Issuu on Google+

Banco de Dados Pode-se considerar como um banco de dados qualquer tipo de sistema que reúna informações e as mantenham organizadas. Usualmente um banco de dados agrupa registros para um mesmo fim. Na maioria das vezes um Banco de Dados (BD) é gerenciado e acessado por um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). O SGBD é um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um BD (BIANCHI WAGNER, 2012). Modelo Conceitual O modelo conceitual é baseado no mais alto nível e deve ser usado para o envolvimento do cliente. O modelo conceitual é mais fácil de compreender, por não haver limitação ou aplicação de uma tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui, se chama Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverá ser identificado todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados (BIANCHI WAGNER, 2012). Modelo Lógico O modelo lógico visa algumas limitações e inclui recursos de padronização e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. Deve ser criado com base nas modelagens de dados criados no modelo conceitual (BIANCHI WAGNER, 2012). Modelo Físico No modelo físico é feita a modelagem física do modelo de banco de dados. Visa as limitações impostas pelo SGBD escolhido e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados, deve ser criado baseando-se nas modelagens de dados criados no modelo lógico (BIANCHI WAGNER, 2012). DBDesigner O DBDesigner é uma ferramenta usada para o projeto de um banco de dados que associa a modelagem, o projeto, a implementação e a manutenção em um mesmo lugar. Foi desenvolvida por uma empresa e atualmente encontra-se na versão 4 e está disponível para download para plataformas Window e Linux (disponibilizada sob a licença GLP). Usa o banco de dados com o SGBD MySQL, portanto, para utilizarmos todas as funcionalidades da ferramenta é necessário a instalação do MySQL. Quando se utiliza a ferramenta DBDesigner você sempre trabalha com um modelo que é uma visualização armazenada em uma base de dados (tabelas, relações, índices, etc.). Então dessa forma é possível definir e armazenar dados em tabelas diretamente no modelo. MySQL O MySQL é um SGBD (Sistema de gerenciamento de banco de dados) e utiliza a linguagem SQL como interface. Atualmente é um dos bancos de dados mais usuais. Foi criado na Suécia e foi comprada pela Sun Microsystems em 2008, na época foi considerada a compra mais cara no setor de licenças livres.Um dos grandes motivos do sucesso do MySQL é a fácil integração com diversas linguagens de programação.


PhpMyAdmin Aplicativo web desenvolvido para PHP usado na administração do MySQL pela internet. Seu uso nos permite criar, remover, alterar tabelas, inserir, remover e editar campos e inserir executar códigos SQL. Utilizado principalmente por programadores web, é uma ferramenta essencial em quase todos os tipos de hospedagem. Descrição da Base de Dados Tabela Conta A Tabela 1 foi criada para realizar o cadastro da conta do usuário, para que o mesmo possa ter a acesso ao sistema de controle financeiro.

Tabela Participante A Tabela 2 foi criada para realizar o cadastro de participantes associados a conta, para que o mesmo possa ter a acesso ao sistema de controle financeiro, efetuando lançamentos como participante da conta.


Tabela Contato A Tabela 3 foi criada para que usuário ou não do sistema de controle financeiro, possa enviar seu contato, em forma de comentário, sugestão, problema, etc.

Tabela Categoria A Tabela 4 foi criada para o cadastro de categorias, o sistema já possui categorias padrões, porém o usuário pode cadastrar categorias que lhe atendam da melhor forma.

Tabela Subcategoria A Tabela 5 foi criada para o cadastro de subcategorias, o sistema já possui subcategorias padrões, porém o usuário pode cadastrar subcategorias que lhe atendam da melhor forma.

Tabela TipoPagamentoRecebimento A Tabela 6 foi criada para o cadastro de tipo de pagamento e recebimento, o sistema deve controlar a forma de pagamento e recebimento (dinheiro,cheque,cartão de débito, cartão de crédito, etc.). As informações dessa tabela são inseridas pelo sistema.


Tabela Gasto A Tabela 7 foi criada para o lançamento de gasto para o controle financeiro, tendo o usuário os dados necessários para melhor controlar suas finanças.

Tabela Receita A Tabela 8 foi criada para o lançamento de Receita para o controle financeiro, tendo o usuário os dados necessários para melhor controlar suas finanças.


Esquema de Banco de Dados O esquema de banco de dados do projeto “Nexus Finanças” foi desenvolvido para se ter uma relação lógica com os objetos que serão armazenados pelo sistema. Modelo Conceitual


Modelo L贸gico A Figura representa a Vis茫o l贸gica da base de dados.


Conclusão Fraquezas: - Tempo disponível - Recursos Computacionais disponíveis - Equipe responsável Forças: - Web (Sistema online acessível em qualquer dispositivo, a qualquer momento e local) - Virtualização (Sistema informatizado visando faciliar a inserção, visualização, análise e tomadas de decisões com os dados obtidos) - Baixo custo (Sistema gratuito com funcionalidades básicas porém não mesmos importantes aos usuários e planos acessíveis a usuários premium) - Mobilidade (Com o desenvolvimento do app para android) Ameaças: - Tecnologia (Devido a tecnologia utilizada ser Java a mesma é muito visada para ataques hackers devido a grande utilização da mesma em diversos sistemas e aplicativos em todo o mundo) - Perdas (Risco de falhas em Hardware no servidor da aplicação, onde para evitar esta faha é necessário ter um servidor de redundância para garantir a segurança dos dados dos usuários) - Erros de Conexão (Erros decorrentes de falhas na conexão de internet dos usuários) Oportunidades: - Diferencial do sistema é a facilidade de uso e melhorias constantes ao sistema afim de ofercer maiores opções aos usuários Melhorias: - Consultores online para dúvidas dos usuários e orientações financeiras (análises financeiras). - Relatórios e gráficos com diversas informações a fim de auxiliar e orientar os usuários.


Tcc magno