Page 1

Comunidade Luterana

Expresso

Número 4 22/06/2012

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - Norte Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB A Paróquia na Internet:

Boletins on-line: http://issuu.com/luteranos

Caros Membros e Amigos da Paróquia RJ-Norte, a Conferência Rio+20 e os eventos paralelos da Cúpula dos Povos estão acabando. Pessoalmente, fiquei revoltado quando a crise econômica e interesses de determinados países tornaram impossível as nações consentirem com medidas mais drásticas e claras para proteger o nosso planeta e aumentar a justiça social. A meu ver, o cuidado co o meio ambiente e com relações justas tanto na economia, quanto no trabalho e nas sociedades e famílias não pode ser considerado um luxo, mas uma prioridade em todos os momentos. Nos resta, orar a Deus, nos inspirar na sua vontade, buscar foça no convívio da família de Deus - para, pessoalmente, agirmos mais em prol da proteção do meio ambiente, de uma economia sustentável e da justiça social!

8:30 h: Culto com Ceia na Castelo Forte 10:30 h: Culto com Ceia na Bom Pastor

 Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, o Espírito que clama: Aba, Pai! (Lema da Semana 24-30/6 - Gálatas 4.6)

Quero aproveitar este boletim para lembrar que não estarei no Rio de Janeiro entre 27/6 e 11/7, pois participarei de um Congresso da EKD (Igreja Evangélica da Alemanha) em Wittenberg. Neste Congresso, cerca de 200 pastoras e pastores da Alemanha que atuam no exterior debaterão sobre os desafios da atualidade para uma teologia da reforma contemporânea. Quero alertar ainda que - apesar da minha ausência - acontecerão os seguintes cultos na Paróquia Norte: 1º de Julho - Culto com Ceia: 8:30 h Castelo Forte (P. Antônio) 10:30 h Bom Pastor (P. Mozart) 8 de Julho - Culto Leigo: 10:30 h Bom Pastor (celebrado por uma equipe litúrgica) Abraços fraternos, Pastor Matthias Tolsdorf

8:30-16:30 h: No Retiro Humboldt/Jacarepaguá (Rua Edgard Werneck, 204)

Inscrições até 10 de Julho!

Pastor Matthias estará ausente 8:30 h: Culto com Ceia na para participar de um Congres- Castelo Forte (P. Antônio Carso em Wittenberg/Alemanha, los Ribeiro) realizado pela EKD (Igreja Evangélica da Alemanha) que convo10:30 h: Culto com Ceia na cou todos os pastores/todas as pastoras alemãs que atuam no Bom Pastor (P. Mozart João

de Noronha Melo)

Não haverá culto na Castelo Forte. 10:30 h: Culto Leigo na Bom Pastor


IECLB na Cúpula dos Povos e na Rio+20 - Algumas Impressões:

Culto Trilíngue de Boas Vindas aos Participantes Internacionais Luteranos da Rio+20 e dos Eventos da Cúpula dos Povos—Dia 17 de Junho, na Paróquia Martin Luther.

Recepção das Autoridades Eclesiásticas e das Organizações Humanitárias e de Desenvolvimento ligadas a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) pelo Pastor Presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, no dia 20 de Junho nas dependências da Paróquia Martin Luther.

Momento Inter-religioso de Reflexão, Pronunciamento e Intercessão pelas Autoridades reunidas da Rio+20. No dia 22 de Junho, no Aterro do Flamengo. A IECLB foi representada pela P. Matthias.


Luz para sua Vida: Oikoumene (Ecumenismo) tem tudo haver com Sustentabilidade! Esta é uma versão lúdica e colorida do símbolo do Conselho Mundial de Igrejas (órgão internacional máximo do ecumenismo). Ele usa um barco (imagem muito usada para retratar a igreja) - simbolizando que todas as igrejas “estão no mesmo barco”, ou seja, que só existe um Corpo de Cristo (apesar de existirem muitas confissões cristãs). As ondas podem simbolizar a maré, as tempestades e as ameaças que a igreja (e as igrejas) enfrentam no mundo. Que o mastro do barco tem forma de cruz, simboliza que a força da igreja (das igrejas) está em Jesus Cristo - na sua encarnação (nascimento), na sua convivência com a humanidade (ensinando e convidando ao Reino de Deus), sofrendo, morrendo e ressuscitando. A palavra grega oikos significa casa. E o termo oikoumene, originalmente, significava habitado ou terra habitada. Inspirado na palavra oikoumene, podemos lembrar que todos os seres humanos - brancos, pardos, negros e indígenas - de fala portuguesa, inglesa, espanhola, japonesa, russa, alemã.... - ricos e pobres - cristãos, judeus, muçulmanos, espíritas, umbandistas, hinduístas, budistas... habitamos a mesma casa - nosso planeta, ou seja, a divina criação! Acredito que nós, como humanidade, conseguiremos cuidar do nosso planeta e deixa-lo habitável para os nossos descendentes, na medida que aprendemos a conviver com o outro/o diferente em paz e sem medo - respeitando-o e apoiandoo. Quando tudo que nós como seres humanos temos em comum (a necessidade de ar para respirar, de água para beber, de comida para nos alimentar, de um teto para nos proteger, de educação para nos desenvolver, de carinho para nos alegrar, de sonhos para nos animar e inspirar, de esperança para viver com qualidade...) tem mais valor do que aquilo que nos difere (cosmovisões, filosofias, religiões, posse, opinião política, time de futebol...), nos tornaremos capazes de unir as forças para cuidar de tudo que todos nós precisamos para viver e viver bem! O Ecumenismo entre igrejas cristãs e o respeito também das outras religiões, podem ser um sinais proféticos de que esta convivência pacífica dos diferentes e um mundo melhor no futuro sejam possíveis!

Paróquia Norte: rjnorte@gmail.com Pastor Matthias Tolsdorf Fone: 21/3586-1226 E-mail: p.matthias.tolsdorf@gmail.com Plantão no Escritório da Com Bom Pastor: 3ª Feira, das 9:00-12:00 h Comunidade Bom Pastor: Endereço: Rua Sobragi, 88 — Ilha do Governador 21920-150 Rio de Janeiro/RJ Contato — Pres. Guilherme Reichwald: 3393-3711 Comunidade Castelo Forte Endereço: Rua Luis Beltrão, 1052 — Praça Seca 21321-230 Rio de Janeiro/RJ Contato — Pres. Márcia Lückemeyer Kirsch: 2435-4917 Ponto de Pregação Bom Mestre Endereço: Rua Flaminia, 450 — Brás de Pina 21221-240 Rio de Janeiro/RJ Contato — Cristina Walter: 3351-9210

“O universo é constituído por uma imensa teia de relações de tal forma que cada um vive pelo outro, para o outro e com o outro.” (Leonardo Boff)

URGENTE: O Bazar da nossa Paróquia está agendado para o dia 14 de Julho, nas dependências da Paróquia Martin Luther. Mas, infelizmente, não temos objetos suficientes para a realização deste Bazar até o presente momento. Se você

tiver alguma bugiganga, livros, roupas, sapatos ou utilidades que não usa ou são dispensáveis, favor entregar na Bom Pastor (ou combinar a retirada) até o dia 8/7. Obrigado!

(para Contribuições e Doações): Banco ITAU Ag: 0370 CC: 58032-6 CNPJ: 09.214.968/0001-95 Titular: PAROQUIA E C L N R J NORTE Obs. Pedimos a todos os contribuintes e doadores que identifiquem seus DOC, seus depósitos e suas transferências, para que possamos agradecer e lançar todas as “receitas” devidamente.


Expresso 4  

Boletim Comunidade Luterana Expresso - Nº 4. A quarta edição do Boletim Expresso da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Jane...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you