Page 1


pag. 62

Vítor Fontes “Rigor e Dinamismo.” Amigos Milheiroenses, Precisamos de continuar a ação, a abertura, o diálogo e a ouvir os Milheiroenses, como tem acontecido até ao presente momento! Com uma independência que nos permite chegar a todos vós, independência de cores partidárias… Pois somos todos de Milheirós e esta é a nossa Terra, onde podemos fazer mais e melhor no próximo mandato. Com o espirito de solidariedade, com o rigor e o dinamismo que tem caraterizado a nossa ação Com rigor e dinamismo continuaremos a manter o rumo! Com uma equipa coesa, solidária e ativa! Juntos continuaremos a trabalhar por um Milheirós de todos e para todos! Por Milheirós e pelos meus Amigos Milheiroenses! Vítor Fontes

Um Presidente rigoroso e dinâmico, que sabe ouvir e dar uma resposta solidária aos Milheiroenses.


Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Rigor e Dinamismo.” Rigor e Dinamismo na Solidariedade Na ação social Daremos continuidade ao Gabinete de Apoio à Família, com o objetivo de aferir, com rigor e segurança, as necessidades reais das famílias mais desfavorecidas ou em situação de dificuldade pontual. Nesta ação recorreremos a parcerias com as IPSS`s existentes na Freguesia e no Concelho, no sentido de procurar soluções e apoios eficazes. Manter o “Vamos até Si”, serviço de apoio social à população sénior, iniciado no meu primeiro mandato, dando assim resposta às necessidades da população mais idosa e com mobilidade reduzida, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. “Linha Milheirós”, atendimento telefónico personalizado de apoio aos Milheiroenses, em especial aos mais idosos, evitando deslocações à Junta de Freguesia e permitindo que o cidadão comunique e obtenha respostas aos seus problemas. Esta linha será alargada, com um horário mais abrangente que incluirá fins-de-semana. Será implementada uma vertente social que terá como objetivo o diálogo/companhia aos que necessitem do apoio de uma voz amiga. Promover o “Banco de Horas Social” que possibilita a troca de serviços entre a população, sem custos, em áreas diversificadas, como agricultura, limpezas, obras, saúde, entre outras.

Manter o Gabinete de Apoio Administrativo, que tem como principais funções o preenchimento do modelo 3 do IRS, a realização de cartas diversas e o preenchimento de impressos e requerimentos vários.

No Emprego Criação de uma Bolsa de Emprego, com as ofertas disponíveis, ao nível da Freguesia e do Concelho, que os Milheiroenses possam consultar e obter apoio na realização do seu curriculum vitae. Criar um Centro de Apoio para Iniciativas Empresariais que promovam a empregabilidade dos Milheiroenses e a inovação empresarial em Milheirós, proporcionando aos que a ele tenham acesso um conjunto de serviços e condições favoráveis que contribuam para o êxito e exequibilidade destas iniciativas.

Na Infância e Juventude Promover o apoio, ao nível da orientação vocacional, numa vertente psicológica. Facultar os espaços pertencentes à Junta de Freguesia para realização de aulas de música, dança (hip-hop, zumba, etc), karaté, entre outras, a custos reduzidos, proporcionando maior qualidade de vida aos Milheiroenses. Criação do Espaço Info-Milheirós a instalar na sede da Junta de Freguesia, com ludoteca, biblioteca e computadores para utilização dos utentes, com acesso grátis à internet. Apoio ao associativismo jovem na nossa Freguesia.

Alargar a atual “Bolsa de Voluntários” podendo assim diversificar as atividades existentes e os serviços prestados aos Milheiroenses. Manter o apoio à “Conferência Vicentina de S. Tiago de Milheirós”, na assistência que presta à comunidade.

Vítor Fontes


pag. 64

“Rigor e Dinamismo.” Rigor e Dinamismo no Ambiente e Vida Ativa No Ambiente

Criação do Instituto Sénior através do qual se dará continuidade às ações de formação sénior ao nível da Informática e se implementarão ações de formação em Inglês, Literacia, Jardinagem, entre outras, proporcionando mais-valias e competências aos Séniores de Milheirós e, principalmente, fortalecendo e valorizando a sua autoestima.

Criar um programa de sensibilização ambiental, envolvendo todos os Milheiroenses na limpeza e despoluição do Rio Leça, por todo o seu percurso em Milheirós. Esta limpeza será feita por etapas e com o apoio e colaboração de todos.

Realizar o Passeio Sénior anual, reunindo os Milheiroenses com mais de 65 anos num almoço convívio, estimulando o diálogo e a confraternização entre “vizinhos”, tornando-os mais próximos e promovendo a amizade.

Incentivar a utilização do Oleão instalado na sede da Junta de Freguesia para a recolha de óleos alimentares usados, promovendo, assim, as boas práticas ambientais.

Manter a organização do Campo de Férias, ocupando, educando e divertindo as nossas crianças, no período das férias.

Manter a limpeza de todas as artérias da Freguesia. Fazer um estudo sobre a viabilidade de colocação na sede da Junta de Freguesia de equipamentos para a produção de energia elétrica. Restauro do Moinho do Pinto, em processo de aquisição pela Câmara Municipal da Maia, e realização de estudo sobre a viabilização do restauro de outros moinhos existente na Freguesia, nas margens do Rio Leça. Requalificação e restauro das Levadas existentes no percurso do Rio Leça. Requalificação do Parque de Merendas da Levada, lugar de Alvura, dotando-o de equipamentos apropriados para atividades de lazer.

Na Vida Ativa Dar continuidade às aulas de Ginástica Sénior e de Hidroginástica Sénior a custos simbólicos.

Comemorar dias festivos como o Dia Mundial da Criança, o Dia do Estudante, entre outros, promovendo atividades lúdicas e educativas para as crianças da Freguesia. Promover o convívio e fomentar a amizade entre Milheiroenses dando a conhecer a beleza natural de Milheirós, com a organização do Milheirós em Festa, onde é servido à população porco no espeto, ou realizando Piqueniques no Parque de Merendas da Levada, Lugar de Alvura, promovendo a descida do Rio Leça em barco ou realizando Peddy Papers que promovam a descoberta da história de Milheirós. Realização de Festa Anual da Juventude, com eventos e atividades direcionadas para os jovens, como concertos ou noites temáticas, promovendo a Freguesia. Realizar o Festival Anual de Bandas de Garagem, onde as bandas da Freguesia ou do Concelho terão a oportunidade de promoção e participação. Criação de uma Horta comunitária, onde os Milheiroenses poderão dispor de um talhão destinado ao cultivo de produtos hortícolas. Garantir a continuidade da Feira de Velharias periódica e criar uma Feira de Usados/Trocas periódica.


Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Rigor e Dinamismo.” Rigor e Dinamismo no Desenvolvimento

Na acessibilidade e mobilidade

Na educação

Criação de um parque de estacionamento e zona de lazer junto à Igreja Paroquial, com a criação de artéria de ligação da Rua General Humberto Delgado à Rua Manuel José Moutinho dos Santos.

Criação de Prémio de Mérito para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, incentivando assim o gosto pela aprendizagem. Manter o diálogo e a cooperação entre a escola EB1 Monte das Cruzes e a Junta de Freguesia, possibilitando assim a manutenção e pequenas reparações do edifício de forma mais célere e eficaz.

Alargamento da Rua das Escolas – projeto ambicioso, finalmente, em fase de concretização, devido ao processo de expropriação que está a decorrer em tribunal.

Editar uma monografia com a História de Milheirós.

Manter o diálogo com os STCP no sentido da continuidade das linhas de transporte público existentes e possível alargamento a outros horários.

Promover ações de formação no contexto de Educação de Adultos e na vertente de Educação ao Longo da Vida, no sentido de promover a interação social e aquisição de novas competências. Construção de uma academia que promova a aprendizagem e partilha de experiências e saberes com atividades direcionadas desde a Infância à Terceira Idade, promovendo a aquisição de novas competências e a intergeracionalidade dirigida aos Milheiroenses, a custos simbólicos.

Assegurar a continuidade do transporte, a cargo da Junta, para o Centro de Saúde de Gueifães aos utentes que lá se desloquem.

Nas tecnologias

No associativismo

Colocação da Junta de Freguesia nas redes sociais.

Dotar o Parque Desportivo da Freguesia (campo do Inter de Milheirós Futebol Clube) com equipamentos mais modernos e colocação de relva sintética no campo de jogos.

Atualização do site da Junta de Freguesia, com uma gestão ativa e inovadora.

Apoio logístico a todas as coletividades da Freguesia, incluindo a Associação de Pais da nossa escola. Cedência de espaços da Junta às coletividades, associações e IPSS`s da freguesia, para que, de forma mais digna, possam realizar as suas atividades. Apoio logístico às Festas de São Tiago, padroeiro da Freguesia.

Vítor Fontes


pag. 66

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Vítor Fontes 56 anos Comerciante

Almiro Barbosa 57 anos Desenhador

Ana Luísa 43 anos Educ. de Infância

José Nunes 51 anos Téc. Planeamento

Manuel Ribeiro 61 anos Téc. Manutenção

Marta Ferreira 39 anos Psicóloga

Fernando Coelho 36 anos Téc. de Informática

Pedro Carvalho 24 anos Consultor

Rita Maia 27 anos Enfermeira

Manuel Barbosa 68 anos Empresário

Albino Ribeiro 47 anos Op. de Máquinas

Felismina Salazar 44 anos Escriturária

Paulo Moutinho 49 anos Téc. Analista

Joaquim Maia 63 anos Aposentado

Sónia Carvalho 36 anos Educadora Social

Agostinho Teixeira

António Ribeiro 67 anos Reformado

M.ª Cristina Ferreira

56 anos Industrial

47 anos Comerciante


Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Milheirós, a Nossa Terra.” COMISSÃO DE HONRA É com grande orgulho e sentido de responsabilidade que aceitamos integrar a Comissão de Honra da Candidatura “SEMPRE PELA MAIA” do Vítor Fontes à Junta de Freguesia de Milheirós. Fazemo-lo porque sabemos que esta candidatura é aquela que melhor pode defender os interesses dos milheiroenses, aquela que apresenta mais e melhores projetos e aquela que mais condições tem para que Milheirós continue o seu rumo de desenvolvimento. O Vítor Fontes é um homem humilde, de princípios, sério, honesto, e com um grande sentido de responsabilidade e a sua candidatura à Junta de Freguesia é constituída por milheiroenses com uma imensa vontade de trabalhar na concretização de inúmeros projetos estruturantes e marcantes para o desenvolvimento desta terra. Por tudo isto, conta com o nosso apoio incondicional. Esperamos que possa contar também com o seu. Um abraço amigo. Eng. António Domingos da Silva Tiago Dr. Manuel Marques Nogueira dos Santos

Vítor Fontes


pag. 68

“Milheirós, a Nossa Terra.”

COMISSÃO DE HONRA

Celestino Silva Advogado

M.ª José Castro Neves

Manuel José Santos Empresário

Joaquim Teixeira Eng.º Eletrotécnico

Eng.ª Téc. Eletrotécnica

João Campos T. de Atletismo de Alto Rendimento

Alfredo Vilarinho de Ascenção Arquiteto

António Tiago Vice-Presidente da C. M. Maia

Nogueira dos Santos Vereador da C. M. Maia

José Teixeira Industrial Transportes

João Paulo Carmo Doutorado Eng.ª Elet. Industrial

Emília Ferreira Neto Empresária

Emília Quelhas Costa Eng.ª Quimíca


Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Joaquim Alves da Silva Emp. Agrícola

Ana Sofia Sousa Professora 1.º Ciclo

Lícinio Fontes Desenhador

Sandra Rosa Dias Auxiliar de Educação

Marília Ramalho Eng.ª Química

Vitor Dias Téc. Informática

Rosália Alves da Silva Advogada

Justino Santos Funcionário Público

Elisabete Sousa Maia Silva Cabeleireira

Paulo Marcelo Carneiro Eng.º Eletrotécnico

Rosa Leitão Func. Repartição de Finanças

Astride Casal Secretária

Rui Ferreira Empresário

Manuela Nunes Aj. Ação Direta

Manuel Joaquim Casal Empresário

Vítor Fontes


pag. 70

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Adelaide Carmo Doméstica

António Neto Empresário

David Torres Eng.º Eletrotécnico

Vitor Ascenção Engenheiro Civil

Abílio Arantes Estucador

José Maia Encarregado

Artur Silva Serralheiro

Filipe Neto Empresário

Sónia Silva Comerciante

Olivia Cardoso Auxiliar Ação de Educação

Manuel Silva Sub-Chefe Área Ambiente

Hélder Maia Torneiro Mecânico

Liliana Gomes Designer

Joana Marques Assistente Social

Agostinho Cunha Empresário


Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Renata Lobo Jornalista

Carmen Loureiro Doméstica

David Rocha Industrial

Manuel Patarata Industrial

Manuela S. Silva Eng.ª Química

Carlos Almeida Mont. Estruturas

Rui Silva Empresário

Irene Marques Dr. Química

Alfredo Leitão Administração STCP

M.ª do Céu Queirós Reformada

Jorge Vieira Op. de Colagem

Bruno Castro Empresário

Edmundo Aurélio Mandatário

Vítor Fontes


Milheirós - Maia 2013  

Grandes Opções para a Freguesia de Milheirós