Issuu on Google+

7ºA

A Música e a Dança No Antigo Egipto Trabalho sobre a Música e a Dança no Antigo Egipto, realizado em Janeiro de 2010 para a disciplina de História.


A Música e a Dança no Antigo Egipto

1

Índice Conteúdo Introdução..................................................................................................................................................... 2 A Música e a Dança ....................................................................................................................................... 3 Instrumentos Musicais .................................................................................................................................. 4 Cordas ....................................................................................................................................................... 4 Sopros ....................................................................................................................................................... 5 Percussão .................................................................................................................................................. 6 Fontes ........................................................................................................................................................... 9 Bibliografia................................................................................................................................................ 9


A Música e a Dança no Antigo Egipto

2

Introdução

O trabalho que se segue é suposto ser um contributo para dar a conhecer melhor a música e a dança egípcias. Trata-se de uma área pouco conhecida e onde as fontes de informação não abundam, mas não deixa por isso de ser um aspecto da cultura e civilização egípcias bastante importante, como espero conseguir fazer compreender a quem este trabalho ler. A razão da abordagem em conjunto destes dois temas deve-se ao facto de estarem interrelacionados e as suas evoluções serem similares. Pelos poucos registos que encontrei sobre dança, o meu trabalho ficou muito limitado ao abordá-la, razão pela qual no que escrevi haja muito mais de música do que de dança.

Madalena Gouveia, 22 de Janeiro de 2010


A Música e a Dança no Antigo Egipto

3

A Música e a Dança Os egípcios gozavam a vida ao máximo. Cenas de festa em paredes de túmulos, canções em papiros e instrumentos musicais, mostram quão importante a música e a dança eram para eles. Por volta do ano 3000 a.C., a música terá aparecido na vida dos egípcios. Os sacerdotes e o Faraó apoiaram bastante o seu avanço, uma vez que a música tinha um papel central nos cultos religiosos, hinos e orações. Os egípcios habitualmente organizavam festivais, nos quais centenas de pessoas se entretinham a ouvir música com vozes humanas e também tocada por instrumentos como flautas, harpas e castanholas, além de que o vinho tinha sempre presença assegurada. Mas não era só em festivais que a música era tocada. Depois da vindima, ao produzirem o vinho, os vindimadores batiam com os paus nas uvas, todos ao mesmo tempo, produzindo ritmo. Também os camponeses cantavam para os seus bois, enquanto estes debulhavam o milho com os seus cascos. As princesas tocavam harpa, ao passo que os seus maridos relaxavam, geralmente sentados num divã. Ainda não sabemos exactamente como a música egípcia soava, mas temos conhecimento de que uma pequena orquestra num banquete poderia ter instrumentos de cordas, sopros e percussão e a música provavelmente teria uma batida forte. Também se pensa que, enquanto alguns instrumentos foram inventados pelos egípcios, outros deverão ter vindo do Próximo Oriente. Curiosamente, pensa-se que existia o quirómano, um especialista em música que, sentado em frente ao instrumentista, lhe dava indicações modais e rítmicas através de diferentes gestos que fazia com os dedos e as mãos. Quanto à dança, acredita-se que terá começado originalmente tanto como uma forma de luto como para apaziguar a deusa Sekhmet. Ainda assim, os documentos deixados pelos egípcios revelam a excelência dos seus bailarinos e acrobatas. Observando a pintura, escultura e arquitectura egípcias, consegue-se perceber a perfeição técnica dos dançarinos egípcios. A dança era executada em grupo, mas apenas por membros do mesmo sexo. Por exemplo, a dança oriental, ou dança do ventre, como é mais conhecida, era apenas realizada em grupo por membros do sexo feminino. A deusa da música e da dança era Hathor, sendo esta, depois de Ísis, a mais venerada das deusas.


A Música e a Dança no Antigo Egipto

4

Instrumentos Musicais Cordas

Instrumentos Harpa

Alaúde Kinnor

Comentários A harpa era feita com arcos de caça e era utilizada desde o Império Antigo. Tinha uma forma triangular ou a mesma do arco que lhe dera origem. Tinha desde oito a doze cordas feitas de tripas e tanto os homens como as mulheres a podiam tocar. Tanto podiam estar sentados, de pé ou de joelhos para o efeito. Era geralmente feita de madeira e frequentemente decorada, podendo ser uma cara obra de arte. Aliás, nas imagens de túmulos, há harpas que são pintadas com a pele de um jaguar, mas essas apenas eram utilizadas por pessoas muito ricas. Durante o Império Novo, já existiam diversas formas e tamanhos de harpas, tendo o número de cordas aumentado e as caixas de som melhorado, sendo também já um instrumento de grande porte. Era coberta com ornamentações florais ou geométricas e era bastante utilizada em festas, encontros sociais, eventos e cerimónias, muitas vezes em conjunto com outros instrumentos. Uma lira semelhante à cítara.


A Música e a Dança no Antigo Egipto

5

Sopros

Instrumentos Flauta

Duplo clarinete Trompete

Oboé

Comentários A flauta foi um dos primeiros instrumentos musicais usados. Era uma vara, na vertical, com quatro a seis furos e sem bocal. Normalmente era feita com canas e a sua técnica de secagem ainda é hoje utilizada.


A Música e a Dança no Antigo Egipto

6

Percussão

Instrumentos Sistro

Guizo Címbalos

Pandeiro

Comentários O sistro, também chamado de sechechet, era utilizado por mulheres da nobreza e pelas sacerdotisas. Era feito de bronze, mas também existiam exemplares em madeira e noutros materiais. Estava associado ao culto da deusa Hathor, a qual já referi anteriormente, mas também podia ser empregue nos cultos de Ísis, Bastet e Amon. Os egípcios acreditavam que o som produzido pelo sistro poderia acalmar o deus em questão. Normalmente tinha a forma de um cabo com um arco, onde se colocavam pequenas barras com discos de metal, que quando agitadas produziam som. Nalguns casos poderia ter a forma de uma capela. Também era comum a representação de Hathor entre o cabo e o arco.


A Música e a Dança no Antigo Egipto Castanholas

Tambor

7


A Música e a Dança no Antigo Egipto

8

Conclusão

O importante neste trabalho era conseguir transmitir a mensagem de que há milhares de anos atrás, uma civilização nossa antepassada tinha conhecimentos necessários para escrever canções em papiros e para utilizar a dança de forma votiva e/ou de luto. Isto são alguns exemplos do que aprendi com este trabalho, e espero sinceramente que também tu, que estás agora a lê-lo, tenhas descoberto informações novas, que com gosto guardarás na tua memória. Espero também que tenhas percebido o quão avançados os egípcios eram. Nessa altura, já fabricavam harpas e címbalos, por exemplo, bastante similares aos que conheces dos dias de hoje! Imagino que desconhecesses o real avanço desta civilização nestas duas áreas. Se tivesses uma máquina do tempo e viajasses até ao ano 3000 a.C., o que esperavas encontrar? É esse pensamento que deverias ter mudado enquanto lias este trabalho. Mudaste?


A Música e a Dança no Antigo Egipto

9

Fontes Bibliografia Aldokkan - Egyptian Music. http://www.aldokkan.com/mp3/mp3.htm. An Introduction to Ancient Egyptian Music. http://www.touregypt.net/featurestories/music.htm. Ancient Egypt Clip Art. http://www.kingtutone.com/clipart/. Ancient Egypt: Music and Dance. http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/timelines/topics/music.htm. Ancient Egyptian Dance. http://www.ancient-egypt-online.com/egyptian-dance.html. Ancient Egyptian Dances. http://www.belly-dance.org/pharaonic-dance.html. Curiosidades da História - A música no Antigo Egipto. http://passadocurioso.blogspot.com/2008/10/msica-noantigo-egipto.html. Glória ao Egipto - Música e Dança no Egipto Antigo. http://gloria-ao-egito.blogspot.com/2009/09/musica-edanca-no-egito-antigo.html. Issuu - Trabalho Egipto 7ºA. http://issuu.com/gabrielamolina/docs/trabegipto_7a. Music & Dance of Ancient Egypt. http://showcase.netins.net/web/ankh/music.html. Music in Ancient Egypt. http://www.umich.edu/~kelseydb/Exhibits/MIRE/Introduction/AncientEgypt/AncientEgypt.html. Music in Ancient Egypt. http://www.kingtutshop.com/freeinfo/Egyptian-Musics.htm. Party Time in Ancient Egypt. http://touregypt.net/magazine/magf1a.htm. To Dance in Ancient Egypt. http://www.touregypt.net/featurestories/dance.htm. Wikipédia - Music of Egypt. http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_Egypt.


A Música e a Dança no Antigo Egipto