Issuu on Google+

Clara, duas em uma...

Clara Moreira Franco com a filha: salário no Senado sem ir trabalhar...

Patrícia Baranda comemorou niver em casa de mamãe Mariuza

A gente aqui da redação tem a maior curiosidade de saber como é que a estilista Clara Vasconcelos Torres Moreira Franco, mulher do próprio, o pior ex-prefeito da história de Niterói, consegue comparecer ao Senado, todos os dias, em Brasília, de onde é alta funcionária, e ao mesmo tempo estar em sua confecção, no Rio, a Tessuti, que a leva sempre às colunas sociais. Das duas, uma: ela deixa de comparecer em um desses lugares. E como está todos os dias no posto de trabalho carioca, Clara recebe o alto salário do Senado e lá não pisa o pé. O nome dele é Moreira.

NÃO DEIXE DE VER O fim de tarde deste outono/ inverno na Avenida Litorânea, entre a Boa Viagem e o Gragoatá. NÃO DEIXE DE PROVAR A pizza napolitana da charmosa Gruta di Capri... O amendoim da bombonière do falido Cine Art UFF...

Deputado ‘atrasildo’ O deputado federal José Carlos Coutinho (foto), de muitos mandatos, é um “atrasildo” - aquele que anda sempre atrasado. Só agora ele está distribuindo pela cidade um jornal de média qualidade onde conta de sua atuação na Câmara, em Brasília, como defensor dos interesses do povo. “Basta, chega de impostos”, diz a publicação. Seu Coutinho, que blasfêmia, usa até da imagem de Tiradentes, para fazer seu marketing. Claro, a publicação é eleitoreira, porque este ano tem novas eleições. Se o nobre parlamentar tivesse o hábito de periodicamente dar satisfações aos seus eleitores, estaria tudo muito bem. Mas este não é o caso dele - de quem ninguém sabe sobre projetos e idéias.

Editor: Marcio Gomes

Uma publicação da Mago Idéias

niteróivip Vixe!

2ª quinzena de Junho/2002

cultura & badalação

estilo de viver de quem mora na cidade sorriso

a gente acha que...

números de estilo

O

ex-prefeito Jorge Roberto Silveira não aprovaria, caso fosse convidado a emitir opinião sobre, o gesto de alguns dos seus asseclas-apaniguadoscomprometidos, de censurar a circulação deste jornal na exposição do artista plástico Ricardo Campos, acontecida na primeira semana do mês, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Jornalista que é, formado por uma das mais expressivas universidades do País, a UFF - apesar da decadência das nossas instituições de ensino público nos últimos tempos - , JR sabe da importânca que tem para um país democrático a questão da liberdade de imprensa. Alguém achou de interpretar contra o candidato ao governo do Estado pelo PDT, uma notícia saída aqui, que versava sobre a liberação, “pela Prefeitura”, da criminosa obra de um novo prédio a ser erguido pela construtora Soter na Pedra da Itapuca. Ora, ora; um prefeito é muito mais do que uma prefeitura. Se ele fosse pessoalmente responsabilizado pelos desvios de conduta das pessoas que administram o dia-a-dia da instituição que representa, haveria de surgir um impeachment por dia por aí. A interpretação errônea de nossa notícia foi devidamente respaldada pela diretora do pedaço, senhora Helô Assad, que é, desde já, a partir desta edição, lançada no vento, como o Said fez com a Jade, até que a redação do Niterói VIP mude de idéia. Dona Helô autorizou a cassação do nosso jornal naquele recinto PÚBLICO, no qual ela manda transitoriamente - até que o povo não queira mais. Como diretora de galeria, que se diz marchand (favor caprichar no sotaque, leitor) “antenada”, dona Helô jamais poderia agir como censora. Um haram imperdoável, que a deixa com risco de arder no mármore quente do inferno da campanha contra, o que este jornal sabe bem orquestrar (temos MBA no assunto).

1 - A bela casa da jornalista Sônia Góes, onde grupos de intelectuais do cenário nacional costumam encontrar-se à beira da piscina. 2 - Os jantares en petit comité na penthouse dos amigos José Francisco Guimarães e Jackson Skuri, no Ingá. 3 - A piscina do Clube Regatas Icaraí, todas as tardes do meio da semana, onde a turma da natação Master reúne-se na malhação. 4 - A nova varanda da Cantina Paludo. 5 - Os jardins do Solar do Jambeiro. Sempre bem cuidados. 6 - A casa de Heloisa é uma gata, perdão, Heloisa Yamagata, no Jardim Paris.

Marketing Pessoal

7 - Leandro Brígido Pontes, ex-modelo fotográfico, que continua encantando, agora dentro de uma vistosa farda da Marinha Brasileira.

21-92365077

Seu produto reconhecido 21-92365077

T

empo de eleições nos leva a cogitar sobre a primeira-dama perfeita, como foi a Jackie Kennedy, chique, racé, única. Ela deve ser, acima de tudo, acessível ao eleitor, descer do pedestal (apesar de manter-se nele, complicado definir); precisa ser extremamente elegante no vestir (que contrate uma ssessoria nesta área, obrigação. O chapéu de dona Ruth, no Vaticano, é mau exemplo). Elegância, alías, que deve ser marca também no trato da coisa pública - alguém aí se lembra da breguice de uma senhora nordestina que, dizem, quando do marido no Palácio do Planalto, desviou o leite dos pobres na LBA? Seu nome em evidência

flash

21-92365077 NÃO DEIXE DE VER Como é chique a nova loja Hortifruti, da Marques de Paraná.

NÃO DEIXE DE PROVAR O salmão marinado do restô Paludo.

QUANDO AS VIPs SE ENCONTRAM: MARIA HELENA PAZ, AILKA FUSCALDO, MARIA JOSÉ LATINI DE CARVALHO E MELLO E MARIA HELENA PINHO...

Moreira Franco quer seu voto. Cuidado com ele! O pior prefeito da história de Niterói, Moreira Franco, tem instalado faixas em pontos estratégicos da cidade lembrando aos niteroienses que foi ele quem fez isso, fez aquilo, etc. e tal. O TRE, por incrível que pareça, nada faz. O que Moreira não lembra aos niteroienses é o fato de que em seu tempo na Prefeitura, urubu voava de costas pela cidade, símbolo de vergonha, e Niterói era conhecida pela singela alcunha de “o buraco do Moreira”, pois o asfalto era uma cratera só. Moreira também esqueceu de lembrar aos seus “eleitores”, que ele deixou na Prefeitura uma dívida monstruosa e milionária, que será paga até o ano de 2020. Moreira Franco? Toc, toc, toc!


Léo, orgulho da cidade!

O craque da bola levou o nosso charme ao Japão

por Philomena Moreno

flash O CAPITÃO DE MAR-E-GUERRA LUIZ CARLOS DE CARVALHO ROTH, ORGULHO DAS FORÇAS ARMADAS E DE NITERÓI, FOI A ROMA E ESTEVE COM O PAPA JOÃO PAULO II

M

OCARZEL, falando no canal 36, da NET, todo Sissi. ‘Si sintindo’ o

próprio Juscelino Kubitschek. Fala com pose de estadista, empostando a voz mal feita, mas não se aprofunda, porque não tem base intelectual nem experiência política para isso. Diz-se candidato à Prefeitura, mas a única base que tem é a do cimento e dos vergalhões das vigas - de preferência formatadas pela construtora Mirak... NITEROIENSE Eduardo Rappel é o novo diretor-geral da Organização Nacional e Industrial de Petróleo...O ADVOGADO Marcio Pacheco de Mello, ex-presidente da OAB, mudou-se de Icaraí. Agora, reside no Ingá...ORESTES SILVA, o grande artista plástico, e sua mulher, Maria Libia Mello Assef, estão planejando mudança para Nova Petrópolis, no Sul do País. JOÃO SAMPAIO não se assusta com Mocarzel. O ex-prefeito vai candidatarse, novamente, à Prefeitura da cidade. Niterói VIP vota nele! FAMOSO médico da cidade teve o seu BMW recolhido pela Justiça, por falta de pagamento.

Mar ke ting Mark Pessoal 21-92365077

DESIGN GRÁFICO do catálogo da exposição “Niterói Artes Hoje”, uma coisa simples, repetindo o mesmo desenho em todas as páginas, apenasmente mudando texto e fotos de localização, custou a bagatela de R$ 17 mil reais. Dona Kátia De Marco autorizou o pagamento. Também, o dinheiro não é dela.

Seu nome em evidência 21-92365077 PINGADAS @@@ Quem conhece o trabalho não quer outra coisa. Os cartões-postais fotográficos de Liane Arêas (poeta e escritora) são lindos. Parabéns! @@@ O prefeito Godofredo Pinto retornando de São Paulo, onde compareceu ao Congresso Internacional de Gestão de Cidades. Prefeitos de todo o mundo reunidos. @@@ Um casal belíssimo de nossa cidade: Carolina e William Hunstch.

Leonardo, o nosso craque-galã (casado, meninas), está/esteve entre o Japão e a Coréia comentando a Copa do Mundo para a uma emissora de TV coreana, que a assessoria de imprensa dele não soube dizer qual é. Ele aproveita que também é deus por lá - só perdendo para o Zico - e leva o chame do niteroiense à terra do sol nascente. Leonardo não pode caminhar nas ruas, sem que um batalhão de estrangeiros de todo o mundo peça o autógrafo de praxe. Léo, maneiro, gente boa às pampas, e simpaticão, fica com os dedos doendo, mãs não deixa de atender a todos. Volta logo, Leonardo; Itacoatiara clama por sua presença!

D

ois veredores inexpressivos de nossa Câmara Municipal, Ricardo Neves e Felipe Peixoto, estão brigando em plenário pela “posse” de um terreno de 20 mil metros quadrados na Região Oceânica. O Peixoto quer fazer uma praça no local, o Neves é contra. Quem dá mais?...FALAR NA CÂMARA, muita gente, por lá também, tem o seu quê de Maria Antonieta e seus brioches. O vereador Renê Barreto, por exemplo. Durante os jogos do Brasil na Copa, ele tem promovido um café da manhã na Região Oceânica, com farta distribuição de “concentrado de bromato” para os eleitores.

@@@ Nosso Rafael Vicente foi selecionado para participar da exposição “Novíssimos 2002”, tradicionalmente promovida pelo Ibeu Copacabana, uma vez por ano. @@@ O vereador Paulo Eduardo Gomes (PT) fez requerimento à Prefeitura solicitando esclarecimentos ao prefeito Godofredo Pinto (PT) sobre um certo contrato que deu à Construtora Antlântica o riquíssimo privilégio de construir casas populares em convênio com a Caixa Econômica Federal. Eduardo não é brinquedo, não!

flash A imprensa européia diz que ela, Sophie Rhys-Jones, mulher do príncipe Edward, do Reino Unido, é a sucessora de Lady Diana. E você, o que acha? E-mails para a redação

niteróivip é uma publicação da Mago Idéias de Comunicação Ltda EDITOR-CHEFE Marcio Gomes EDITORA EXECUTIVA Philomena Moreno EDITOR DE CULTURA Helomar V. EDITOR DE MODA Gina Tabasco CONSELHO EDITORIAL Coco Chanel Dianna Vreeland Elsa Schiaparelli Erté REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO Rua da Conceição, 188 Sala 1703- C - Centro - Niterói Cep 24020-083

Telefax. 21-2622-4531 niteroivip@aol.com

força na retina Tem gente que imagina que o sobrenome de Dayse Monassa também é Safra. Só isso explicaria o séquito de seguranças com os quais a presidente da Clin anda pela cidade, até em direção ao cabeleireiro,o Mauros & Tamiros, no Ingá. Pô, Dayse, faz por menos, porque o poder é transitório. Hoje presidente, amanhã gari, mesmo no sentido figurado; tudo pode acontecer, nêga!

PINGADAS @@@ O vereador Comte Bittencourt passou um final de semana prolongado na Região Serrana. Pode ir se acostumando com a região, porque, se tiver o seu mandato cassado, como a vereadora Aparecida Domingues, envolvido que está, até os poucos cabelos, em processo que tramita no Ministério Público, vai ter muito tempo para passar de pernas pro ar, tomando chocolate e chorando na cama, que é lugar quente. @@@ Muito bonito o trabalho social desenvolvido pela Crecre Lizete Fernandes Maciel, que atende a 100 crianças carentes. Se o poder público não faz, cabe à iniciativa privada fazê-lo. @@@ Delicioso de se ouvir o CD da cantora Denise Pinaud. Chamase Primeira Audição, e já está nas lojas. @@@ Alô, alô, Marciano, aquele abraço, alô, torcida do Cantusca, aquele abraço!

um filme

um livro

um lugar

FLORZINHA, Lindinha e Docinho, as meninas mais famosas do universo dos desenhos animados, se preparam para invadir as telonas do Brasil a partir do dia 12 de julho. Na saga, intitulada As Meninas Superpoderosas, o Filme, elas contam como se transformaram nas protetoras oficiais da cidade de Townsville. Criadas em laboratório pelo professor, as garotas combatem criminosos e se transformam em ídolos da população. Mas nem tudo é cor-de-rosa: na cidade também mora o vilão Macaco Loco, responsável pelos superpoderes das três ao deixar um certo Elemento X cair na poção feita pelo cientista. O desenho tornou-se preferido do público ao estrear nos EUA. No Brasil, as garotinhas chegaram com uma série no canal de TV por assinatura Cartoon Network. Elas já estampam roupas, cadernos, chaveiros e outros produtos.

POLÊMICO e pensador, o exministro Roberto Campos acaba de ganhar uma nova biografia. Embora o autor afirme que se trata de uma reportagem/ perfil, “destituída de pretensões biográficas”, o livro, publicado pela Editora Campus, conta o lado mais íntimo e curioso de Campos, com revelações inéditas e episódios preciosos. Roberto Campos - Um Retrato Pouco Falado, do jornalista Olavo Luz, 152 páginas. R$ 19,00.

NÃO TEM PARA nenhum outro lugar. Uma tarde passada no Museu de Arte Contemporânea é páreo duro para uma incursão pelo Louvre (Paris) ou mesmo pelo MoMa (Nova York). Com o agravante (para os estrangeiros) de que a nossa vista é deslumbrante. Sabe-se que a Baía de Guanabara, vista assim do alto, mais parece um céu risonho - não queira vê-la de perto -, e já que se fala do MAC, essa excelência de arquitetura ousadamoderna, nossa cidade, por ele, vai ao topo, desconcertando a falsidade das ideologias de “qualidade de vida”, e centrando-se no alvo da pura arte, da cultura de suculentas veias. (Helomar V.)


E Jorge, vai ser governador?

Tem gente que acha que para isso ele deveria

mudar - cumprir o que promete, por exemplo...

Jorge Roberto: um monte de gente espera pelo que ele prometeu na última campanha rumo à Prefeitura...

Jorge Roberto Silveira, adepto da lei de Gerson, aquela que versa sobre “levar vantagem em tudo”, ao que parece, anda beneficiando-se do fato de que será o único homem na corrida pelo Governo do Estado. Não desmerecendo o sexo feminino, mas some-se aí o fato de que suas concorrentes beiram à inexpressividade. Jorge também é, talvez, o único político da história da humanidade que “não gosta” de povo - o mesmo povo que dá a ele o voto (é claro que não vai aqui nenhuma semelhança com o antológico deputado Justo Veríssimo, personagem de Chico Anísio mas...). Só assim explica-se o fato d’ele não andar pela cidade, não encarar o eleitor de frente, como deveria, como age um político destemido e verdadeiramente representante do povo. O ex-prefeito só sai de casa em tempo de final de campanha, ou quando, às vezes, em carro trancado à moda papamóvel, vai ao gabinete, na sede da Prefeitura. O que ele prefere mesmo é receber seus secretários no apartamento com vista para o mar, onde mora rodeado de obras de arte, na Praia da Boa Viagem. Ali, ele fuma o seu cigarrinho, entupindo os pulmões, cogita contra os inimigos políticos e despreza quem a ele foi fiel. Além de vencer as mulheres, Jorge Roberto Silveira vai precisar também adotar uma prática da qual não é muito adepto: cumprir as promessas que faz em tempo de campanha. Sob o risco de perder muitos votos nos futuros pleitos.

Jambeiro, lugar bom pra namorar...

flash

N

iterói acaba de ganhar uma bela praça pública. Os jardins do Solar do Jambeiro estão abertos à população, das 9 às 18 horas, sempre de terça a domingo. Além de espécies raras da flora brasileira (todas catalogadas e identificadas), o jardim conta com canteiros de ervas aromáticas e medicinais, a exemplo do Museu Cloister, de Nova York. Carrinhos de bebê são bem-vindos, mas bicicletas e skates não são permitidos. As visitas ao casarão da Rua Presidente Domiciano só acontecem das 14 às 18 horas, com ingresso a R$2,00.

Kilza com Acácia Pires de Mello, Elísio Moreira da Fonseca e Vânia Bonelli

3 a carta de kilza Kilza de Farias Mello, uma das mais expresivas mulheres da sociedade niteroiense, artista plástica e esteticista de mão cheia, enviou carta à nossa redação: “Parabenizo toda a equipe pela qualidade do NITERÓI VIP, que, na minha opinião, ocupa o lugar de um jornal justiceiro. Adorei! As alfinetadas foram bem endereçadas. Não podemos calar o sentimento do cidadão fluminense e niteroiense. Sucesso, sucesso, sucesso! Beijos de Kilza”.

Nos jardins do Solar do Jambeiro há ervas aromáticas PASSADO E FUTURO O Solar do Jambeiro foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira. Retrato típico de uma época de luxo e riqueza, o solar é um exemplar notável da arquitetura residencial urbana de meados do século XIX, com autênticos azulejos de padrão característico das construções portuguesas. Segundo Cláudio Valério Teixeira, presidente da Fundação de Arte de

Niterói, o Solar do Jambeiro vai sediar um centro de referência da pintura brasileira do século XIX, com ênfase no paisagismo. Este centro organizará exposições dos mais importantes pintores paisagistas do século passado, tais como Giovanni Castagneto, Antônio Parreiras, Henri Vinet e Nicolas Antonio Facchinetti. Solar do Jambeiro Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói, tel.: (21) 2620-1097

Texto enviado pela assessoria de imprensa do Solar PINGADAS @@@ Rotary Club de Niterói tem novo presidente! Modestino José Póvoas da Silva! Que seja bem chegado! @@@ Nossos parachoques ao Clube Regatas, pelos 107 anos de vida! @@@ Wolney Trindade quer reeleição na Alerj. Mas antes precisa mostrar serviço! @@@ Godofredo Pinto, nosso prefeito, empossou novos secretários regionais. Em Icaraí, Pedro André Maciel, no Caramujo, Paulo Estêvão Botelho Domingos, em Santa Rosa, Verônica dos Santos Lima. Você conhece? Ninguém! @@@ E o Gallo, heim? Quer ser deputado. Quem viver, verá.

APARTAMENTO em prédio granitado, de luxo, na Praia de Icaraí, carros importados último tipo, casa de praia em balneário de fama internacional, restaurantes entre seus muitos bens materiais. Não, não se trata de um ganhador da Mega Sena, mas de um dedicado servidor público, adepto da caderneta de poupança. Samba, lelê!

JÁ ESTÁ VIRANDO cena de Sebastião Salgado, o fotógrafo do caos, a presença de dezenas de meninos e adolescentes abandonados, no Centro da cidade, bem ali perto da Concha Acústica, ao lado do campus da UFF. Todos cheirando cola e/ou removedor de tinta, instalando a baderna, roubando os usuários dos ônibus para a Zona Sul! Falta algum figurão desses propagadores da tão incensada “qualidade de vida” tomar providência. Ao invés de recolher os gatos do Campo São Bento, bem que o poder público municipal deveria dar assistência àqueles “irmãos” desprovidos (e capazes) de tudo!

Seu nome em e vidência evidência 21-92365077 MUITO BONITA a promoção do Ibama, em conjunto com a Petrobras, de estímulo à preservação das tartarugas marinhas. Instalado no final da Praia de Icaraí, um complexo de estandes e quiosques apresentará à população, até o dia 14 de julho, através de oficinas de arte, peças teatrais, e mesmo conexão com a internet, a essência desse projeto ecologicamente correto. O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Harduim, deveria apresentar mais idéias assim.

Depois do sucesso em sua estréia no

Depois do sucesso em sua estréia no

O desembargador João Carlos Pestana e sua mulher, dona Cristina...

A PRAIA DE Itacoatiara clama pela presença mais constante de dois gatos de nossa cidade, que andam sumidos. Flavio Zveiter e Eduardo Serpa Pinto. Quando eles chegam naquelas areias escaldantes, o povo vai à loucura, as meninas ficam ensandecidas, e até o sol pede seus sais de banho. Calor!


moda

Ele e o jeans

por Gina Tabasco

D

urante a década de 1850, Levi Strauss lançou o jeans na Califórnia, como roupa de mineradores de ouro. Cem anos depois, a moda internacional se rendia ao charme do índigo blue, já variando-o e explorando suas prerrogativas de tecido forte, robusto, pau pra toda obra, o que ganhou a simpatia dos fashionistas, que é como são chamados os seguidores da moda. De lá para cá, o jeans ganhou glamour, chegou até aos salões, ou seja, virou um clássico. Tem gente que o usa com blazer e gravata, em forma de calça ou de camisa, ficando show. Tem gente que prefere o jeans só num detalhe. Para estes, só um exemplo, a Gap, famosa griffe americana, lançou um bonéjeans que é um ícone para a juventude novaiorquina. Há quem o prefira mais claro, ou o genuíno, bem escuro, sem as lavagens químicas que às vezes quase o descaracterizam. Tem gente que prefere a linha color - há gosto pra tudo. Na foto acima, de Flávia Tolini, o modelo Adriano, também um lutador de boxe, mostra-se confortavelmente dentro de camisa de gola clássica, com mangas arregaçadas, e calça riscade-jeans, de corte mais ajustado. Luxo do luxo (o jeans e o modelo). Na foto ao lado,Karla Braga, Vitor Cardoso, Therezinha Menezes e Ana Thereza Wiedemann, na festa que inaugurou uma das academias mais tranchãs da cidade, a Master, na Alvares de Azevedo, Icaraí. É o quarteto quem dá as cartas no local. Beleza!

flash

DONA KÁTIA de Marco ficou uma arara, quando viu seu nome aqui, criticado por sua gestão, péssima, à frente de um órgão da Fundação Niteroiense de Artes. Dona Kátia, o NITERÓI VIP não é contra ninguém - só defende os interesses da coletividade... A LINDA Giullia Baranda Martins ganhou uma festança de aniversário na casa de festas Tio Sam, na Região Oceânica. Todo mundo foi, atendendendo a convite de mamãe Patrícia e papai Ricardo Martins.

patchwork

por Philomena Moreno

Reflexão: pelo andar da carruagem, estaremos mal em liderança política nos próximos anos: Fernando de Oliveira Rodrigues, Gallo, Wolney, Fernando Nery, Comte, e mais, e mais. Todos querem ser deputado. Tudo farinha do mesmo saco!

1

2

POUCAS mulheres na cidade têm a classe de Cristina Salgado de Oliveira. A diretora marketing da Martins, Hilton 1de - Aloísio Decnop Universo é um Lins, Togo de Barros e Regina luxo!... MARCOS Leão; GOMES na Neltur é 2promessa - Rolandodee Fátima grandes Cunha Ferreira Pinto; 3realizações. - Eloísio e Wilma Marcos sabe tudo... Baptista de Almeida, ESTAMOS NO Silvio e Izolina Fuscaldo outono, e a hora do Curi, e Gabriela Paz chá fica cada vez mais concorrida. Madruga; programa para 4Um - Maria de Fátima 4 tarde dessas é a Moreira Xavier e os Casa do filhos, belos, José Flamboyant...O CANTOR Errol fez Carlos e Carlos um bonito show na Henrique; igrejinha de São 5 - Ismênia Decnop Francisco, Martins, Paulo Knauss, comemorando Eleonora Machado, aniversário de carreira.e Cena Letycia Patrícia muito bonita... Araújo. QUEM ESTÁ passando férias em Niterói é a baronesa Zilá Maria de Araújo Góes Decker. Veio da Holanda com o marido, Robert Decker, e a filha, Amanda Alexandra Martina Decker, nome de princesa.

3

5

Marketing Pessoal 21-92365077

DONA MAGDA Bittencourt é funcionária nomeada, e publicada no Diário Oficial, da Secretaria Municipal de Educação, onde seu maridão, o presidente da Câmara, Comte Bittencourt, também dá as cartas. Em que setor ela trabalha, e em que horário?


NITERÓI VIP - 16 A 30 DE JUNHO/2002