Canto Livre

Page 1

Canto Livre

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO

Clube Europeu de Eixo V O L U M E

.

1 ,

E D I Ç Ã O

1

O U T U B R O

2 0 1 5


PÁGINA

Canto

2

Editorial—Regresso às aulas ivre

Novo ano, novo canto Nova “pena” para novo encanto Assim surge esta nova revista Na aurora do ano corrente Depois da epopeia em busca de um nome conveniente Foste «Arauto», «a Europeia», «Gazeta Escolar», «Correio da Escola», «Voz Estudantil», «Voz do Saber» «Euromagazine», «Eurojornal», E … «Escola em Ação» Porém Livre surgiste Teu Canto liberto será As páginas da tua “vida” Dos feitos dos alunos se alimentará E nos professores se cimentará ? Caros leitores, Assim começa o número 1 da revista “Canto ivre”, da responsabilidade do Clube Europeu, num ano onde a desesperança parece assolar famílias, escolas, países, Europa… Pretendemos neste “canto” divulgar as actividades do clube e do Projeto Erasmus+ , abraçando livremente todos os contributos da comunidade escolar. Haverá sempre um “cantinho” para a divulgação do seu trabalho. Não temos a pretensão de construir a revista com um tempo determinado. Porém, temos esperança de, com a vossa ajuda, conseguirmos lançar um número periodicamente. “Alea jacta est “, Os dados (neste caso as sementes) foram lançados.

CANTO

LIVRE


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

PÁGINA

Quem Somos Olá! Eu sou a Ana Brinca, tenho 14 anos. Sou portuguesa e vivo em Aveiro. Estudo na escola EBmde Eix, adoro matemática e inglês. Sou tímida, engraçada, simpática e boa ouvinte.

Olá, chamo-me Beatriz e sou do 9ºB. Sou da Escola Básica de Eixo e a minha disciplina preferida é English. Olá! O meu nome é Diogo Fernandes e tenho 14 anos. Frequento o 9º Ano e as minhas disciplinas preferidas são Inglês e Francês.

Hi! My name is Andreia Matos. I’m 13 years old and i’m Portuguese.

Olá Eu chamo-me Luna Morgado, tenho 13 anos, as minhas disciplinas preferidas são Inglês, Francês e Físico-química.

Eu sou Carolina , frequento o 8ºB da Escola Básica de Eixo.

3


PÁGINA

4

Clube Europeu Assinala dia Europeu das Línguas

Foi no passado dia 26 de Setembro que decorreu em Aveiro um PaddyPaper para comemorar dia Europeu das Línguas . Na atividade participaram os alunos inscritos no Clube Europeu mas também do 9ºB. A atividade consistia num PeddyPaper pela cidade de Aveiro. O objetivo da atividade era conhecer melhor os recantos da cidade de Aveiro em que passamos e por vezes não reparamos. Todos os grupos foram acompanhados por alunos da escola EPA do curso de turismo que deram todo o apoio aos participantes. Todos os grupos concluíram a prova, em destaque a equipa vencedora: Emanuel Martins, Bruno Rodrigues, Ricardo Tavares e Rafael Tavares do 9ºB. Mas todos os alunos receberam uma pequena lembrança. Esta atividade consistia em chamar a atenção a importância das línguas . Ana Carolina—8ºB

CANTO

LIVRE


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

Notícia do Diário de Aveiro

PÁGINA

5


PÁGINA

6

Carolina , 8ºB

O planeta está n as nossas mãos!

CANTO

LIVRE

Inês Correia, 8ºB


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

PÁGINA

His first name is Andre and his surnames are Manuel, Antonio, Figueiredo, da Silva Vieira Marcelino. His dead friends call him zombie king. He was born on 30th1738 in Lamego. He is Portuguese. He is a retired Prime Minister and now he scares people on the streets. He has got brown hair and red eyes. He is slow and creepy. In his free times he likes playing zombie ball. His favourite zombie is zombie granny.

7


PÁGINA

8

ERASMUS + 0

CANTO

LIVRE


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

PÁGINA

Escola de Eixo na Europa….e a Europa em Eixo Felicitamos a nossa escola pela parceria conseguida com escolas de 6 países Europeus: França (Parceiro Coordenador, cidade de Salviac , Midi-Pyrénées); Itália (Alcamo, Sicília); Espanha (Málaga); Grécia (Ilha de Corfu); Roménia (Caracal no Sud-Vest Oltenia ) e Polónia (Bestwinka). O projeto denominado “J’ai ma place au collège” desenrolar-se-á durante dois anos, de Setembro 2014 a Agosto de 2016. O Erasmus + é um projeto financiado pela União Europeia e visa o intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia. Tem como principais objetivos: desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas; promover a mobilidade dos participantes; incentivar a aprendizagem/ensino das línguas; ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida; e melhorar práticas de ensino.

Conhecida também como OLTENIA.

Localizado no distrito de Olt.

Málaga ◦ Málaga é uma cidade da Andaluzia, na Espanha. Localiza-se na costa sul do país, no Mediterrâneo. É a quinta maior cidade do país, com mais de 560 mil habitantes. Foi fundada pelos fenícios no século XII a.C. e incorporada na coroa de Castela em 1487.

9


PÁGINA

10

Entrevista com…….. Natural da Gafanha da Nazaré, Lúcia Iolanda Monteiro de 53 ano licenciou-se em Aveiro pela Universidade de Aveiro. Lecionou na Escola Secundária José Estevão, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Escola Básica 2,3 Aradas e neste momento leciona na Escola Básica de Eixo. Encontrou-se a dirigir a Escola de Eixo entre 1998 a 2008. Os seus passatempos preferidos são cozinhar, ler e fazer viagens.

Há quantos anos leciona? 28 anos. Quantos anos tem de serviço? Também 28 anos. Que balanço faz deste seu percurso profissional? É um percurso gratificante (…) mas é um percurso com algumas dificuldades pelo meio(…) sobretudo é uma profissão cansativa e esgotante.(Risos) É um percurso de alguma maneira estável porque tive períodos longos nas escola onde lecionei e marcado pela experiencia profissional, pela experiencia de desenvolvimento de projetos. Se Tivesse que fazer, neste momento, uma escolha profissional, optaria pelo ensino? Sim, apesar de todos problemas atuais associados ao ensino. Mas optaria por ser uma questão de gosto pessoal e também de (…) vocação. Senti vocação para desempenhar esta tarefa e esta função de professor. Sabemos que não é qualquer um que pode ser professor como não é qualquer um que pode ser presidente da república (risos), nem aluno. Alunos todos podem ser, mas nem todos são alunos, ou seja, todos têm a oportunidade de ser alunos mas nem todos são alunos, são pessoas que andam na escola a pensar que são alunos ou a fazer que fazem. (risos) O que tem sido mais compensador na sua profissão? A relação com os alunos, para mim isso é o mais importante. E é compensador porque nós não damos só aulas, ensinamos as pessoas a ser pessoa, a pensar pela sua própria cabeça e sobretudo ensinamos cada um a criar as suas próprias ideias e valores. Isso para mim é fundamental. Para além de ensinarmos Português e a matéria que a disciplina leciona ensinamos também outra coisas. Através do Português ensinamos uma maneira de ser e de estar e formamos a personalidade das pessoas … Também é gratificante ver os meus alunos a saírem da escola com boas notas e a terem um caminho de sucesso. E fico com uma sensação de dever comprido (risos)

CANTO CLUBE

LIVRE EUROPEU

DE

EIXO


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

PÁGINA

Pelo contrário, o que a tem desapontado mais? A falta de lealdade das pessoas e a lealdade nas pessoas é o mais importante para mim. Como é a sua relação entre os colegas? É boa. Eu sou uma pessoa que tem uma personalidade difícil, sou uma pessoa que não aceita qualquer coisa á primeira, questiona sempre tudo. Mas depois de uma boas conversa o que é que é fundamental e qual é a intenção verdadeira das pessoas por isso é que eu nunca aceito nada de mão beijada, porque gosto de perceber o qual é a profundeza das coisa e a sua razão… Sou uma pessoa que gosta de uma boa gargalha, e á pessoas que dizem que tenho um bom sentido de humor… Já teve algum caso em que se tenho desiludido com um aluno? Não, tenho alunos que às vezes não correspondem às minhas expectativas, mas isso não quer dizer que seja uma desilusão desse ponto de vista. Lembra-se de um momento particularmente gratificante na sua carreira? Gratificante (…) Lembro-me de tantos (risos). Lembro-me que quando a escola Secundária Jaime Magalhães Lima celebrou os seus muitos anos de existência, eu fui convidada para estar presente na cerimónia. E foi um momento muito gratificante porque alguém reconheceu o meu trabalho e para além de eu já não dar aulas lá á 6 anos. E de facto eu ter sido convidada foi gratificante. Mas também é gratificante, mas todos os anos, o facto de os meus alunos saírem da escola com um bom desempenho, com boas notas nos exames e continuarem com boas notas em Aveiro. E para mim é o mais gratificante que existe. Antes de nos despedirmos, quer deixar uma mensagem a alunos e encarregados de educação que possam vir a ler esta entrevista? A mensagem que eu deixo é de perseverança e de uma boa formação. A aposta da educação (…), isso é fundamental para definir o futuro. A formação de muitos valores. E a mensagem é que os pais devem acreditar na escola, porque é na escola que nós andamos todos os dias a dar o nosso melhor. Para os alunos digo que eles devem acreditar no futuro e dar a investir porque isso determina a vida que vão ter. Sei que não há emprego e que há muitas dificuldades, mas um dia vai aparecer uma oportunidade e é nessa oportunidade que têm de mostrar aquilo que são. Acha que todos os alunos que lecionou ficaram com boa impressão de si? Não. Porque eu nunca tentei agradar a todos. Nós temos que fazer uma escola e primeiro temos de fazer o que aquilo que temos de fazer (risos). Nem sempre nós estamos contentes com aquilo que fazemos, mas temos sempre a ideia que o dia a seguir é melhor e é essa esperança que nos mantém vivos. Obrigada pela disponibilidade! Entrevista realizada por: Carolina, Rita, Andreia– 8ºB

11


PÁGINA

LIVROS…….

12

O Quadro europeu comum de referência para as línguas é, atualmente, uma referência para professores, investigadores, decisores políticos, pois fornece uma base comum para a elaboração de programas de línguas, linhas de orientação curriculares, exames, manuais, etc. na Europa, mas que pode ser, sem dúvida, extensivo a outros continentes. Descreve exaustivamente aquilo que os aprendentes de uma língua têm de saber para serem capazes de comunicar nessa língua e que saberes e capacidades têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação. A descrição abrange também o contexto cultural dessa mesma língua e define os níveis de proficiência que permitem medir os progressos em todas as etapas da aprendizagem ao longo da vida.

Livros que já li……. Outros que gostaria de ler Diário de Anne Frank

CANTO

LIVRE


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

Vultos da Literatura Portuguesa

PÁGINA

13


PÁGINA

14

Dia Europeu sem Carros

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de Setembro. O objetivo principal é sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas. A ideia é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível deslocar-se pela cidade sem usar o automóvel. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de ações de sensibilização. Nas cidades que aderem à iniciativa do Dia Europeu Sem Carros, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a incentivar os cidadãos a escolher meios de transporte alternativos e amigos do ambiente.

CANTO

LIVRE


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

A escola que queremos...

PÁGINA

15


Clubeeuropeu.aee@ebie.pt

De mãos dadas—Associação de Pais


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.