Page 1

a g TutoriallucSa as martins por

Ps

Photoshop turma: 3501-a

*Aluno Saga

Efeito em fotos usando brushes e máscaras Neste tutorial, você confere como fazer um bonito efeito em fotos, utilizando máscaras, brushes, filtros e também um pouco de criatividade, criando um efeito de “imagem fragmentada” que pode ser útil para ilustrar revistas, jornais, flyers, etc.

Começando...

exemplo do resultado final Com este layer selecionado, selecione a opção “Stamp Tool” (carimbo) e abra o menu “Window > Brush Presets “, neste menu selecione o icone da direita e clique em “Square Brishes“ clique aqui

Abra a foto escolhida e em seguida crie um um layer acima deste, onde criaremos os quadrados que ficarão sobrepostos acima da foto, renomearemos este de “quadrados” para simplificar e também ajuda na organização.

Os brushes serão substituidos por brushes quadrados, escolha um deles, e em seguida abra o menu Brush (View > Brush)

1


Configurando o brush

a g TutoriallucSa as martins por

Na janela “Brush“ selecione “Scattering“ e altere o valor de “Scatter” para que quando o brush for usado, ele se espalhe e cubra a área ao redor. Fig 01

Selecione também a opção Transfer, e altere o valor “Opacity Jitter“ para que haja uma diferença entre a opacidade dos diferentes “quadrados“ que o brush vai criar. Feito isso, o brush estará pronto, clique em “Brush Preset”

2

depois clique neste pequeno icone e logo em seguida em “New brush Preset“ e clique em OK.


Mãos a obra

a g Sa l a i r o t u T lucas martins por

No mesmo layer “quadrados”, use a ferramenta “Stamp Tool” e (tenha certeza que a opção “All Layers“ está selecionada em “Sample“ no menu superior) , crie vários dos quadrados variando o tamanho, para criar um efeito melhor.

Uma dica é criar outros layers pra separar os tamanhos maiores dos menores, facilita na aplicação dos filtros e na organização.

Com layers diferentes para diferenciar os tamanhos, pode-se adicionar o desfoque com o filtro “Gaussian Blur” (Filters > Blur > Gaussian Blur).

O efeito está quase terminado, com exceção do efeito de dispersão da foto, onde a foto se fragmenta.

3


a g TutoriallucSa as martins

Mãos a obra

por

Para isso, criaremos uma máscara na foto, para que possamos “apagar“ a foto original sem perder o original, e ainda assim, poder recupera-la caso apareça algum eventual erro.

Clique na miniatura branca que representa a Máscara que foi criada, e selecione a ferramenta brush (B), tenha certeza de que o brush criado está selecionado, e com a cor preta, pinte pela foto, para apagar com os quadrados a parte desejada.

Feito isso, o efeito estará terminado, mas ainda podemos adicionar mais alguns para “dar mais vida” à imagem.

Os filtros e layer para correção de cor ficam a critério de cada um, mas neste caso foi usado um “Gradient Fill” em “Hard Light“ com 40% de “opacity” e um de Brightness/Contrast, com Brightness em -13 e Contrast em 99.

E assim termina o tutorial, o efeito é bacana, e permite bastante variações, de cores, formas e brushes, espero que você tenha gostado! 4

Tutorial Saga - Photoshop - Efeito em fotos usando brushes e máscaras  

Tutorial de Photoshop sobre como aplicar um efeito muito bonito em fotos usando brushes e máscaras