Page 1

A Aventura do Gato Lucas


Era uma vez um gato que vivia na Lua com a sua madrinha, a estrela. O gato era gordo, de pĂŞlo cinzento e chamava-se Lucas.


A estrela era muito bonita e chamava-se Cintilante, porque era muito brilhante e resplandecente.


O gato não gostava lá muito de viver na lua, porque era sempre noite e ele não tinha vontade de brincar. Havia também outro motivo, a maior do tempo passava a dormir e começava a ficar cansado dessa vida.


E o Lucas disse à sua madrinha: - Porque é que não vamos viver para o Sol? Lá nunca anoitece e assim poderíamos brincar até ficarmos cansados. - É uma brilhante ideia, mas há um pequeno problema, ninguém consegue viver no Sol, pois faz muito calor e as pessoas, os animais e os outros seres vivos morrem.


O Lucas ficou muito triste e desiludido e à noite, pois lá era sempre assim, foi para a cama dormir. Mas antes de adormecer, esteve a ver uma revista que continha fotografias de iluminações de Natal.


No dia seguinte o Lucas teve uma nova ideia e propôs à Cintilante: - Se não podemos ir para o Sol, podemos ir para o planeta Terra? Sabes, antes de adormecer estive a ver uma revista que tinha fotografias de luzes e iluminações de Natal. E também descobri que lá nem faz muito frio nem muito calor, e há a noite para dormir e o dia para brincar. Podemos ir?


E a Cintilante, entusiasmada com a ideia, respondeu: - Claro que podemos! Já ouvi dizer que o Planeta Terra é muito animado. Partimos amanhã, depois de acordar. - Obrigada, madrinha! – agradeceu Lucas todo entusiasmado - Vou já para a cama para amanhã acordar bem cedo.


No dia seguinte acordaram prontos para a nova aventura e partiram. Após um dia de viagem, encontraram uma montanha que tinham de ultrapassar. Subiram, subiram… Finalmente, chegaram ao topo da montanha, mas encontraram um obstáculo: havia lá uma planta carnívora que não os deixava passar. Era a guardiã da montanha.


O Lucas e a sua madrinha Cintilante perguntaram à planta carnívora: - Queres ir para o planeta Terra connosco? O teu lugar é na Terra, pois lá há jardineiros que podem cuidar de ti e tornar a tua vida melhor, e aqui estás só, sem companhia e sem amizades. - Pode ser uma boa ideia! Aqui, os dias são sempre iguais e sinto-me tão só! – disse a planta – Obrigada por me levarem convosco.


E continuaram a sua viagem com uma nova amiga, a Sofia. Passaram-se dias e dias… Mortos de cansaço e sem terra à vista, adormeceram. Nisto surgiu uma ventania inesperada, formando um turbilhão que os levou pelos ares.


Sem forças para reagirem, deixaram-se levar. Quando a ventania parou, caíram no chão. Atordoados, olharam à sua volta e viram que estavam num lindo jardim, repleto das mais variadas flores. Ouviram vozes. - Humanos! – gritou o Lucas - Estamos na Terra!


E os três ficaram muito contentes: o Lucas, porque já podia brincar de dia e dormir à noite, a Sofia tinha a companhia das outras flores e alguém que cuidasse dela, e a Cintilante poderia, lá do alto, continuar a brilhar e tomar conta dos seus afilhados.


FIM


E. B. 2/3 PENAFIEL Nยบ 2

TEXTO: Paula Liliana Nยบ 22 T: 5ยบA

A Aventura do Gato Lucas  

História de um gato que queria viver na Terra.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you