Page 1

O cometa brilha

A estrela sobe

Uma das mais expressivas arquitetas do País, a niteroiense Mônica Gervásio, que vai dos estúdios da Globo (fez a casa de Márcio Garcia) ao alto society (desenhou o aparthotel de Tony Mayrink Veiga), com a maior categoria, agora, chega à televisão. Mônica foi convidada pela produção do Gema Brasil para repaginar o cenário do programa de Rodolfo Botino. Palmas para ela!

A bonita e charmosa Kênya, filha do pediatra Paulo César Abi Ramia, diretor administrativo da Aliança Metropolitana RJ, brilhou na passarela, outro dia. É que sua residência foi eleita pela Nitmodels Fashion Face para sediar um superdesfile, coordenado por João Pedro Sampaio. Um evento cheio de gente linda.

Editor: Marcio Gomes

Uma publicação da Mago Idéias

niteróivip

Ano IV - nº 5 - 1ª quinzena de Julho/2002

O estilo de viver de quem mora na cidade sorriso

Capela dentro do mar

Praça JK & Niemeyer

Catedral católica

Estação das barcas

À janela de ‘São’ Jorge...

A

iniciativa milionária que levará Niterói ainda mais às manchetes internacionais ganha corpo e estruturas. Comparável a grandes obras urbanísticas da arquitetura moderna, o Caminho Niemeyer é dirigido pelo engenheiro Selmo Treiger, que, coincidência ou não, também é mandachuva da Pinto de Almeida, a construtora que mais consegue ergue prédios na cidade.Pág.2

números de estilo 1 - São Francisco, de tarde, de noite e de manhã; 2 - Ler a coluna da Lou, todo fim de semana; 3 - O vento frio que sopra no MAC por estes dias. 4 - A montagem de Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, nos jardins da UFF-Engenharia; 5 - O site www.noiteedia.com.br;

Vinte e um atores integram o elenco de Sonho de uma noite de verão

6 - A pizza margheritta da Tuttopizza; 7 - O Plaza Shopping, aos domingos e feriados; 8 - Os óculos Chanel da professora Cristina Salgado de Oliveira; 9 - O terraço do apê de Aécio Nanci.

Seu nome em evidência 21-92365077

Tem Shakespeare no Ingá Após temporadas de sucesso no Theatro Municipal João Caetano, de Itaboraí, e no Museu da República, no Rio de Janeiro, a peça Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, está em cartaz nos jardins da Faculdade de Arquitetura da UFF, no Ingá/ Boa Viagem. Uma história repleta de encontros e desencontros amorosos de jovens casais, que se passa num bosque povoado por fadas e duendes. Direção de Carrique Vieira, com 21 jovens atores. Leia mais na página 3.

Como se vê, a vista do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira é pra lá de inspiradora. Dizem até que, num arroubo napoleônico, JR mandou o Hamilton Pitanga saber como é que se faz pra levar esse marzão pro Palácio Laranjeiras. Hamilton ficou de viabilizar uma comissão com Mocarzel para estudar o caso.

A cidade ganha mais jornais: ‘Seu Moreira’, a circular na Rua Moreira César; ‘Jurujuba-Já’, naquele bairro de pescadores; ‘Dona Conceição’, na Ilha da Conceição e na rua de mesmo nome; ‘Página 1’, nas Barcas, catamarãs e terminal rodoviário; e o ‘Jornal NS’, do Niterói Shopping.

a gente acha que... a fotografia, o que comanda é o foco. A máquina estando com a lente desfocada, resulta em tudo muito nublado, sem luz, sem vida, e aí a foto pode ir pro fundo da gaveta. Pois a gente acha que saiu do foco da notícia, na edição passada, quando falou de certas pessoas que não merecem aparecer aqui, nem quando mal citadas. Confundimos, sim, o foco dos acontecimentos para os quais fizemos surgir este jornal. O Niterói VIP não nasceu para discutir política, sequer para denunciar quem quer que seja, seja até por enriquecimento ilícito ou coisa mais grave. Também não estamos aqui para detonar marchand politicamente incorreta que se presta ao péssimo papel de censora. Nós aqui estamos para fazer jornalismo com charme. Isso. Charme ao descrever aquele jantar em casa das Latinis, Ravizzinis e todas as “inis”, charme ao contar daquela peça teatral, do tititi do calçadão, porque em Icaraí, cada passada é um flash (dizem até que a dona Jura, alguns quilos mais magra, é dona de loja no Shopping Icaraí). Ah!, importante: queremos “exalar” charme ao desenhar o jornal, escolher a melhor foto, por aí, para você ter prazer também ao ver, e não apenas ao ler. Mas aos leitores que se insurgirão contra nós, porque o que gostam é de ler a denúncia, e provar do disse-me-disse que às vezes contamina, avisamos que vem aí a newsletter “RAIO XYZ”. Também de nossa lavra. Para isso, os executivos da nossa empresa já decidiram o formato: A4, e a tiragem: 100 mil exemplares, circulação nacional, via mailling, para políticos e formadores de opinião. Aí, sim, o leitor poderá ler que aquele vereador das nossas paragens anda tão chamuscado quanto o Pelé e os supostos desvios da Unicef, depois das denúncias graves que podem culminar com a sua cassação. Também poderá tentar descobrir quem é aquele figurão que aumentou o patrimônio assustadoramente, sem se preocupar com o que hoje dizem os pais dos seus antigos alunos porque nas vacas magras ele era um pobre professor público.

N

Mas aí já será outro tempo, pois há tempo de plantar e de colher. Há tempo para apanhar e tempo para bater.


Caminho Niemeyer ganha corpo e traz polêmica

A catedral católica terá cúpula suspensa

O teatro terá palco aberto para enorme praça

A

s eleições para novo reitor da UFF põem fogo na cidade. Tudo o que se comenta é que o atual comandante, Cícero Fialho, não deverá vencer a reeleição. Quem viver, verá...Enfim, foi assinado o convênio para construção da Estação das Barcas de Charitas. Obra vai custar 170 milhões, e o BNDES vai financiar. Não, o Selmo Treiger não vai dirigir a obra...Procurador-geral do Estado, doutor Geraldo Arruda Figueiredo foi homenageado com jantar no Solar do Amanhecer, em Charitas, pelos amigos de Niterói e de Cantagalo. BOATOS de que Marcos Gomes vai deixar a Neltur e assumir a Cultura. É mais seu ramo. AS OBRAS na Estrada Caetano Monteiro estão paradas há quase um ano. JR começou e não concluiu. Perdendo votos.

Mar ke ting Mark Pessoal 21-92365077

CARTA “Em relação a nota publicada na segunda quinzena de junho, é lamentável que Dona Philomena Moreno não tenha conhecimento de Programação Visual e, que, nem se certifique da veracidade dos valores que informa no seu jornal. A exposição “2002 Niterói Arte Hoje” foi um sucesso e o seu material gráfico, elogiadíssimo pelo público, críticos especializados e, principalmente, pelos conceituados artistas que fizeram parte da obra”. Elza Suzuki

um filme II - Ataque dos Clones. Anakin Skywalker se converteu em um jovem aprendiz Jedi, disciplinado por Obi-Wan Kenobi que, por sua vez, já passou de aluno a mestre. Aos dois é encomendada a proteção de Amidala, que terminou seu mandato como Rainha do planeta Naboo e agora é Senadora da República. É aí que surge então o amor entre os dois jovens. Um amor proibido para Anakin, devido ao código Jedi, e para Amidala, dada sua entrega à República. É em Episódio II que podemos notar os primeiros sinais de ira do jovem Jedi, que se converterá, no passar dos anos, no malvado Darth Vader.

O Caminho Niemeyer ganha as manchetes. Inegável que despertará os olhos do mundo para Niterói. Dirigido pelo engenheiro Selmo Treiger, que gerencia os milhões nas obras aplicadas, o projeto é grandioso. A polêmica se instala porque Selmo tem vínculos com a iniciativa privada (a Pinto de Almeida), o que muita gente acha antiético. Sem dúvidas de que o turismo será incrementado. A Prefeitura alega que o conjunto arquitetônico “vai melhorar ainda mais a qualidade de vida de Niterói”. Serão 10 construções, começando pela Catedral da Igreja Batista e terminando no já existente Museu de Arte Contemporânea, na Boa Viagem. A catedral batista terá um dos maiores vãos livres do mundo. Na nave principal, haverá espaço para 5 mil pessoas assistirem aos cultos. O prédio anexo terá 8 mil metros quadrados. A Fundação Oscar Niemeyer será como uma cuia de cabeça para baixo, e terá salas para cursos de arte. O conjunto também contará com uma catedral católica, com cúpula de 40 metros de diâmetro, suspensa no ar por três apoios, com um prédio semienterrado ligado à nave. O teatro popular terá dois ambientes, para pequenos e médios espetáculos, com palco aberto para uma grande praça. Uma das curiosidades é a capela que haverá dentro do mar. Todo mundo querendo saber como é que o Niemeyer concebeu tal monumento. A nova Estação das Barcas vai ser interligada aos vários meios de transporte adjacentes: ônibus, catamarãs, táxis. Haverá estacionamento para mil automóveis.

A Fundação O. Niemeyer guardará acervo dele

niteróivip é uma publicação da Mago Idéias de Comunicação Ltda EDITOR-CHEFE Marcio Gomes EDITORA EXECUTIVA Philomena Moreno EDITOR DE CULTURA Helomar V. EDITOR DE MODA Gina Tabasco CONSELHO EDITORIAL Coco Chanel Dianna Vreeland Elsa Schiaparelli Erté Circulação: 10 mil exemplares entre formadores de opinião e pontos de encontro da cidade.

O museu do cinema será feito um rolo de filme

O

professor Luiz Paulo, um dos principais nomes do Jiu Jitsu em nossa cidade, fez uma grande festa no ginásio do Clube Central para entregar novas faixas a seus alunos. Ulisses Moreira, que, todo mundo diz, bem poderia ser um modelo de Giorgio Armani, ganhou a faixa preta. Bate um bolão, Ulisses...HELFANY Peçanha, a grande dama do balé, vai completar 50 anos de carreira no próximo dia dois de agosto. Feriado municipal...DUDA, ex-prefeitinho do Ingá, está trabalhando na campanha de Jorge Roberto Silveira no interior do Estado. Se Jorge ganhar, diz que dá secretaria a Duda, mas o que Jorge promete pode não se cumprir...FOI uma animação só o arraiá da Aldeia Curumim...O PRESIDENTE da Câmara, Comte Bittencourt, foi intimado a depor no processo sobre os salários dos funcionários, que era dividido entre os vereadores, escândalo que culminou com a cassação de Aparecida Domingues. À época, ela teria declarado que o presidente Mariuza “sabia” de tudo. Baranda O promotor comprou Marcelo Buhaten casa em quer saber se é Búzios verdade...SEU OLIBONI, o famoso Boni (não é o da Rede Globo), ex-secretário de Garotinho, está fazendo campanha em Niterói, para deputado estadual. Dizem que o moço vai tirar muito voto dos niteroienses pedetistas, porque tá com bala na agulha...E AS ANTENAS de telefonia celular continuam infestando a cidade. O verde Guida está devendo posicionamento sobre, sob o risco de ter votação pequena.

um livro Aprender a ouvir o coração é, em poucas palavras, a proposta de Isabelle Filliozat, autora do livro “O que está havendo comigo? Aprenda a lidar melhor com suas emoções”. Experiente psicoterapeuta, ela indica o caminho para lidarmos melhor com nossas emoções, que são instrumentos de consciência, servemnos de guia, em nossas escolhas cotidianas, orientam nossos atos, alimentam nossos pensamentos, em suma, dão colorido às nossas reações. Este guia usa o tema das emoções e como lidar com elas nas relações pessoais, no ambiente profissional, na vida a dois, para se alcançar o sucesso social e profissional, no casamento e na família. Editora Campus.

flash

REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO Rua da Conceição, 188 Sala 1703- C - Centro - Niterói Cep 24020-083

Telefax. 21-2622-4531 niteroivip@aol.com

força na retina Dona Rosane Monteiro, que se gaba ser a comandante do trânsito na cidade, anda merecendo o troféu abacaxi. Isso porque, na ânsia de exercer o pudê, ela vai espalhando pontos de ônibus onde não deveria. O trânsito está o caos, e ela toda pimpona, viajando para fora do país, às custas da Prefeitura, à guisa de participar de congressos sobre sistema viário, isso e aquilo. Comandando uma carrocinha de pipoca, dona Rosane faria muito mais sucesso.

PINGADAS @@@ Saudade danada de Duca Pinho, que partiu prematuramente rumo ao infinito... @@@ Jornal “O São Gonçalo”, do Grupo Universo, passando por reforma gráfica... @@@ Passou mais de um mês, e a queridíssima Marly Saade ainda é cumprimentada pelo aniversário... @@@ Bernadete e Antônio José Barbosa da Silva receberam para um jantar vipérrimo, comemorando aniversário dele... @@@ Não precisa nem reparar muito nos galhardetes que estão “enfeitando” a cidade, para se ter certeza de que Jorge Roberto Silveira submeteuse a uma leve cirurgia plástica. Deve ter, pelo menos, aplicado botox na testa. Olha só.

Seu nome em evidência 21-92365077

...as vendas diminuíram; os clientes sumiram?... Está na hora de melhorar esta rima. Mas você não precisa perder tempo procurando palavras. A MAGO IDÉIAS PRODUZ O SEU IMPRESSO, LANÇA O SEU PRODUTO, PROMOVE O SEU SERVIÇO. 2622-4531. O número que equivale a um dicionário inteiro de idéias.


Verão de Shakespeare esquenta o frio

A peça pode ser vista aos sábados e domingos às 17h, até dia 28 de julho

Após temporadas de sucesso no Theatro Municipal João Caetano, de Itaboraí, e no Museu da República, no Rio de Janeiro, a peça Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, está em cartaz nos jardins da Faculdade de Arquitetura da UFF, no Ingá/Boa Viagem. Uma história repleta de encontros e desencontros amorosos de jovens casais, que se passa num bosque povoado por fadas e duendes. Direção de Carrique Vieira, com 21 jovens atores.

Entenda o texto

Jorge diz que Zito é ‘a cara do PDT’. Pô, Pitanguy no PDT! MISTURA FINA ...Aí a repórter do canal 36 pergunta para seu entrevistado: “você acha que vale a pena abrir mão de uma boa comida pelo esporte”? Glutona, a moça; só pode ser... ...Mariuza Baranda, desde já, eleita Miss Búzios. Ela e Hugo acabaram de comprar casa no balneário, onde serão vizinhos de Zângara e Ronaldo Mesquita...

do PDT à Assembléia Legislativa. Só não ganha, se não for competente... ...Carlos Chamberlini não deixa de curtir o jogo de peteca, todo fim de semana, na Praia de Icaraí. Depois, volta pra casa, no Ingá, pedalando a sua bike...

flash

...Parabéns, Carequinha! O animado palhaço completou 85 anos de vida. Viva ele!... ...Manoel Francisco Dias Garcia deixou a diretoria do Country Club. Aliás, o Country anda precisando de renovação... ... Cargo de Secretário Regional do Ingá está vago há muito. Pouco caso do prefeito Godofredo... ... Quem está com a bola toda é o exvereador Fernando de Oliveira Rodrigues, que é o único nome

Lou Pacheco e Regina Toledo Piza, de branco, em sociedade

Teseu, duque de Atenas, vai casar-se com Hipólita, rainha das Amazonas, no primeiro período de lua nova e, chamando sua mestrede-cerimônias, Filóstrata, ordena-lhe que anime a juventude de Atenas para que tome parte na quinzena de festas que se seguirá às bodas. Um grupo de simples artífices resolve tomar parte nos festejos das bodas reais, encenando uma versão da história de Píramo e Tisbe. O lugar de reunião para o ensaio da peça seria no bosque e no carvalho do duque. Enquanto isso, o duque recebe o apelo de Egeu, cidadão preeminente que, baseando-se numa antiga lei ateniense, quer obrigar sua filha Hérmia a casar-se com Demétrio ou então aceitar a alternativa da morte ou do convento para que faça valer aquilo que lhe garantia o estatuto. Entretanto, Hérmia ama Lisandro e, desesperada, resolve fugir na noite seguinte para casar-se com o amado, na casa da tia do mesmo. Cometem, contudo, o erro de contar o que arquitetaram a Helena, amiga de Hérmia que, amando Demétrio e não sendo correspondida, procura toda ocasião de se fazer valer a seus olhos.

Os figurinos são um capítulo especial da montagem teatral O bosque, em que os amantes e os artíficesartistas vão encontrar-se, está povoado de fadas que vieram da Índia para abençoar o casamento do duque de Atenas. No momento, reina desarmonia no reino das Fadas: Oberom está em luta com Titânia, pois, ambos, rei e rainha das fadas, desejam para seus séqüitos determinado órfão. Resolvido a punir a rainha, por ficar com o rapaz, Oberom manda Puck apanhar uma flor, cujo suco espremido nas pálpebras de pessoas adormecidas fará com que as vítimas se apaixonem pelo primeiro ser vivo que vejam. Oberom planeja levar Titânia a apaixonar-se por algum monstro, mas enquanto Puck não volta, vê-se perturbado pela luta de Demétrio e Helena. Esta última lhe contara o plano de Hérmia e, indo Demétrio atrás da fugitiva, tem a seguir-lhe os passos aquela que ele não ama. Oberom ordena, então, a Puck que unte os olhos de Demétrio, que seria reconhecido pelos seus trajes. Porém, Puck toma Lisandro por Demétrio e, ao acordar, o amante de Hérmia fica perdidamente apaixonado por Helena e a segue, procurando conquistá-la. Hérmia, ao acordar, não encontrando Lisandro que dormia a seu lado, vai à sua procura e acusa Demétrio, a quem encontra, de haver assassinado seu amante. Demétrio adormece. Tendo conhecimento do erro de Puck, envia Oberom seu mensageiro para procurar Helena, enquanto coloca a droga do amor nos olhos de Demétrio. (continua na página 4)

A cidade ganha mais jornais: ‘Seu Moreira’, a circular na Rua Moreira César; ‘Jurujuba-Já’, naquele bairro de pescadores; ‘Dona Conceição’, na Ilha da Conceição e na rua de mesmo nome; ‘Página 1’, nas Barcas, catamarãs e terminal rodoviário; e o ‘Jornal NS’, do Niterói Shopping. MISTURA FINA ...Victória Alves comemorou aniversário com uma baita festa no Country Clube. Mamãe Vera Alves organizou tudo... ... O centro Cultural Criarte, que fica na Rua José Clemente, no Centro da cidade, está cheio de cursos abertos à

comunidade. Informaçoes pelo telefone 27196405... ...Foi um sucesso a festa de aniversário do produtor cultural Gilberto Pereira. Até Romário cruzou a ponte, assim como os big brothers Fabrício e Tarciana. Feliz da vida, Gilberto mostrou prestígio. É o number one da city.

COMUNICADO À CLASSE MÉDICA, HOSPITAIS E SERVIÇOS MÉDICOS E DE DIAGNÓSTICO DE NITERÓI E SÃO GONÇALO No intuito de esclarecer os fatos, vimos a público divulgar que os contratos das empresas - UPPE, CERJ, GRANDE ORIENTE e ASES foram celebrados com a “ALIANÇA COOPERATIVISTA NACIONAL UNIMED” CONFEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS MÉDICAS, e não com a ALIANÇA METROPOLITANA RJ, como tem sido erroneamente divulgado. Esclarecemos que esta nova Cooperativa de Trabalho Médico encontra-se em fase de estruturação e de formalização de seus quadros de recursos e que, no momento, não está comercializando nenhum tipo de plano de saúde. Os usuários das empresas, acima mencionadas, deverão, portanto, ter o seu atendimento dentro da rede Nacional Unimed, inclusive a da Unimed São Gonçalo - Niterói, e eventuais dificuldades ou obstáculos ao exercício do direito de pleno atendimento desses usuários serão caracterizados como “crime contra a ordem econômica” (Lei nº 8.884/94). Seus responsáveis estarão sujeitos às penas e às multas previstas em lei. A Federação das Unimeds do RJ, a Unimed São Gonçalo - Niterói, bem como toda a sua rede de médicos/hospitais e outros serviços credenciados já foram notificados oficialmente a esse respeito.


Força no cabelão...

estilo

patchwork

2

1

3

por Gina Tabasco

O

s cabelos andam cada vez mais em desalinho - uma coisa assim “acordei e esqueci de pentear”. Mas isso não quer dizer que você possa sair por aí com a cara amassada pelo travesseiro, com semblante de que o sonho não foi lá grandes coisas. O desalinho é fashion, mas tem de ter cara de bem tratado, a tintura precisa estar zero km, porque se cuidar é obrigação. Os desfiles da alta costura internacional, recentemente realizados em Paris, confirmaram a tendência. É chique sair “despenteado”, com as pontas nada uniformes. Vá ao seu cabeleireiro e peça o corte. Nós sugerimos o novo salão Werner, no Ingá, onde foi feito o corte da foto. Se o seu coiffeur for antenado, ele saberá o que fazer. Caso contrário, não corra o risco de sair por aí com “cara de boi-lambeu”. O povinho fashion não perdoa.

4

Este ano, o evento contou com as presenças do Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, do presidente da Assembléia Legislativa do RJ, Sérgio Cabral Filho, dos deputados federais, Francisco Dornelles e Márcio Fortes, entre outros. Os presidentes do CDL,

José Luiz Pascoal, do Sindilojas, Robson Gouvêa, e da Associação Comercial, Luis Paulino Moreira Leite, foram os anfitriões. Este ano, o empresário Hélio Moreira Dias recebeu o prêmio “Empreendimento do Ano”, pelo sucesso da Amoedo Materiais de Construções.

1- Cecília e Cristina Barros, mãe e filha, charme é herança de família; 2 - Marília Pires Coutinho, de shantung; 3 - dr. Kerman Gervásio e a mulher, Chrystiane (Rocha); 4 - Malka Beider, Claudio Couto e Luiz Gonzaga da Silva; 5 - Zelia Duncan e Natália Lage, nossas famosas...

5

6 7

Homenagens no CDL A Câmara dos Dirigentes Lojistas, o Sindicato dos Lojistas de Niterói e a Associação Comercial comemoraram o Dia do Comerciante, na sede da CDL, com a premiação para o “Empreendimento do Ano” e “O Comerciante”. Cada um recebeu um troféu, especialmente criado.

por Philomena Moreno

8

6 - Fátima Paz Lima e Cristiane Decnop Martins; 7 - Gilda Briggs e Gelta Mendonça Lima; 8 - Helga Barros, luminosa; 9 - dr. Sergio Verani, Maria Fernanda Eboli Lopes e dr. Marcus Faver.

continuação da página 3

9

Demétrio se apaixona por Helena

Volta Helena discutindo com Lisandro. O barulho acorda Demétrio, que se apaixona loucamente por ela, tornando-se assim rival de Lisandro. Ambos começam a lutar por Helena, quando chega Hérmia e culpa Helena por tudo. Só há uma solução: Oberom faz com que os quatro adormeçam ao lado um do outro e manda que Puck tire o encantamento de Lisandro com o sumo de outra flor. Enquanto nossos amorosos dormem na floresta os artífices se reúnem para ensaio e Puck, aproveitando a ocasião, faz com que Nick Novelo fique com cabeça de burro, o que causa o maior terror a seus companheiros. Titânia acorda e fica apaixonada pelo estranho ser. Chama as fadas para que sirvam a sua nova paixão e adormece nos braços de Novelo. Tendo conseguido a posse do pequeno órfão, Oberom resolve desfazer o encanto de Titânia e do pobre Novelo. Enquanto isso se passava, os amantes adormecidos no bosque são despertados pelo som de trompas do duque Teseu que, em companhia de Hipólita e de numerosa comitiva, vinha caçar. Egeu faz valer seus direitos, mas, agora, Demétrio defende Lisandro, pois está apaixonado por Helena. Tudo fica então resolvido pelo duque que, muito feliz com a solução, os convida para que se casem na mesma cerimônia em que se tornaria marido da rainha das Amazonas. Acorda, por fim, Novelo, que volta para o meio de seus colegas que já o consideravam como morto. A história de Píramo e Tisbe é representada para o duque, causando grande prazer aos convidados reais. À meia noite os recém casados se retiram. Oberom e Titânia vão para seus palácios, deixando Puck para apresentar desculpas e pedir os aplausos da platéia.

Seu nome em evidência 21-92365077

JORNAL NITERÓI VIP - 1 A 15 DE JULHO/2002  

Niterói Vip, marca registrada da Mago Ideias, é um jornal criado e editado por nossa empresa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you