Page 1

PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES


A Sociedade em Rede e suas Implicações na Educação • Sociedade cada vez mais “tecnologizada”, conectada, denominada pelo sociólogo espanhol Manuel Castells (1999) de “sociedade em rede”.

Imagem fonte: http://www.blogmasterd.es/masterd-y-las-nuevas-tecnologias


• Segundo Castells (1999), essa revolução tecnológica centrada nas tecnologias da informação e de comunicação está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado.

Hatsune Miku


• Com objetivo de responder aos desafios de uma Educação para uma “Sociedade em Rede” que a UNESCO criou o projeto “Padrões de Competência em TIC para Professores”.


• A coleção “Padrões de Competência em TIC para Professores” reúne três documentos: “Marco Político”, “Diretrizes de Implementação” e “Módulos de padrão de competências”.


• A nova realidade social implica a necessidade de oferecer aos educadores espaços formativos e de capacitação, nos quais possam desenvolver as competências necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho.


O objetivo geral do projeto • “Fazê-lo de forma a contribuir para um sistema de ensino de maior qualidade que possa, por sua vez, produzir cidadãos mais informados e uma força de trabalho altamente qualificada, assim impulsionando o desenvolvimento econômico e social do país”. (UNESCO. Padrões de Competências em TIC para Professores: Diretrizes de Implementação, versão 1.0. 2009. p. 5).


Foram propostas trĂŞs abordagens:


O projeto ICT-CST tambĂŠm define seis componentes do sistema de ensino:


Redes Sociais na Educação Campus Party Brasil 2011

• A internet socializou o conhecimento, e o professor não é mais o principal provedor de informação para o aluno. Como essa realidade afeta as relações na sala de aula e o nosso sistema de ensino?

Imagem fonte:hackeandonos


Formação de Professores  

Formação de Professores