Comunicação Política e Eleitoral no Brasil: perspectivas e limitações no dinamismo político

Page 223

237

tapete. Os slogans cativantes de construção de um mundo “mais humano” a partir de mais comunicação também ignoram (por ingenuidade ou mesmo por deficiência teórica) que o conflito é próprio do humano e que comunicação não é sinônimo de transmissão inquestionável nem de intercâmbio consensual. (PRIMO, 2005, p. 23).

Outra marca do webjornalismo praticado por meio da blogosfera, além dessa possibilidade de interação mediada por computador, é a convergência midiática, a fusão entre texto, imagem, som e vídeo, apresentando-se como uma expressiva mudança nos modos de produção e distribuição de informação, o que dá ao webjornalismo um caráter multimidiáticoe que também é uma das características do hipertexto enumeradas por Lévy (1993). No princípio da heterogeneidade do hipertexto, o autor afirma que “na comunicação, as mensagen são multimídias, multimodais, analógicas, digitais, etc”, como ocorre com a nossa memória, onde serão encontradas palavras, imagens, sons, sensações, modelos, etc. (1993, p. 25).

ESTUDO DE CASO: AS CANDIDATURAS DE DILMA ROUSSEFF (PT) E JOSÉ SERRA (PSDB) SOB O ENQUADRAMENTO DO BLOG DE JOSIAS DE SOUZA, DA FOLHA DE SÃO PAULO

Metodologia de análise Como primeiro procedimento metodológico, foi feito um estudo bibliográfico a partir dos eixos temáticos: i) interface mídia e política; ii) jornalismo político e objetividade; iii) cibercultura e webjornalismo. Num segundo momento, partiu-se para a pesquisa documental com a coleta das postagens do blog josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/ do dia 17 de agosto, quando teve início o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) a 31 de agosto de 2010. Coletado o material, partiu-se para análise de conteúdo qualitativa. Conforme explica Herscovitz (2008, p.127): (...) os pesquisadores que utilizam a análise de conteúdo são como detetives em busca de pistas que desvendem os significados aparentes e/ou implícitos dos signos e das narrativas jornalísticas, expondo tendências, conflitos, interesses, ambiguidades ou ideologias presentes nos materiais analisado.

Portanto, pretende-se neste deste trabalho, identificar, por meio da análise das amostras coletadas, como foi realizada a cobertura do período citado da campanha eleitoral à presidência da República em 2010 pelo blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo. Desse, modo, com a análise de conteúdo, verifica-se como foi construída a imagemdos dois principais candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), bem como


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.