Cartilha
BOAS PRÁTICAS NO CAMPO E NO MERCADO
A atividade agropecuária tem um importante papel no desenvolvimento socio económico de Cabo Verde, pois para além de assumir um papel de relevo na produção de alimentos, apresenta também um papel fundamental na criação de empregos e rendimentos, contribui para a segurança alimentar e redução da pobreza, para além de participar de maneira significativa para elevar a qualidade ambiental do ecossistema. Sendo a saúde de todos os cabo-verdianos uma preocupação constante do Governo de Cabo Verde, a saúde daqueles que trabalham na produção agropecuária e no seu escoamento, é particularmente uma preocupação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), sobretudo neste contexto da pandemia do COVID 19. É fundamental que os responsáveis pela produção e abastecimento do mercado de produtos agrícolas continuem a exercer a sua atividade laboral, mas num ambiente de total segurança sanitária dos produtos alimentares e do produtor/trabalhador rural. Por isso, o MAA através do seu serviço técnico de extensão rural e economia agrária, elaborou este manual com recomendações e orientações dirigida aos agricultores e os comerciantes (rabiantes) que trabalham com os produtos agrícolas, com o objetivo de informá-los e sensibilizá-los sobre um conjunto de medidas sanitárias e de segurança no âmbito da COVID 19, de forma a conter a disseminação do vírus e o contágio nesta classe de trabalhadores, zelando ao mesmo tempo pela continuidade de escoamento da produção local, necessária para a satisfação da procura existente, segurança alimentar e rendimento dos produtores.
2
CORONAVIRUS / COVID-19 O QUE É? É uma doença causada por um vírus. Esse vírus quando observado ao microscópio é muito parecido com a figura de uma coroa, por isso tem esse nome de CORONA, e é capaz de causar graves infeções respiratórias.
TRANSMISSÃO A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: • • • • •
Muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas de doenças, mas outras podem apresentar sintomas respiratórias graves.
SINTOMAS
Podem variar de uma simples gripe até uma pneumonia severa.
Os mais comuns são: Toque do aperto de mão; Gotículas de saliva; espirro; Tosse; Catarro; Objetos ou superfícies contaminadas, como telemóveis, maçanetas, mesas, brinquedos, teclados de computador etc.
TOSSE
FEBRE
DOR DE DIFICULDADE GARGANTA RESPIRATÓRIA
PREVENÇÃO
QUER SABER MAIS SOBRE COMO SE PROTEGER?
3
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
20 S
1,5 m
• Lave com frequência as mãos até a altura dos pulsos, com água e sabão, ou então higienize com álcool gel 70%; • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; • Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sujas; • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado; • Mantenha uma distância mínima de cerca de 1,5 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto; • Higienize com frequência o telefone e os brinquedos das crianças; • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos e até telemóvel; • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados; • Evite circulação desnecessária nas ruas, se puder, fique em casa; • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crónicos, e fique em casa até melhorar; • Durma bem e tenha uma alimentação saudável; • Utilize máscaras caseiras ou cirúrgicas sempre que sair de casa;
4
Orientações e Boas Práticas Caro agricultor! Você é responsável pela quase totalidade dos alimentos que chegam aos nossos mercados e à nossa mesa. O seu trabalho é fundamental na erradicação da fome e da pobreza, provisão da segurança alimentar e nutricional, melhoria dos meios de subsistência, e criação de riquezas, para além de contribuir também para a proteção e conservação da biodiversidade. A agricultura é um importante pilar para a economia em Cabo Verde. Por isso, no âmbito do combate ao vírus do COVID 19, terá que adotar algumas medidas de boas práticas na produção, em termos sanitários, para proteger a si e à sua atividade económica.
AGRICULTORES
Caso apresente qualquer sintoma como febre, tosse, ou dificuldades para respirar não saia de casa, para ir trabalhar na sua parcela agrícola, pois poderá colocar em risco a sua saúde e a dos seus colegas e trabalhadores no campo. Contate as autoridades da saúde através do nº 800 11 12 Na faina agrícola (trabalhos de campo), mantenha uma distância segura de seus colegas de pelo menos 1,5 m, evitando o contato físico (aperto de mãos, abraços).
Deverá tomar as seguintes precauções:
LAVAR MÃO
Em parceria com outros agricultores, escolham um local nas imediações das vossas parcelas para a colocação de um lavabo (bidão com torneira) para a lavagem das mãos com água e sabão; Evite partilhar as suas ferramentas de trabalho. Se tiver de partilhá-las, desinfete-as com água e lixívia nas zonas de contato; Procure utilizar sempre roupa limpa, ainda que seja muito usada (velha em crioulo); Faça a colheita em caixas apropriadas, que poderão ser lavadas antes da colheita com água e sabão, para evitar a contaminação e disseminação do vírus; Evite o uso partilhado dos matérias de colheita (caixas de colheita); Antes de iniciar a colheita lave bem as mãos com água e sabão, para evitar que os produtos da colheita sejam contaminados; Evite a entrada de pessoas estranhas na sua parcela, nomeadamente rabidantes, pois poderão ser fonte de contágio; Na pesagem dos produtos, faça a desinfeção das balanças, procurando indicar uma só pessoa para esta tarefa, mantendo a distância de segurança com as rabidantes e outras pessoas; Após contato com o dinheiro, embalagens e recipientes onde colocou o produto agrícola, lave e higienize as mãos. Tenha álcool 70% e lenço de papel descartável sempre consigo; No regresso à casa, faça a higienização pessoal (tome um banho de corpo inteiro) troque de roupa.
6
Nas sessões de Campo Escola do Produtor (CEP)
Caso apresente qualquer sintoma como febre, tosse, ou dificuldades para respirar não participe nas sessões do CEP, pois poderá colocar em risco a sua saúde e a dos seus colegas. Mande avisar o seu facilitador do CEP, e contate as autoridades da saúde através do nº 800 11 12; Juntamente com o facilitador do CEP, procurem providenciar um lavabo para lavagem das mãos com água e sabão; Deverão sentar-se em meio círculo, com uma distância de segurança de 1,5 metros e utilizar sempre uma máscara, sem apertos de mãos e abraços; Nas sessões práticas nas parcelas, procure manter o distanciamento recomendado entre os colegas, escolhendo um ou dois elementos para as demonstrações em cada subgrupo; Enquanto durar a pandemia, evitem comer nas sessões do CEP; Seja um exemplo para os outros agricultores!
7
Orientações e Boas Práticas Caro comerciante (rabidante)! A comercialização de produtos agricolas é uma das principais atividades económicas de uma boa franja da população cabo-verdiana. O seu trabalho é muito importante para o abastecimento do mercado e escoamento dos produtos agricolas. Por isso, no âmbito da pandemia do COVID 19, deverá tomar algumas medidas sanitárias para que possa vender os produtos agricolas de forma segura e saudável e continuar a merecer a confiança dos consumidores, que hoje estão muito mais exigentes em termos de higiene e segurança sanitária dos produtos alimentares.
COMERCIANTES (RABIDANTES)
Permaneça em casa caso pertença ao grupo de risco, ou tenha contato direto com pessoas que estejam neste grupo (idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças como diabete, tensão alta, doenças vasculares, insuficiência renal crónica, doenças respiratórias crónicas);
Deverá tomar as seguintes precauções: Escolha uma pessoa da sua casa que não esteja no grupo de risco para fazer as compras; Caso apresente qualquer sintoma como febre, tosse, ou dificuldades para respirar não saia de casa, pois poderá colocar em risco a sua saúde e a dos seus colegas. Contate as autoridades da saúde através do nº 800 11 12; Higienize as mãos antes de tocar nos produtos agrícolas. Se não tiver possibilidades de lavar com água e sabão, utilize álcool gel; Limite o contato frequente com os agricultores na sua parcela agrícola, de forma a diminuir os riscos para si e para o agricultor;
20s
No transporte dos produtos agrícolas procure utilizar caixas apropriadas para o transporte desses produtos. Os produtos ficam mais seguros não só quanto a choques físicos, como também ficam menos expostos a vírus e outras impurezas; Procure apanhar sempre o mesmo carro e condutor, no transporte de produtos agricolas, e evite compartilhar o espaço na carroçaria com muitas pessoas. Se viajar na cabine (frente de carro), mantenha os vidros abertos para a circulação do ar; Não faça o transporte de produtos agrícolas, juntamente com os animais; Nos carros com carroçaria sem cobertura, utilize alguma lona sobre os produtos para protege-los não só do sol como também de outros organismos nocivos;
9
Evite estar em grupo e mantenha a distância de pelo menos 1,5 metros das outras pessoas; Após contato com dinheiro, embalagens e recipientes onde colocou produto agrícola, lave e higienize as mãos. Tenha álcool 70% e lenço de papel descartável sempre na sua bolsa; Antes e depois de tocar nos legumes, frutas e verduras, lave e higienize as mãos para evitar que esses produtos sejam contaminados, e que você seja contaminado, caso os produtos forem manuseados por uma pessoa infectada; Tanto no transporte como na venda direta de queijos frescos aos seus clientes/fregueses, utilize malas térmicas. Conserva melhor o produto, é muito mais higiénico e cumpre com os parâmetros de segurança sanitária dos alimentos.
10
NOS MERCADOS Evite vender nos mercados municipais se tiver mais de 60 anos; Se não estiver no grupo de risco e tiver que ir vender no mercado, utilize sempre máscara e tenha consigo álcool 70% ou álcool gel e lenços de papel descartável; Evite estar em grupo com as suas e/ou seus colegas e mantenha uma distância de pelo menos 1,5 metros de outra pessoa; Não deixe que os clientes/fregueses toquem nos seus produtos, nem chegue perto deles, pois poderão contaminar os produtos caso tenham contato com o vírus; Mantenha uma distância segura entre si e os seus clientes/ fregueses de pelo menos 1,5 metros de distância; Não fale próximo dos seus produtos, pois gotículas de salivas podem contaminá-los; Se quiser comunicar com os seus clientes/ fregueses sobre o preço dos seus produtos, utilize pequenos cartazes na sua banca com o preço dos produtos; Não corte os seus produtos para a degustação dos clientes/ fregueses; Faça a higienização das mãos de quando em vez no lavabo disponibilizado pelas Câmaras Municipais; No regresso à casa, faça a higienização pessoal (tome um banho de corpo inteiro) e lave a roupa utilizada.
11
Não se esqueça que em Cabo Verde a maior parte das pessoas que contraíram covid19 são assintomáticas, ou seja, nao apresentam sintomas de doença, mas podem transmitir e contagiar outras pessoas.
Juntos na prevenção da COVID 19. Seja responsável e faça a sua parte!
COMO LAVAR AS MÃOS
Ficha técnica
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12