Page 1

BRASCOELMA

SOLUÇÕES EM AQUECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

TRANSFORMADORES

RETIFICADORES

AQUECEDORES INDUTIVOS PARA FLUIDOS

CONTROLES DE POTÊNCIA CA

www.BRASCOELMA.com.br


AQUECEDORES ELETROTÉRMICOS INDUTIVOS

Em 1983, a BRASCOELMA (antiga Coelma Construções Elétricas), em vista dos incentivos governamentais quanto ao uso da energia elétrica (EGTD), desenvolveu pela primeira vez no mundo todo um equipamento de conversão de energia elétrica em calor, cuja eficiência e versatilidade fizeram-no uma das mais novas e promissoras máquinas elétricas introduzidas nas últimas décadas: o Gerador Eletrotérmico Indutivo para Fluidos ou simplesmente Aquecedor Indutivo para Fluidos. O Aquecedor Eletrotérmico Indutivo, tendo sido declarado por um grupo de engenheiros como uma das mais importantes idéias desenvolvidas na década de 80, hoje é uma realidade incontestável, demonstrando uma total versatilidade para aquecimento de qualquer tipo de fluido, com um rendimento global comprovado de 98%. Isto faz do Aquecedor Indutivo uma das máquinas elétricas mais eficientes já desenvolvidas.

O AQUECEDOR INDUTIVO PARA FLUIDOS PODE AQUeCER DIRETAMENTE OS SEGUINTE FLUIDOS  Água e líquidos ultra puros  Fluidos térmicos  Óleos combustíveis  Gás Natural

 Líquidos combustíveis  Piche  Líquidos corrosivos  Lubrificantes

 Geração de Vapor  Gases em geral:

(nitrogênio, hidrogênio, ar ambiente ar pressurizado, entre outros.)


AQUECEDORES ELETROTÉRMICOS INDUTIVOS APLICAÇÕES Aquecimento de fluidos térmicos para aquecimento de:  Ferramentas de moldes;  Traços térmicos;  Reatores quimicos;  Tanques de armazenagem de óleos ou produtos químicos;  Túneis e presas para vulcamização de borrachas;  Aquecimentos de soluções corrosivas através de trocadores de calor;

Aquecimento direto de óleos ultraviscosos e de fácil craqueamento:  Óleos combustíveis tipos 1A e 9A;  Piches e CAP’s;  Óleos vegetais;

Aquecimento direto de qualquer tipo de gás:  Ar ambiente para estufas, secadores, etc;  Ar comprimido;  Gás natural;  Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, entre

Aquecimento direto de qualquer tipo de líquido inflamável, tais como:  Gasolina;  Etanol;  Querosene de aviação;  Solventes idustriais;  Alcoois em geral, entre outros;

E ainda  Aquecimento de banhos para tratamento de superfície (decapagem, lavagem, entre outros.);  Destilação e concentração de produtos químicos  Processos farmacêuticos;  Pausterização de líquidos;  Fabricação de resinas e pigmentos;  Fabricação de fibras, poliéster, entre outros;  Aplicação direta na produção de cimento, vidro, alumínio, processos de mineração, pelotização de ferro, entre outros;  Aquecimento direto de fluidos altamente corrosivos ou de elevada pureza;  Operações em áreas classificadas.  Todos os processos industriais que necessitem de aquecimento de fluídos direta ou indiretamente.

BRASCOELMA


AQUECEDORES ELETROTÉRMICOS INDUTIVOS O Aquecedor Eletrotérmico Indutivo, apresenta as seguintes vantagens

 Sistema trabalha a seco e é refrigerado naturalmente.  Controle preciso da temperatura de trabalho.  Disponibilidade quase imediata de calor na energização do Aquecedor Indutivo, devido a sua baixíssima inércia térmica, eliminando os longos períodos de aquecimento necessários para outros sistemas de aquecimento atingirem a temperatura de regime.  Alta eficiência com consequente economia de energia.  Alto fator de potência (0,96 a 0,99).  Operação com altas temperaturas e pressões.  Eliminação de trocadores de calor.  Segurança total de operação em decorrência da separação física entre o aquecedor e a rede elétrica.  Custo de manutenção praticamente inexistente.  Respostas rápidas às variações de temperatura (baixa inércia térmica).

 Instalação modular.  Diferencial de temperatura parede - fluido extremamente baixo, evitando qualquer tipo de craqueamento ou degradação do fluido.  Eliminação de todos os custos de manutenção, instalações e contratos relativos quando comparado a caldeiras de vapor.  Segurança total para o operador e para todo o processo.  Ganho de espaço devido a forma compacta de construção do Aquecedor Indutivo.  Aquecimento direto do fluido sem a necessidade do uso de um trocador de calor.  Devido ao sistema de trabalho o aquecedor é anti-poluente.  Isento de geração de resíduos no aquecimento direto do fluido térmico, devido a oxidação mínima.  Em operação o aquecedor indutivo é totalmente isento de barulho.  Facilidade e baixo custo de instalação.

BRASCOELMA


RETIFICADORES ELÉTRICOS Os retificadores para aplicações industriais da Brascoelma são utilizados onde seja necessária uma corrente c o n t í n u a precisa e confiável com e l e v a d o rendimento. Uma inovada técnica construtiva do sistema transformador / retificador permite construir unidades de correntes elevadas com altos rendimentos e dimensões reduzidas. Os retificadores podem ser construídos com transformadores monofásicos, trifásicos ou hexafásicos e reatores interfase. Podem ser refrigerados por ventilação forçada ou por circulação de água. Os enrolamentos e o núcleo dos transformadores dos retificadores possuem o mesmo padrão técnico Brascoelma já reconhecido há 35 anos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Precisão nos ajustes de tensão e corrente. Rendimento: a eficiência aproximada do sistema considerando as perdas do transformador e no conjunto retificador é de 96% à plena carga. Controle e regulagem feitos por disparo de tiristores (opcionalmente podem ser utilizados reatores saturáveis completos). Sistemas de proteção para o equipamento e para a carga. Precisão nos ajustes de tensão e corrente. Tensões de alimentação: 220 / 380 / 440 / 760 volts trifásico ou outros sob consulta.. Tensões de saída típica: 12 / 18 / 24 / 36 / 48 / 75 / 150 / 300 volts CC ou outros sob consulta. Corrente nominal de saída de 1000 a 12000 ampéres CC. Ripple a plena carga e tensão nominal: 4,2 % para sistemas com transformador hexafásico. Outros valores de ripple podem ser solicitados mediante consulta.

BRASCOELMA


RETIFICADORES ELÉTRICOS Aplicações  Galvanoplastia - processos galvânicos em tratamentos de superfícies (cromeação, anodização, etc);  Refino de metais (cubas eletrolíticas);  Processos eletro-químicos;  Processos de eletropolimento;  Eletroforese;  Produção de hidrogênio;  Os retificadores Brascoelma para processos galvânicos são constituídos de um controle de corrente alternada (AC) de potência tiristorizado no primário ou no secundário de um transformador - abaixador, um conjunto de diodos no secundário e circuitos de proteção, comando e medição.  O controle AC para tal fim é constituído de uma unidade de controle e disparo de tiristores, com ajuste do valor de referência, estabilização da corrente ou tensão de saída e um limitador da corrente máxima. Esta unidade de controle permite que a tensão ou a corrente sejam ajustadas ou reguladas com rapidez, precisão e confiabilidade.

 As proteções contam com fusíveis ultra rápidos, supressores de transientes, termostatos de segurança contra sobre-elevação de temperatura nos tiristores e diodos, dispositivo de sequência e falta de fases e trip eletrônico ajustável de 75% a 150% de corrente nominal.

A BRASCOELMA também fabrica Retificadores para proteção catódica nos padrões Petrobras, Sabesp e Comgas. Retificadores de alta tensão para precipitadores eletrostáticos e ionizadores.

BRASCOELMA


TRANSFORMADORES ELÉTRICOS Fabricamos transformadores de potência secos ou em óleo isolante até classe de tensão 1,2 KV. Principais Características Construtivas:  Bobinas indutoras confeccionadas com condutores de cobre eletrolítico ou alumínio de alto grau de pureza, revestidos com fitas de fibra de vidro e posterior impregnação em verniz classe F ou H ou resinas epóxi. As bobinas são posteriormente imersas em verniz isolante com alto poder dielétrico e protetivo, apresentando sempre baixas perdas e durabilidade ilimitada dentro da sua classe de temperatura.  Núcleo magnético montado com chapas de aço silício de grão orientado, espessura de 0,30 ou 0,27 mm, minimizando as perdas e aumentando a vida útil do transformador.  Ferragens de fixação pintados com tinta de fundo e acabamento anti-corrosivo.  Invólucros de proteção (quando solicitado pelo cliente) construídos em chapas de aço adequadas ao projeto e pintados com tinta de fundo e acabamento anticorrosivo. Os tipos de proteção usuais são: IP 00 (transformadores abertos), IP 21 (caixa metálica com ventilação natural para instalação abrigada) ou IP 65 (instalação externa).

 Normas de fabricação e testes conforme NBR-ABNT, especialmente NBR 10296 e NBR 5356.  Transformadores especiais para cargas não lineares e harmônicas (FATOR K).

Os transformadores BRASCOELMA apresentam desempenho superior na alimentação de:  UPS´s (no-break´s) e computadores;  Controles de rádio frequência;  Equipamentos de laboratório;  Fornos industriais.  Sistemas de iluminação;

BRASCOELMA


CONTROLADORES DE POTÊNCIA CA E PAINÉIS DE CONTROLE/POTÊNCIA Os controles de potência tiristorizados da BRASCOELMA são os mais confiáveis e robustos do mercado.

Sua qualidade e versatilidade permitem a aplicação nos mais variados processos industriais. Principais Características:  Modalidade de disparo controle por ângulo de fase ou trem de impulso (pacote de ciclos integrais).  Módulo eletrônico de partida suave (soft – strat).  Entrada inibidora de pulsos.  Limite máximo de corrente.  Realimentação de corrente.  Possibilidade de operação na modalidade ON-OFF.  Operação confiável em ambientes agressivos.  Tempos de subida e descida ajustáveis conforme a carga, desde alguns segundos até dezenas de minutos.  Tensões de alimentação até 760 volts.  Sinais de controle: 0- 40 mA, 0-20 mA, 0-5 V, 0-10

 Ajuste do ângulo de disparo para cargas indutivas.  Interligação com os principais CLP´s disponíveis no mercado.

Suas principais aplicações são:  alimentação de aquecedores indutivos;  alimentação de retificadores elétricos;  alimentação de fornos elétricos a indução, a arco ou resistência elétrica;  alimentação de motores elétricos;  quaisquer outras cargas, resistivas ou indutivas, que necessitem de energia controlada com extrema confiabilidade.

BRASCOELMA


BRASCOLEMA SOB ENCOMENDA Fabricamos sob encomenda os seguintes equipamentos e componentes EQUIPAMENTOS

COMPONENTES

 Fornos a arco direto ou indireto para fusão de metais;  Fornos rotativos de eletrodos para aplicações especiais.

 Autotransformadores e transformadores especiais projetados para a alimentação de fornos a canal e a arco.  Reatores e indutores.  Condutores flexíveis refrigerados.  Controles eletrônicos para alimentação de fornos e controle automático de eletrodos para fornos a arco.

A BRASCOELMA sempre efetuou esforços contínuos no aprimoramento e garantia de seus produtos e possui o Certificado do Sistema da Garantia da Qualidade NBR ISO 9001. Rua da Primavera 108 - Diadema - SP Tel. +55 11 40563688 Fax. +55 11 40563350 brascoelma@brascoelma.com.br www.brascoelma.com.br

BRASCOELMA


NBR

ISO 9001:2008

SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE

BRASCOELMA

SOLUÇÕES EM AQUECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

Rua da Primavera, 108 - Diadema / SP www.BRASCOELMA.com.br

Tel.: +55 11 4056.3688 Fax: +55 11 4056.3350

Brascoelma catalogo  

Catalogo Brascoelma - 1- 04.07.2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you