Page 1

Cultura

O rock não morreu “SE O SÉCULO XX FOSSE UM FILME, COM CERTEZA SUA TRILHA SONORA SERIA RECHEADA DE ROCK. EM 2002, ESSA MÚSICA URBANA E CONTESTADORA POR NATUREZA COMPLETA 50 ANOS DE IDADE, ORGULHOSO PELA BARRIGUINHA DE CHOPP E PELA LONGA MECHA GRISALHA QUE LHE CAI PELA TESTA, O JÁ COROA ROCK N´ROLL, ADOLESCENTE POR OPÇÃO, VALE DIZER, MOSTRA-SE PRONTO PARA OUTRAS TANTAS DÉCADAS (E, POR QUE NÃO DIZER SÉCULOS?) DE CUMPLICIDADE COM A JUVENTUDE. SE É VERDADE QUE A VIDA COMEÇA AOS 40, É BOM QUE O MUNDO SE PREPARE, POIS THE CADILLAC ROCKABILLY BAND VEIO PARA MOSTRAR O BOM E VELHO E AUTÊNTICO ROCK´N ROLL”.

Assim a banda The Cadillac apresenta ao público da “cidade sorriso” seu show em cartaz na casa noturna Hum Grau, na Praia das Charitas, lançando seu segundo CD, Cadillac History. Formado em Niterói, o grupo tem, desde o início, o lema de “preservar o bom e velho e autêntico roquenrol”. A turma faz tanto sucesso, que já tem até uma legião de fãs carentes deste tipo de música dos anos 50 e 60. E é claro que o sucesso é inevitável. A união da poeira da estrada, com o repertório alucinante, criou grande euforia em torno do tema dos Anos Dourados. Com um repertório que junta de Bill Halley a Chuck Berry e Rolling Stones, o The Cadillac não mede esforços para agradar não só àqueles conhecedores do rock, como todos ao simples fãs deste gênero. Tal fato só se tornou possível através do árduo trabalho de pesquisa que cada músico vem desenvolvendo há quase dez anos. Para quem viveu sua juventude nos tempos da brilhantina, o show The Cadillac é uma excelente oportunidade para relembrar os maiores sucessos dos grandes nomes do Rock. Já quem nasceu depois poderá descobrir o que rolava nas rádios e festas dos anos 50 e 60. Para comemorar os 50 anos do Rock, a The Cadillac preparou um repertório com clássicos inesquecíveis, como Rock around the block, Twist and shout e Satisfaction, entre outros. Quem já ouviu The Cadillac sabe que não há exagero quando se diz que trata-se da melhor interpretação e energia do bom, velho e autêntico rock. A banda é formada por Ernane Holly (guitarra e voz), Gustavo Gibi Bobe Cuspy ( Sax e voz), Lós (bateria), Fábio The Clash (baixo e voz) e Francisco Kid (guitarra e voz).

Serviço A HumGrau fica na Av. Quintino Bocaiúva, 463 – Charitas – Niterói. Reservas 2711-4413. Toda sexta às 22h. Couvert R$ 8,00 (homens) e R$ 5,00 (mulheres).

São Gonçalo

Niterói - Edição semanal: de 26/09 a 03/10/2002 Nº 7

página

1

50 mil

EXEMPLARES EM NITERÓI. ENTRE USUÁRIOS DE BARCAS, CATAMARÃS E TERMINAL RODOVIÁRIO.

Editor: Marcio Gomes

Uma publicação da Mago Idéias

Televisão

Delegado suspeita de que Maria matou Martino Divulgação/TV Globo

Eleições vão renovar gabinetes da Assembléia Legislativa do Rio Ibope divulga pesquisa sobre deputados estaduais. Altineu Côrtes aparece entre “os mais votados do Estado”

O Ibope divulgou para assinantes os resultados da última pesquisa feita dia 19/09 para eleição de deputado estadual no Rio de Janeiro. De Niterói e São Gonçalo, entre os 10 primeiros nomes, no ranking geral de todos os partidos, apenas o nome de Altineu Côrtes (PMDB) aparece. Os outros nomes citados como “os mais votados do Estado” são: Pedro Augusto (PMDB) Eider Dantas (PFL), Carlos Minc (PT), Domingos Brazão (PMDB), Roberto Dinamite (PMDB), Andréa Zito (PSDB), Paulo Melo (PMDB) e Washington Reis (PMDB). Altineu, no entanto, não canta vitória. Está fazendo vários comícios por dia, em todo o Estado, e vai conquistando apoios importantes, como o do senador já eleito, Sérgio Cabral Filho, por exemplo. A Assembléia Legislativa é composta por 70 deputados, representando, proporcionalmente, uma porcentagem da população do Estado. O candidato eleito só é considerado deputado depois de diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral e empossado no cargo pela Alerj. A solenidade de posse dos eleitos acontece no plenário da Assembléia Legislativa, no dia primeiro de fevereiro, do primeiro ano da legislatura, quando os deputados prestam o seguinte juramento: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com Altineu está cotado pelo Ibope honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do mas não canta vitória Rio de Janeiro”.

Imunidade

O artigo 102 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro diz: “Os deputados são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos”. A imunidade diz respeito à função de deputado e resguarda a sua liberdade de expressar opiniões. O deputado não pode ser preso, a não ser em caso de flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos são remetidos à Assembléia para que esta, através de escrutínio aberto da maioria dos seus membros, decida sobre a prisão do legislador, sendo que os deputados são julgados pelo Tribunal de Justiça

Decoro

Decoro parlamentar é a conduta que deve ser adotada pelos deputados. Considera-se contrário ao decoro parlamentar a utilização de expressões que configurem crime contra a honra ou que incentivem a prática de crime e, ainda: abuso de poder; recebimento de vantagens indevidas; prática de ato irregular grave quando no desempenho de suas funções; prática de atos de violência física ou moral nas dependências da Alerj; revelar o conteúdo de debates considerados secretos pela Assembléia, pela mesa diretora ou por comissão; faltar, sem justificativa, a dez sessões ordinárias consecutivas ou a quarenta e cinco intercaladas, dentro da sessão legislativa (ou seja, no período de um ano). As funções do deputado estão definidas na Constituição Estadual. Entre as quais: participar das sessões do plenário; participar das reuniões das comissões das quais faz parte; apresentar propostas de leis e proposições em geral; oferecer parecer às matérias para as quais tenha sido designado relator; discutir e votar as matérias apresentadas; usar a palavra para apresentar as reivindicações e interesses da comunidade que representa.

Plenário

Os debates em plenário devem seguir em ordem e o deputado só pode falar depois de pedir a palavra ao presidente e este a conceder. O deputado deve fazer seu discurso da tribuna, durante tempo determinado. A não observação desta norma leva o presidente a advertí-lo e até a convidá-lo a deixar a tribuna. Sempre que se dirigir a um colega parlamentar, deve chamá-lo de “excelência” e, mesmo no caso de referência em discurso, deve tratá-lo como “senhor deputado”. Enquanto estiver discursando, um deputado pode ser aparteado por outro, que deseje perguntar ou esclarecer questão relativa ao assunto tratado, não podendo ultrapassar dois minutos. O aparte é uma breve interrupção feita por um deputado (não pode ser aparteada a fala do presidente).

Toni continua fugindo de Camille para encontrar seu grande amor

Leia mais sobre o universo dos deputados estaduais na página 2.

Cena da Cidade

NO CAPÍTULO DESTA QUINTA-FEIRA - Nina deixa claro que seu objetivo na vida não é o casamento. Madalena sabe que a filha não quer largá-la sozinha. Isabela avisa Bruno que não irá se encontrar mais com ele, pois Mariusa está vigiando-a. Madalena pede que José Manoel tenha mais paciência com Nina. Humberto pede perdão à mulher e jura que sempre a amou. Mas a mágoa de Sílvia é muito grande. Manolo e Toni olham orgulhosos a fábrica, que está pronta para começar a funcionar. As operárias da tecelagem exigem aumento, senão entrarão em greve. Afonso avisa Nina que eles não têm a menor condição nem de dar aumento, nem de construir um restaurante para as operárias. Nina garante que terá pulso forte e não permitirá a greve. Maria sugere trabalhar na fábrica como costureira, mas Toni conta que Camille sabe como é o rosto dela por causa da estátua. Chega à fazenda o delegado Homero para investigar o assassinato. O delegado expõe para Francisca e Maurício a sua suspeita de que Martino foi morto por gente interessada em sua fortuna, e cita Maria. Maurício avisa que está disposto a ajudar nas investigações. O delegado pede para falar com Zangão e Forró.

SEXTA-FEIRA - O delegado estranha que Zequinha, que também encontrou o corpo, esteja viajando. Forró conta que sabe de onde o assassino atirou e mostra os cartuchos e as balas. Francisca percebe uma rápida reação de Maurício. Caterina divide com os pais a preocupação do marido ser o assassino. Farina se preocupa ao saber que o delegado não está acreditando mais na história que inventou. Rita sorri maliciosa quando Maurício afirma para o delegado que não existem matadores na fazenda. Farina e Vincenzo tentam convencer Homero que Maria não tem nada a ver com o assassinato. Ele insiste que Farina ajudou a viúva a receber o dinheiro no banco e por isso pode ter contratado alguém para matar Martino. Toni passa a tarde com Maria. Ezequiel estranha quando Jonatan conta que foi à fábrica, mas encontrou-a fechada. Jonatan propõe comprar toda a produção da fábrica e dá um adiantamento ao amigo judeu. Maria morre de pena de Camille quando Toni conta passagens da vida dela. Vincenzo mostra as armas que tem na fazenda. Homero manda que Farina leve Maria à delegacia

Um abrigo para a cultura

Através da iniciativa do professor e poeta Geraldo Lemos (autor do Hino de São Gonçalo), as entidades culturais existentes no município poderão ter seus espaços próprios. A construção de uma Casa de Cultura em São Gonçalo, reunindo a Aglac, Memor, IHGSG, Adesg, Rotary, Lyons, Afea, obteve sinal verde por parte da Prefeitura. A idéia inicial é aumentar mais três andares no prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura, onde também poderia ser instalada a nova Câmara de Vereadores. Os acadêmicos Zeir Porto e Aida Faria, o ex-vereador Zeca do Tecido, o jornalista Rujany Martins e o colunista Assueres Barbosa, entre outros, participaram do encontro. Leia mais notícias sobre São Gonçalo na página 2.

Detalhe de obra da artista plástica Cristina Amiran, que expõe pela primeira vez em Niterói. Sua arte é feita com materiais inusitados Culinária

Para comer domingo Maçã em neve Ingredientes: 2 claras; 1 pitada de sal; 50g de açúcar; 225g de purê de maçã; 1 colher (chá) de limão; ¼ colher (chá) de canela. Modo de fazer: bata as claras com o sal. Vá colocando o açúcar e bata bem até ficar em neve. Misture o purê de maçã, o suco de limão e a canela, com uma colher bem cheia de clara de ovo em neve. Bem devagar, misture o resto da clara e passe tudo, rapidamente, para um pirex. Coloque no congelador e retire pouco antes de servir.


Deputado perde mandato se faltar com o decoro parlamentar

Sociais

O deputado pode afastarse do cargo sem perder o mandato, nos seguintes casos: quando é investido no cargo de ministro, secretário de estado ou do Distrito Federal, de território, de prefeitura de capital, chefe de missão diplomática temporária; quando obtém licença médica ou sem vencimentos.

Confabulando - Jardel Junior e Jorge Cury Filho, os novos comandantes da Secretaria Regional do Ingá, foram vistos confabulando em mesa de jantar na churrascaria Porcão.

Perda de mandato O deputado fica sujeito à perda do mandato se: infringir qualquer proibição constante da Constituição Estadual; faltar com o decoro parlamentar; perder ou tiver suspensos seus direitos políticos; não comparecer, em cada sessão legislativa, a um terço das sessões ordinárias, exceto quando estiver de licença ou em missão; quando a Justiça Eleitoral determinar; quando for condenado por crime. Em alguns casos a perda de mandato é declarada pela mesa diretora mas, em geral, o deputado só perde o mandato por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Alerj, sendolhe assegurada ampla defesa. Suplentes Suplente é o candidato que teve uma boa colocação e pode ser chamado para assumir o cargo, no período da legislatura, em substituição do titular, de acordo com a ordem de colocação na votação (eleição). O suplente do deputado é convocado para assumir o lugar do titular nos seguintes casos: quando a licença do titular for superior a 120 dias; quando ocorrer a vacância do cargo, isto é, nos casos de falecimento, renúncia ou perda de mandato; quando o titular for investido nos cargos de ministro,

secretário de estado ou do Distrito Federal, de território, de prefeitura de capital, chefe de missão diplomática temporária. Nesses casos, quando o titular assume qualquer desses cargos, o seu suplente o substitui, não havendo perda de mandato do titular. Líderes de partidos Líder é o deputado que fala pela bancada do partido a que pertence, ou do bloco parlamentar, mesmo que ele seja o único representante. O líder é escolhido entre deputados do partido ou do bloco parlamentar e permanece na função até que seja feita nova indicação. O líder de partido não pode integrar a mesa diretora. Bloco parlamentar É o conjunto de partidos que se unem sob uma liderança comum, formando um bloco com, no mínimo três deputados. Mesa diretora No primeiro e terceiro anos de cada mandato ocorre a eleição para os cargos da mesa diretora para um período de dois anos. É constituída dos seguintes cargos: presidente, vicepresidente (quatro), secretários (quatro) e suplentes (quatro). Funções da mesa diretora: opinar sobre: requerimentos de licenças de deputados; proposições para alteração do regimento interno; proposições sobre os serviços de sua secretaria e condições de seu pessoal; determinar abertura de sindicâncias ou instaurar inquéritos administrativos; autorizar assinatura de convênios e contratos de prestação de serviços;

São Gonçalo Homenagem - Na passagem dos 112 anos de São Gonçalo, não podemos nos esquecer daqueles que muito trabalharam para o progresso da cidade e que não estão mais entre nós. É preciso que a nova geração saiba o que fizeram, entre outros, os ex-prefeitos Manoel Gonçalves Amarante, Egylio Justi, Joaquim Lavoura, Nicanor Ferreira Nunes, Jayme

página

1

é uma publicação da Mago Idéias de Comunicação Ltda EDITOR-CHEFE Marcio Gomes REDATORA Ana Carolina Peixoto PUBLICIDADE Juliana Peixoto Circulação: 50 mil exemplares entre usuários das Barcas, Catamarãs e Terminal Rodoviário. REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO Rua da Conceição, 188 Gr.1703- C - Centro - Niterói Cep 24020-083 Telefax. 21-2622-4531 escrevapagina1@aol.com

Campos e Gilberto Afonso Pires, o médico Luiz Palmier, professora Estephânia de Carvalho, pastor Waldemar Zarro, capitão Justiniano Faria, jornalista Belarmino de Mattos, médico e exvereador Armando Ferreira, médico e deputado estadual Aécio Nanci, promotora Maria de Lourdes Oliveira. Muito importante - Os amigos do ex-governador Geremias de Mattos Fontes (que também foi prefeito e deputado federal em São Gonçalo) e de sua esposa, Nilda Filgueiras Fontes, se aliaram à felicidade do casal, que comemorou no último sábado, 50 anos de um feliz casamento.No bairro Marambaia, uma recepção reuniu muita gente. Juntos, criaram em 22 de setembro de 1971, a Comunidade S8, entidade sem fins lucrativos, dedicada à recuperação de dependentes químicos. Lazer - O vereador Jorge Mariola requereu na Câmara Municipal de São Gonçalo, a interdição da Estrada dos Menezes, uma das principais vias da cidade, de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h, a fim de que as pessoas possam fazer suas corridas e caminhadas. O parlamentar justificou o pedido dizendo estar preocupado com o trânsito existente que pode colocar em risco a vida de todos que por transitam. Obra social - O Instituto

declarar a perda de mandato de deputado; indicar os nomes daqueles que concorrerão às vagas do Tribunal de Contas. Funções do presidente São atribuições do presidente: supervisionar os trabalhos da Alerj; representar a casa perante a coletividade; em plenário: manter a ordem durante as sessões; conceder a palavra e retirá-la durante as sessões; interromper e advertir o orador que abordar assunto diverso do que está sendo apreciado durante a “ordem do dia”; convidar o deputado que perturbar a ordem da sessão a sair do plenário; anunciar a “ordem do dia”; determinar o arquivamento ou desarquivamento de proposições. Quanto às comissões: designar os seus membros e suplentes (mediante comunicação dos líderes), através de ato próprio; convidar o relator a prestar esclarecimentos sobre parecer emitido; declarar vago o cargo de deputado em caso de falecimento ou renúncia; autorizar a realização de conferências, seminários e exposições nas instalações da Alerj. Funções do secretário Compete ao secretário, em plenário: fazer a chamada dos deputados presentes; efetuar a contagem de votos; por ordem do presidente, ler qualquer documento, administrar a Alerj e dar posse ao diretor-geral, ao secretário-geral da mesa diretora, ao procurador geral, aos diretores gerais e aos diretores de departamento da Alerj.

POR ASSUÉRES BARBOSA Social Neilton Mulim iniciou em 1996, no bairro Santa Luzia, um trabalho dedicado à recuperação e integração social de meninos de rua e de menores infratores, dando-lhes assistência social, médica e psicológica, além de oferecer-lhes cursos profissionalizantes em diversas modalidades. Com o apoio do deputado José Carlos Coutinho e do líder comunitário Altineu Côrtes surgiram mais dois pólos, um no Coelho e outro em Monjolos. Show de rock - Na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 21h, a boa pedida é curtir o som do Biquíni Cavadão, que irá apresentar o show 80, mostrando músicas consagradas da banda e de outros artistas da década, numa revisão do rock dos anos 80, no ginásio esportivo do Sesc-São Gonçalo. Comerciários, estudantes e idosos pagam apenas R$3. Outros convidados pagam R$5. Esporte - No ginásio do Clube Esportivo Mauá, no próximo sábado, será realizado das 9h às 17h, um torneio de futsal masculino reunindo equipes do Botafogo, Vasco e Flamengo. O ingresso exigido é de 10 quilos de alimento não perecível por equipe. Aos vencedores, troféus e medalhas. Programa - Sexta-feira é dia de se curtir no Caneco

Alcunha - Filinto, chefe de gabinete de Godofredo Pinto, já foi devidamente apelidado: “Hamilton Pitanga”. Manda até no prefeito. Impossível, o menino. Livro - No Calçadão da Cultura, à Rua Visconde de Itaboraí, no Centro, os intelectuais movimentaram-se e prestigiaram o escritor Wellington José de Lima, que lançou o livro Aparição. Livro 2 - Moreira Franco autografou o livro “Antes que seja tarde”, no Museu da república, no Rio. Clube da moda - Na Torninha, o professor Serrano Freire soltou o verbo, ensinando o público a se expressar corretamente. Aura Pinheiro organizou.

Acima, uma dupla que sabe tudo de moda. Os professores Sérgio Dutra, do Senai, e Viviane Salgado de Oliveira, da Universo

Embaixo, os recém-casados Charles Horta Júnior e Rita de Cássia (Vidal Melo) acabaram de chegar da lua-de-mel no Canadá. Orgulhoso está o pai dele, à direita, Charles Horta dos Santos, que aparece ao lado da sobrinha, Carla Vidal Salles

Câmara - Aníbal Bragança e Marcia Pessanha receberam a Medalha José Cândido de Carvalho, e Lou Pacheco, a Medalha Antônio Callado, neste último dia 23. Houve festança. Festa - Regina e Pedro Lentino abriram os salões de sua cobertura dúplex na Praia de Icaraí para comemorar os 16 anos da caçula Verônica. Um festival de crepes deliciosos. Moda - Tereza Austregésilo, a charmosa ex-mulher do Jô Soares, agora, radicada em Camboinhas, está com loja no Itaipu Multicenter.

Oitentão - Vital dos Santos, o jornalista com mais de 50 anos de atuação na imprensa fluminense, completa 80 anos no dia 18 de outubro. Festas acontecerão para celebrar a grande data, porque ele merece.

Maria Helna Paz entre os amigos José Webster Gonçalves e Helga, em tarde de almoço chez Ronaldo Valle e Elzita (Bittencourt)

90, no Mutondo, o conjunto de Lafaiete que tanto sucesso faz desde os anos 70. O consagrado maestro nos anos 60 fazia parte do RC-7 que acompanhava Roberto Carlos em seu início de carreira. E é muito bom se ouvir a bela voz da crooner Dina Lúcia. N.R. A coluna São Gonçalo é uma colaboração do jornalista Assuéres Barbosa, que integra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Casório - Silvia, filha de Vera e Roberto Albuquerque, casa dia 5, na Chez Cox, em Corrêas, Petrópolis, com Marcio Figueiredo. A noiva é neta dos saudosos marechal Raul Albuquerque e dona Raquel (Bezerra de Menezes), que nos anos dourados eram os principais anfitriões da cidade, quando abriam o palacete da Álvares de Azevedo para grandes festas. Pai Nosso - Um compenetrado prefeito Godofredo Silva Pinto participou da procissão em homenagem à N. S. das Dores, do Ingá. Certamente que espiando seus pecados – todo mundo tem.

Vereador - Os amigos e assessores do vereador Alzimé têm aconselhado que ele fique distante dos “ventos encanados”, como são chamadas aquelas pessoas azaradas, perturbadoras, que trazem má sorte. Toc,toc,toc. Ele que siga o conselho, porque sua primeira eleição foi garantida, graças aos esforços de gente de prestígio e iluminada. Ele, na época, um ilustre desconhecido, apesar de membro do Ministério Público. Como bom nordestino, é bom “tomar tenência”, antes que a casa caia, e com ela os votos. Cultura - Filho de peixe sabe nadar. Como sua mãe Marilene Gomes Ribeiro, presidente da Associação Niteroiense de Escritores, Luiz Marcelo também se esforça pela cultura. E está dando aulas de Restauração e Patrimônio Histórico na cidade. Na mira, o Palacete Martins Romeo, que fica em frente ao Solar do Jambeiro. Presente - SilvioLago Júnior recebeu da museóloga Heloisa Lustosa precioso colar, uma espécie de comenda, quando de sua posse na Academia Nacional de Belas Artes. A propósito, como falta uma homenagem ao seu ilustre e saudoso pai, Silvio Lago! Seu nome, há muito, já deveria figurar em uma bela rua, hospital ou escola. Falta sensibilidade aos nossos administradores.

Passatempo

1) Apresentador do Vídeo Show. 2) Mulher do Edson Celulari. 3) Viúva Porcina na vida real. 4) Domingão do... 5) Didi, Dedé, Mussum e... 6) Sobrenome da Xuxa.

Tente preencher em menos de um minuto

3 7 6 8

5

R

9 4

2

1

M

10 7) Ex-empresária da Xuxa. 8) ...potável. 9) ...Machi. 10) ...Gil.

JORNAL PÁGINA 1 - Nº 7  

Página 1 é uma publicação da Mago Ideias. O nome do jornal tem a ver com a proposta gráfica: apenas uma página, com impressão frente/verso.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you