Issuu on Google+


SUMÁRIO

O que o profissional faz: O profissional de educação física pode fazer várias atividades, dentre elas: regular o condicionamento físico, dar aulas, acompanhar grupos especiais (idosos, gestantes, dentre outros), fazer recreação, trabalhar em setores terceirizados, turismo ecológico.


O curso

Salário inicial:

Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso. Para dar aula nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso fazer licenciatura.

O salário varia de estado em estado e de área em área, em São Paulo o salário inicial pode variar de 1.180,00 a 1.380,00

Duração média: quatro anos.

Fonte : Sindicato dos profissionais de educação física do estado de São Paulo.

Mercado de Trabalho : Com a preocupação do brasileiro com o corpo ,o mercado está em alta .Por isso ainda tende a crescer o numero de participantes em academias de ginástica ,uma das principais empregadoras desta área. Clínicas e hospitas também estão a procura desses profissionais para manter o condicionamento físico dos pacientes.


Perfil do profissional:

Exercer a função de liderança de caráter democrático, inovador, criador, empreendedor e demonstrar compor. Apresentar destacada capacidade analítica e sintética tamento ético ajustado à dinâmica do processo de uma com ampla visão da realidade e atitude crítica diante da sociedade em constante mutação; mesma; . Compreender, analisar, estudar, pesquisar profissional e academicamente, esclarecer, transmitir e aplicar os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física e desportiva nas suas diversas manifestações, levando em conta o contexto histórico-cultural; . Atuar nas dimensões de seu campo profissional, o que supõe apresentar fundamentação qualificada nas áreas relacionadas da Educação Física e das práticas essenciais de sua produção, difusão, socialização e de competência técnico-instrumental a partir de uma atitude crítico-reflexiva e ética; . Disseminar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre a Educação Física, analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente;

. Promover uma educação efetiva e permanente para a saúde e a ocupação do tempo livre e de lazer, como meio eficaz para a conquista de um estilo de vida ativo e compatível com as necessidades de cada etapa e condições de vida do ser humano; . Contribuir para a formação integral de crianças, jovens e adultos , no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes; . Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas à atividade física, por vias formais e/ou não formais, dentre outros.


Entrevista com profissional: Elivan Jr.

1

)O que levou você a fazer faculdade de educação física?

)

3 Na sua carreira esportiva você se relaciona com qual esporte?

R: Fui atleta de vários esportes, uns porque meus ami-gos estavam lá, como o futebol, natação (inclusive na natação foi onde consegui meus primeiros empregos), handebol, mas foi e é nas lutas que sempre me com-pleto. Me graduei ate a faixa roxa no karatê shotokan, onde participei de poucas competições, mas no jiu-jitsu me graduei ate a faixa marrom, onde estou atual-mente e consegui minha maior façanha, me sagrei campeão mundial na faixa roxa no ano de 2003 no Rio de Janeiro, foi uma emoção incomparável. 4)Se você não fosse educador físico, o que seria? R: Não sei ao certo, mas acho que poderia seguir dois caminhos: a área da saúde , onde me sinto a vontade e estou atualmente seguindo carreira, cursando o mes-trado em medicina . A educação, pois no futuro me vejo como professor universitário e estou batalhando pra isso. 5)Você sempre foi educador físico ou teve outra profissão?

R:A príncipio a vontade de estar perto dos esportes que eu praR: Sempre fui educador físico desde o primeiro traba-lho. ticava e acho que alguma coisa que eu não sabia o que erana época, mas que hoje é muito clara, a vontade de ensinar e ao 6)No seu trabalho já lhe aconteceu algo que não lhe agradou? mesmo tempo estudar sobre a saúde do corpo. 2)No seu trabalho, você já teve dificul-dade com algum aluno? R: Algumas vezes, como já exerço a profissão a mui-to tempo, por R:Muitas vezes. Relacionar-se com pessoas diferentes praticamente todos algumas vezes sofri preconceito por não estar exercendo nenhuma os dias também nos faz aprender que dificuldade é somente mais uma profissão que pudesse me deixar milionário e sim por vocação incluforma de apren-der sobre si mesmo. sive na mi-nha família.


7)

Quais cargos do ramo da educação física você já ocupou e qual ocupa atualmente?

10) Jovens de hoje em dia pensam que só por malhar podem comer de tudo, está certo?

R: No meu primeiro emprego parti de estagiário a coordenador geral, maior cargo abaixo do proprietá-rio, inclusive hoje exer- R: Lógico que não. A alimentação é fonte de energia para o corpo, mas ço este cargo. Na federação Cearense de natação também fui a forma como essa energia é proces-sada, privilegia a economia de diretor de árbitros e considerado por dois anos o melhor arbi- energia, que no nosso corpo se dá através do acúmulo de gordura cortro cearense. poral, então se comermos “de tudo “ mesmo treinando forte não te8) Em quais academias você já trabalhou? E qual você trabalha remos como regular esse estoque de energia , fazendo com que o coratualmente? po aumente perigosamente os níveis de gordura corporal. O exercício é um meio de queimar calorias mas nunca de evitar que ela se acuR: Academia H20( 11 anos), Academia MM fitness(3 anos), mule de forma exagerada. atualmente estou no Centro de Treinamento Personal Care(12 anos). 9) O que o currículo de um educador físico precisa para ser aceito na academia onde vo-cê trabalha? R: Precisa que o profissional seja formado por uma instituição comprovadamente licenciada pelo MEC; possua experiência comprovada no tipo de serviço que prestamos; comprove pelo menos o grau de especia-lista ; Obtenha uma média mínima numa prova teórica e prática e passe por uma banca de entrevista.


Educação Física2