Pesquisar o Universo para entender a Terra

Page 16

16

As magras – Se a estrela for das mais “magrinhas”, com massa inicial até oito vezes a massa do Sol, ela começa a vibrar, até expulsar de uma só vez toda sua camada externa. Essa camada se espalha lentamente pelo espaço, aumentando cada vez mais de tamanho e adquirindo um brilho intenso. Nessa fase, a estrela é uma nebulosa planetária, um dos corpos celestes mais bonitos de se observar. Enquanto isso, a parte interna da estrela vai ”encolhendo”. Primeiro, ela é a estrela central da nebulosa planetária. Depois, transforma-se numa anã branca, uma estrelinha quente e muito densa. Sem combustível para queimar e manter seu brilho, a anã branca vai esfriando aos poucos, até se transformar em anã negra, que é uma espécie de estrela sem brilho. As gordas – Se a estrela for mais “gordinha”, digamos, com oito vezes mais matéria que o Sol, sua morte é mais violenta e espetacular. Esgotado o combustível, ela também fica instável e sofre as mesmas pulsações que as menores. Mas a matéria é tanta que a queda sobre o núcleo é muito violenta. A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pode chegar a pesar milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado de estrela de nêutrons. A luz dessa estrela é emitida em uma direção preferencial, como um holofote. Isso, em combinação com o fato de que a estrela gira muito rapidamente, faz com que o brilho da estrela aumente e diminua, como se fosse um luminoso de ambulância. Essa luz intermitente é conhecida como pulsar. Quando uma supernova explode, onde antes havia apenas uma estrela fraquinha, aparece, no céu, um objeto extremamente brilhante.

Buraco negro Mas se a estrela for mesmo “muito gorda”, com massa equivalente a trinta ou mais Sóis, quando acaba o combustível, as partes externas caem sobre o núcleo de uma forma violentíssima. Na verdade, a atração em direção ao núcleo é tão forte que nada consegue escapar, nem mesmo a luz. Como a luz não escapa, esse corpo é escuro. Por isso, recebe o nome de buraco negro. É muito difícil observar um


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.