Issuu on Google+


3

UNIDADE

6

Pequenos gestos que formam o cidad達o


Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento. Provérbios 9.6 (NVI)

• •

Em nosso dia a dia, podemos ter atitudes cidadãs onde quer que estejamos. Observe a cena e crie um símbolo para cada atitude correta. Na cena, podemos observar o desperdício de: água.

• •

energia.

alimento.

Nesse caso, qual seria a atitude esperada? Troque ideias com seus colegas. Que morador da casa pode estar se sentindo incomodado com o convívio em família? Dê uma sugestão para que ele se sinta melhor.

7


1

CAPÍTULO

Ser cidadão é estar atento ao que acontece à nossa volta, é viver em harmonia com o próximo e com o meio ambiente, é conviver. O texto a seguir narra um acontecimento, frequente em nossos dias, vivido por duas crianças a caminho da escola, lugar de convivência de todos nós.

• •

Como você costuma reagir quando é tratado de forma grosseira? O que você sente ao ver o meio ambiente ser agredido diariamente com a poluição do ar?

O garoto verde Pedro está feliz e vai pela calçada desviando de postes, triturando pedrinhas com a sola do tênis de lona e se equilibrando no meio-fio das calçadas. A felicidade de Pedro é mutante. A cada passo que o garoto dá, a felicidade se amplia, se fraciona para se multiplicar e virar euforia. Deve ser essa felicidade eufórica o que faz com que ele balance os braços; como se os braços pudessem virar hélices e transformar Pedro em uma espécie de garoto eólico. O caminho é novo, a escola é nova.

8

Português – 4o ano


GLOSSÁRIO Eólico:

referente ao vento; movido, vibrado ou produzido pela ação do vento.

Eco:

repetição de um som por ondas sonoras.

Punhado: o que se pode agarrar de uma vez com a mão; quantidade incerta. 1 Releia a frase retirada do texto O garoto verde e observe a palavra destacada.

A felicidade de Pedro é mutante. No dicionário, mutante é aquilo que teve mutação. Leia os significados dessa palavra no verbete. Mutação 1. sf. Ação ou efeito de mudar; transformação. 2. Biol. Modificação dos caracteres hereditários das células, que resulta em seres de características diferentes das normais da mesma espécie. a) Numere as frases abaixo de acordo com os significados encontrados no verbete. Wolverine é um personagem de ficção que sofreu uma mutação em seu corpo, por isso é chamado de mutante. O terreno que servia como “lixão” sofreu uma mutação e hoje serve de parque para as crianças. b) Na frase extraída do texto, a felicidade de Pedro está de acordo com o significado: 1

2 Português – 4o ano

11


1 No texto O garoto verde, o autor Toni Brandão descreve situações,

personagens e lugares criados por ele para representar uma realidade observada em nossos dias. Retire do texto o trecho em que o autor descreve o jeito como o personagem Pedro andava pela calçada.

2 Por que Pedro andava desse jeito pela calçada?

3 Pesquise e descubra qual é a diferença entre felicidade e euforia.

Em seguida, escreva, com suas palavras, o que você aprendeu.

4 Segundo o autor:

Deve ser essa felicidade eufórica o que faz com que ele balance os braços; como se os braços pudessem virar hélices e transformar Pedro em uma espécie de garoto eólico. Português – 4o ano

13


E você, que expressões, atitudes ou movimentos revelam sua “felicidade eufórica”? Faça como o autor e descreva-a abaixo. Aproveite e ilustre esse momento especial.

5 Leia:

O caminho é novo, a escola é nova. a) Existe alguma relação entre a euforia de Pedro e o fato da escola ser nova?

b) Só Pedro vive esse momento novo? Retire do texto o trecho que confirma sua resposta.

6 Que sentimentos costumam envolver você quando começa algo novo?

Pinte-os abaixo.

14

alegria

expectativa

medo

euforia

insegurança

paz

ânimo

esperança

Português – 4o ano


Uma imagem pode dar informações, comunicar sentimentos e demonstrar atitudes. É possível ler a mensagem que uma imagem nos transmite. 1 Observe a fotografia a seguir e transforme-a em texto. Escreva a

Comstock Images/Getty Images

mensagem que esta imagem comunica a você.

Português – 4o ano

17


2 Temos observado que “pequenos gestos” podem se transformar

em grandes contribuições à boa convivência entre as pessoas e à preservação do meio ambiente, para vivermos em um mundo melhor. A atitude do menino da fotografia ajudou na sua formação como cidadão? Explique.

3 Que semelhanças você observa entre a atitude de Pedro, “o garoto

verde”, e a atitude do menino da foto?

4 Crie você também uma mensagem visual. Ilustre um “pequeno gesto” que

pode contribuir na sua formação de cidadão. Use recortes de revistas, lápis colorido etc. e sua imaginação!

18

Português – 4o ano


CRIANDO TEXTO Texto de opinião No texto, Economizar no que for possível, seu autor, Emilio Lèbre La Rovere, faz comentários, avalia e expressa suas expectativas sobre um tema bem atual: a economia de energia contribuindo com a preservação do meio ambiente.

1 Você também pode escrever um texto de opinião. Leia um trecho da

reportagem a seguir e reflita sobre a relação que existe entre ela e o tema da Unidade “Pequenos gestos que formam o cidadão”.

Grandes pequenos bombeiros Crianças e adolescentes descobrem como é o dia a dia dos profissionais que combatem o fogo Apagar incêndios, ajudar vítimas de enchentes, salvar pessoas e animais de locais perigosos. Ser bombeiro é emocionante, tanto que, às vezes, eles mais parecem super-heróis! Dá vontade de ser um, não? Pois saiba que várias crianças como você já tiveram a chance de serem bombeiros por alguns meses. [...] Elas participaram do Bombeiro mirim, um programa em que crianças e adolescentes descobrem como é o dia a dia dos profissionais que combatem o fogo. Meninos e meninas recebem ainda lições de cidadania, higiene pessoal, educação no trânsito e ambiental. Por: Desireé Antônio, especial Instituto Ciência Hoje/RJ. Publicado em 17/03/2010 / Atualizado em 18/03/2010.

26

Português – 4o ano


CRIANDO TEXTO 2 Avalie e escreva abaixo atividades exercidas

por bombeiros que as crianças também podem realizar, sem correr riscos.

3 Por que um bombeiro, muitas vezes, é visto como um super-herói? Comente.

4 Em sua opinião, as crianças podem colaborar com a sociedade sendo

“bombeiros mirins”? Explique.

5 Agora, organize suas respostas em forma de texto. Pense em um título

para ele e registre sua produção no Encarte 1.

Para pensar No mundo em que vivemos, temos a oportunidade de influenciar atitudes e decisões de outras pessoas quando expressamos nossa opinião. Devemos, então, agir com sabedoria, de forma que nossas opiniões contribuam positivamente para o bem de todos. “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Romanos 12.2a (ARA) Português – 4o ano

27


Tonicidade 1 Leia o texto.

Cidadania é quando... ... Não desperdiço Nem alimento Nem energia Senão, um dia A terra se cansa Usar demais Somente a paz E a esperança Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. Trecho selecionado.

2 A partir da leitura do poema, escreva abaixo que atitudes revelam o

comportamento de um cidadão consciente.

3 De acordo com o texto, quem sofre com o desperdício? Por quê?

4 Observe as palavras destacadas do texto e leia-as em voz alta.

alimento

senão

esperança

a) Circule a sílaba mais forte de cada palavra. b) Sublinhe as demais sílabas das palavras em destaque. 28

Português – 4o ano


Ao pronunciarmos as palavras, observamos que elas contêm e sílabas . sílabas A sílaba pronunciada com mais força recebe o nome de sílaba tônica e a sílaba pronunciada de modo mais fraco recebe o nome de sílaba átona.

5 Leia o diálogo entre Mila e sua mãe.

Mila, olha a lâmpada do seu quarto acesa! Desse jeito, fica difícil economizar...

Sei o jeito fácil de fazer a minha parte. Vou apagar a luz agora mesmo.

a) Circule, no texto dos balões, as palavras que foram acentuadas. Transcreva do texto a palavra que tem:

acento agudo

acento circunflexo

b) As palavras que você circulou receberam o acento na sílaba: átona. tônica. c) A posição da sílaba tônica é sempre a mesma nessas palavras?

Português – 4o ano

29


Acentuação gráfica 1 Observe as situações ilustradas nas cenas e complete as frases com os

adjetivos relacionados aos substantivos destacados. Veja o exemplo.

Edna faz economia ao comparar os preços.

Paulo aprecia a arte. Ele tem sensibilidade artística.

A energia que vem da eletricidade chama-se energia

A baleia vive na água. Ela é um .

animal

.

O marceneiro mede quantos metros de madeira irá cortar. Ele usa a fita

.

Ela é

O piloto fez a volta com rapidez. Ele foi o mais .

do treino.

a) O que há em comum na posição da sílaba tônica das palavras que você usou para completar as frases?

32

Português – 4o ano


a) Escreva o nome do que cada ilustração do jogo de Yumi representa. b) Quanto à posição da sílaba tônica, como podemos classificar essas palavras?

Fique atento! As palavras oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em são acentuadas. c) Verifique se você acentuou as palavras do jogo de Yumi corretamente, de acordo com o que aprendemos. 3 O que Paulo está lendo no cartaz do pátio da escola?

a) Escreva abaixo uma palavra paroxítona retirada do cartaz.

b) A palavra que você escreveu foi acentuada? Por quê?

c) Circule, no texto do cartaz, uma palavra oxítona. Ela foi acentuada? Por quê?

Português – 4o ano

35


Texto de opinião O texto em que você expressou sua opinião sobre a reportagem intitulada Grandes pequenos bombeiros poderá ser exposto no mural da escola ou ainda ser publicado no portal da escola na internet. Para isso, será importante fazer a edição de sua produção.

De acordo com o Minidicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara, um dos significados para a palavra edição é: Preparar um texto para publicação, verificando erros e aprimorando a linguagem.

John Foxx/Getty Images

Você sabia?

Que tal fazermos uma edição coletiva de seu artigo de opinião?

1. Releia o texto que você elaborou e veja o que pode ser melhorado. 2. Seu professor fará o registro de um único texto da turma, com a colaboração de todos, tendo como base os textos individuais. 3. Depois da leitura final do texto coletivo, tendo o acordo da turma, o professor colocará o texto em um cartaz. 4. Faça uma ilustração sobre o tema para compor o cartaz com o texto.

Para pensar Lê e relê o escrito, tira e acrescenta, enxerta, recompõe. Começa de novo, ensaiando com outra voz, com outro tom. Começar a escrever é criar uma voz, deixar-te levar por ela e experimentar as suas possibilidades. Jorge Larrosa. Estudar – Estudiar. Trad. Tomaz Tadeu e Sandra Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.75. Trecho selecionado.

38

Português – 4o ano


REGISTRO DE APRENDIZAGEM

1 Conheça uma receita com aproveitamento de cascas de alimento. Faça-a

em sua casa! Bolo de casca de abacaxi Ingredientes

Modo de preparo

• Dois ovos

Para obter o caldo da casca do abacaxi, retirar as cascas de um abacaxi e ferver com quatro xícaras de chá de água por cerca de 20 minutos. Reservar. Bater as claras em neve, misturar as gemas e continuar batendo. Misturar, aos poucos, o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescentar o fermento e uma xícara de caldo de casca de abacaxi.

• Uma colher de sopa de fermento em pó • Duas xícaras de chá de farinha de trigo • Duas xícaras de chá de caldo de casca de abacaxi • Duas xícaras de chá de açúcar

Misturar bem e assar em forma untada e forno moderado. Depois de assado, virar em um prato e, ainda quente, furar com um garfo e jogar sobre ele o restante do caldo de casca de abacaxi com uma colher de sopa de açúcar. Disponível em: <www.sesc-rs.com.br/mesabrasil/pdf/7%c2%AA_Edição-mesa-Brasil.pdf>. Acesso em: Abril/2009.

2 Transcreva duas palavras do texto que são escritas com x. Descubra

quais são pelo número de letras.

Marque a palavra em que as letras em destaque representam o mesmo som do x das palavras que você transcreveu. açúcar

chá

cozido

assado 39


4º ano Português