Issuu on Google+

c n u o r s o C de

Culinaria 2013


Em memória dos anos 86, 87, 88 e 89 …? ( não há certeza absoluta se houve uma 4ª edição) realizou-se em casa do Zé e da Margarida a 30 de Agosto de 2013, uma nova edição do tão afamado concurso de culinária. Criou-se um livro onde todos os participantes escreveram as receitas elaboradas no concurso.


...e a Patrícia expôs fotografias tiradas no concurso de 87. Éramos tão novinhos …


E …tivemos direito a um livrinho de receita da BP … patrocinado pela amiga Gabi …

Houve prémios para as três categorias do concurso: entradas, prato e doces, patrocinados pelo” Pormenor”.


Entradas:

Índice

Sopa de Beldroega.……………….………Marta Sopa de tomate………………….....……..Mima Brusquetas.……….....……………….Rosarinho Arrepanhado de queijo……………Paula Correia Órgia de pimentos.…....…………..Paula Morais Mousse de pistacho com presunto………Guigui Cogumelos com farinheira…………..Xana Horta Tarte de bacon …………………..…. Gabi/ Nuno Ovos em berço de cebola......……..Carlos Silveira Tarte de espinafres com queijo de cabra …..Xana Figos com presunto…….…………João Gonçalo Reqalmão......……………………………….Sara Sopa alentejana………………….......…….Xana Sopa de melão com presunto ….…...Luísa Fialho Martinada .……………………...….Sara /Janeca Tarte de fiambre e cogumelos..…..…..Lena/Palão Carapaus de escabeche………..…….Maria João

Pratos:

Raia quer alho …………………………………………Tojão Polvo em cama de espinafres …………..….Guilherme / Rita Açorda de camarões exfoliados …………....……Manel Tuna Camarões verdes ……………………….....…………….Ilda Bacalhau à Viriato ………………………………. ..Paula / Zé Lombo de porco em cama de mel e figos …... Zé / Margarida Carapaus de escabeche ...……………... Manel Bastos/ Náná

Sobremesas: Abade de Barcelos ……………......………Maria João/ Mima Casquinha de laranja ……………………….…….. Zé Fontes Tarte Silvestre ……………………………….………. Patrícia Salada de frutas ………………..……………....Quim / Guida Leite Creme …………………..……………….. Joana Bastos Brownie de menta ………………….....……….. Nuno Manel Mousse de Chocolate …………………..……….. Palão /Lena Camembert com alecrim e mel ………...............…… Janeca


- Azeite com cebola em rodelas e duas cabeças de alho esmagadas; - Folhas de beldroegas; - Deixar alourar - Juntar água - Queijo fresco de cabra - Ovos (a escalfar) - Por fim as batatas às rodelas - Deixar apurar.

Sopa de Beldroegas Marta Bastos


- Refogue a mesma quantidade de cebola e tomate em azeite durante o tempo necessĂĄrio a desfazer o tomate. - Triture, de preferĂŞncia na bimby durante alguns minutos e tempere com sal. - Enfeite com manjericĂŁo.

Sopa de Tomate Mima


- Pelam-se os tomates coração de boi (maduros) - Partem-se com a mão em bocadinhos - Pica-se alho, muita salsa e manjericão - Deita-se numa tijela, às camadas o tomate e estes temperos com sal e azeite. - Coloca-se numa fatia de pão ou numa torradinha e HUM … !

Brusquetas Rosarinho


- 2 folhas de massa filo - Queijo camembert em creme - nozes - mel Pincele com manteiga as folhas filo, no centro coloque o camembert, 2 colheres de mel e as nozes. Embrulhe a massa filo Ă  volta do queijo e vai ao forno.

Arrepanhado de Queijo Paula Correia


- Cortar 2 cebolas grandes e 3 dentes de alho - 3 pimentos vermelhos cortados em tiras finas - 4 tomates mĂŠdios - azeite q.b. Colocar tudo numa frigideira grande com tampa. Juntar um pouco de ĂĄgua e deixar em lume brando durante sensivelmente 1 hora, atĂŠ ficarem cozidos.

Orgia de Pimentos Paula Morais


- 300gr de presunto - 300gr de queijo creme - 3 ovos inteiros - 100gr de pistรกchios - 3 colheres de sopa de ketchup picante Trituram-se os pistรกchios e reservam-se. Pica-se muito bem o presunto e mistura-se com o queijo creme. Juntam-se os ovos um a um e vai-se batendo. Junta-se o ketchup e os pistรกchios e mistura-se tudo muito bem. Vai a cozer numa forma untada durante aproximadamente 40 min em banho-maria.

Mousse de presunto com pistรกchio Guigui


- Cogumelos - Farinheira crua - Queijo de cabra Retiram-se os pĂŠs aos cogumelos, enchem-se com farinheira, tapa-se com uma fatia de queijo de cabra e vai ao forno.

Cogumelos com Farinheira Xana Horta


- Compre 500 gr de margarina “ pasteleiro “ especial para massa folhada - Misture 300 gr de farinha, peneirada, antes de juntar. - Amasse - Estenda a massa com o rolo, dobrando em tiras sobrepostas. - Repita a operação 6 vezes, esperando 15 min entre cada dobragem - Está pronta … Forre a forma -Frite o bacon em manteiga, mexendo continuamente - Parta 4 ovos e bata com o garfo durante 35 min - Junte um pacote de natas, sal e pimenta e bata mais 40 min - Deite o bacon, 150g fatias de queijo por cima e por fim as natas e ovos batidos. - Vai ao forno

Tarte de Bacon

Nuno & Gabi

(Mais conhecida pela madame Pantagruel)


- Corta-se a cebola em fatias finas e leva-se ao lume em azeite, atĂŠ murcharem. - Deita-se num tabuleiro, cobre-se com ovos cozidos em fatia e por fim cobre-se de molho branco e vai ao forno a gratinar.

Ovos em berço de cebola Carlos Silveira


- 8 folhas de massa filo - 750 gr espinafres - salsa - 175gr queijo de cabra (mole) - 4 ovos - sal - noz-moscada - pimenta preta Cozer os espinafres 5min e escorrer bem. Colocar as folhas de massa filo numa tarteira. Colocar 1 camada de espinafres (que já foram temperados de pimenta e noz-moscada e aos quais se juntou salsa picada). Por cima dos espinafres colocar o queijo esfarelado. Fazer buracos no espinafres e colocar em cada um 1 ovo, pôr a outra metade dos espinafres por cima e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 a 15 min.

Tarte de espinafres com queijo de cab ra Xana Bastos


- Figos da minha figueira - Corta-se os figos em quatro (flor) - Corta-se o presunto em tiras fininhas e coloca-se por cima em cruz

Figos com Presunto João Gonçalo


requeijão + salmão - 150gr de salmão fumado - 1 requeijão - Pimenta verde q.b. - coentros q.b. - pickles q.b. - maionese q.b. Picar com a varinha mágica: Et voilá!

Reqalmão Sara


-Picar 4 alhos e 1 molho de coentros num almofariz. Juntar sal e moer. Ao preparado anterior juntar azeite e colocar numa terrina. -Numa panela escalfar 4 ovos em água ligeiramente acidulada com vinagre. Juntar 1.5l de água a ferver ao preparado de coentros, alho e sal. -Cortar pão alentejano às fatias fininhas e colocar na água. -Juntar os ovos escalfados.

Sopa de pão à alentejana Xana e João


- 1 melão (+- 2.5 Kg) - 2 pacotes de natas - presunto Triturar o melão e juntar as natas. Mexer bem. Juntar presunto cortado aos bocadinhos. Servir bem frio Difícil de fazer, convém tirar a tarde ….

Sopa de melão com presunto Luísa Fialho e manel


- Martini bianco - mesma quantidade de 7up e lim達o + gelo

Martinada sara e janeca


- Passe os carapaus por farinha e frite. - Quando estiverem frios separe os lombos e ponha numa travessa. - Em azeite aloire os alhos, muito ligeiramente, desligue o lume e acrescente o vinagre. - Regue os lombinhos com este molho. - “Polvilhe� com bastante salsa. Bom apetite!!!

Carapaus de escabeche Maria joĂŁo e mima



Livro de Culinária // parte1