Issuu on Google+

ABCGIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO

IDENTIDADE INSTITUCIONAL


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO

I D E N T I DA D E I N S T I T U C I O N A L 31 de Julho de 2010


I ‐ APRESENTAÇÃO Este documento caracteriza e formaliza a “Identidade Institucional da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro”. Retrata o resultado da análise e reflexão de um grupo significativo de pessoas ligadas à Associação, formado por Diretores, Conselheiros, Associados, Técnicos da ABCZ e Colaboradores da ABCGIL, em trabalho realizado em julho de 2010. Nele estão contidos os balizadores essenciais do comportamento de cada uma das pessoas envolvidas nos processos da Associação, principalmente de Associados e Colaboradores, aliados a uma perspectiva mais ampliada da visão das nossas Atividades e às expectativas de Resultados Permanentes Desejados que precisamos alcançar, na linha de assegurar que os propósitos maiores de nossa Associação sejam atingidos por meio do comportamento alinhado e comprometido de todo o nosso Quadro de Associados, Colaboradores e Parceiros, na busca, incessante, da sustentabilidade para o Gir Leiteiro e para a Associação. Com sua oficialização e divulgação para toda a Entidade, estamos dando mais um passo nesta nova etapa de nossa história institucional, de priorizar as ações de modernização e profissionalização do nosso Modelo de Gestão. Estamos conscientes de que colocar em prática os preceitos contidos nesta Identidade Institucional é um desafio infinitamente maior que aquele que envolveu a sua elaboração. Contudo, a atual ambiência sócio‐político‐institucional e,principalmente de mercado, em que se insere nossa Associação, nos impõe a necessidade de avançar, como a alternativa mais sensata e recomendável para que a tão almejada sustentabilidade ocorra de forma competente no médio e longo prazos. Por tudo isso, estamos certos de que cada um de nós se posicionará de forma consciente e determinada frente ao compromisso incondicional com sua implementação.

Uberaba, 31 de julho de 2010. Silvio Queiroz Pinheiro Diretor Presidente

Lucio Rodrigues Gomes Diretor Vice‐Presidente

José Afonso Bicalho

Aníbal E. Vercesi Filho

Rodrigo Bragança

Diretor Adm./Financeiro

Diretor Técnico

Diretor de Marketing


II ‐ FUNDAMENTOS DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL Os fundamentos da Identidade Institucional definem o modo de ser e a forma das nossas atividades se posicionarem perante os diversos públicos com os quais interagimos. Expressam o caráter permanente da nossa Associação, conferindo‐lhe distinção e personalidade, diferenciando‐a, assim, de todas as demais, mesmo que do mesmo ramo de atividade. Compõem‐se de: • VALORES INSTITUCIONAIS

• VISÃO AMPLIADA DO NEGÓCIO

III ‐ VALORES INSTITUCIONAIS Os Valores Institucionais orientam o estabelecimento dos rumos, das estratégias e balizam o comportamento profissional no dia‐a‐dia da Associação. São palavras‐chave que resumem a forma como a Associação deseja ser percebida no mercado. O conjunto de valores constitui a principal fonte de legitimação das ações da Associação. Estabelecem os referenciais e limites de tolerância do comportamento com os quais cada membro da ABCGIL precisa se comprometer. Representam os preceitos essenciais e permanentes das nossas atividades, formando um conjunto de princípios balizadores do comportamento, em todos os níveis da organização. A congruência entre o discurso e a prática no que se relaciona ao alinhamento com os Valores Institucionais deve, por isso, ser considerado pré‐requisito para a entrada e permanência na ABCGIL. VALORES ESSENCIAIS DA FILOSOFIA INSTITUCIONAL DA ABCGIL:

• COMPROMETIMENTO: Entendido como lealdade e compromisso permanente com o Gir Leiteiro, com seus associados e toda a cadeia produtiva. • CREDIBILIDADE: Entendida como ética e confiança nas relações, asseguradas por comportamentos de transparência, seriedade e imparcialidade.


• PERSEVERANÇA: Entendida como persistência e trabalho árduo no desenvolvimento e sustentabilidade do Gir Leiteiro.

• INOVAÇÃO: Entendida como busca permanente por novas tecnologias e soluções, de gestão e pesquisa por meio de ações proativas e criativas.

IV ‐ REFERENCIAIS DO DESENVOLVIMENTO DE NOSSAS ATIVIDADES COMO ORIENTADORES DA PERENIZAÇÃO DO NOSSO NEGÓCIO Os fundamentos da Identidade Institucional (Valores Institucionais e Visão Ampliada do Negócio) tendem a ser permanentes devendo, por isso, sempre orientar todas as nossas decisões e ações. O ambiente relacional em que estamos inseridos é, por sua vez, dinâmico e mutável, sobretudo em tempos de expansão, crescimento e intensa concorrência. Por isso, a trajetória do desenvolvimento sustentável, mais que uma necessidade é fator de sobrevivência. Para garantir nossa competência continuada nesse contexto, precisamos ter claramente identificados os referenciais do processo de desenvolvimento de nossas atividades enquanto Associação que, certamente, orientarão os rumos do nosso modelo de gestão. São eles: • CLIENTES

• DESTINATÁRIOS

• PARCEIROS PREFERENCIAIS

IV.1 ‐ CLIENTES São pessoas representando interesses próprios ou de organizações, que estabelecem com a Associação uma relação de interesse na busca de satisfazer suas necessidades por meio dos serviços por ela produzidos. Constituem o canal mais determinante da garantia dos resultados da Associação.


São os ASSOCIADOS. Membros efetivos da ABCGIL. São suas necessidades: • Sustentabilidade do GIR LEITEIRO; • Apoio técnico especializado; •Transferência de tecnologia; •Inserção política que crie benefícios aos associados; •Apoio ao negócio; • Representatividade; • Visibilidade; • Promoção e desenvolvimento do GIR LEITEIRO na produção de leite; •Agregação de valor aos produtos, dentre outras.

IV.2 ‐ DESTINATÁRIOS São pessoas ou organizações entendidas como beneficiárias dos produtos oferecidos ao mercado pelos criadores de Gir Leiteiro associados da ABCGIL e que asseguram a rentabilidade do criador e a sustentabilidade da raça. São os USUÁRIOS da genética do Gir Leiteiro. São também, Clientes Potenciais. São suas necessidades: • Produtos confiáveis; • Produtos de alta qualidade; • Informações técnicas que os apóiem em seus negócios.

IV.3 ‐ PARCEIROS PREFERENCIAIS São dirigentes e representantes de organizações que participam das atividades da Associação de forma ativa e cuja atuação agrega valor significativo aos resultados permanentes desejados pelos criadores de Gir Leiteiro, em bases recíprocas. A consolidação de uma parceria preferencial pressupõe transparência, confiabilidade e conveniência mútuas, na linha de se construir relações comprometidas com as atividades dos criadores de Gir Leiteiro e agregadora de valores aos seus resultados.


Identificamos como parceiros preferenciais da ABCGIL os dirigentes e representantes das seguintes organizações: • MAPA;

• EPAMIG;

• EMBRAPA;

• EMATER/MG;

• ABCZ;

• Centrais de Comercialização de Sêmen;

• FAZU;

• Fazendas Colaboradoras do PNMGL;

• SAEP/ACRE;

• dentre tantos outros.

A natureza da participação parceira pressupõe contribuições recíprocas que agreguem valor às atividades correlacionadas ao Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro ‐ PNMGL, visando à perpetuação da raça como produtora de leite sócio‐econômico e ambientalmente sustentável.

V ‐ VISÃO AMPLIADA DO NEGÓCIO ABCGIL Visão ampliada significa entender e conduzir o Negócio na perspectiva maior do máximo aproveitamento de qualquer oportunidade de bem atender aos clientes preferenciais e potenciais, em um espectro mais abrangente da atuação da Associação. Extrapola, portanto, o foco mais limitado e reflete, na realidade, a percepção ampla e profunda do que deve ser a essência da atuação da Associação, incorporando um entendimento amplo do esforço contínuo a ser empreendido, à luz dos Valores Institucionais, para satisfazer as necessidades e expectativas dos Clientes e Destinatários. NESSE FOCO DE VISÃO AMPLIADA DO NEGÓCIO GIR LEITEIRO, ENTENDEMOS QUE A ABCGIL EXISTE PARA:

“PROMOVER SOLUÇÕES INOVADORAS, QUE ASSEGUREM AO GIR LEITEIRO SER A MAIS SUSTENTÁVEL E ADEQUADA RAÇA LEITEIRA TROPICAL DO MUNDO”.


VI ‐ RESULTADOS PERMANENTES DESEJADOS Os “Resultados Permanentes Desejados” expressam o que se almeja alcançar na dimensão do longo prazo, como consequência da capacidade empreendedora do negócio de satisfazer as aspirações de seus associados, usuários e de seu patrimônio humano‐chave. Constituem, por isso, a principal referência qualitativa do sucesso institucional. Neste enfoque, aspiramos aos seguintes Resultados, em caráter permanente, para a ABCGIL: • Continuidade da Associação assegurada por meio de um modelo de gestão que garanta consistência no crescimento, preservação da Identidade Institucional e sustentabilidade; • Dirigentes da Associação apresentando uma gestão ética, imparcial e transparente, que assegure a autogestão sustentável por meio da utilização responsável dos recursos disponíveis; • Dirigentes e associados comprometidos com o seu papel de guardiões da credibilidade da Associação junto ao mercado; • Perpetuidade assegurada pela inovação e perseverança focada em resultados; • Relacionamento estreitado e fortalecido entre ABCGIL e ABCZ; • Imagem consolidada como Associação competente e séria, apresentada de forma continuada; :: Aos seus clientes preferenciais (associados);

:: Aos governos;

:: Aos clientes potenciais;

:: Aos Concorrentes e

:: Aos parceiros;

:: Ao mercado em geral, por meio de ações

:: Às instituições financeiras;

de Marketing.

• Associação percebida como incentivadora de ações que possibilitem e estimulem o bem estar humano, animal e a preservação dos recursos naturais e ambientais. • Equipe de profissionais colaboradores qualificados tecnicamente, alinhados com a Filosofia Institucional, motivados a contribuir para o desenvolvimento e a continuidade da ABCGIL, focados no atendimento diferenciado aos associados. • Promoção de ações de apoio ao associado na qualificação dos seus colaboradores. • Associação percebida como vetor de desenvolvimento agropecuário com a geração de emprego , renda e fixação do homem no campo.


IDENTIDADE VISUAL ‐ LOGOMARCA Letra G Integrada Movimento Splash Leite

Halo Interno Branco

Leite Transbordando Espuma Formato Balde Úbere

ELEMENTOS GRÁFICOS AGREGADOS À SIMBOLOGIA DA LETRA G ELEMENTOS:

SIGNIFICÂNCIA:

Letra G

Composição da palavra GIR

Movimento Splash Leite

Refrescância e Qualidade

Espuma

Característica do Leite

Leite Transbordando

Alta Produtividade

Formato Balde

Tradição

Úbere

Simbologia Direta a Gado Leiteiro

Halo Interno Branco

Iluminação do G (LUZ) CORES:

As cores estudadas e aplicadas foram elaboradas de maneira a remeter mais claramente o elemento líquido (leite) no mercado, considerando‐o como produto do Gir Leiteiro dando uma aquecida utilizando tons de verde água, fazendo leve alusão ao pasto, configurando um aspecto contemporâneo.


ABCGIL - IDENTIDADE INSTITUCIONAL