Page 1

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA


CONSULTORIA

SOBRE A CONSULTORIA Assegure melhores resultados em seus projetos com uma estrutura de comunicação simples, efetiva, diferenciada e consistente. Durante várias implementações de Escritórios de Projetos, a Macrosolutions percebeu que uma área dedicada à comunicação pode ajudar significantemente a criar e manter a sinergia necessária para uma comunicação eficaz entre os vários projetos dentro de programas e portfólios. Visando prover serviços diferenciados aos seus clientes, a Macrosolutions desenvolveu uma metodologia de comunicação em projetos exclusiva que assegura o melhor uso da informação vigente para a tomada de decisão. A metodologia integra melhores práticas de modelos ágeis (Scrum e XP) e modelos de reporte por exceção (PRINCE2) em uma estrutura sólida, simples e eficiente. Todos esses trabalhos são decorrentes do uso conjugado de modelos de obtenção de informação, modelos de armazenamento de dados e técnicas inovadoras de distribuição de informações e reporte. © Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

2/9


CONSULTORIA

PRINCIPAIS PROBLEMAS ABORDADOS »»Não existe processo de comunicação do projeto »»Erros, falhas e conflitos decorrentes de ruídos na comunicação

»»Informalidade excessiva no trato da informação »»Relatórios pouco efetivos para a tomada de decisão »»Baixa confiabilidade nos canais convencionais de comunicação

»»Tomada de decisão pobre, caótica ou incompleta decorrente da falta ou imprecisão da informação gerada

© Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

3/9


CONSULTORIA

ESCOPO DOS TRABALHOS ✓✓Diagnóstico do modelo atual de comunicações ✓✓Avaliação dos meios de comunicação existentes ✓✓Identificação dos personagens-chave do processo de comunicação (“Personas”)

✓✓Elaboração da estratégia de comunicação ✓✓Confecção dos modelos de relatórios de negócios e operacional (Projetos, Programas e Portfólios)

✓✓Elaboração do Plano de Comunicações ✓✓Estruturação dos meios de comunicação usando modelos tradicionais e web 2.0

✓✓Implementação da agenda de comunicações ✓✓Planejamento e gerenciamento de reuniões ✓✓Coaching em técnicas de reuniões ✓✓Operação assistida © Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

4/9


CONSULTORIA

FICHA TÉCNICA DESCRIÇÃO

DURAÇÃO ESTIMADA DOS TRABALHOS 3 meses.

Prazo aproximado necessário para a realização dos trabalhos da Consultoria.

COMPLEXIDADE DOS TRABALHOS Baixa à média.

Nível de complexidade dos trabalhos a serem realizados tanto pela Macrosolutions como pelo cliente nos trabalhos. Envolve desafios internos, culturais, técnicos e tecnológicos do projeto a ser implementado.

EQUIPE DO CLIENTE (MÍNIMA NECESSÁRIA) 1 Gerente de Projetos e 1 Analista de Projetos.

Equipe mínima que o cliente deve disponibilizar para os trabalhos. Seu volume de trabalho depende da estrutura das visitas e dos trabalhos a serem realizados. Estima-se que a participação da equipe minima do cliente se dedique pelo menos 80 a 100 horas/mês para o projeto (individualmente).

ALOCAÇÃO EQUIPE CLIENTE X ALOCAÇÃO EQUIPE MACROSOLUTIONS 25% Equipe Cliente. 75% Equipe Macrosolutions.

Determina o percentual de participação da equipe do cliente e da equipe da consultoria no projeto. O total é sempre 100%. Por exemplo: uma alocação 25%/75% indica que 25% dos trabalhos do projeto serão realizados pelo cliente e 75% pela Macrosolutions.

NÚMERO ESTIMADO DE VISITAS DO PROJETO 3 visitas.

Número estimado de visitas mensais da equipe Macrosolutions às instalações do cliente para diagnóstico, validação de processos, reuniões, entrega de resultados e outros trabalhos presenciais.

NÍVEL DE MATURIDADE (MÍNIMO REQUERIDO) Baixo.

Nível de maturidade mínimo que a organização precisa ter em gerenciamento de projetos para realizar os trabalhos. Em trabalhos mais complexos a maturidade mínima requerida é um fator determinante do sucesso dos trabalhos da Macrosolutions.

NÍVEL DE ABRANGÊNCIA ORGANIZACIONAL Corporativo: Departamental: Projeto:

Destaca a abrangência dos trabalhos dentro da organização. Alguns tipos de consultorias da Macrosolutions podem ser específicos e localizados no projeto ou departamento enquanto outros trabalhos envolvem/impactam os mais variados setores corporativos da organização.

IDIOMA(S) Português, Inglês, Espanhol

Idiomas nos quais os trabalhos da Macrosolutions são desenvolvidos.

© Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

5/9


CONSULTORIA

PADRÕES E METODOLOGIAS Padrões e metodologias de gerenciamento de projetos discutidos e abordados na consultoria

Project Management Institute (PMI)

UK Office of Government Commerce (OGC)

PMBOK Guide

PRINCE2 (Projects in Controlled Environments)

PMI Practice Standard for Estimating

MSP (Managing Successful Programmes)

PMI Practice Standard for Earned Value Management

M_O_R (Management of Risks)

PMI Practice Standard for Configuration Management

P3M3 (Portfolio, Programme, and Project Management Maturity Model)

PMI Practice Standard for Risk Management

P3O (Portfolio, Programme and Project Offices)

PMI Practice Standard for Work Breakdown Structure

MoP (Management of Portfolios)

PMI Practice Standard for Scheduling

MoV (Management of Value)

PMI Standard for Portfolio Management Scrum Alliance PMI Standard for Program Management

Scrum Methodology

PMI Project Manager Development Competency Framework International Project Management Association (IPMA) Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®)

ICB® IPMA Competence Baseline

© Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

6/9


CONSULTORIA

ABRANGÊNCIA DA ABORDAGEM ÁREA

ABRANGÊNCIA

DESCRIÇÃO

Integração

Inclui os processos necessários para assegurar que os vários elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.

Escopo

Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para completar o projeto com sucesso.

Tempo

Inclui os processos necessários para assegurar a conclusão em tempo hábil do projeto.

Custo

Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado.

Qualidade

Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido.

Recursos Humanos

Inclui os processos necessários para tornar mais efetivo o uso das pessoas envolvidas com o projeto.

Comunicações

Inclui os processos necessários para garantir a geração oportuna e adequada, coleta, disseminação, armazenamento e disposição final das informações do projeto.

Risco

Processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto. Ele inclui maximizar a probabilidade e conseqüências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e conseqüências de eventos adversos aos objetivos do projeto.

Aquisições

Inclui os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização executora para atingir o escopo do projeto.

SSMA

Envolve os processos relacionados aos trabalhos de segurança, saúde e meio ambiente, incluindo regulamentações específicas.

Planejamento Estratégico

Opcional

Envolve os processos que relacionam os projetos com a estratégia corporativa através dos indicadores dos objetivos do Balanced Scorecard.

© Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

7/9


CONSULTORIA

13 RAZÕES PARA SUA EMPRESA ESCOLHER NOSSA CONSULTORIA Histórico de Projetos e Clientes A Macrosolutions estruturou modelos e processos que hoje suportam mais de US$18 bilhões. Retorno do Investimento Calculado Modelo matemático baseado em processos estatísticos e simuladores que permite a determinação do retorno do investimento na consultoria. Avaliação Futura dos Resultados Para garantir a efetividade dos trabalhos e também da aplicação pelo cliente do processo e estrutura desenvolvidos. Metodologia e Plano de Trabalho Todos os trabalhos têm cronogramas detalhados, escopo definido, mecanismos de gestão dos riscos e melhores práticas. Transferência de Conhecimento Cada peça de informação produzida física e digitalmente é entregue ao cliente no término das fases do projeto. Metodologia de Ricardo Vargas Todos os trabalhos da Macrosolutions são baseados na experiência e na metodologia criada por Ricardo Vargas, um dos mais influentes especialistas em gerenciamento de projetos do mundo.

Experiência Reconhecida Internacionalmente A Macrosolutions foi a primeira organização brasileira a ser credenciada pelo PMI em seu Registered Consultant Program, um dos mais completos e rigorosos programas de credenciamento de consultorias em gerenciamento de projetos e portfólio. Atuação Mundial A Macrosolutions já realizou trabalhos em 29 países, em todos os continentes e em todos os estágios de desenvolvimento econômico. Missão Crítica A experiência de Ricardo Vargas e de sua equipe torna a Macrosolutions capaz de atuar nos mais variados projetos de missão crítica. Ética, Confidencialidade e Profissionalismo Todos os trabalhos realizados dentro do cliente são considerados confidenciais e tratados com o mais alto nível de rigor profissional. Acessibilidade Nossos clientes têm acesso 24x7 à equipe de consultoria. Isso assegura o atendimento imediato das solicitações, garantindo o sucesso dos projetos.

Excelente Equipe de Consultores

Simulações e modelos matemáticos

Nossa equipe de consultores reúne um seleto grupo de profissionais com qualificação excepcional e com experiência internacional comprovada.

Um dos nossos conjuntos de ferramentas mais importantes é o de modelos matemáticos e simuladores desenvolvidos e personalizados para os clientes.

© Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

8/9


CONSULTORIA

MAIORES INFORMAÇÕES Para maiores informações sobre esta consultoria, por favor entre em contato. Fone: +55 31 3024-3003 Fax: +55 31 3024-3005 e-mail: info@macrosolutions.com.br © Macrosolutions SA. Todos direitos reservados.

9/9

macrosolutions_consultoria_processos_comunicacao_pt  

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA CONSULTORIA © Macrosolutions SA. Todos direitos re...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you