Issuu on Google+

Informativo www.crefito6.org.br OUT / 2012

Homenagem ao dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

No dia 10 de outubro de 2012, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na pessoa da Deputada Estadual Dra. Bethrose, abriu as portas do Plenário 13 de Maio para uma tarde de homenagens ao dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

som da Orquestra Jovem de Fortaleza, regida pelo maestro Ricardo Willians, quatro nomes de destaque da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional foram homenageados com a entrega das placas e ovacionados por suas conquistas e vitórias.

O Dr. Ricardo Lotif Araújo prestou homenagem aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em um discurso, ressaltando os avanços e reconhecimento das duas categorias profissionais assim como a aquisição de equipamentos para modernizar e aproximar o Crefito-6 dos profissionais e da população, sendo ao final aplaudido por todos. A Dra. Luzianne discursou sobre os desafios do CREFITO-6 na abertura de um novo curso de Terapia Ocupacional no Estado do Piauí, bem como solicitou à Assembleia o apoio para a aprovação da abertura do curso na UECE.

Como foi o caso da Dra. Imaculada de Mendonça, Terapeuta Ocupacional, fundadora do SINFITO-CE e da Dra. Ticiana Pinto Torres de Melo, Fisioterapeuta, por sua superação e pelo projeto Anda logo Ticiana. Outros dois grandes nomes foram homenageados, in memoriam, a Dra. Socorro Brito, fisioterapeuta, representada por seu filho o também fisioterapeuta Dr. David Brito e a Dra. Sônia Gusmam. Com a inscrição nº 1, Dra. Sônia Gusman tem uma participação histórica na regulamentação da Fisioterapia no Brasil. Começou a sua luta pela profissão ainda na faculdade, na década de 1960. Foi uma das principais articuladoras da Lei nº 6.316/1975, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional sendo a primeira presidente do Coffito.

Contando com a presença de Profissionais das áreas, SINFITO-CE, Associações das categorias, Coordenadores de Faculdades dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Acadêmicos e Familiares, ao

Dr. Ricardo Lotif Araújo Presidente do CREFITO-6

Dra. Luzianne Feijó Vice-Presidente do CREFITO-6


2

Crefito-6 investe em trailer para atendimento

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional adquiriu um trailler com o intuito de atender as demandas de fiscalização, registro e ações sociais em qualquer município dos 424 que compõem a jurisdição do Ceará e Piauí. A partir de agora, os locais que necessitarem de uma atenção maior do Crefito-6 junto aos profissionais, já terão à disposição uma delegacia móvel, somadas aos 4 carros da fiscalização e aos fiscais, atendendo principalmente a demanda do interior. O Dr. Ricardo Lofit Araújo explica que a grande vantagem do trailer é que ele irá aproximar ainda mais o Conselho dos profissionais. Por exemplo: nas capitais e principalmente no interior, a unidade será estacionada em frente a hospitais e unida-

des de saúde de grande porte para facilitar a regularização dos profissionais durante a fiscalização. Portanto, a partir de agora será divulgado os locais onde o trailler estará sediado e receberemos os profissionais e a população para denúncias e atendimentos. Outra grande vantagem é a possibilidade de sediar reuniões pois a delegacia móvel tem uma sala de reunião, totalmente independente do escritório de atendimento ao profissional, ressalta o Dr. Ricardo Lotif Araújo. Isso tudo sem esquecer a população que necessita dos serviços. Dessa maneira, o trailler pode ser convertido em consultório e sala de atendimento, no qual, junto com as associações locais e delegados, serão promovidos durante o ano, dias de atendimentos gratuitos à população, divulgando

o que existe de melhor no trabalho da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Vale salientar que é uma unidade autônoma de eletricidade, pois possui gerador, dois ar-condicionados, banheiro, sala de reunião e escritório com saídas independentes e internamente comunicados. O CREFITO-6 agradece a todas as Faculdades que participaram da ação: FANOR; FIC; UNIFOR; UFC; FAECE; CHRISTUS; FATECI, FCRS E MAURÍCIO DE NASSAU, envolvendo seus alunos, coordenadores, bem como aos profissionais que puderam somar forças em um momento marcante para o nosso dia como profissional, que, sabemos, valoriza e fortalece ainda mais nossa categoria perante à população.


3

Solenidade de entrega de documentos aos novos profissionais do Crefito-6 O evento aconteceu no dia 4 de agosto, no Hotel Luxor, em Teresina- PI, e reuniu diretores, novos membros do Crefito-6 e parentes. 24 fisioterapeutas estiveram presentes na solenidade. A vice-presidente do Conselho e terapeuta ocupacional, Dra. Luzianne Feijó, fez a entrega do credenciamento, além de uma palestra com o intuito de explanar os direitos e deveres dos novos profissionais e o trabalho desempenhado pelo Crefito. Depois da entrega foi servido um coffee-break para os presentes. A solenidade é um marco para os novos profissionais que agora estarão aptos a atuar na área. “Esse é um momento em que realmente se inicia a carreira dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais como profissionais de credibilidade e responsabilidade”, explica Dra. Luzianne Feijó.

2º Congresso Piauiense de Saúde Pública Neste ano, por meio da colaboração do fisioterapeuta e professor Francisco Mendes Junior, e das terapeutas ocupacionais Roberta Pinheiro e Adriene Kelly Nunes, que também prestaram atendimento aos congressistas, juntamente com as representantes do Crefito-6 Dra. Luzianne Feijó e Dra. Aparecida Braga, foi montada uma equipe com profissionais e acadêmicos. Foram ofertados atendimentos de avaliação postural (na área da Fisioterapia), e testes de ansiedade e memória (na área de Terapia Ocupacional), além de materiais gráficos. Na ocasião, os profissionais deram orientações à população, tiraram dúvidas, e foram realizados sorteios de camisas e entrega de material gráfico aos coordenadores do curso de Fisioterapia das faculdades de Floriano e Picos.

Entre os dias 28 e 31 de agosto, foi realizado o 2º Congresso Piauiense de Saúde Pública (II COPISP), no Centro de Convenções do SESC PRAIA de Luís Correia (PI). Esta é a segunda vez que o Crefito-6 está apoiando o evento.

O Crefito-6 também foi convidado a avaliar os trabalhos orais apresentados durante o II COPISP, que teve a incrível marca de mais de 700 inscritos. Durante os 4 dias de evento, foram discutidos temas como “Humanização em Saúde”, “A Formação Necessária para o Enfrentamento dos Problemas de Saúde Pública no Mundo Contemporâneo”, “A Automedicação Como um Problema de Saúde Pública”, entre outros.


4

FOTO ILUSTRATIVA

Crefito-6 ganha mais um veículo em sorteio do COFFITO No dia 25 de agosto foi realizado um sorteio na sede do COFFITO, em Brasília. Foram sorteados dois carros entre todos regionais do Brasil e o Crefito-6 foi agraciado com uma Parati, que será destinada para a sede de Piauí. Essa é a primeira viatura do Crefito-6 no PI para fiscalização e administração. Atualmente, o Crefito-6 do Ceará já conta com três veículos e um trailer para realizar os trabalhos na capital e interior.

Reunião Plenária do Crefito apresenta campanha de divulgação profissional O colegiado do Crefito-6 reuniu-se no Hotel Sonata de Iracema, juntamente com os Conselheiros e delegados representantes do Regional nos municípios do interior e no Estado do Piauí, para apresentação da Campanha de divulgação profissional. A reunião aconteceu no dia 25 de agosto, e durante a ocasião foram apresentadas todas as peças publicitárias como folders, cartazes, banners, adesivos, camisas, anúncios, divulgação de rádio jornal e TV, homenagens na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Ceará e Piauí. Além disso, foi divulgada a programação das ações, como a blitz, homenagens na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Ceará e Piauí e atendimentos à população. No encontro também foram discutidos os temas relacionados a fiscalização, estágio irregular e a parceria com as instituições de ensino superior em prol da valorização das profissões. Outro ponto importante é que foram relatados os retornos dos pro-

cessos judiciais que a assessoria jurídica do Crefito-6 tem obtido êxito com relação a concursos, denúncias e abertura de sindicância por parte do CREMEC, culminando em Termo de Ajuste de Conduta para profissional médico por conduta inadequada ao denegrir a imagem da Fisioterapia e algumas especialidades médicas. As causas trabalhistas e as várias denúncias que chegam ao Conselho referentes a assuntos sindicais também estiveram em pauta, assim como a abertura de 500 inscrições do curso da CIF para os profissionais interessados, a proposta do Coffito para emissão de nova carteira de identificação profissional e por fim a aquisição da unidade móvel do Crefito-6 para agilizar, viabilizar e a aproximar o Conselho dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais e da população.


5

Encontro entre Crefito-6 e grupo gestor dos cursos de fisioterapia do Ceará pela valorização profissional

No intuito de discutir assunto relacionado aos estágios na área da Fisioterapia, no dia 18 de agosto, o Crefito-6 se reuniu com coordenadores e grupo gestor dos cursos de Fisioterapia do Estado do Ceará. Durante o evento, o Crefito-6 solicitou a colaboração das instituições de ensino e discutiu as penalidades a serem aplicadas aos acadêmicos por ocasião da prática do estágio irregular. Ao final foi visto termo de ciência que deverá ser implantado pe-

las coordenações dos cursos e assinado pelo aluno declarando ser conhecedor da ilegalidade do estágio sem regulamentação, ficando a instituição de ensino isenta de envolvimento com as infrações cometidas pelo seu corpo discente. Ainda durante a reunião, foi proferida uma palestra pela Dra. Cristhina Brasil, abordando a conquista da publicação da Resolução do Ministério da Saúde que im-

planta a CIF como classificação no sistema de saúde nacional e a importância dessa vitória para as profissões de saúde. A Comissão de Organização do Congresso Brasileiro de Fisioterapia e membros da AFB também estiveram presentes para divulgar o congresso e solicitar o apoio das instituições.

Seminário de Ética Profissional: Erro e Condições de Trabalho cidade profissional e a má remuneração. Outro ponto bastante questionado é que deveriam ter sido convidadas as entidades sindicais para participar do evento, visto que a maioria dos problemas referem-se a causas trabalhistas.

Representante do Ministério da Saúde na Secretaria de Atenção Básica, Dr. Itajaí de Oliveira Albuquerque

Durante o seminário, falou-se da humanização do trabalho, acidentes e incidentes e riscos, da centralização da culpa, das ações preventivas, do aumento do foco na tecnologia e redução das pessoas com relação ao contexto de trabalho, não se investindo em educação permanente e na pesquisa em serviço. Também foi discutida a falta de continuidade das ações planejadas com relação aos projetos de saúde nas mudanças de gestão em todos os níveis, acarretando perda de recursos financeiros e esforços intelectuais, achando os que entram que são melhores do que os demais.

O evento contou com a participação de representantes de todos os Conselhos ligados à área da saúde e do Ministério da Saúde, e foi realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. O tema do seminário foi “Erro e Condições de Trabalho dos Profissionais da Saúde”. Na discussão do tema, todos os Conselhos foram unânimes em abordar a carga horária excessiva, as condições das estruturas físicas dos estabelecimentos, a demanda de pacientes para além da capa-

Depois de ouvidas todas as exposições, a relatoria ficou incumbida de organizar um documento, encaminhar para os participantes e elaborar uma proposta a ser entregue a todos os órgãos que regulamentam as profissões da saúde, tanto no campo assistencial quanto trabalhista. Representaram o Crefito-6 no evento a Dra. Vanina Tereza Barbosa Lopes da Silva, membro da Comissão de Ética da Terapia Ocupacional e a Coordenadora da fiscalização Jane Albuquerque, fisioterapeuta.


6

Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional: uma homenagem do Crefito-6 Para comemorar a data e valorizar as profissões, o Crefito-6 realizou diversas ações e eventos no Ceará e Piauí, atendendo à população, divulgando a Fisioterapia e Terapia Ocupacional em meios de comunicação, produzindo mídias para homenagem aos profissionais, entre outros. 13 de outubro é especial para nós do Crefito-6. Gostaríamos de parabenizar pelo dia, os Fisioterapeutas e os Terapeutas Ocupacionais, que há 43 anos desempenham com toda a qualidade, ética e dignidade essas profissões tão importantes da área da saúde, que cada vez mais estão pautadas pelo compromisso e conhecimento. Parabéns!

Rádio Tempo FM 103,9

TV Verdes Mares (CE) TV Clube (PI) Cinemas: Via Sul Shopping (CE) North Shopping (CE) Shopping Teresina (PI) Anúncio nos jornais Diário do Nordeste (CE) e O Dia (PI)

Outdoors nas cidades de Sobral, Teresina, Parnaíba, Iguatu, Crato, Barbalha, Aracati, Floriano, Juazeiro.

II Fórum de Direito e Saúde O seminário, realizado nos dias 29,30 e 31 de agosto, teve como objetivo principal a prestação de contas com a sociedade e Governos Municipal e Estadual, referente às visitas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde das Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza. Estas visitas ocorreram no período compreendido entre os dias 13/02/2012 e 14/05/2012 e foram idealizadas e realizadas pela Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Ceará – OAB/ CE e a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública em conjunto com os demais Conselhos de Classe, dentre os quais o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Sexta Região – CREFITO 6, através do Departamento de Fiscalização – DEFIS, representado pela agente fiscal terapeuta ocupacional, Flávia d’Alva Aragão. Ainda na programação, estavam inclusas mesas redondas intituladas “Efetividade do atendimento da rede municipal de atenção básica em saúde”, “O papel dos Conselhos de Classe enquanto controle social”. Esta última contou com a participação, da Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, Conselheira do CREFITO 6, que

enfatizou o que o Conselho tem feito em prol da valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e da satisfação dos usuários, além da importância do SUS e da representatividade profissional no Conselho Nacional de Saúde, entre outros temas.


7


8

Crefito-6 participa de jornada científica

Mesa de Abertura

A VII Jornada Cientifica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo, ocorreu nos dias 13,14 e 15 de setembro no Centro de Convenções de Vitória com a temática “Intersetorialidade, Trabalho e Formação Profissional”. A jornada faz parte da programação do Crefito-2 para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Durante o evento foram realizadas palestras específicas

de cada profissão, mesas redondas com ações multidisciplinares das duas categorias e debates políticos. Para a abertura do evento, um professor de canto foi convidado a fazer uma apresentação acústica. Em seguida houve uma mesa redonda composta pela Dra. Regina Figueirôa (Presidente do CREFITO 2), Dra. Luziana Maranhão (Vice-Presidente

Dr. Omar Luís Rocha (Vice-Presidente do CREFITO-2), Dra. Ana Lívia Cartaxo (Diretora Secretária do CREFITO-6) e Dra. Regina Figueirôa (Presidente do CREFITO-2)

do COFFITO), Dr. Omar Luís Rocha(VicePresidente do CREFITO 2), Dr. Geraldo Magalhães Melo (Diretor Tesoureiro do CREFITO 7), Sr. Luis Carlos Reblim (Secretário Municipal de Saúde), Dra. Eunice Garcia (conselheira da Sub Sede Vitória e organizadora do evento) e Dr. José Naum Mesquita (Presidente da ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais).

Dra. Isis Simões Menezes (Diretora Secretária do CREFITO 2), Dra. Ana Lívia Cartaxo (Diretora Secretária do CREFITO 6), Dr. Paulo Henrique Oliveira (Conselheiro do CREFITO 7 e Membro do COFFITO no Mercosul), Dra. Luziana Maranhão (Vice-Presidente do COFFITO), Dra. Regina Figueirôa (Presidente do CREFITO 2) e Dr. Sohaku Bastos (Presidente da ABACO) - Palestra sobre Acupuntura.


9

Dra. Cristhina Brasil participa da FisioChristus No ano que o Curso de Fisioterapia Christus comemora 10 anos, o principal evento acadêmico, a FisioChristus, juntamente com o IV Encontro de Egressos de Fisioterapia, retornou à programação da Faculdade. Nos dias 18 a 20 de setembro, foi discutida a diversidade de abordagens fisioterápicas. O evento contou com palestras de docentes e professores convidados e atividades culturais. Além disso, foram ofertados 10 cursos de capacitação, com técnicas de assistência em Fisioterapia. A conselheira e fisioterapeuta, Dra. Ana Cristhina Brasil, representou o Crefito-6 no evento, que teve a presença de mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e diretores. “É importantíssimo termos mais um centro universitário, para a formação de fisioterapeutas no nosso Estado, principalmente com qualidade e responsabilidade”, salienta Dra. Ana Cristhina.

Colégio Darwin recebe visita de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais O fisioterapeuta, Dr. Olavo Ximenes, e as terapeutas ocupacionais Dra. Arismênia Lima Goes e Dra. Luzianne Feijó proferiram palestra, esclarecendo os alunos sobre o que é a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, falando sobre as evoluções e suas áreas específicas. Estiveram presentes mais de 70 alunos do colégio, que não conheciam bem as especificidades das profissões. Foram apresentadas fotos com profissionais atuando em cada especialidade. Durante o encontro, palestrantes esclareceram perguntas e dúvidas dos alunos. Segundo a Vice-presidente do Crefito-6, Dra. Luzianne Feijó, terapeuta ocupacional, a área da Terapia Ocupacional tem uma grande necessidade de divulgação. “Atualmente, temos 13 mil terapeutas ocupacionais e sofremos com a carência de 60 mil profissionais”.


EXPEDIENTE GESTÃO UM NOVO TEMPO: Responsabilidade com Competência 2010/2014 Presidente Dr. Ricardo Lotif Araújo / Crefito-33481-F(CE) Vice Presidente Dra. Luzianne Feijó Alexandre Paiva / Crefito-6662-TO(CE) Diretora Secretária Dra. Ana Lívia Cartaxo Bandeira Melo Ribeiro / Crefito-6930-TO(CE) Diretor Tesoureiro Dr. Flávio Feitosa Pessoa de Carvalho / Crefito-3840-F(CE) Conselheiros Efetivos: Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil / Crefito-8839-F(CE) Dr. Paulo Henrique Palácio Duarte Fernandes / Crefito-42997-F(CE) Dra. Mylza Carvalho Rosado de Oliveira / Crefito-187-F(CE) Dr. Olavo Pereira Ximenes Júnior / Crefito-10788-F(CE) Dra. Arismênia Maria Almeida Lima / Crefito-7542-TO(CE) Conselheiros Suplentes: Dra. Maura Cristina Porto Feitosa / Crefito-74608-F(PI) Dra. Maria Ester Ibiapina Mendes de Carvalho / Crefito-1600-F(PI) Dra. Antoniana Teixeira de Siqueira Frota / Crefito-5050-TO(PI) Dr. Igor Fernandes Maia Gomes do Nascimento / Crefito-52337-F(CE) Dra. Ana Karine Castelo Branco de Paula / Crefito-21629-F(CE) Dra. Tatiany Coutinho Cajazeiras Bezerra / Crefito-10131-TO (CE) Dr. Alessandro Ádamo Gonçalves Oliveira / Crefito-67208-F(CE) Dr. Marcelo Memória Lopes / Crefito-8843-F(CE) ENDEREÇOS Sede Fortaleza - CE Av. Rogaciano Leite, 432 - Salinas CEP: 60810-786 / Tel: (85) 3241.1456 crefito6@crefito6.org.br Subsede Teresina - PI Av. Jóquei Clube, Ed. Empresarial Euro Business, 299 Sala 609, Bairro Jóquei CEP 64049-240 / Tel (86) 3216.6030 subsedepi@crefito6.org.br Subsede Sobral - CE Rua Eurípedes Ferreira Gomes, 556 - Bairro Pedrinhas CEP 62040-750 - Tel: (88) 8811.0249 | (88) 9962.5833 subsedesobral@crefito6.org.br

Informativo Crefito-6 Coordenação de Arte e de Editoriais Primeiro Plano Comunicação Jornalista responsável: Maab Salgado-2650 (CE) Diretor de arte: Fernando Farias de Sales


Informativo Crefito-6