Page 1

Organigrama

Administrador Responsável O Administrador Responsável para a área da manutenção é o sócio-gerente e administrador da Aviometa, Justino Joaquim Cardoso borralho. Tem a autoridade para assegurar que toda a manutenção requerida pelo cliente/operador é financiada e efectuada de acordo com os padrões requeridos pela EASA e pelo INAC.

Director da Qualidade Ao responsável da Garantia de Qualidade compete orientar e coordenar toda a actividade relacionada com a verificação contínua e efectiva da conformidade de todas as acções de manutenção de acordo com os requisitos definidos no Manual de Manutenção e, ainda com os requisitos e procedimentos definidos pela entidade aeronáutica nacional e pelos fabricantes. Devera, por isso, o responsável da Garantia de Qualidade implementar um sistema de qualidade, independente, a fim de controlar o cumprimento e adequação dos métodos utilizados, de forma a assegurar boas práticas de manutenção e a aeronavegabilidade das aeronaves e seus componentes.


Do ponto de vista funcional, este sector possui duas subsecções, conforme se pode observar no organigrama da empresa. Primeiro a Auditoria de Qualidade, destina-se à execução de exames sistemáticos das actividades e resultados obtidos ao sistema de qualidade. Em Segundo, os Registos Técnicos tem como objectivo manter uma constante actualização de toda a documentação técnica necessária ao funcionamento regular da empresa.

Director de Manutenção O Director de Manutenção é responsável por assegurar que toda a manutenção que é executada no hangar e a rectificação de anomalias executadas durante a manutenção de base, são efectuadas de acordo com as normas de projecto e qualidade. Compete ainda coordenar toda a actividade de manutenção da Aviometa, com especial incidência no acompanhamento da evolução tecnológica das aeronaves, seus sistemas e componentes com base nos requisitos definidos pelos fabricantes e pela autoridade aeronáutica nacional. O director de Manutenção deve dinamizar toda a actividade da empresa, em especial, na elaboração de estudos técnicos e análises de documentação técnica.

Consultor Técnico A Empresa conta com o apoio de consultadoria externa nas diversas áreas do seu âmbito dos trabalhos.

Produção O chefe de Produção é responsável por assegurar que toda a manutenção e correcção de anomalias, efectuadas em manutenção de linha e de base, se processam de acordo com os requisitos definidos pelos fabricantes e pelo INAC. Este sector, é responsável pela execução e coordenação das acções de manutenção e pela verificação. Em consonância com a direcção de Manutenção, a Produção, deverá inteirar-se do tipo de manutenção a efectuar, providenciar a obtenção dos materiais necessários e coordenar o pessoal suficiente para a realização das acções de manutenção.


Todos os trabalhos de manutenção que incluam, reparações, substituição de materiais ou cumprimento de ordens técnicas, serão devidamente registadas e assinados pelo executante dessas acções. No entanto, a verificação desses trabalhos, terá, obrigatoriamente, de ser feita por outro elemento da Produção que não o executante directo, ou em alternativa, pelo Pessoal de Certificação quando da certificação de aptidão para serviço das aeronaves ou seus componentes. De qualquer modo, os impressos onde são registados os trabalhos, deverão ter a assinatura de sois elementos diferentes, o primeiro relacionado com a execução e o segundo com a verificação das acções de manutenção Este sector é, ainda, responsável pelo controlo e registo das calibrações periódicas das ferramentas e instrumentos de medida e ensaio. O pessoal de Certificação deve assegurar que todo o trabalho efectuado é cumprido durante a manutenção. O pessoal de certificação e de suporte da Empresa de Manutenção Aviometa, deverá fazer cursos de reciclagem de dois em dois anos para assegurar a actualização de conhecimentos de tecnologia relevante, conhecimentos dos procedimentos da organização e formação em factores humanos. Todo o pessoal técnico, os TMA São obrigados a proceder a uma formação continua, uma reciclagem de conhecimentos específicos de uma formação profissional e proporcionar informações sobre a evolução das técnicas aeronáuticas, regulamentos e legislação quer nacional ou internacional, como o caso da EASA. O Pessoal de Certificação reporta ao chefe de Produção A gestão e controlo do armazém é, também, da responsabilidade do sector de Produção.

Serviços Gerais O Sector de Serviços Gerais destina-se, fundamento, a apoiar os outros sectores no campo administrativo e técnico-administrativo, como o preenchimento de cadernetas técnicas e fichas de registo histórico e controlo da documentação sob a supervisão dos sectores responsáveis para o efeito. Para além disso, desenvolve uma actividade de gestão de recursos humanos, gestão comercial e relações públicas.

Aviometa  

Organograma da empresa Aviometa, empresa de manutenção de aeronaves ligeiras.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you