Issuu on Google+

Escola Básica e Secundária de Canelas Tecnologias de informação e comunicação


Segurança na Internet Comunicação segura

Professora: Liliana M. Alunos: 8ºA Luís Oliveira Nº13 Mafalda Moreira Nº14


Índice

Cuidados a ter nos chat rooms.


Introdução


Para uma comunicação segura na Internet devemos ter certos cuidados. Em primeiro lugar devemos ter cuidado com a privacidade, ou seja garantir que os dados permaneçam privados e confidenciais e que não possam ser visualizados por invasores. Em segundo devemos ter cuidado com integridade, ou seja, assegurar que os dados sejam protegidos contra modificações acidentais ou deliberadas. Para a obtermos temos que ter MACs (códigos de autenticação de mensagens).


Nos chat rooms devemos ter certos cuidados. Os assuntos discutidos num chat dizem muito acerca dos seus utilizadores, por isso mesmo ĂŠ que tens que ser astuto para saber quando os temas abordados sĂŁo inconvenientes e de certa forma perigosos para ti.


Alguns cuidados a ter: Escolher um nome de utilizador (username), que não revele informações sobre nós; Não preencher o perfil com informações pessoais, pois pode ser alvo de ataques; Ao não preencheres o teu perfil estás a fazer com que fiques mais seguro, pelo facto de não revelares os teus dados pessoais, ou seja, idade, sexo, ocupações e locais de residência.


Alguns cuidados a ter: (cont.) Não divulgar informação privada a desconhecidos; Ao comunicar via Internet temos que usar o bom senso em não divulgar informação pessoal e também não enviar fotografias suas. Não aceitar encontros com desconhecidos; Ainda existe pessoas, principalmente crianças e jovens que aceitam encontrarem-se com desconhecidos que pretendem seduzi-las e até chegarem ao ponto de as violar.


Alguns cuidados a ter: (cont.) Não abrir ficheiros, nem páginas enviados por gente desconhecida; Se alguém enviar ficheiros ou outro tipo de documentos para o nosso PC, não devemos aceitar, pois pode conter vírus informático, que infectará o computador, afectando o seu funcionamento. Da mesma forma, não aceda a links que lhe sejam transmitidos sobre os quais tenha dúvidas, pois pode tratar-se de uma forma de phishing.


Alguns cuidados a ter: (cont.) Registar as sessões de conversação; Deve registar as suas conversações pois poderá ser-lhe útil caso as coisas se compliquem. Este tipo de registo já se provou ser útil para muitas investigações em que o objectivo era apanhar predadores na Internet.


Desta maneira podemos ter conversações seguras em que não exista perigo !!


Bibliografia ďƒ˜www.seguranet.com


Trabalho realizado por: Mister HorrĂ­vel & Miss Feia


Segurança Informática