. O bronzeamento nada mais é que uma reação inflamatória na pele – os raios ultravioleta deixam a pele vermelha e edemaciada (levemente inchada). Para se proteger, ela produz mais células tornando-se mais espessa. A seguir, os tipos de câncer de pele e cuidados preventivos que devem ser incluídos em sua rotina diária: Carcinoma basocelular: é o mais frequente, mas limita-se à pele, não havendo risco de disseminação. Surge principalmente na face, após os 40 anos, e está associado à quantidade de radiação UV recebida ao longo da vida. O tratamento é cirúrgico com bom resultado. Carcinoma espinocelular: é menos comum do que o basocelular. Surge nas áreas constantemente expostas ao sol, como o nariz. Embora rara, pode ocorrer metástase. Na maioria dos casos é curado com cirurgia. Melanoma: 5% de todos os tipos de câncer de pele. É o mais grave em razão do risco de metástase e alta taxa de mortalidade. O tumor se desenvolve devido a alterações dos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá cor à pele, por isso são lesões escuras.

O risco de desenvolver esse tumor aumenta em pessoas que tiveram muitas queimaduras de sol na infância e história familiar de melanoma; pele e cabelos claros, sardas e presença de muitas manchas de pele são outros fatores que podem influenciar. Fique atento! – Sempre que uma mancha ou sinal de pele apresentar alteração de cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira e inflamação deve-se procurar um médico. O diagnóstico do câncer de pele é feito por meio de biópsia, na qual é retirada a lesão ou parte do tecido para análise (exame histopatológico). Felizmente, é possível prevenir o câncer de pele assumindo diariamente alguns cuidados, mesmo em dias nublados ou chuvosos. • Escolha um protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado ao seu tipo de pele: para as peles brancas é recomendado o FPS 30 e FPS 15 para as morenas. • Na praia ou na piscina, o FPS deve ser no mínimo de 30. Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, reaplicando em intervalos de 2 a 4 horas e após cada mergulho, sempre em camada espessa. • Alguns protetores solares são oferecidos em

tonalidades variadas, como se fossem bases cosméticas, tendo dupla ação. Já os produtos de maquiagem que contêm filtro solar, como corretivos e pó facial oferecem apenas uma proteção complementar, mas não dispensam o fotoprotetor. • Procure ir ao sol até as 9h30 ou depois das 16horas. Entre 10 e 16 horas a alta incidência de UVB deixa a pele vermelha. • Mesmo em peles mais resistentes e morenas, a exposição solar deve ser lenta e gradual, sempre com uso de fotoprotetores. • No verão é comum aparecerem novas manchas ou piorarem as existentes. Um cuidado essencial é evitar manusear frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina ao sol – elas causam manchas na pele. • O sol não acelera a cicatrização cutânea; ao contrário, favorece o escurecimento de lesões inflamadas e cicatrizes recentes, dificultando seu tratamento. • Peles acneicas devem usar FPS oil free ou em gel – a exposição solar aumenta a secreção sebácea e a espessura da epiderme, com obstrução dos poros. • Manter uma adequada hidratação cutânea, com ingestão diária de cerca de 2 litros de água, ajuda a eliminar impurezas e protege a pele de agressões externas. • Alimentação rica em betacarotenos (cenoura, beterraba, couve, abóbora) e vitamina C (laranja, acerola, brócolis) auxilia na elasticidade cutânea, diminuem os efeitos nocivos do sol e aumentam a imunidade. • Após o sol, se a pele estiver vermelha ou desidratada, intensifique o uso de um hidratante com ativos a base de uréia, cânfora e aloe vera.

Fernanda Marques Especialista em Cirurgia Geral e Pós-Graduada em Medicina Estética

6


Quando se planeja um paraíso, cuidados especiais tomam forma traduzindo sentimentos em diversos tons. Um local ideal para leitura, reflexão, contemplação do belo. Para isso temos que considerar alguns pontos essenciais para que o sonho não vire dor de cabeça. Um projeto paisagístico sempre leva em conta: o estilo arquitetônico daquele ambiente, o seu clima predominante, as características do solo, a topografia, a disponibilidade hídrica, a beleza das plantas, a presença de crianças, adultos ou animais domésticos. Enfim, tudo o que se espera desse jardim. Para atingir esses objetivos, torna-se absolutamente necessária uma perfeita comunicação entre cliente e profissional. É importante que, além de visitar a obra, o profissional se preocupe em promover uma longa conversa com o cliente, pois ele tem de compreender exatamente seus os sonhos e desejos. O talento e a sensibilidade do paisagista capacita-o a perceber inclusive detalhes não expressos diretamente. O intuito é sempre ser fiel ao compromisso entre a intenção do proprietá-

rio e arte do paisagista. Para as pessoas que tem dificuldade em imaginar o resultado final, principalmente por não conhecerem todas as plantas e materiais sugeridos, devemos contar com as fotos das espécies, vasos e materiais expostos neste anteprojeto. A experiência profissional permite ainda sugerir novas ideias, que oferecem beleza, funcionalidade e simplificação nos procedimentos de manutenção. Por fim, ninguém vai negar a prioridade de se conhecer com precisão os gastos e o custo final de execução da obra. Aqui, eles podem ser reajustados variando-se, por exemplo, o porte de algumas plantas. Só a elaboração de um completo projeto fornece esses dados e a possibilidade de calcular com precisão os custos do jardim. O cliente começa a ter certeza de que as suas ideias foram traduzidas em um desenho e a seguir serão materializadas. Reunimos, então, condições para um resultado satisfatório. Com a implantação do jardim, o que estava no desenho vai tomando forma, transformando seu quintal em um belo refúgio!

Jardim Família João Tomazelli

Projetos e Execuções: Saara Garden Center Floricultura

Seu Jardim...

7


Foto: Raquel Konrad

Decorando seu jardim

8

O jardim geralmente é o local mais procurado da casa nessa época do ano, sendo um ambiente agradável, perto do verde, e que precisa ter móveis apropriados, bonitos e aconchegantes. Na hora de escolher os móveis para jardim, é preciso levar em consideração a sua qualidade, durabilidade, estilo para combinar com a decoração da casa e com o gosto dos proprietários. É sempre viável consultar um decorador e um paisagista, que vai orientar sobre as melhores escolhas para este espaço. Seja um grande jardim ou uma pequena varanda, este ambiente proporciona tranquilidade e lazer. Para contribuir com essa sensação gostosa que esse espaço desperta, é preciso conhecer todos os móveis disponíveis. É muito comum a utilização de móveis de fibra sintética, que são muito resistentes ao sol e a chuva. Possuem uma variedade imensa de móveis, com design moderno e que sempre agregam muito charme ao ambiente. Outra opção são os produtos confeccionados

com fibras naturais, como Junco e Rattan, estes, porém, não resistentes ao tempo, sendo indicados a ambientes totalmente ou parcialmente fechados. Uma das tendências para este espaço é a utilização de sofás e espreguiçadeiras, muitas são a prova d’agua e resistem ao tempo, podendo ser encontrados em diversas estruturas, tamanhos e estilos. O que é muito importante na hora de comprar os móveis para jardim, é estar atento as matérias primas utilizadas na produção, precisam ter ótimo acabamento, mas com a garantia de qualidade e durabilidade, para aguentar os dias de sol e chuva. Capriche neste local que receberá os amigos, a família, e será um dos espaços preferidos das crianças. Com muito verde e móveis lindos você terá um ambiente receptivo e atraente. Diego Gehlen Sócio-proprietário da Mobi Store Ambientes


Invista em lazer e valorize seu imóvel

Foto: Divulgação

Novas opções em piscina atraem arquitetos e clientes a explorar sua criatividade.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de piscinas. Esta verdadeira paixão nacional evoluiu muito nos últimos anos, em questões financeiras e tecnológicas. A Acquasul Piscinas com experiência de 20 anos no ramo explora um novo mercado em tendência, isso é, clientes mais exigentes e rigorosos. É desta forma que podemos deixar as piscinas muito mais pessoais. Cada cliente tem necessidades diferentes, por isso, as piscinas em vinil são as opções nesse caso, uma piscina fácil de limpar, pouco custo de manutenção e o mais importante, muito mais segura. Além de tantos benefícios, a piscina conta com dezenas de estampas diferentes, deixando cada vez exclusiva. Para torná-la mais confortável, é possível compor um jogo de luzes de led, cascatas, fontes iluminadas, aquecimento e muitos outros acessórios. Não importa o tamanho do seu espaço, a Acquasul Piscinas estará prontamente disponível para ajudar a criar a piscina dos seus sonhos

9


Fotos: Divulgação

Requinte e criatividade na iluminação Cansado dos modelos comuns de vasos disponíveis no mercado? Estas peças completamente iluminadas podem ser a solução. Até as plantas mais simples vão ganhar um visual diferenciado se forem cultivadas em espaços assim. O lançamento da empresa gaúcha Design&Design é iluminado com lâmpadas PL – consideradas eficientemente energéticas este produto está disponível em diferentes cores e em dois modelos. O modelo redondo com 48cm de diâmetro e 60cm de altura e o modelo quadrado com 48cm de largura por 48cm de profundidade e 60cm de altura. Além disso, as peças são todas produzidas com polímeros de alto impacto, o que garante maior durabilidade no produto e aditivo anti UV, que evita a degradação

10

do material exposto à luz solar. Embora existam peças importadas semelhantes no mercado, as floreiras iluminadas produzidas na serra gaúcha são as primeiras desenvolvidas aliando beleza (que dispensa comentários), praticidade (é a única que possui rodízios para fácil locomoção em ambientes internos) e preocupação com o bem estar das plantas (sendo a única no mercado a possuir isolamento térmico interno para evitar aquecimento das plantas e dreno para escoar o excesso de água nas floreiras que ficam ao ar livre evitando assim o apodrecimento das raízes). Leonardo de Oliveira Proprietário Design & Design


www.romanzza.com.br

COZINHAS • DORMITÓRIOS • CLOSETS • HOME THEATERS • HOME OFFICES • BANHEIROS • ÁREAS DE SERVIÇO • ESTOFADOS • ARQUITETURA COMERCIAL

Rua Dr. Agnaldo da Silva Leal, 10 - Cidade Alta - Bento Gonçalves - Fone: (54) 3451.2200 - E-mail: sophistiquee@romanzzabg.com.br

11


Luz para seu jardim O jardim é o ambiente responsável por levar a natureza para dentro da propriedade residencial. Ele é normalmente decorado com um gramado verde, canteiros floridos, pequenos arbustos e móveis que garantem a acomodação dos moradores. No jardim é possível desfrutar de momentos tranquilos e renovar as energias ao ar livre. Existem muitas formas para iluminar jardins, como por exemplo: destacar árvores e arbustos, demarcar caminhos e realçar o colorido das flores, utilizar um ponto específico do jardim para trabalhar uma luz direta ou indireta ou então determinar um espaço neutro do jardim. Para demarcar caminhos, uma boa dica é usar balizadores(postes ou embutidos), geralmente utilizamos a uma pequena altura do chão, assim deixamos o ambiente mais aconchegante e com a luz ideal para circulação sem ofuscamentos. Importante é marcar as escadas, entradas e passeios estes deverão ser mais iluminados por questão de segurança. Na iluminação geral, utilizamos postes de jardins mais altos, recomendados para grandes áreas. Postes, minipostes e projetores direcionados à beirais e mu-

ros altos iluminam uma área uniformemente como luz de segurança. Projetores, espetos ou embutidos de solo, posicionados no chão oferecem uma iluminação direcionada (direta) e dramática, criando uma atmosfera de luz sensacional para valorização de todo o visual do paisagismo. As luminárias utilizadas em jardim devem ser bem vedadas por causa da umidade e com cuidados especiais na sua instalação, Atualmente com o avanço do uso de luminárias em LED, existem muitas boas opções para uso em locais como jardim, mas lembre-se qualidade esta associada a valor de investimento, quanto mais barata for a luminária, menor será sua durabilidade e quantidade da iluminação. Para isso a CenterLuz dispõe de um ambiente para demostrar estas variáveis e conta com profissionais que podem lhe auxiliar na escolha da melhor iluminação para seu jardim.

Giovani Foresti Carlet Especialista em Iluminação giovani@centerluz.com.br UN

O CLÁSSICO DO DESIGN É UM OBJETO DE DECORAÇÃO, UMA OBRA DE ARTE QUE SE DESTACA.

Somos influenciados pelo passado, marcados pela história. Acompanhando as práticas de design e decoração, a A.G.O. Home Idea percebeu o quanto a tendência de ‘ressucitar’ conceitos de outras épocas, ou usá-los como base para novas criações, é forte.

Este

movimento, denominado Vintage, busca por peças de móbiliário clássicas e tradicionais, onde o design de qualidade, assim como a arte são sempre, de alguma forma, atuais.

www.agomoveis.com.br

www.agomoveis.com.br 12

V

D ES I G N


Na tendência das cores do sol Amarelo e Laranja A estação é propícia para o uso de cores intensas. Aclamadas as cores do sol, o amarelo e o laranja geram calor e vida. O amarelo além de passar uma forte sensação de calor, é um tom que representa a sabedoria e a criatividade, qualidades cada vez mais em pauta na sociedade atual. É o tom mais associado à alegria e tem características muito positivas: anima, encoraja e é extremamente otimista. Pode, por isso mesmo, ser perfeita para um quarto, em tons mais suaves; ou para um banheiro, em tons mais vibrantes, para ajudar os dorminhocos a enfrentar cada dia com muita energia. Enquanto cor da luz é aconselhada para qualquer ambiente social, como a cozinha, a sala de estar ou de jantar; e mila-

grosa quando aplicada a divisões mais escuras. O amarelo representa a inteligência e a sabedoria, estimula a atividade mental e a criatividade, sendo ainda uma boa opção para o escritório. Pode ser repousante ou dinâmico, tudo depende do tom escolhido. Mas o amarelo que voltou com tudo mesmo veio em dois tons fortes e cheios de energia: um vibrante, bem cítrico, e um outro quente, quase gema. O amarelo cítrico fica maravilhoso e bem moderno se for usado com cinza, preto ou branco. Já o amarelo quase gema na companhia de tons neutros, como nudes ou cinza mais escuro, ficam ainda mais nobres. A nova aposta, também é o laranja. Diz-se que é a cor da comunicação: fomenta o otimismo e a confiança, fazen-

do crer que tudo é possível. Aplicado num escritório, apresenta forças positivas como a energia, a criatividade, a motivação e a prosperidade. Simultaneamente estimulante e relaxante, num quarto, o laranja pode ser acolhedor durante a noite e ser a inspiração perfeita para saltar da cama de manhã. A cor laranja é a solução ideal para divisões com pouca luz. Impulsiona a sociabilidade, a tolerância e a espontaneidade, sendo assim uma alternativa original para fugir aos habituais azul e cor-de-rosa nos quartos das crianças. Um toque de laranja na sala de jantar ou na cozinha é o ingrediente perfeito para abrir o apetite! Uma dica para o uso destas cores intensas sem erros, é usar pequenos detalhes, mas como coadjuvante. Pin-

tar uma parede ou trocar o papel de parede pode ser um maravilhoso pano de fundo para destacar móveis neutros. Adornos, poltronas, luminárias ou até nas coringas almofadas ou mantas são soluções interessantes para curtir apenas uma temporada, ou para quem tem muita personalidade.

Marta Manente Designer marta@martamanente.com.br

13


Foto: Divulgação

Projeto: Zaha Hadid

Design do divã

design+negócios Design para a Inovação Social A única maneira sustentável de sair da corrente crise financeira e ecológica em todo o mundo é promover novos modelos econômicos, a produção de novos sistemas e novas ideias de bem-estar. Para definir e implementar estes novos modelos, é claro, é muito difícil. Mas não é impossível. E não temos a que começar do zero. Na verdade, ao longo das últimas décadas, uma multiplicidade de fatores sociais, incluindo instituições, empresas, organizações sem fins lucrativos, e na maioria delas, cidadãos e suas associações, têm provado que eles são capazes de atuar fora dos principais modelos econômicos. Ao fazer isso, eles criaram uma grande reserva de experiências concretas que poderiam consolidar e se espalhar para se tornar as respostas mais convincentes aos desafios dramáticos que devemos agora começar a enfrentar. Designers e pesquisadores de design podem fazer muito para capacitar a inovação social para a sustentabilidade. Eles podem alimentar a conversa social (ou seja, a interação entre a inovação social e tecnológica), com visões e propostas. Eles também podem colaborar difundindo inovadores sociais (para ajudá-los a conceber e gerenciar suas iniciativas) e com os tecnólogos, empresários, e

14

políticos (para desenvolver produtos, serviços e infraestruturas para fazer as iniciativas mais promissoras acessíveis e replicáveis, abrindo novos mercados e oportunidades econômicas). Essas atividades de projeto, considerado como um projeto todo, pode ser chamada para a inovação social e sustentabilidade. Design para a inovação social e sustentabilidade tem um significado de grande potencial, mas ainda está em sua fase inicial. Essas questões discutidas aqui tem necessidade de diferentes tipos de pesquisa a serem desenvolvidas. Nem todas elas têm de ser desenvolvidos por designers, mas muitas delas exigem algum conhecimento de design específico, cenários, incluindo a articular em diferentes contextos a visão geral de “pequeno, local, aberto, e conectado”; soluções para implementar estes cenários em uma variedade de aplicações específicas; ferramentas para facilitar novas redes e, mais geralmente, para apoiar a sociedade em constantes processos de aprendizagem. Em suma, os temas sintetizados pelas palavras “pequeno, local, aberto, e conectado “podem ser considerados como diretrizes gerais para desencadear e orientar um amplo, aberto e colaborativo programa de pesquisa em design.

Juliana Desconsi Designer julianadesconsi@gmail.com

Estou projetando um divã. Isso mesmo, um divã de terapia psicanalítica. Há tempos que não desenhava um estofado, mesmo assim, uma colega professora da UCS solicitou-me um projeto para o seu consultório. Argumentou que procurara inúmeras vezes sem nada de específico encontrar. Em um primeiro momento, visitei o lugar onde o objeto deverá ficar alocado, conversei sobre as necessidades a serem resolvidas (angulação do encosto, um braço, dimensões, etc.). Feito isso, coletei imagens de similares, principalmente o modelo clássico do consultório de Freud. Busquei referências, peças de designers que aprecio e comecei a desenhar algumas ideias. Fiquei responsável pela criação e execução da peça. Logo, isso também se torna uma restrição, devido às técnicas produtivas adotadas pela maioria das fábricas da região serem ainda artesanais. Minha colega também falou do orgulho de ter um designer local projetando o seu divã. E aqui, o briefing do projeto se singulariza em relação a todos os outros, pois é preciso expressar com este produto algo do nosso genius loci. Mais ainda, quero um produto do meu próprio pensamento, da minha forma de ver a psicanálise, as teorias do inconsciente e as técnicas de cura. Ou seja, o que era uma simples justaposição de sarrafos de madeira, percintas sintéticas, um bloco de espuma de poliuretano e uma pele de tecido segundo uma determinada forma/fórmula de conforto, ganhou a complexidade de uma opera ragionata e ragionante, ao modo da cadeira Red and Blue de Gerrit Rietveld. Como método, afiliei-me ao proposto por Donald Schon, de linhagem fenomenológica, e então, a partir de indagações essenciais rebatidas por esboços iniciais, ideias começaram a surgir. Sobre o conforto, algo básico para qualquer estofado atual, escrevi: “o conhecimento do inconsciente não é confortável”, “quem vai ao psicanalista deverá passar por um caminho de Dor para aliviar dores”, “quem quer se conhecer profundamente, busca algo mais que o conforto: Força”. Conhecer a si mesmo é um processo dolorido, de enfrentamento e autossuperação. Vejo a terapia psicanalítica dessa forma. Outros preferem ver como um alívio de tensões internas

através da fala, o que julgo como pouco. Diante dessa resistência à piedade de si, lembrei-me das antigas bancas coloniais, e da história de que meu nonno fazia o cochilo pós-almoço sobre uma delas. Optei pela madeira como material principal – dura, sólida, viva – e pela trama de vime – tecido arquetípico de nossa tradição. O primeiro esboço surgiu espartano. Seco, sintético, reduzido a elementos mínimos, quase um anti-divã: sem estofo, volutas, curvas, babados ou capitonês, lembrou-me as esculturas minimalistas de Donald Judd. Agradou-me como produto de um pensamento, mas não creio que fosse agradar minha colega, afinal, seus pacientes devem passar quase uma hora confrontando a si mesmos e isso já é dor o bastante, a coluna e as costelas não precisam sofrer. Particularmente, creio que não – talvez devessem sofrer mais. Distanciamos muito o corpo da mente, ao ponto de vê-lo como uma maçaroca de órgãos mais ou menos articulados que servem de suporte para a infinita potência da mente. No entanto, para mim quem pensa é o corpo, e desvendar a mente é descobrir do que o corpo é capaz, até que ponto ele resiste. Talvez seja preciso injetar mais Spinoza e Nietzsche na psicanálise e fazer uma raspagem na nossa concepção burguesa de conforto, que, por vezes, só enfraquece nosso ser. Ripas de madeira compuseram um estrado e a surpresa de uma inclinação articulada para a cabeça, todavia, aconteceu o inevitável: o modelo ficou parecendo uma espreguiçadeira de praia ou piscina. Radicalizei: sob a benção dos arquitetos desconstrutivistas, gerei um modelo recortado por fortes ângulos e perigosas precipitações formais. Mas como produzi-lo sem abusar do custo? Por fim, a negação dos princípios, isto é, o retorno aos infalíveis modelos clássicos, mas daí não é preciso fazer um novo projeto, não é? Parecia um simples briefing, porém as dificuldades encontradas atritam o fluxo das ideias ao ponto de provocar o desagradável sentimento de frustração. Acho que terei de frequentar um divã para resolver esse projeto.

Prof. Douglas Pastori Coord. Design Gráfico UCS douglaspastori@gmail com


Foto: Emmanuel Denaui

Cátia Scarton.

força feminina na presidência do Sindmóveis Cátia é diretora comercial da Prima Design, foi diretora de relações com o mercado do Sindmóveis durante duas gestões, vice-presidente e vice-diretora internacional e de marketing da Movelsul, completando 11 anos de atuação no Sindmóveis. É a primeira mulher a assumir a direção da entidade. Em entrevista, ela revela um pouco de sua trajetória. Prima Design Nós, como Prima Design, estamos sempre procurando divulgar nosso produto, os designers, o móvel nacional. Iniciamos um trabalho em 2002, na época importávamos os componentes da Itália e a parte metálica fabricávamos aqui, depois passamos a industrializar o componente plástico também.

Em 2005, quando conhecemos o trabalho da designer Eulália Anselmo, passamos a trabalhar com a Anelídeos e iniciamos a comercialização, lentamente, pois já estávamos trabalhando com a linha Prima Store. Em 2007 surgiu a Casa Brasil, que chegou com a proposta de ser uma feira voltada para um nicho de mercado de alto padrão que não poderia conter cópia, enfim, uma proposta que nos agradou muito. Propomos-nos a participar e para isso, precisávamos agilizar uma nova coleção para apresentar, então começamos a trabalhar mais próximo da Eulália e, além de ela fazer nosso estande, desenhou uma coleção e foi aí que percebemos o diferencial do produto, da matéria prima, da responsabilidade social. Tudo isso fazia diferença no momento

de expor e, naquela primeira feira, alcançamos nosso objetivo de sermos reconhecidos como uma empresa ousada. Essa participação na Casa Brasil, mostrou ao Sindmóveis que a Prima Design era diferente e foi aí que surgiu o convite para fazer parte da diretoria em 2008 e agora, a presidência foi uma grande surpresa.

e usam como exemplo. Além disso existem consultorias especializadas, com formas de pesquisa diferentes das convencionais para atuar nas feiras, buscando informações apuradas para conhecimento e auxílio no crescimento do associado.

Sindmóveis

Um grande desafio desta gestão será a maior aproximação com líderes do setor moveleiro e do governo. E, em breve, temos a Movelsul e, em 2013, Casa Brasil, que necessitam de renovação constante para poder oferecer ao associado, cada vez mais, informações de mercado, auxilio de como chegar nos designers, seguindo com trabalhos de visibilidade, como ocorrerão em Miami, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

O Sindmóveis investe bastante na questão da inovação, por ser uma entidade muito profissional, possui uma equipe interna preocupada com toda essa questão, que faz acontecer, então a diretoria trabalha junto com a equipe no planejamento estratégico, para que haja resultado, tanto é que outras entidades visitam o Sindmóveis, pesquisam

Desafios

15


16


17


Bentoincorp e um novo conceito de morar

Estilo loft de viver

Depois de reformados, antigos galpões e armazéns ganham vida e se transformam em moradias confortáveis, aconchegantes e personalizadas. Ambientes integrados, pé direito alto e grandes aberturas são características marcantes desta arquitetura. Morar em loft é um estilo que surgiu em Nova York e ganhou projeção em todo o mundo. Hoje, o conceito de loft está muito mais ligado a um estilo de vida do que a uma questão estética. Morar em lofts já é algo muito comum entre os habitantes das grandes cidades e uma opção que vem despertando o interesse de jovens gerações em busca de um espaço prático, original e cheio de estilo para viver.

A noção contemporânea do que é um loft se abriu para interpretações mais flexíveis e diversificadas do conceito original. Em maior parte os moradores de lofts são clientes que compram espaços vazios e contratam profissionais para projetar, construir e decorar o interior conforme sua personalidade. Os arquitetos responsáveis por estes projetos costumam dar muita atenção aos materiais e funções originais e do prédio em questão. A definição original do conceito foi expandida para incluir diversos tipos de espaços abertos. A expressão individual é o grande ponto-chave, onde as experiências com estilos e distribuição, cores, texturas, materiais e acabamentos podem resul-

tar em espaços personalizados. A Bentoincorp, através do projeto do edifício Evidenza, em localização privilegiada em Bento Gonçalves, traz à população esta opção conceitual. Com estilo moderno e inovador, este empreendimento inédito, proporciona incorporar este novo estilo personalizado de viver. Parceiros como Loja Contemporânea, revendedor Dell Anno, situada na Rua Herny Hugo Dreher nº 214, e Loja TDT Móveis Planejados, revendedor Todeschini, localizada na Rua Gomes Craneiro nº 130, desenvolveram uma primeira ambientação interna dos espaços que serão comercializados e se colocam a disposição para novos detalhamentos, adequando-se ao interesse dos clientes.

Milton Milan Bentoincorp

18


19


20


CADERNO AEARV

Nossa Obra ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DA REGIÃO DOS VINHEDOS Ano 25 – Edição 21 Editor Responsavel: Eng. Gil Palazzo – e-mail: gil@palazzo.com.br

çalves. Recebemos o contato da Associação Gota d’Agua solicitando apoio na busca de móveis para a Casa Sustentável. Prontamente a diretoria aprovou a participação nessa ação social. Aproveito para pedir aos associados que tenham interesse em ajudar, que entrem em contato conosco. Com a posse do novo diretor do Ipurb, a AEARV recebeu um ofício para a substituição do cargo do conselho Municipal de Planejamento – COMPLAN , o qual será agora representado pela colega Arq. Leticia Zanesco no cargo de titular. Apresento a diretoria 2012 e desejo aos associados e leitores um bom início de ano!

Foto: Divulgação

Começou 2012! Caros colegas, em janeiro tivemos a primeira reunião ordinária do ano. As reuniões continuam acontecendo todas as quartas-feiras das 11h as 12h, na sede da entidade. Vários assuntos já estiveram em pauta nesta primeira reunião. Recebemos ofício do CREA informando que devido à instalação do CAU/BR houve a extinção da Câmara Especializada de Arquitetura, sendo remanejado para a Câmara Especializada de Empenharia Civil, onde indicamos dois representantes da entidade (titular e suplente). O colega Engenheiro Civil Luis Filipe Pires Trevisan, diretor desta gestão, assumiu a direção do IPURB de Bento Gon-

Presidente: Eng. Civil Marcelo Rodrigo Ticiani, Vice - presidente: Eng. Civil Ricardo Giacomello Cobalchini, 1ª Tesoureiro: Eng. Civil Luís Filipe Pires Trevisan, 2ª tesoureira: Arq. Urb. Andréa Castellarin Jaconi, 1ª Secretário: Eng. Civil Marco Antonio de Sena Pereira, 2ª Secretário: Arq. Urb. Fabiana de Carli Ruaro, 1ª Suplente: Arquiteta Margit Arnold Fensterseifer, 2ª Suplente: Eng. Civil Dionéia Benini de Oliveira 3ª suplente: Arq. Urb. Juliana Pereira da Silva, 4ª Suplente: Arq. Urb. Juliana Cagliari Stefani, Comissão de eventos: Arq. Urb. Roberson da Fré, Arq. Urb. Letícia Zanesco, Arq. Urb. Luciano Cavallet, Comissão de comunicação: Eng. Operacional Gil Carlos Palazzo da Rosa, Eng. Civil Marco Antonio de Sena Pereira

Palavra da Diretoria O início de um novo ano traz muita expectativa em nossas vidas: é hora de pensar prioridades e planejar novos empreendimentos. Estamos iniciando um novo trabalho dentro da AEARV, priorizando o aperfeiçoamento profissional, a influência dos profissionais no processo de crescimento das cidades onde estamos inseridos, reunindo os colegas para troca de informações, e trabalhando para a valorização profissional e também para o reconhecimento de nossos profissionais dentro da região. Alguns cursos já estão em pauta como licenciamento ambiental, gerenciamento de obras. A idéia é que estes cursos atinjam o maior número de profissionais dentro de suas atuações. Queremos envolver nossos colegas das outras cidades que a AEARV abrange, pensando inclusive em promover alguns eventos nas cidades vizinhas (Garibaldi, Carlos Barbosa e Veranópolis). A participação ativa da associação nos processos de melhoria urbana junto à prefeitura de Bento Gonçalves tem sido constante nos últimos anos. A AEARV, hoje, é entidade consultada e determinante em alguns processos de decisões urbanas. A valorização profissional no ano de 2011 foi marcada pela presença da AEARV na Casa Brasil em parceria com a UCS (Universidade de Caxias do Sul, Campus Bento/ Carvi) e também com a concretização do Book dos Arquitetos que terá divulgação intensificada neste ano. A ideia é

trabalhar este ano a valorização da engenharia. Nossos encontros também têm proporcionado troca de ideias onde uma das solicitações maiores tem sido tabela de honorários e sua utilização prática. O site da AEARV também será reformulado, será mais dinâmico e interativo, para que seja uma ferramenta de trabalho e informação técnica. O serviço profissional se fortalece com entidades sérias e comprometidas com a classe e em especial com a comunidade onde prestamos nosso trabalho. Foto: Wagner Meneguzzi

Palavra do Presidente

Visconde de São Gabriel, 392, Sala 43 Bairro Cidade Alta | CEP 95700-000 Bento Gonçalves / RS | Fone: (54) 3451.9533

Margit Arnold Fensterseifer Arquiteta

21


Foto: Anderson Pagani

Moda

Tons Pastel

A Nova Sensação do Verão. A combinação de cores vivas em um único look, tendência que ganhou o nome de color blocking, foi a sensação do verão 2011. Porém, na contramão dessa proposta, os desfiles internacionais de verão 2012 surgiram recheados de tons pastel, levemente açucarados, como se a moda agora quisesse dar uma aliviada nos tons fortes e precisasse de uma pitada de suavidade. Portanto, as cores fortes dão lugar à peças com tonalidades lavados, mais discretos, que aparecem, em total sintonia, com o clima superfeminino, que está voltando à moda. E entre os variados tons, o que mais apareceu nas passarelas, foi o tom de blush. Sofisticado e feminino, a cor blush brilha em um ton sur ton de texturas diferentes.

22

Entre o rosa e o champanhe, tem afinidade com o universo girlie e como se trata de uma cor suave, a justaposição, de texturas é essencial para valorizar a produção. O blush sugere uma nova relação entre tons calmos e fortes, ele cria uma sintonia leve e harmoniosa, perfeita para o dia, e nessa época onde o dourado do bronze dos corpos, só fazem sobressair esse tom.

Ricardo Rambo Estilista ricardobrambo@hotmail.com

O que vem por aí... Passada as duas das maiores e principais semanas de moda do Brasil e da América Latina, o Fashion Rio e o SPFW, quer saber o que vai para seu guarda-roupa neste próximo inverno 2012? Aqui destaco alguns, hot spots da moda brasileira. O metalizado como o ouro e o cobre, quase um ouro rosa, vem com tudo e vai deixar o look muito chique e fica ótimo com o preto. O preto por sinal irá reinar absoluto, que surge ainda mais sofisticado em couro e nas transparências. Paetês, pedrarias e bordados dominaram as coleções de inverno 2012. A dica é usar, todo esse brilho dos bordados de uma forma contemporânea, em looks monocromáticos ou com jeans.

Outro item fortíssimo é o veludo, clássico do inverno, que ganhou novas cores e efeitos. O veludo de seda foi o ponto alto nas coleções; outro que apareceu forte foi o veludo alemão. Outra tendência para apostar, é usar looks com cores monocromáticas, em combinações de tecidos e texturas diferentes. Funciona super bem tanto para o dia como para a noite. E a boa e velha combinação de calça e saia com blusa do mesmo tecido voltou com força, nas coleções, o chamado conjunto. Tendo isso, é só aguardarmos para termos todos esses hot spots, nas vitrines e araras das lojas. Bom verão à todos, aproveitem.


Foto: Anderson Pagani

Moda Masculina Ano novo e com novidades no Jornal Design Serra. Vou marcar minha presença por aqui, apresentando algumas novidades, dicas, e/ou esclarecendo as mais diversas dúvidas sobre a moda masculina. Os homens começam a perceber que é preciso romper com aquela figura um tanto “rústica” do passado para encarar uma figura mais cosmopolita e contemporânea, para estar em sintonia com as necessidades do mundo atual, na vida profissional, amorosa e social, afinal de contas, quem é que não gosta de se sentir mais belo e atrair olhares? As épocas festivas de final de ano já passaram, mas muitos de vocês ain-

da deixam de lado a moda do branco e nunca mais olham para essa tendência. Na verdade, esta cor (mesmo após o Reveillon) deixa qualquer look impecável, moderno e elegante, sem esquecer-se de estar adequado à ocasião. Dá para variar peças antigas com o branco? Dá sim, basta usar uma cor diferente, se jogue em cores claras, como o rosé, o off white, o creme ou até um cinza claro. Praia ou festas mais informais nos dão a opção de roupas mais simples como bermuda, camisa, tênis, até uma sandália ou um chinelo estão valendo. O look blazer, bermuda e sapato atende bem a esse quesito. Para looks mais

pomposos, nada como uma calça de alfaiataria branca e uma camisa. O jeans branco também atende bem ao propósito, se acompanhado de peças mais sociais, como camisa, blazer e sapato. Também dá pra fazer um look todo branco destacando uma das peças com uma cor diferente, como o lencinho no bolso do blazer, o sapato ou a gravata. Simples e perfeito, agora é só você variar de acordo com seu estilo, aproveitando esse verão maravilhoso, e começar o ano com o pé direito, tornando-se um homem mais elegante, bem vestido e antenado no mundo da moda masculina.

Rodrigo Britzke Produção e Consultoria de Moda Masculina rbritzke@hotmail.com

23


Não importa o motivo da comemoração, o importante é fazer uma festa bem elaborada em todos os detalhe. Para que isso ocorra precisamos organizar tudo com antecedência. Primeiramente você precisa determinar a data da festa e marcar o local, depois determine o motivo da festa e então “mãos à obra”. Caso a sua festa seja: • Em época de férias: muitas pessoas não comemoram suas datas especiais e deixando para fazer uma “festinha” no início do ano letivo. Porém, cabe salientar que, mesmo nestas circunstâncias, o importante é planejar antes, pois nem sempre a data desejada esta disponível. • Próxima de um feriado: você precisa saber se os seus convidados estarão na cidade na época. Caso contrário, marque

a sua festa um pouco antes ou depois da data. • No final do ano: você necessita marcar a data muito tempo antes, pois é uma época em que as empresas também fazem suas comemorações e as agendas ficam lotadas. • Próxima a data de algum familiar: o ideal é conversar antes com ele para não haver constrangimentos futuros. • De formatura reserve o lugar desejado e depois pense se vai ou não dividir a data com algum colega. • Uma festinha somente para os colegas de seu filho: procure saber se outros colegas fazem aniversário no mesmo mês e divida os custos da festa. Neste caso, o ideal é fazer durante a semana depois da aula. • De casamento: procure organizar

Foto: Divulgação

Você vai fazer uma festa? Quer uma dica? tudo com, no mínimo, um ano de antecedência. Marque primeiro a data na igreja, no local da festa e cartório. Depois parta para os demais detalhes (que são muitos!!!) • Um chá de fralda: procure marcar sempre no sétimo mês de gestação, pois você e a sua barriguinha estarão lindas e caso o bebê resolva chegar antes você já estará com tudo pronto. Ou seja, para que tudo transcorra conforme as suas expectativas, o ideal é sempre organizar com antecedência, mesmo que pareça estranho iniciar o seu planejamento meses antes. O sucesso de sua festa estará garantido. Ana Luisa Borges sac@allegriafestas.com.br

Você destruiu seu cabelo no verão? Sol, piscina, praia, todas sabemos que isso tudo danifica profundamente nossos fios. Pra você, que aproveita bastante essa temporada de calor, e ao findar, percebe que seus cabelos estão ressecados e quebradiços, seguem algumas dicas que os deixarão hidratados e com brilho novamente. Antes de qualquer tratamento de hidratação, o fundamental é usar um shampoo e condicionador eficaz, escolha produtos de qualidade para aplicar em seus cabelos, assim os resultados das hidratações intensas são maximizados e seu cabelo apresentará melhoras a cada lavagem. Cada cabelo possui sua especificidade, porém a regra básica de cuidados para cabelos ressecados é começar com hidratação semanalmente, depois passar a fazer o processo de 15 em 15 dias. Para as mulheres com fios quimicamente tratados ou extremamente ressecados, o conselho é procurar um bom cabeleireiro que fará um tratamento específico para cada caso. O primeiro sinal de que o cabelo está precisando de

uma boa hidratação é a falta de brilho e movimento, essa é a hora de procura um tratamento. Após um intensivo no salão, a manutenção das madeixas pode ser realizada em casa. Os tratamentos de ação noturna – em forma de máscara ou leave-in – devem ser aplicados nos cabelos secos ou levemente úmidos antes de dormir. Não é necessário enxague ao acordar – geralmente, o produto é totalmente absorvido pelo cabelo e não mancha as roupas de cama. Uma pequena quantidade já é o suficiente para ser aplicada do comprimento às pontas, parte geralmente mais danificada. Os tratamentos noturnos não substituem shampoo, condicionador, leave-in ou máscaras. Eles funcionam como um plus para os fios. O Espaço de Beleza Tatiana Coiffeur, ainda oferece tratamentos estéticos corporal e facial, massagens relaxantes e terapêuticas, podologia, manicure e pedicure, bronzeamento à jato e maquiagem permanente. Tatiana Gaspar tatianacoiffeur@hotmail.com

CONFIRA! Nutrição em todas as linhas da marca L’Oreal, a partir de R$50 Reconstrução L’Oreal e Joico, a partir de R$50 Pacote de nutrição + reconstrução a partir de R$80 CPR , da marca Senscience, a verdadeira UTI para os seus cabelos, a partir de R$65 Blindagem Liss Ultime, L’Oreal a partir de R$75 24


25


Estados Unidos Foto: Arquivo pessoal

Por Fernanda e Evandro Perusso

Meu roteiro de viagem Evandro e Fernanda Perusso, após se casarem em cerimônia religiosa em Goiânia, partiram para tão esperada Honney Moon, na Califórnia, um dos 50 estados dos USA, na região dos estados do pacífico, optando em conhecer San Francisco, que se destaca por ser uma das cidades mais populosas e o maior centro industrial dos USA. San Francisco tem uma abundância de passeios wonderfull. A cidade proporciona em diferentes bairros arquiteturas antigas e belíssimas. Atravessar a famosa Ponte Golden Gate, passear pelo romântico Golden Gate Park rodeados de inúmeras montanhas na costa do oceano pacífico. San Francisco grita romance. Há teleféricos, top-notch, hotéis e produções de teatros maravilhosos, enfim, é definitivamente um destino de lua de mel que deveria estar no topo de sua lista. Além de explorar a city por apenas $20 no Sky-view Tour, existem aventuras fora da cidade. O tão falado Pier 39 Getaway Premier de São Francisco, convida-o a desfrutar de uma vista incomparável da baía dos pontos turísticos mais populares da cidade. Explore dois níveis de jantar, com-

26

pras, entretenimento e atrações onde você será tratado para uma experiência inesquecível, é o local perfeito para assistir a artistas mundialmente famosos de rua, conhecer os leões marinhos no Marine Mammal Center, o famoso Hard Rock, ACSailingSF, Aventura Sailing Charters Cat, Aquarium of the Bay, Bay Theater, Blazing Saddles, Aluguer Bike & Tours, Blue & Gold Fleet, Gray Line / São Francisco Sightseeing Tours, Maze Magowan Mirror Infinito, PIER 39 Marina, Jogadores Sports Grill & Arcade, RocketBoat, San Francisco Carousel, Baleia San Francisco Tours, Sea Lions. Agraciamos no Restaurante Benihana, gastronomia chinesa e japonesa, seu chef pessoal vai entretê-lo como eles cozinham bife, frango, peixe e legumes em estilo tradicional japonês, sobre uma mesa de hibachi. Também conhecido pelo sorvete green tea. É um típico restaurante cheio de glamour com decoração de fotos por todos ambientes, e onde famosos degustam frequentemente. Arnold Schwarzenegger, Tina Turner, Giselle Bündchen, Michael Jackson deixaram seus registros por lá.

#ficaadica Não deixem de ir à Cafeteria Ihop, conhecida pelo famoso breakfast, com suculentas panquecas e um variado cardápio de omeletes. Para os amantes de um bom café, o Starbucks possui diversos tipos de coffee. Para compras, não existe coisa melhor do que a cidade de San Francisco! Possuei outlets com todas as marcas possíveis e com custo benefício deslumbrantes. Lojas luxuosas (Prada, Chanel, Gucci…), Bloomingdale’s, Macy’s, Neiman Marcus, Nordstorm e boutiques baratas que vendem de tudo, e sem falar na logística, no centro da cidade. E a partir da Union Square recomendo também seguir para as quadras entre as ruas Geary, Powell e Post e as quadras entre as ruas Market e Sutter. Há também marcas pouco conhecidas no Brasil, mas com muita qualidade, e isso, podemos encontrar no Shopping Mall são: Forever 21, Papaya, Old Navy, dentre outras, e não deixem de conhecer o imenso Great Mall em Milpitas. Não deixe de conhecer também a ilha de Alcatraz, Passeio ao Parque Nacional Yosemite e sequóias gigantes, Cruzeiro na Baía Golden Gate, excursão pela região vinícola de Napa e Sonoma. Fica dica para quem desejar deliciar-se na Califórnia.


O que aconteceria com o mundo se a internet acabasse?

CNA: novos cursos de inglês De olho na demanda gerada com a realização dos eventos esportivos que o Brasil sediará e o crescimento da nova classe média brasileira – que deve representar 58% da população até 2014, segundo o instituto Data Popular, a rede de ensino de idiomas CNA anuncia o lançamento de duas novas modalidades de curso de inglês: o CNA Fast e o CNA Hello. Direcionado para os profissionais que precisam aprender ou aprimorar a língua inglesa no curto e médio prazo para ingressar ou melhorar a sua posição no mercado de trabalho, o CNA Fast tem duração total de 15 meses, distribuídos em três módulos. O curso tem como foco situações cotidianas do ambiente profissional e tem como objetivo ajudar o estudante a se comunicar com desenvoltura no mercado de trabalho. Além das aulas na escola, o estudante é orientado a realizar uma série de exercícios à distância, por meio da plataforma online disponível no site do CNA. Já o CNA Hello tem duração de seis meses. Apenas a Copa do Mundo deve gerar 700 mil empregos, de acordo com o Ministério do Esporte. O objetivo é capacitar o aluno em nível básico para que ele consiga se expressar de forma eficaz e possa se comunicar com os estrangeiros que visitarão

o país. O curso terá como foco aspectos da comunicação oral e de abordagem ao cliente. As matrículas para ambos os cursos já estão abertas no CNA e as vagas são limitadas. O CNA é uma das maiores redes de escolas de idiomas do país com 39 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol. Atualmente com 701 unidades e mais de 700 mil alunos, a rede opera através do sistema de franchising em todo o território nacional. A metodologia avançada possibilita ao aluno fluência ao falar, ler, escrever e compreender o idioma naturalmente vivenciando situações do dia a dia. Em 2011, a rede obteve pela 20ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O CNA também recebeu o Selo Cinco Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de ter sido um dos finalistas do Prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social. CNA INGLÊS DEFINITIVO 3452.1123 bentogoncalves@cna.com.br Rua Olavo Bilac 691 Cidade Alta Bento Gonçalves

Incidente ocorrido no Canadá prenuncia o caos que se instalaria caso, de uma hora para outra, ficássemos sem acesso à rede mundial de computadores. Para quem tem acesso ilimitado à internet, ficar alguns minutos sem poder se conectar pode ser uma verdadeira tortura. Imagine então, que da noite para o dia, a internet deixe de existir. O que você faria sem ter acesso a nenhum dos seus sites favoritos? Como você se comportaria sem poder acessar documentos, fazer compras com cartão de crédito ou nem sequer saber qual é a previsão do tempo para amanhã? Uma cidade do Canadá experimentou no último mês uma experiência nada agradável como essa. Devido a uma falha em um satélite, algumas localidades próximas a Quebec ficaram sem acesso à internet. No Brasil, em caso de situações extremas, o Governo Federal pode decretar estado de sítio. Trata-se de uma medida provisória, válida por 30 dias e passível de ser prorrogada sucessivas vezes, que dá aos poderes o direito de tomar atitudes que limitem a liberdade dos cidadãos, como obrigação de residência em determinado local ou evacuação de cidades inteiras. Um dos maiores problemas que pode ser ocasionado pela falta de internet é, sem dúvida, a maneira como as transações financeiras acontecem. Ainda que você evite ao máximo utilizar o sistema bancário, muito provavelmente o seu salário é depositado em uma conta bancária. Sem acesso a nenhum tipo de siste-

ma, tanto a transferência do dinheiro por parte da empresa, quanto o pagamento dos valores feito pelo banco ficam prejudicados. Sem dinheiro em espécie para sobreviver, supermercados, postos de gasolina, restaurantes e quaisquer outros estabelecimentos comerciais passam a ser meros depósitos, sem muita utilidade para os consumidores. Há pelo menos 20 anos era possível buscar, de uma hora para outra, alternativas para fazer com que tudo continuasse funcionando mesmo com interrupções de sinal de internet. Contudo, com o passar do tempo, cada vez mais nos tornamos dependentes dessa forma de integração, de maneira que se torna praticamente impossível mudar os rumos em questão de instantes. Os usuários mais velhos, aqueles acima dos 30 anos, ainda devem se lembrar do tempo em que muitas coisas podiam ser feitas apenas pessoalmente, o número de informações era mais escasso e que os computadores não eram regra, mas exceção no cotidiano da população. Todavia, para os usuários mais novos, que cresceram tendo a internet como uma das referências mais importantes para entrar em contato com o mundo exterior, a adaptação certamente seria mais lenta e muitos teriam que reaprender a fazer de forma manual funções que hoje podem ser executadas em questão de minutos.

Ricardo Pereira Consultor em TI

27


Cidade & Patrimônio Cultural: O Que Vale Mais? Na atualidade, a busca pelo moderno, a necessidade de sentir-se inserido em um mundo globalizado muitas vezes leva a um embotamento do olhar. Falar em patrimônio cultural parece quase um termo proibido. Mas se a história e a memória formam a identidade cultural de um lugar, não é isso que nos diferencia dos outros? Os turistas que nos visitam, vêm para conhecer uma cultura diferenciada, uma cidade construída a partir da sua história e da identidade daqueles que, por séculos, expressaram seus saberes e fazeres através de seu modo de vida, imortalizado nas edificações e do seu entorno urbano. Onde a edificação histórica dá lugar a edifícios desproporcionais para a escala urbana vigente , junto com ela, vai a história construída da cidade. Na maioria dos casos, os espaços urbanos não foram planejados para acolher as mudanças que o crescimento traz - a triplicação de automóveis, de esgoto urbano, fornecimento de água, energia elétrica, atendimentos no caso de incêndios, considerando a altura e condições passíveis de alcance, e tantas outras demandas diárias da gestão urbana. O não preservar também é uma resposta que – historicamente - a especulação imobiliária espera. Também se insere neste contexto: com a proposta de “modernizar”, transformar o velho em novo e com

a postura de aceitação, os espaços da cidade vão sendo ocupados - surgem as máquinas na sua janela, os ruídos urbanos infindáveis de manhã à noite fora dos decibéis permitidos, em qualquer hora em qualquer dia, mesmo nos finais de semana. Preservar o patrimônio cultural não é o suficiente. É necessário que os habitantes de cada lugar façam parte dele, tendo sentimentos de pertencimento com a sua história e sua memória. Isto perpassa o monumento edificado, leva a entender o valor da história cultural da sua família, da sua cidade. Muito pior, são os exemplos de manutenção de fachadas – uma fachada inerte sem o interior, que insiste em mostrar o que foi e que já não existe mais. Desta edificação foi extirpada sua história, sua memória, a história da cidade contada através do seu entorno, das pessoas que por ali passaram e viveram. Segundo Beatriz Küll (2009), “Deve-se exigir a veracidade do testemunho histórico (....) já ao nascer o edifício apresenta não apenas a concretização de um projeto arquitetônico, mas também uma soma indivisível de experiências artesanais, culturais, sociais, técnicas e econômicas; e, com o decorrer do tempo, várias transformações e acréscimos oferecem uma imagem viva, que faz parte da cultura, e isso não pode ser substitu-

ído por documentação e registros”. Continua a autora, citando a 14ª Assembléia do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, ligada à UNESCO), que referencia a importância da manutenção das obras na sua integridade. A falta de embasamento cultural é o degrau necessário para que o fator econômico se sobreponha à manutenção da história, memória e identidade do lugar e de seus habitantes. Cabe à população manter as rédeas de sua cidade e participar, fazendo-se ouvir – quem não tem memórias ao caminhar pela cidade? Conte-as! Transmita suas lembranças no almoço, no mercado, no trabalho, na hora do chimarrão. Todos gostam de boas histórias de vida que, assim, tornam-se patrimônio cultural do lugar. Quanto mais as histórias se cruzarem pelas esquinas da cidade, mais valiosas elas são. Mas atenção: são quase “charadas”, só quem conhece a cidade consegue entendê-las. Assim o lugar, as tramas urbanas, ajudam a preservar essas memórias. E isso não tem preço, gera a alegria de entender a história, chamada de identidade cultural. A cidade de Bento Gonçalves, um dos 65 municípios indutores de turismo do Brasil, deve refletir seriamente observando a realidade atual: qual é a identidade turística e cultural do lugar que deve ser mantida para seus habitantes e

Antes Prefeitura comPra e entrega mais máquinas. É a certeza de mais obras e mais melhorias na cidade.

Arq.Urb. Marilei E. Piana Giordani emgiordani@terra.com.br

AgorA A Prefeitura de Bento Gonçalves está entregando uma nova frota de máquinas, antes sucateadas, para tocar as obras que precisam ser feitas na cidade. Para isso, foram captados

mais de R$ 10 milhões

junto ao PMAT Automático (Programa de Modernização da Administração Tributária), no Pró-Vias (Programa de Intervenções Viárias) e por intermédio do Pimes Badesul. As máquinas e caminhões ficarão expostos na rua Cândido Costa, para que você possa ver de perto todo esse investimento que saiu do papel. É a administração municipal trabalhando pesado para uma Bento mais feliz. 1o lugar em desenvolvimento no rs e 27º no brasil (FIRJAN).

28

mostrada para os turistas que a visitam? Qual é o patrimônio cultural que deve ser preservado para os seus habitantes - se até as sólidas edificações tombam, dia após dia? A memória cultural não é infinita, deve ser mantida e preservada no dia a dia assim como, por décadas, foi sendo construída. Investe-se em manter na cidade aquilo que têm valor para seus habitantes. Preserva-se o modo de vida que traz memórias afetivas, que solidifica o fato de ser dali, de mostrar o lugar aos visitantes e poder comercializar produtos que realmente falem sobre o lugar que levem junto, como souvenir, um pouquinho daquelas histórias que só quem é dali conhece. O mistério é valioso, pode e deve ser preservado! O turismo cultural exige a participação de todos, que acontece sem notar, no modo de vida local, valorizando o que vivemos na rua, todo dia.

Vencedor do troféu gestor Público 2011 (SINDAF).

top 10 em transparência nas contas Públicas (TRIBUNAL DE CONTAS).

bento gonçalves é o município que mais investe em educação no rs. (TRIBUNAL DE CONTAS).


Cupim no espeto Ingredientes

Preparo

1 cupim 2 dentes de alho ½ cebola picada 3 colheres de azeite 200gr sal grosso Pimenta do reino à gosto sal fino na região fatiada e recolocar no fogo.

Retire somente as pelancas soltas. Lambuze a peça com azeite e tempere com alho. Deixe marinando na véspera por cerca de 12 horas na geladeira. Passe o espeto pelo centro do cupim e embrulhe a peça no papel celofane (especial para churrasco), dando de sete a oito voltas em torno da carne. Amarre bem. Assar por quatro a cinco horas, virando sempre. No final, retire o celofane e

Dica deixe dourar a gosto. Como é uma carne de espessura grossa, o cupim deve ser assado lentamente, sendo fatiado e consumido fatia a fatia. A princípio, coloca-se bastante sal grosso e dê uma primeira boa assada. Depois, é só ir fatiando e colocando sal fino na região fatiada e recolocar no fogo.

O papel celofane deixa a carne macia, como se tivesse sido cozida em uma panela de pressão.

29


Fotos: Fabiano Mazzotti

Cláudio Manfroi e Leandro Santarossa

Paulo Roberto Cardoso e Elenice Cardoso

Priscila Manfroi, com os anfitriões Roberto e Aida Manfroi Sperotto

WORKSHOP S.C.A. Modernidade, design, durabilidade, praticidade e alta tecnologia são requisitos naturais que traduzem a excelência da tradicional grife de móveis planejados S.C.A. Para comemorar os lançamentos incorporados ao showroom da marca S.C.A., em Bento Gonçalves (RS), os empresários Aida Manfroi Sperotto e Roberto Sperotto, promoveram um evento direcionado a arquitetos, construtores, engenheiros e designers da cidade e região. Além de apresentar as novidades do showroom repaginado, os convidados participaram de um workshop ministrado por Paulo Cardoso, assessor técnico da S.C.A. Indústria de Móveis e Elenice Cardoso, assessora comercial da marca. O workshop concentrou informações voltadas aos principais diferenciais técnicos agregados ao mobiliário, principalmente relacionados aos produtos Slimstone e Grafismi, exclusividade S.C.A. Margit Arnold Fensterseifer e Eliana Romagna

Augusto Manfroi e Zemira Bonadiman Manfroi

30

Engenheiro Milton Milan

Sérgio Manfroi, Cedamir e Eliana Poletto, Margit Arnold Fensterseifer


Foto: Evandro Soares Foto: James Rodrigues

Foto: Almir Dupont

Diretoria 2012-2013: Catia Scarton, Henrique Tecchio, Sandra Peruffo, Gilberto Bertarello, Rafael Marchetto, Adriana Pelicioli, Vanessa Machado, Cristiano Gallina

Fabio e Monica Studzinski no jantar de posse da diretoria do Sindmóveis

Giovano e Iva, recepcionando Renan e Eliane Piccoli na inauguração do Iva Espaço da Beleza, decorado com o mobiliário Dell Anno

Família Michelon: Elaine, Moysés e Leonora, com o presidente da Aprovale Rogério Valduga, na abertura da Vindima

Claude Troisgros, Paulo Geremia e Galvão Bueno

Ana Luisa e Felipe Borges, comemorando o aniversário da filha Larissa e dos gêmeos Marília e Jorge, em evento com muita magia e diversão na Allegria Festas

Foto: Click Fotografias

Vanessa Crestani, Letícia Dal Magro, Carine Pedrotti, e Gabriela Bottega, Ivane Fávero, Alessandra Fastofski e Roberto Lunelli na abertura da Festa da Vindima

31


32

Jornal Design XI  

Um jornal diferente.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you