Macuta BMF N2

Page 11

CRIAMOS OPORTUNIDADES

SECTOR AGRÍCOLA - FINANCIAMENTOS E CRÉDITOS

destaque

À CONVERSA COM

MÁRIO VIEIRA Idade: 55 anos Tipo de Actividade: Agricultor Localidade onde realiza o seu negócio: Funda - Barra do Dande Nº de Funcionários: 60 Fundo Salarial: Os contractos são determinados: Gerente: 20.000Kzs Outros: 10.000 Kzs

O primeiro passo do Sr. Mário Vieira para começar o seu próprio negócio foi a motivação da sua família, nomeadamente a esposa e o seu pai. É neste plano familiar que a empresa, hoje já com 60 funcionários, consegue heroicamente cultivar vários produtos hortícolas incluíndo: tomate, cebola, beringela, repolho, quiabos, pimentos, pepinos, milho, feijão, gindungo, entre outros.

“Ao pedir um crédito, o BMF ajudou a desbloquear capital necessário para a rentabilidade do negócio.”

FINCAFÉ

Vamos dar oportunidade ao negócio do futuro COM RAÍZES NO NOSSO passado! Angola tem uma história de quase 200 anos de plantação de café. O BMF pretende com a conta a prazo FINCAFÉ, relançar o cultivo, aproveitando o potencial económico que em tempos fez de Angola um dos maiores expor tadores mundiais, a par com o Brasil e a Colômbia, com quatro milhões de sacas de 50 quilos ou 200 mil toneladas por ano. Ao fazer uma aplicação na sua conta Fincafé, não só será remunerado com uma interessante taxa de juro desde 9% a.a. a 12% a.a., dependendo da duração dos depósitos, como também estará a contibuir para que o nosso país esteja de novo no pódium da produção e expor tação desta riqueza nacional.

Para aceder ao crédito, o Sr. Mário detectou a necessidade de organizar cooperativas e de se juntar a outros grupos agrícolas para ganharem massa crítica e assim conseguirem de forma mais célere um crédito que os ajudasse a levar a bom porto a ideia de négócio próprio. Foi no BMF, onde encontraram uma atitude compreensiva e positiva na cedência de um primeiro crédito no valor de 7.000 USD e mais tarde um segundo crédito no valor de 50.000 USD. Com estes montantes solucionaram-se algumas dificuldades logísticas nomeadamente na área do transporte, agora com a cooperativa mais organizada e com transporte próprio conseguem enviar os produtos do campo para a cidade. Este último ponto culmina num outro facto feliz: ao terem comprado a sua própria carrinha com o crédito BMF, libertaram-se algumas despesas com o aluguer de transporte que permitiram, finalmente, tirar rendimento do negócio. 11

M AC U TA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.