Issuu on Google+

Comunidade Luterana

Expresso

Número 12 3/11/2012

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - Norte Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB A Paróquia na Internet:

 O Senhor disse a Paulo: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (Lema do Dia da Reforma 2012)

Boletins on-line: http://issuu.com/luteranos

John Wycliff

Jan Hus

Jean Cauvin Huldreych Zwingli

Martin Luther & Catarina von Bora

Caros Membros e Amigos da Paróquia RJ-Norte, Quarta feira passada foi o Dia da Reforma em que completou-se 495 Anos do Início da Reforma Luterana. Queremos contemplar este marco importante para a nossa Igreja e para todas as igrejas protestantes no Culto deste Domingo. Seguindo a decisão do Conselho Paroquial, este culto será celebrado às 10:30 h como Culto Paroquial na Comunidade Castelo Forte (não haverá culto na Bom Pastor) e seguido de um Almoço Comunitário! Pedimos a todos que queiram participar deste culto que tragam um alimento e uma bebida para partilhar com os demais! Esperamos e desejamos que possamos - juntos - celebrar um culto muito alegre de comemoração da Reforma!

Fraternalmente, P. Matthias Tolsdorf


„Ação entre Amigos“ da Paróquia Norte Conseguimos realizar várias reformas, melhorias, aquisições e pagar as contas da paróquia nos últimos meses! Agradecemos a todos que colaboraram com suas contribuições (não só financeiras), com seu empenho (nas festas e eventos) etc.!!! Neste momento, estamos realizando várias reformas e consertos necessários na Casa Paroquial no Tauá. Para conseguir arcar com estas despesas, resolvemos realizar uma Ação entre Amigos, ou seja, uma rifa grande. Pretendemos vender 500 rifas (pelo preço de R$ 10,00 cada). Vale lembrar que cada rifa participa com dois números do sorteio, que será feito através da Loteria Federal do dia 15 de Dezembro deste Ano. O prêmio será entregue no Almoço de Natal do dia 16 de Dezembro. Seguem os prêmios: 1º Tablet Samsung 7”, 2º Whisky JW Gold Reserve, 3º Massageador, 4º Cesta de Chocolates, 5º Sanduicheira Elétrica. No momento, estamos procurando não só compradores, mas também vendedores! Se cada membro da nossa paróquia assumisse a compra/venda de 15-20 rifas, conseguiríamos vender todas elas! Busquem logo seus blocos de Rifa para dar tempo para a venda! Os Blocos de Rifa estão com o Glauco e com P. Matthias.

Katharina von Bora - Esposa e Mão Direita de Lutero: Escrevendo, certa vez, a um amigo, Lutero disse: “Minha querida Kate me mantém jovem, e em boa forma também… Sem ela, eu ficaria totalmente perdido. Ela aceita de bom grado minhas viagens e quando volto, está sempre me aguardando com alegria. Cuida de mim nas minhas depressões e suporta meus acessos de cólera. Ela me ajuda em meu trabalho, e acima de tudo, ama a Cristo. Depois Dele, ela é o maior presente que Deus já me deu nesta vida. Se algum dia, vierem a escrever a historia de tudo o que já tem acontecido (a Reforma), espero que o nome dela apareça junto ao meu. Eu oro por isso…”.

Para conhecer mais, refletir, comemorar e compartilhar (não só no Dia da Reforma):  Algumas Informações sobre a Reforma e algumas má-interpretações (bem resumido): http://www.lutero.com.br/novo/vida_de_lutero_reforma.php  Mensagem do Pastor Presidente da IECLB (tanto o Texto como o Vídeo): http://www.luteranos.com.br/portal/site/conteudo.php?idConteudo=17306  Lutero - Homem do Milênio (bem interessante): http://www.lutero.com.br/novo/vida_de_lutero_homem_do_milenio.php

O Curso de Alemão na Com. Bom Pastor já iniciou, mas ainda dá tempo para se inscrever e começar a participar...!

Próxima Aula:

Sábado, 10 de Novembro, às 9:00 h

Interessados, favor se inscrever no seguinte e-mail: p.matthias.tolsdorf@gmail.com (informando nome, idade, telefone, e-mail) e comparecer na próxima aula!

9:00 h:

Cultos Dominicais:

Aulas de Alemão na Bom Pastor

8:30 h: Castelo Forte

14:30 h: Reunião da OASE

Cultos Dominicais:

8:30 h: Castelo Forte com Preparação do 10:30 h: Bom Pastor 10:30 h: Bom Pastor Brechó na Bom Pastor


Luz para sua Vida: Nunca se dá tanto como quando se dão esperanças. Anatole France

“A Esperança é a última que morre!” Nem sempre estamos em condições de acreditar neste ditado popular brasileiro - tão famoso... As sobrecargas e frustrações da vida às vezes nos deixam desanimados, desorientados e desesperados (exatamente o contrário de esperançosos...) Mas, acredito plenamente na afirmação de Anatole France. Quem tem esperança, tem energia para correr atrás de soluções. quem tem esperança, pode aguentar também as adversidades deste mundo e desta vida que fogem do nosso controle. Quem tem esperança, não vai se tornar tão facil- Lobos e ovelhas viverão em paz, mente uma pessoa amargurada. leopardos e cabritinhos descanTer esperança, para mim, é qua- sarão juntos. Bezerros e leões se que um sinônimo para ter comerão uns com os outros, e qualidade de vida. Uma qualidacrianças pequenas os guiarão. de de vida que vai além da qualiVacas e ursas pastarão juntas, e dade da nossa saúde, vai além os seus filhotes descansarão no da nossa estabilidade econômimesmo lugar; os leões comerão ca, vai além das preocupações capim como os bois. Criancinhas que assombram nossa vida... À meu ver, toda vida de Jesus brincarão perto de cobras e não Cristo é um imenso presente de serão picadas, mesmo que enfiesperança! Que Deus, o podero- em a mão nas suas covas. Isaías 11.6-8 so Criador da Vida e do Mundo, em Cristo se submete às dinâmicas e condições da vida criada por ele (a abnegação total da sua soberania para anunciar da forma mais concreta e convincente possível seu amor, sua proximidade, sua compaixão e sua fidelidade) constrói um fundamento de esperança para a vida. As promessas de Jesus Cristo de fiel companhia (veja p.ex. Mt 28.20 a última frase do Evangelho e Lc 15 - as histórias da ovelha, da moeda e do filho perdidos) dão razão para nunca nos sentirmos sozinhos. O anúncio da vida eterna como realidade de reconciliação e vida plena à espera do Povo de Deus (p. ex. Ap 21.1-6) inspira confiança e esperança - mesmo frente a morte. Mas, no Evangelho de Jesus Cristo, as promessas - ao mesmo tempo são apelos e compromissos para nós, os Seguidores de Jesus Cristo: No mundo desenvolvemos fome e sede de esperança, pois muitas situações não fazem sentido e querem nos transformar em fatalistas. Na fé encontramos motivos para cultivar e avivar nossa esperança e nossa vontade de viver. Na vida somos chamados a partilhar abundantemente esta esperança com quem precisa dela. Eu compreendo que esta é a dinâmica para a qual Deus nos chamou - a dinâmica que nos torna colaboradores da obra de Deus e embaixadores do seu Reino. P. Matthias

Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.

Apocalipse 21.3b-4a

Paróquia Norte: rjnorte@gmail.com Pastor Matthias Tolsdorf Fone: 21/3586-1226 E-mail: p.matthias.tolsdorf@gmail.com Plantão no Escritório da Com Bom Pastor: 3ª Feira, das 9:00-12:00 h Comunidade Bom Pastor: Endereço: Rua Sobragi, 88 — Ilha do Governador 21920-150 Rio de Janeiro/RJ Contato — Pres. Guilherme Reichwald: 3393-3711 Comunidade Castelo Forte Endereço: Rua Luis Beltrão, 1052 — Praça Seca 21321-230 Rio de Janeiro/RJ Contato — Pres. Márcia Lückemeyer Kirsch: 2435-4917 Ponto de Pregação Bom Mestre Endereço: Rua Flaminia, 450 — Brás de Pina 21221-240 Rio de Janeiro/RJ Contato — Cristina Walter: 3351-9210

(para Contribuições e Doações): Banco ITAU Ag: 0370 CC: 58032-6 CNPJ: 09.214.968/0001-95 Titular: PAROQUIA E C L N R J NORTE Obs. Pedimos a todos os contribuintes e doadores que identifiquem seus DOC, seus depósitos e suas transferências, para que possamos agradecer e lançar todas


EXPRESSO 12