Page 1

1

SEMTAS INFORMA

PREFEITURA ENTREGA FARDAMENTOS PARA 800 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DA SEMTAS “Hoje estamos entregando esses fardamentos a 800 alunos e todos os anos estaremos aqui realizando esta entrega. É direito deles terem um futuro digno, com fardamentos novos, refeições com qualidade e ensino de alto nível. Se depender da Prefeitura de Natal lutaremos até o fim para que isso seja sempre possível” Carlos Eduardo Alves Prefeito de Natal

A tarde da segunda-feira (24.08) foi de festa para 800 crianças e adolescentes do Centro Educacional Dom Bosco localizado no bairro de Gramoré, zona norte da cidade. O prefeito Carlos Eduardo Alves e a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, participaram da solenidade de entrega de kits de uniformes doados pela prefeitura aos alunos com faixa etária de 6 a 17 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Centro Educacional Dom Bosco, da Semtas. Para o prefeito, as crianças merecem ter sempre o melhor quando o assunto é educação. “Hoje estamos entregando esses fardamentos a 800 alunos e todos os anos estaremos aqui realizando esta entrega. É direito deles terem um futuro digno, com fardamentos novos, refeições com qualidade e ensino de alto nível. Se depender da Prefeitura de Natal lutaremos até o fim para que isso seja sempre possível” ressaltou. Os kits foram adquiridos com recursos oriundos do Governo Federal e foram padronizados com duas camisas (manga e regata); uma calça; um short saia (para as meninas); dois pares de meia e um tênis. A Semtas também realizou a entrega de fardamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das unidades dos bairros Santos Reis, Cidade Nova e Base Naval de Natal. A expectativa é que mais de mil crianças e adolescentes recebam os kits.


2

SEMTAS INFORMA

De acordo com Ilzamar Pereira, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vem trabalhando para que não só os fardamentos cheguem as crianças, mas também que outras políticas públicas que visam uma melhor qualidade de vida em áreas carentes de Natal não deixem de existir. “Todos os dias atendemos muitas pessoas que moram em comunidades carentes. Hoje estamos muito felizes de estarmos entregando estes uniformes para estes alunos, mas não podemos deixar de ressaltar que outros trabalhos correm em paralelo para que estas crianças e adolescentes tenham também uma melhor qualidade de vida em suas comunidades” enfatizou. Também participaram da solenidade o Diretor do Centro Educacional Dom Bosco, Padre Leoni José, a assistente social do Cebd e presidente do Comdica, Ivanise Laurentino e o Pároco do Centro, Padre Francisco Cíbim.

ENTREGA DE FARDAMENTOS EM CIDADE NOVA É ABRILHANTADA POR APRESENTAÇÃO TEATRAL DOS USUÁRIOS DO SCFV Na manhã da sexta-feira (28.08), a Semtas realizou a entrega oficial dos 200 fardamentos, destinados às crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Unidade Cidade Nova. Os usuários receberam kits completos contendo camisa, calça, short, short/saia, um par de tênis e outro de meias. O evento contou também com a participação dos pais dos alunos que tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação especial abordando a temática de proteção do meio ambiente, e protagonizada pelas próprias crianças que compõem o grupo de teatro do Serviço. Foi bonito de se ver!


SEMTAS INFORMA

CONFERÊNCIA DISCUTE PROPOSTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Com objetivo de discutir “Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) promoveu em 18 de agosto, no salão de eventos do Imirá Plaza Hotel, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade contou com a apresentação do Grupo Esperança Viva, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). O grupo de flautistas, formado por deficientes visuais, tocou músicas internacionais, samba e forró. A mesa de abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi formada pela secretária da Semtas, Ilzamar Pereira; o presidente do Comude, Fernando Gaburri; o vice-presidente do Comude, Joiram Medeiros; a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes e a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Sibele Morais. Para o presidente do Comude, Fernando Gaburri, o momento é de suma importância. “Estamos aqui para trazer a nossa contribuição municipal para levarmos a Conferência estadual”. A titular da Semtas, Ilzamar Pereira, destacou que: “É importante considerar que o aumento da acessibilidade por si só, não é suficiente. Ao eliminar barreiras físicas, ainda sobram muitas barreiras sociais a serem removidas: o preconceito e a falta de informações são as mais graves. Destarte, as ações de aumento da acessibilidade devem ser acompanhadas de outras, que garantam o acesso, também, dessas pessoas à educação, lazer, cultura, saúde e emprego. Ela acrescentou que “É o encontro de ideias, de consensos e contradições reflita a dinâmica do momento histórico que vivemos e contribua para trilharmos caminhos que nos levem juntos a uma sociedade com mais igualdade”.

3


4

SEMTAS INFORMA

PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A 140 ALUNOS A tarde da terça-feira (08.09) foi especial para uma turma de alunos dos cursos de padeiro, pizzaiolo e pasteleiro. Eles receberam, das mãos do prefeito Carlos Eduardo, o certificado de conclusão do curso de panificação, numa cerimônia realizada no Centro de Qualificação Profissional para o Trabalho da Zona Norte (antiga casa dos ofícios), no Gramoré. Ao todo, 140 pessoas concluíram o curso e estão preparadas para entrar no mercado de trabalho ou montar o seu próprio negócio. Esse é o caso de Eliana Nogueira que, aos 40 anos, realizou o sonho de montar sua empresa. “Já sabia cozinhar, mas

não tinha a técnica e os conhecimentos necessários. E no curso eu aprendi tudo isso e hoje tenho o meu negócio, uma minifábrica de salgados que é de onde tiro o sustento da minha família”, disse Eliane. O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da política pública de qualificação profissional como forma de inclusão social e de combate ao desemprego. “Ainda temos um percentual grande de pessoas desempregadas. E, muitas vezes, o que contribui para isso é a falta de qualificação profissional. Como prefeito, tenho consciência da importância de investir todos os esforços para fortalecer a política de qualificação


SEMTAS INFORMA

profissional porque ela abrirá muitas portas. E vocês, concluintes, estão de parabéns. Mostraram que fizeram boas escolhas na vida, procuraram o caminho do estudo e do trabalho ao invés de ir por outros caminhos”, disse Carlos Eduardo. Até o momento, mais de 600 pessoas foram qualificadas em diversos cursos como, pintura, costura, pasteleiro, padeiro, entre outros. A meta do Programa Qualificar Natal é ofertar até o final do ano, cinco mil vagas. “O Programa Qualificar Natal tem como objetivo promover a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda com ações de qualificação social e profissional em nível de formação inicial e desenvolvimento humano para jovens, adultos e pessoas da terceira idade”, disse a titular da Semtas, Ilzamar Pereira. Estiveram presentes na solenidade o diretor do Procon Natal, Kléber Fernandes, a coordenadora de educação do Senai Clóvis Mota, Elienai Almeida, o diretor do Centro Dom Bosco e o padre Leoni José do Nascimento.

5


66

SEMTAS SEMTASINFORMA INFORMA

GRUPOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA COMERCIALIZAM PRODUTOS NA BRASIL MOSTRA BRASIL A Semtas esteve presente na multifeira Brasil Mostra Brasil!

Dezesete empreendimentos de Economia Solidária, beneficiados pelo projeto “Implantação de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local visando à superação da Extrema Pobreza no Município do Natal-RN” expuseram e comercializaram os seus produtos, durante a feira que aconteceu de 28.08 a 07.09, das 15h às 23h, na Arena das Dunas. Os itens vendidos abrangeram pintura, bordado, artesanato, produtos de limpeza doméstica, cosméticos e higiene pessoal. Tudo produzido com muito esforço e talento.


7

SEMTAS INFORMA

COMDICA DIVULGA RELAÇÃO DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão vinculado administrativamente à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), divulgou nesta no dia 08.09, no Diário Oficial do Município (DOM), a relação preliminar dos locais de votação por região, para a escolha dos Conselheiros Tutelares de Natal. O edital que estabelece as normas definitivas do Processo de Escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do Município do Natal, e abriu inscrições para o processo de seleção dos candidatos que concorrerão ao pleito de conselheiros tutelares para mandato referente ao quadriênio 2016/2019, de acordo com a Resolução 06/2015 de 07 de Julho de 2015, foi publicado no DOM do dia 10 de julho de 2015. O certame compreende cinco etapas: inscrições; análise da documentação de caráter eliminatório e registro de candidatura; exame de conhecimento específico, também de caráter eliminatório; eleição dos candidatos, por meio de voto direto, secreto e facultativo no dia 04 de outubro; e curso de formação inicial. Ao todo, serão escolhidos 20 membros titulares (cinco para cada uma das quatro regiões administrativas da cidade) e 40 suplentes (dez por região). A remuneração mensal é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), com carga horária de 40 horas semanais,

de segunda a sexta-feira (8h às 18h). Vale ressaltar que somente os conselheiros titulares serão remunerados. Os suplentes serão nomeados para possível convocação por necessidade de substituição dos titulares. A relação definitiva com os agrupamentos de sessões e mais detalhes serão apresentadas posteriormente, conforme orientação do TRE/RN.


8

SEMTAS INFORMA

SEMANA DA SAÚDE SEMTAS: INICIATIVA DA GESTÃO DE PESSOAS PROMOVEU A QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS Sempre se preocupando com o bem-estar e a saúde dos colaboradores da Semtas, o Setor de Gestão de Pessoas promoveu nos dias 25 e 26 de agosto (terça e quarta), no auditório da Secretaria, a II Semana da Saúde. A programação incluiu, durante os dois dias do evento, palestras e orientações no campo da nutrição, prática da tradicional Ginástica Laboral, sorteio de brindes, limpeza de pele, maquiagem e comemorações em homenagem aos dias do nutricionista, do psicólogo, do educador físico e dos pais. Além disso, foram oferecidos gratuitamente os serviços de aferição de pressão, teste de glicose, vacinação e massagem. Oportunidade ímpar para colocar a saúde em dia, aprender, se reeducar e adquirir ainda mais qualidade de vida no trabalho e fora dele. A Semana da Saúde contou com o apoio da SEMAD e SMS.


SEMTAS INFORMA

9


10 10

SEMTAS SEMTASINFORMA INFORMA

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE NATAL COMPLETOU DOIS ANOS DE IMPLANTAÇÃO A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), promoveu promoveu na sexta-feira (21.07) uma edição comemorativa da Feira da Agricultura Familiar, para marcar os dois anos do projeto na Capital Potiguar. A Feira, que é realizada duas vezes por semana, das 5h30 às 9h (todas as quartas no Ponto Sete, em Ponta Negra; e todas as sextas na Praça das Flores, em Petrópolis) contou com a participação de 20 produtores rurais e artistas oriundos da região metropolitana de Natal: Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim e Touros. Na ocasião, foi oferecido um café da manhã especial onde o público presente pôde degustar e conhecer os produtos comercializados no local. Entre eles: hortaliças, verduras, frutas, queijo, galinha e ovos caipiras, bolo, beiju, tapioca, carne de sol, carne de cordeiro e linguiça do sertão. A feira contou com a participação de grupos de Economia Solidária que expuseram artesanato e vários outros trabalhos artísticos manuais. De acordo com a secretária do Trabalho e Assistência Social do Município (Semtas), Ilzamar Silva Pereira, o objetivo da ação é disponibilizar um espaço fixo para que as famílias possam comercializar alimentos provenientes da agricultura familiar, provendo a valorização do produtor rural e consequentemente a geração de emprego e renda. Além da secretária Ilzamar, a Feira da Agricultura Familiar comemorativa recebeu a importante visita da Engenheira Agrônoma estadunidense Carley Sulley, que veio da Flórida para estudar a produção agrícola potiguar e o modelo de comercialização implantado pela Prefeitura do Natal, objetivando a aplicação de um projeto similar em terras norte-americanas.


11

SEMTAS INFORMA

PROGRAMA SOPA SOLIDÁRIA É INAUGURADO NA VILA DE PONTA NEGRA

Depois de atender as comunidades de Santos Reis e Vila Paraíso, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) inaugurou na quarta-feira (02.09), às 16h, mais uma Sopa Solidária. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a Vila de Ponta Negra, onde o projeto atende 350 pessoas. Nos dias 03.09, 04.09 e 16.09, foram também inauguradas oficialmente as Sopas nas comunidades de Boa Esperança, Nossa Senhora da Apresentação e África, respectivamente. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas são beneficiadas pelo programa implementado na gestão anterior do prefeito Carlos

Eduardo, e que hoje funciona em sete pontos de atendimento da capital potiguar. Para receber o suporte alimentar fornecido pelo município, as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social devem estar previamente inscritas no cadastro realizado pela equipe do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, nos bairros contemplados pelo Sopa Solidária. Para Ilzamar Pereira, secretária da Semtas, a inclusão das famílias no Programa Sopa Solidária objetiva reduzir a vulnerabilidade social e a subnutrição, principalmente de crianças, idosos e deficientes.

PROGRAMA SOPA SOLIDÁRIA CHEGA AO LOTEAMENTO BOA ESPERANÇA

O programa Sopa Solidária chegou na tarde da quinta-feira (03.09) ao Loteamento Boa Esperança, no bairro Lagoa Azul, zona Norte da cidade. Ao chegar à travessa Lagoa Paulino, onde está sediado o ponto de distribuição do alimento, para fazer a abertura oficial do programa, o prefeito Carlos Eduardo encontrou muitas

mães de famílias dentro e fora da casa, aguardando o momento de receber sua sopa, acompanhada de pão. Ao todo, foram inscritas 560 pessoas na comunidade. Mais que um ponto de distribuição de alimento de grande valor nutricional, preparado por nutricionistas da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), pasta que coordena o programa, e por voluntárias da comunidade, o local é uma porta aberta onde os beneficiários podem atualizar o cadastro no programa Bolsa Família, buscar orientação psicossocial e ser encaminhado para cursos profissionalizantes. Para incentivar a comunidade a procurar o aprendizado, o prefeito Carlos Eduardo contou uma história de quando era secretário estadual de Justiça e Cidadania e levou cursos profissionalizantes para o presídio João Chaves. “Um dia eu estava no trânsito, um motociclista parou ao lado do meu carro,


12

SEMTASINFORMA INFORMA SEMTAS

no sinal, e perguntou se eu o estava reconhecendo. Ao encostar o veículo para ouvir o seu relato, ele revelou que tinha sido presidiário, fez o curso de Cozinha oferecido pela Secretaria e estava trabalhando como cozinheiro num hotel da Via Costeira. Já tinha comprado a moto e planejava comprar uma casa para sua família, no final daquele ano”, relatou o prefeito, que na solenidade estava acompanhado da secretária Ilzamar Pereira, titular da Semtas, e do diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes. O prefeito fez questão de ressaltar que o Poder Público não estava fazendo nenhum favor em oferecer à população a oportunidade de conquistar um futuro melhor, porque é um direito do cidadão viver com dignidade, tendo acesso às políticas públicas. “E é isto que a Prefeitura está fazendo: levar ações às comunidades carentes”, pontuou ele. Contando com a comunidade do Planalto, cujo programa será instalado oficialmente nos próximos dias, a Prefeitura já beneficiou sete comunidades com o Sopa Solidária, no total de 3.000 pessoas: África, Vila Paraíso, Santos Reis, Boa Esperança, Vila de Ponta Negra e Nossa Senhora da Apresentação. A meta é chegar a 5.000 mil pessoas beneficiadas até o final deste ano. ENDEREÇOS DO PROGRAMA SOPA SOLIDÁRIA: • CRAS Vila de Ponta Negra: Rua Antônio Mor, 3390 – Ponta Negra, próximo à Praça do Cruzeiro. • Loteamento Boa Esperança: Travessa Lagoa Paulino, 41 - Lagoa Azul, próximo às torres de celular Claro. • CRAS Nossa Senhora da Apresentação: Rua Rizomar Correia dos Santos, 391-¬ Nossa Senhora da Apresentação. Próximo ao Centro de Zoonoses. • CRAS África: Rua Conselheiro Tristão, 1002, África – Redinha. Rua que fica por trás da Unidade de Saúde da África. • Planalto: Rua Mirassol, 16 – Planalto. Próximo ao Condomínio da Caixa Econômica. • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV ) Santos Reis: Praça Engenheiro Wilson Miranda, 64 - Santos Reis. • Vila Paraíso: Rua Sebastião Gonçalves, 29 - Vila Paraíso.

EXPEDIENTE O informativo da SEMTAS tem publicação quinzenal. SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Ilzamar Silva Pereira Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social Maria José de Medeiros Secretária Adjunta do Trabalho e Assistência Social Ana Elizabeth Rodrigues Filgueira Secretária Adjunta do Trabalho e Assistência Social ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Luiz Alberto Junior (Bebeto) -Marketing Ana Paula Mousinho - Jornalista Rhayara Vieira - Assistente Administrativo Luiz Henrique Andrade - Estagiário Publicidade Walter Pinheiro Junior - Estagiário Jornalismo

SEMTAS INFORMA N.3  

Notícias em destaque: . Prefeitura Entrega 800 Fardamentos para Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência da Semtas . Conferencia M...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you