Issuu on Google+


Manual de Marca


APRESENTAÇÃO

Este manual de marca serve como base para a aplicação da marca Primavera, criada para a revista de mesmo nome. Esta revista é uma publicação gratuita, destinada a circulação na cidade de Curitiba e região metropolitana.Tem como objetivo oferecer apoio a pacientes com câncer. Criada com base em amplo conceito teórico o uso da marca é uma atividade que exige total responsabilidade do designer responsável pelo objeto no qual a mesma será aplicada. Maiane Araujo Designer


SUMÁRIO

7 8 9

Revista Nome Marca

11 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

A MARCA Grid Símbolo Cores Versões Transparência Fundos Tipografia Margens Redução Proibições

23 25 26 27

APLICAÇÕES Capa Miolo Linhas

29 31 32

CONCLUSÃO Considerações Síntese


REVISTA

A REVISTA PRIMAVERA é uma publicação semestral gratuita que circula na cidade de Curitiba e região metropolitana, não podendo, em hipótese alguma ser comercializada. A primavera é a época do ano em que as flores embelezam e glorificam as árvores e jardins.Tempo de florescer e mostrar que há muita vida brotando de cada semente. Com o intuito de auxiliar pacientes com câncer, a publicação apresenta além de textos informativos, histórias de superação, dicas de livros, grupos de apoio e até indicação de vídeos. O intuito da mesma é fornecer apoio moral, possuindo, deste modo, matérias curtas e com linguagem descomplicada.

Revista Primavera • 9


NOME

O NOME “PRIMAVERA” foi escolhido pelo fato de fazer alusão a outras estações do ano: no outono caem as folhas das árvores, que voltam novamente a ficar frondosas e floridas somente na primavera. A relação é direta com os pacientes com câncer que, devido ao processo quimioterápico costumam perder seus cabelos. A primavera seria como se fosse a época em que o paciente estivesse novamente recuperado da perda capilar, assim como as árvores se recuperam da queda de suas folhas e voltam ainda mais floridas. Além disso, “primaveras” podem indicar a idade das pessoas, como se um estímulo para a pessoa ir em busca de novas primaveras.

10 • Revista Primavera


MARCA

A MARCA “PRIMAVERA” apresenta semelhança direta com as flores. É possível perceber quatro pétalas pontiagudas sobrepostas entre elas e juntas sobrepõem um fundo circular. As quatro pétalas representam as quatro estações do ano. Considerando que o ano inicia pelo verão, a primeira é a representante direta desta estação, a segunda, o outono, a terceira o inverno e, por fim, a última indica a primavera. Estas pétalas encontram-se sobre um círculo. Aproveitando-se da tendência progressiva com as quais as estações do ano se expõem é possível ainda relacionar a marca ao tratamento da pessoa com câncer. As três primeiras pétalas seriam estágios de tratamento do paciente e a última pétala representa a primavera, e o estágio final do tratamento, onde o paciente estaria curado. Revista Primavera • 11


Marca


GRID

x

18

x.0,6

A marca Primavera é estruturada a partir da LEI ÁUREA. Esta é uma lei que estabelece as proporções de modo o mais harmônico possível.

Revista Primavera • 15


SÍMBOLO

Entre as atribuições da marca é permitido o uso do SIMBOLO SOZINHO, dissociado da tipografia.

16 • Revista Primavera


CORES

C: 70 M: 0 Y: 0 K: 0

C: 40 M: 80 Y: 0 K: 0

R: 0 G: 190 B: 240

R: 160 G: 85 B: 160

Pantone 306 C

Pantone 258 C

C: 0 M: 25 Y: 100 K: 0

C: 80 M: 20 Y: 100 K: 10

R: 250 G: 190 B: 15

R: 0 G: 135 B: 70

Pantone 7408 C

Pantone 7740 C

Graças a um conceito amplamente ligado a primavera é permitido o uso da marca em DIFERENTES CORES. As cores expostas acima são apenas para exemplicar. EVITAR utilizar a marca em preto, tons de cinza e vermelho.

Revista Primavera • 17


VERSÕES

AS ÚNICAS VERSÕES PERMITIDAS, além da marca em diversas cores, são o símbolo isolado e o conjunto total da identidade visual. Não são permitidos recortes na marca ou mudança de posição entre símbolo e tipografia.

18 • Revista Primavera


TRANSPARÊNCIA

A marca possui, como um de seus recursos gráficos, a TRANSPARÊNCIA no espaço vazado, e não o preenchimento com branco.

Revista Primavera • 19


FUNDOS

É permitido o uso da marca em DIVERSOS TIPOS DE FUNDO. O bom senso do designer é requerido na hora de escolher qual cor poderá adequar-se melhor ao fundo escolhido.

20 • Revista Primavera


TIPOGRAFIA

ABCDEFGHIJKLMNOP QRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

A marca gráfica Primavera é composta pela tipografia GILL SANS LIGHT.

Revista Primavera • 21


MARGEM

x/4

x/4

x

x/4 x/4

É necessário respeitar uma margem de um quarto da altura da marca (medindo-se pelo círculo do símbolo, elemento com a maior altura do conjunto). Logo, a MARGEM DE SEGURANÇA É IGUAL À ALTURA DO CÍRCULO SOBRE QUATRO. Esta margem serve para proteger a marca de outras marcas, textos e elementos que não sejam o fundo sobre o qual ela está colocada.

22 • Revista Primavera


REDUÇÃO

5mm

Para redução da marca a ALTURA MÍNIMA deverá ser 5MM. Tamanhos menores ficam extremamente comprometidos devido a espessura das linhas da marca e também graças do uso da fonte em peso light.

Revista Primavera • 23


PROIBIÇÕES

É PROIBIDO DISTORCER, usar apesar um PEDAÇO DA MARCA ou utilizá-la com os VAZADOS EM BRANCO quando o fundo em que está exposta não é branco.

24 • Revista Primavera


Aplicações


É expressamente proibida a venda deste material! Twitter: @Rev_primavera | leitor@revistaprimavera.com.br www. revistaprimavera.com.br


A marca deverá ser disposta sempre CENTRALIZADA E NA PARTE SUPERIOR da capa da revista, considerando a margem superior de 1 cm.

SUPERAÇÃO

Após ouvir que tinha 18 meses de vida, mulher supera câncer p. 8

IDEIAS

Hospital usa personagens Revista de quadrinhos para ajudar no tratamento de crianças p. 20

DIVERSOS

Brócolis ajuda Primavera • 27a

previnir o câncer p. 26


MIOLO

Exemplo de aplicação da marca no miolo da revista.

28 • Revista Primavera


LINHAS

No miolo da revista são utilizadas estas linhas divisórias. Quando a marca for aplicada para esta função deverá respeitar sempre a ALTURA DE 8MM, para padronizar todo o material. Revista Primavera • 29


Conclus達o


CONSIDERAÇÕES

Este material deverá servir como base para todas as aplicações da marca. Pede-se ao designer, para respeitar estas normas, de modo a evitar futuros inconvenientes. Caso possua alguma dúvida com relação à aplicação da marca, pedimos, para, por favor, entrar em contato através do e-mail ajuda@revistaprimavera.com.br. Qualquer uso desta marca, que não no interior da revista, deverá ser devidamente autorizado previamente.

Revista Primavera • 33


SÍNTESE

Fonte: Gill Sans Light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

REDUÇÃO MÁXIMA: 5mm de altura. MARGENS DE SEGURANÇA: Altura sobre quatro.

PROIBIDO: distorcer, usar pedaço da marca ou utilizar os vazados em branco. EVITAR a marca em preto, tons de cinza e vermelho 34 • Revista Primavera


Revista Primavera • 35


www. revistaprimavera.com.br 36 • Revista Primavera


Revista Primavera_Manual de Marca