Page 1


Saber ser, Saber fazer, Saber conviver, Saber conhecer Para crescer em sabedoria.

ISBN 978-85-66167-63-4

78


3

UNIDADE

6

Conhecendo os animais


Conheço todas as aves dos montes, e cuido das criaturas do campo. Salmo 50.11 (NVI)

Cada animal tem seu lugar na Terra. • Onde estão Paulo, Mila e Yumi? • Hoje em dia, se não fosse esse ambiente, você poderia ver esses animais? • Como nascem os filhotes de aves? Complete o ninho da ave com o que está faltando. • Como se desenvolvem os sapos? Circule os filhotes de sapo. • Cada animal tem um jeito de se reproduzir, de se desenvolver e de se alimentar. 7


1

OS animaiS E SUaS CARACTERÍSTICAS

No terceiro, no quinto e no sexto dia da criação do mundo, Deus preparou a grande diversidade de plantas que existem, e também os animais que voam, que nadam e que vivem na terra. (leia Gênesis1.9–31) Observe atentamente a cena abaixo. Quantos seres vivos você consegue identificar?

1 Agora, procure os animais em destaque e marque-os com um X. 2 Dos animais que você encontrou, quais vivem na água?

8

Ciências - Projeto Inteligente • 2o Ano


1 Escolha um dos ambientes terrestres e um dos ambientes aquĂĄticos.

Desenhe-os no espaço adequado. Em seguida, pesquise imagens de animais que vivem em cada um desses ambientes e cole-as sobre seus desenhos. Depois de pronto, apresente seu trabalho para seus colegas. Ambiente terrestre

Š SME 2008

Purposeful Design Publications

13


Ambiente aquático

2 Leia a anedota a seguir e descubra o que dois animais, que vivem em

ambientes frios, têm de diferente.

O que o urso-polar disse para o pinguim?

O urso-polar não poderia dizer nada para o pinguim, porque, apesar de os dois viverem em ambientes muito frios, o urso-polar é encontrado no Polo Norte e o pinguim no Polo Sul.

14

Ciências - Projeto Inteligente • 2o Ano


De lá para cá

Você já reparou como os animais se locomovem de formas diferentes um dos outros?

De acordo com as características de seu corpo e do ambiente onde vivem, os animais apresentam formas diferentes de locomoção. Da mesma maneira, os demais animais foram criados com características únicas que os diferenciam uns dos outros. Devido a essas características eles desempenham funções específicas. Por exemplo, todo animal vertebrado possui crânio. Mas, afinal, o que é um animal vertebrado? Animal vertebrado é aquele que possui uma estrutura óssea muito importante, a coluna vertebral. Essa estrutura é formada por uma série de ossos chamados de vértebras. Quase todos os vertebrados possuem a coluna vertebral. “Deus fez os animais selvagens, os rebanhos domésticos e os demais seres vivos da terra de acordo com suas espécies. E Deus viu que ficou bom.” Gênesis 1.25 (NVI)

Você sabia? O osso dos vertebrados é uma estrutura endurecida pela presença de compostos de cálcio.

A coluna vertebral permite aos animais vertebrados se movimentarem e se inclinarem em diversas direções, o que os ajuda a obter comida, a se proteger dos perigos e até a descansar. © SME 2008

Purposeful Design Publications

15


Elefante

Galo branco

OSTILL/SHUTTERSTOCK

CARLETON CHINNER/SHUTTERSTOCK

ANSEM/SHUTTERSTOCK

Observe as imagens de alguns animais que se locomovem de formas diferentes.

Girafa

Há animais que usam quatro patas para se locomoverem e outros que utilizam duas. 1 Além da forma de se locomoverem, que outras diferenças entre esses

animais você pôde observar? Escreva abaixo.

2 Em sua opinião, alguns desses animais podem se locomover de outra

forma? Como?

Alguns animais, como os insetos, se locomovem sobre seis patas; outros, como as aranhas, sobre oito. Ainda existem aqueles que chegam a se locomover sobre dez patas, como os tatuzinhos-de-quintal.

16

Ciências - Projeto Inteligente • 2o Ano

ANDREY SUKHACHEV/ SHUTTERSTOCK

Você sabia?


Stockbyte/Getty Images

O formato dos pés das aves também varia de acordo com o ambiente em que vivem. Com eles conseguem andar, correr, escalar, nadar, empoleirar-se, agarrar e saltar. Seus pés foram projetados de acordo com o modo e o local de vida de cada uma.

O pica-pau usa seus pés para escalar as árvores.

O avestruz usa seus pés para andar e correr.

O papagaio-do-mar usa os pés para nadar.

A águia careca agarra suas presas com os seus fortes pés.

Joe McDonald/Getty Images

Stockbyte/Getty Images

Muitas aves também utilizam os seus pés para se empoleirar.

Bem-te-vi

Papagaio © SME 2008

Purposeful Design Publications

17


A tartaruga, com seu passo lento, mas determinado, não parou de caminhar em direção à linha de chegada. Já a lebre, confiante da vitória, decidiu tirar uma soneca. — Caso a lenta da tartaruga me passe, com facilidade eu a alcanço e ganho esta corrida! — pensou a lebre e logo adormeceu. Ao acordar, a lebre percebeu que a tartaruga, com seu passo lento, já havia cruzado a linha de chegada e vencido a corrida. MORAL: Nunca despreze a capacidade das pessoas. Seja sempre persistente e assim alcançará um bom resultado. Fábulas de Esopo. A lebre e a tartaruga. Texto adaptado por Fernanda de Abreu Zani.

a) Quais animais estão presentes na história?

b) Quanto à locomoção dos dois participantes da corrida, que características você observou?

20

Ciências - Projeto Inteligente • 2o Ano

2º ano Ciências  

2º ano Ciências

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you