Issuu on Google+

Um trabalho de pesquisa não deve ser uma cópia ou um decalque de textos consultados, nem um exercício digital! É preciso preparar primeiro o trabalho a realizar, seguindo as pistas do professor! Antes de elaborar o trabalho escrito final, há que fazer uma leitura atenta e crítica dos textos recomendados pelo professor (na Internet ou em livro); tomar notas do mais importante que se está a ler; refletir naquilo que se está a recolher, para uma boa compreensão.

Biblioteca Escolar de Arazede 2012/ 2013


Um trabalho bem estruturado deve ter as seguintes partes: 1- CAPA 2- SUMÁRIO 3- INTRODUÇÃO 4- DESENVOLVIMENTO 5- CONCLUSÃO 6- BIBLIOGRAFIA 7- ANEXOS (eventualmente).

CAPA Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho

2012/ 13

Cidadania – 5º E

Os Jovens e a Alimentação Alunos: ...

Depois de concluído o trabalho, já com a numeração das páginas, deves elaborar uma lista com os títulos e subtítulos: Sumário Introdução ……………………………………………………3 I. Hábitos Alimentares dos Jovens …………4 1. Alimentação em Família …………………..5 2. Alimentação na Escola …………………….6 II. Erros Alimentares …………………………………8 1. O Poder da Publicidade ……………………9 2. Nutrição e Saúde ……………………………11 Conclusão ……………………………………………………..13 Bibliografia ………………………………………………….14 Anexos ………………………………………………………...15

Biblioteca Escolar de Arazede 2012/ 2013


INTRODUÇÃO Na Introdução deves esclarecer os seguintes aspectos:     

Qual o TEMA do trabalho; Por que o escolheste; O que pretendes demonstrar ou tratar; O que fizeste para obteres informação; Dificuldades encontradas.

DESENVOLVIMENTO No corpo do trabalho deves:     

Organizá-lo em capítulos e subcapítulos; Ilustrá-lo, se possível, com gravuras; Sublinhar as expressões significativas; Assinalar devidamente as citações; Apresentar argumentos pessoais.

CONCLUSÃO Deves, por fim...   

resumir a pesquisa que fizeste; dar até uma opinião pessoal sobre as questões apresentadas; lançar algumas soluções, ou sugerir novos problemas a investigar... Deves evitar a repetição de aspetos já referidos!

BIBLIOGRAFIA Deves sempre indicar as fontes de informação em que te apoiaste! Por exemplo: LAW, Felicia. (2007). Tu és aquilo que comes. Porto: Porto Editora. Biblioteca Escolar de Arazede 2012/ 2013


ANEXOS Questionários, entrevistas, mapas, excertos de obras, gráficos, quadros, inquéritos, são alguns dos materiais que podem figurar em anexo no final de um trabalho. O corpo do trabalho deve sempre remeter, através de notas, para este tipo de documentos.

Nas estantes os livros estão arrumados pelo assunto que tratam. A cada assunto ou grupo de assuntos corresponde um número e uma cor. Repara:

0 – Generalidades. 1 – Filosofia. Psicologia. Lógica. Moral. 2 – Religião. Teologia. 3 – Ciências Sociais. Sociologia. 5 – Ciências Puras. Matemática. Ciências Naturais. 6 – Ciências Aplicadas. Tecnologia. 7 – Belas-artes. Divertimentos. Desportos. 8 – Linguística. Filologia. Literatura. 9 – Arqueologia. Geografia. Biografia. História.

Em que te pode ajudar a biblioteca? Aqui tens um espaço privilegiado para consultar obras variadas e outros materiais impressos, úteis no trabalho de pesquisa. Podes ainda informar-te sobre diversos assuntos, consultando revistas, jornais e dossiers temáticos. Tens também a possibilidade de explorar material multimédia e aceder à internet, servindo-te dos computadores.

Os professores têm todo o gosto em ajudar-te. BOM TRABALHO! Biblioteca Escolar de Arazede 2012/ 2013


Como elaborar um trabalho