Issuu on Google+


Saber ser, Saber fazer, Saber conviver, Saber conhecer Para crescer em sabedoria.

ISBN 978-85-66167-62-7

79


3

UNIDADE

8

geografia

A crianรงa e sua escola


"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." Provérbios 22.6 (NVI)

Na escola existem muitas atividades. • Qual atividade você mais gosta de realizar na sua escola? • Como você pode contribuir para que o ambiente em sua escola seja agradável? 9


1

CAPÍTULO

A escola em diversos espaços Como é bom frequentar uma escola! Na escola, eu aprendo muito: aprendo a ler, a conhecer os números, o espaço onde vivo, histórias do passado, e até a falar outras línguas. E tudo o que eu aprendo na escola serve para minha vida, para que eu olhe o mundo de outra forma e ajude a melhorar nossa sociedade. Será que todas as crianças têm uma escola para frequentar?

São João Batista do Glória – SP

JUVENAL PEREIRA/PULSAR IMAGENS

JOÃO PRUDENTE/PULSAR IMAGENS

Observe as imagens:

São Paulo – SP

1 Que lugares estão sendo retratados pelas imagens?

2 Será que nesses lugares existem escolas?

10

Geografi a – 2o ano


Escola Rural As escolas rurais são aquelas que estão distantes das grandes cidades, nos sítios e fazendas. Diferentemente da forma como as crianças das grandes cidades vão para a aula, a maioria dos alunos dessas escolas vão a pé, a cavalo, de bicicleta e até de barco. Algumas crianças caminham horas para chegarem à escola.

Escola urbana As escolas urbanas estão presentes nas cidades, sejam elas grandes ou pequenas. Geralmente os alunos estudam em uma escola próxima à sua moradia, pois há escolas em quase todos os bairros das cidades.

Apesar das dificuldades enfrentadas no campo, um dos grandes desafios do governo brasileiro é tornar a educação rural e a urbana o mais parecidas possível, oferecendo a todas as crianças as mesmas condições. Geografi a – 2o ano

13


Analise as imagens abaixo e classifique-as como escola rural ou escola urbana.

HISTORIA

14

Geografi a – 2o ano


Escola para todos Tanto no espaço urbano quanto no espaço rural podem existir diversos tipos de escola. Com isso, é possível garantir estudo para todos, pois existem escolas para as diversas comunidades que temos na sociedade.

Eu estudo na escola pública.

E você, sabe qual é o tipo de escola em que estuda?

Você conhece outros tipos? Quais são eles?

Escola pública As escolas públicas são administradas pelo governo. São gratuitas para a população, porque são construídas e mantidas por impostos, pagos pelo povo.

Imposto: contribuição financeira que todo cidadão precisa pagar para o governo.

Geografi a – 2o ano

15


Escolas comunitárias As escolas comunitárias são mantidas por instituições de caridade ou associações de bairro, com a ajuda do governo e até de empresas particulares.

Que legal, existe até escola indígena! Me contaram que ela tem uma função muito especial na comunidade indígena brasileira.

Escolas indígenas As escolas indígenas estão, geralmente, localizadas próximas a uma aldeia. Elas são mantidas pelo governo e os professores são, na maioria das vezes, indígenas que já se formaram. O maior objetivo da escola indígena é dar às crianças uma educação que respeite a cultura delas e lhes ensine a cultura dos demais povos. Lá, elas aprendem o português, mas também aprendem a língua oficial de sua tribo e a valorizar todos os costumes de seu povo.

Geografi a – 2o ano

17


4 Nos espaços abaixo, elabore uma história em quadrinhos que mostre uma

criança cumprindo um de seus deveres na escola.

HISTORIA

106

História – 2o ano


REGISTRO DE APRENDIZAGEM

1 Na escola, além de estudar, a criança convive com outras pessoas e

aprende a se relacionar com os demais. Conte um pouco sobre como você tem se relacionado com seus colegas, seu professor e os funcionários da escola.

Stone/Getty Images

Instituto Presbiteriano Mackenzie

2 Observe as imagens abaixo.

Sala de aula, 1899

Alunos em sala de aula, interagindo com o professor.

Liste, no espaço abaixo, as principais diferenças entre as duas salas de aula, do passado e do presente. Explique as principais transformações que ocorreram na escola com a passagem do tempo.

107


3 Provavelmente você gosta muito de sua escola. Será que existe algo

que possa ser melhorado nela? Reflita com seus colegas e juntos, com o auxílio do professor, escrevam uma carta para o diretor da escola, com sugestões da turma. Utilize o espaço abaixo para apresentar suas sugestões à turma e ao professor.

108


4 Registre o fato que mais chamou sua atenção na história de sua escola.

Depois, compartilhe com seus colegas.

5 Pense um pouco nas escolas do passado e responda: há alguma

característica delas que você gostaria que voltasse a existir nas escolas atuais? Por quê?

6 Relacione as colunas e demonstre que você conhece bem seus direitos e

deveres na escola. a. Direito b. Dever

Ser educado com todos.  eceber cuidados médicos se você se R machucar. Colaborar com a limpeza da escola. Ter um ambiente de aula agradável. Fazer suas tarefas. E  xpressar sua opinião sobre os temas discutidos.

Para pensar "Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar." Salmo 119.165 (NVI) Assim como no livro de instruções de Deus, na família e na escola aprendemos regras de convivência que nos ajudarão em toda nossa vida. 109


do

"A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito." Provérbios 15.13 (NVI)

Refletin

A Casa dos Mil Espelhos Tempos atrás, em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube desse lugar e decidiu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e o rabo balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com seus rabos balançando tão rapidamente quanto o dele. Abriu um enorme sorriso e foi correspondido com mil enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou: — Que lugar maravilhoso!

Voltarei sempre, um montão de vezes. Nesse mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente a escada e olhou através da porta. Quando viu mil olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes, e ficou horrorizado ao ver mil cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou: — Que lugar horrível. Nunca mais volto aqui.

Conto japonês

111


1 De quem eram as imagens que os cãezinhos viram na Casa dos Mil

Espelhos?

2 O que podemos aprender com a história desses cãezinhos?

3 Nosso relacionamento com

os colegas da escola e com nossa família depende muito da maneira como os tratamos. Assim como esses cãezinhos, que receberam a imagem que eles mesmos produziram, nós, em nossos relacionamentos, quase sempre recebemos aquilo que transmitimos. A escola é um lugar em que aprendemos regras de convivência, que nos acompanharão por toda a vida. Ilustre, na página seguinte, uma situação em que você recebeu algo bom, como reflexo de uma atitude positiva sua.

112

História – 2o ano


"Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação." Apocalipse 5.9 (NVI)

A importância de conhecer o outro e respeitá-lo. • Como podemos explicar o tema da Festa Cultural? • Você conhece algumas das manifestações culturais apresentadas? • Você conhece outras manifestações culturais? Quais? • Você acha que uma pessoa pode se considerar melhor do que outra? 115


1

CAPÍTULO

Entendendo a diversidade Você já percebeu como as pessoas são diferentes umas das outras? Eu, por exemplo, sou diferente de todos os meus amigos. Não só fisicamente, mas também nos costumes, na forma de viver. Como é bom aprender com as diferenças!

Toda sociedade é formada por diversos tipos de pessoas. Além das características individuais, cada pessoa traz consigo um pouco da história e dos costumes de sua família e de sua nação. Se você pensar um pouco, lembrar-se-á de alguns hábitos comuns em sua família que não são praticados pelas famílias de seus amigos. 116

História – 2o ano


2º ano - História e Geografia