Page 1

MBA EM GESTテグ EMPRESARIAL


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL APRESENTAÇÃO O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, o conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado. Sendo assim, para suprir essa demanda, a FGV desenvolveu o MBA em Gestão Empresarial, que aborda uma multiplicidade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e competitivo. O programa é destinado a profissionais que desejam se instrumentalizar nas diversas áreas do conhecimento da administração. Essa interdisciplinaridade faculta ao participante uma visão estratégica no processo decisório. Sua estrutura tem por objetivo oferecer o aprimoramento dos executivos, oriundos de diferentes áreas de formação acadêmica, para assumirem posições de destaque nas organizações. Os temas abordados enfocam agilidade, liderança, flexibilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e grupal, bem como instrumentais nas diversas áreas de atuação do executivo – finanças, marketing, gestão de pessoas, controladoria e estratégia, dentre outras. Ou seja, todos os temas estão associados ao desenvolvimento de habilidades e oferecem os conhecimentos técnicos e gerenciais para a formação do gestor contemporâneo. É de se destacar também, o desenvolvimento da capacidade empreendedora do participante, aluno, onde o mesmo é incentivado a desenvolver um projeto final de curso, de caráter prático, que venha agregar valor para si próprio ou para a empresa em que atua.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL OBJETIVOS O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar a capacitação técnica aprofundada na gestão de empresas de seus participantes, desenvolvendo a visão estratégica e de mercado, numa visão integrada e global. Desta forma o MBA apresenta os seguintes objetivos específicos: 4Desenvolver visão estratégica do participante. 4Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório. 4Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão. 4 Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança. 4Contribuir na formação de executivos para a área de gestão, 4Contribuir para o aumento da capacidade empresarial do participante bem como para a competitividade das organizações de que fazem parte.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL PÚBLICO-ALVO PÚBLICO-ALVO OOprograma programaMBA MBAExecutivo Executivoem emGestão GestãoEmpresarial Empresarialtem temcomo comopúblico públicoalvo: alvo: 4Profissionais 4Profissionaiscujo cujoponto pontoatingido atingidoem emsuas suascarreiras carreirasososobriga obrigaa aatingir atingirnovos novosníveis níveisde deformação formaçãoacadêmica. acadêmica. 4Profissionais 4Profissionaisque quesintam sintamnecessidade necessidadede deatualização atualizaçãoe ereciclagem reciclagemde deconhecimentos. conhecimentos. 4Profissionais 4Profissionaisque queaspirem aspiremaacargos cargosexecutivos executivos em em suas empresas ee que quedemandem, demandem,além alémde deexperiência experiênciaprofissional, profissional, sólidos sólidosconhecimentos conhecimentosde deeconomia, economia,gerência, gerência,finanças, finanças,estratégia, estratégia,pessoas pessoase emarketing. marketing. 4Profissionais 4Profissionaisque quedesejem desejemdesenvolver desenvolver sua sua capacidade capacidade empreendedora, por intermédio intermédio da da condução conduçãode deum umnovo novo negócio negócio- próprio - próprioou ouprojeto projetoem emsua suaempresa empresa


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROGRAMA DO CURSO

Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas...........24 h/a

Gestão Integrada de Custos e Orçamento.....................24 h/a

Contabilidade para Executivos............................................24 h/a

Jogos de Negócios.............................................................24 h/a

Dimensões Funcionais da Gestão de Pessoas....................24 h/a

Negociação.........................................................................24 h/a

Economia Aplicada................................................................24 h/a

Projeto Integrado de Negócios........................................24 h/a

Finanças Corporativas...........................................................24 h/a

Gestão de Projetos.............................................................24 h/a

Estratégia de Empresas.........................................................24 h/a

Metodologia de Ensino Superior (online).....................36 h/a

Fundamentos de Marketing.............................................24 h/a

Metodologia de Pesquisa (online)..................................36 h/a

Gestão de Marketing.............................................................24 h/a

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Gestão da Qualidade.............................................................24 h/a Matemática Financeira..........................................................24 h/a

Carga Horária Total do Curso.........................................432 h/a


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EMENTAS Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas Mudanças comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Ética aplicada às relações de trabalho. Comunicação. Motivação. Liderança como essência da gestão. Formação e desenvolvimento de equipes. Contabilidade para Executivos Fundamentos da Contabilidade e princípios fundamentais. Demonstrações Contábeis de acordo com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico—financeira: análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade. Dimensões Funcionais da Gestão de Pessoas Contextualização da gestão de pessoas. Desafios para a área de gestão de pessoas. Gestão flexibilizada de pessoas. Gestão de competências. Gerenciamento de talentos. Captação e seleção de talentos. Reconhecimento e remuneração. Avaliação de desempenho. Certificação de competências. Aprendizagem e cultura organizacional. Universidades corporativas.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL Economia Aplicada Conceitos econômicos. Demanda, oferta e estruturas de mercado. Mensuração da atividade econômica. A moeda e o sistema financeiro. Inflação e índices de preços. Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Estratégia de Empresas Evolução do pensamento estratégico. Gestão estratégica no novo milênio. Análise do ambiente externo. Cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. Balanced scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação. Finanças Corporativas Visão geral de finanças. Risco e retorno - beta e o modelo CAPM, CMPC. Fluxo de caixa e capital de giro. Critérios para análise de projetos. Período payback simples e descontado. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Índice de lucratividade líquida. Ponto de equilíbrio. Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais. Fundamentos de Marketing O Conceito de Marketing. O Ambiente de Marketing. Elementos do Composto de Marketing. Comportamento do Consumidor. Inteligência de Marketing. Segmentação de Mercado. Posicionamento. A Interface do Marketing com outras Áreas Funcionais da Organização.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL Gestão da Qualidade Evolução do processo da qualidade. Conceitos básicos. Prêmio Nacional da Qualidade e o Modelo Excelência da Gestão®. Normas ISO. Certificação. Sistemas integrados de gestão. Padronização e melhoria. Ciclo PDCA. Gerenciamento da melhoria e gerenciamento da rotina. Ferramentas para gerenciamento. Métodos específicos de gestão. Metodologia para implantação. Gestão de Marketing Gestão de Marketing como Ferramenta Competitiva. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de Serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, Implementação e Controle de Marketing. Matemática Financeira Relação fundamental e taxas de Juros. Regime de juros simples. Calculo de taxas simples, valor atual e montante. Regime de juros compostos. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro. Série uniformes de pagamentos. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Gestão de Projetos Definição de projeto. Evolução da gerência de projetos. Estrutura analítica de projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Diagrama PERT/CPM. Caminho crítico. Custos. Cronogramas físico e financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Controle do projeto. Ferramentas computacionais para gerência de projetos. Análise da gerência de projetos.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL Projeto Integrado de Negócios Fundamentos e conceitos de empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. A importância do empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Projeto Integrado de Negócios – plano de negócios desenvolvido pelos participantes do MBA, em grupo. O conceito de plano de negócios. Estruturação e apresentação de um plano de negócios. Etapas de elaboração do plano de negócios, incluindo os aspectos do: ramo de atuação, definição do negócio, estudo de mercado, análise estratégica, os aspectos mercadológicos, as previsões orçamentárias, os resultados financeiros esperados, às práticas relativas à gestão de pessoas e os demais aspectos operacionais. “Venda” do plano de negócios para “investidores”. EAD Docência sMetodologia de Ensino Superior Focaliza os elementos constitutivos do processo de ensino-aprendizagem, discutindo planejamento, metodologias e avaliação, de modo a possibilitar aos alunos a construção de saber, e possibilita ao futuro professor o acesso aos conteúdos básicos inerentes ao trabalho docente no contexto do ensino superior, bem como a discussão de questões pertinentes a essa realidade. sMetodologia de Pesquisa Trata das diferentes formas da pesquisa científica, das metodologias e dos instrumentos de coleta de dados, bem como da formatação de projetos, relatórios de pesquisa e monografias, proporcionando o suporte necessário à elaboração, formatação e edição de projetos de pesquisa e monografias, de modo que eles se enquadrem formalmente nos parâmetros observados não só pelas agências oficiais de fomento à pesquisa como por programas de pós-graduação.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL Gestão Integrada de Custos e Orçamento Conceitos e terminologia de custos. Composição e comportamento dos custos. Custos para a determinação lucro. Custos para o controle das operações. Custos para tomada de decisão. Custeio direto X custeio por absorção. Custos fixos x custos variáveis. A importância da margem de contribuição. A determinação do ponto de equilíbrio. Grau de alavancagem operacional. Conceitos básicos de orçamento empresarial. A estrutura do orçamento empresarial. As funções de planejamento e controle. Os orçamentos básicos. O orçamento de operação. O orçamento de Investimentos. O orçamento de caixa. As demonstrações projetadas. Jogos de Negócios Aplicação dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano competitivo da atividade empresarial. Introdução à dinâmica de Jogo de Negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial por intermédio da utilização de modelo de simulação (business game) que contempla decisões / “jogadas” associadas às temáticas de economia, estratégia, controle contábil e financeiro, operacional, finanças, mercadológica e outras aprendidas durante o MBA. Negociação A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características de um bom negociador. Perfil do negociador. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Maximização de resultados no relacionamento das partes durante a negociação. Uso da uniformização do tempo e do poder.


MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL INFORMAÇÕES ADICIONAIS Aulas às quartas e quintas-feiras à noite (18h30min às 22h50min), em semanas alternadas, durante aproximadamente 20 meses. Documentos para Matrícula: 42 fotos 3 x 4. 4Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da carteira de classe. 4Cópia autenticada do diploma de graduação (na falta do diploma será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão do curso). 4Autorização para faturamento (contendo razão social, CNPJ, endereço e plano de pagamento) ou cheque para pagamento da parcela de entrada. Condições de Pagamento*: 4R$ 16.540,00 à vista 4R$ 8,270,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 744,00 4R$ 4.480,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 749,00 4R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 749,00 * Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV. * Valores incluem apostilas e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas. Os interessados deverão encaminhar a pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br e aguardar o contato da coordenação da M.Murad/FGV para confirmação da inscrição.

Programa de Gestão Empresarial  

Programa de Gestão Empresarial