Page 1

Manual simplificado de uso da marca T&P Novembro/2013


A Construção

da identidade Este manual simplificado de uso da marca contém normas que orientam a correta utilização da marca para preservação e fortalecimento da identidade visual da T&P Consultoria de Negócios.

Para comunicar com coerência e constância, a forma gráfica, cores, tipografia e tamanho mínimo devem ser sempre respeitados.

A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos, que só é possível através da observação rigorosa das regras estabelecidas neste manual.

Manual simplificado de uso da marca


Conceito

Símbolo

da marca A marca T&P Consultoria de Negócios é formada

Logotipo

por um símbolo e um logotipo com o nome da organização. O símbolo, o principal elemento da identidade, é representado pela figura geométrica de um “Pentagrama” em perspectiva. A letra “T” (inicial do nome Theodoro) é aplicada (vazada) sobre a forma. Os 05 lados do pentagrama estão amparados nos 05 módulos/etapas

05 01

04 03

02

O Pentagrama era usado como emblema na Escola Pitagórica que tinha como o lema “Tudo é Número”. Pitágoras o seu fundador foi o primeiro matemático puro da história. O Pentagrama é considerado o símbolo da perfeição (Proporção Divina), pela sua geometria e associações metafísicas.

que fazem parte da metodologia de trabalho da compahia: • Diagnóstico empresarial • Planejamento Estratégico • Plano Operacional • Orçamento Empresarial • Acompanhamento Executivo

Os pitagóricos também o tinham como um elemento sagrado da aliança entre os homens.

Manual simplificado de uso da marca


Malha

construtiva A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos. Para aplicar o logotipo da T&P Consultoria de Negócios em qualquer meio, solicite sempre um arquivo eletrônico. (vide pag. “Identificação corporativa e responsabilidade técnica”)

Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama ao lado, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do símbolo e espacejamento do logotipo.

Manual simplificado de uso da marca


Aplicação vertical

Versões para

aplicação

A marca é o sinal que identifica a empresa e atua como ponto focal em toda comunicação, devendo ser aplicada A versão vertical

com clareza e não podendo estar sujeita, portanto, a leituras dúbias.

é a aplicação preferencial da marca T&P. Nela o símbolo fica sobre o logotipo.

Para a aplicação, escolha a versão da marca de acordo com o espaço disponível e de forma a buscar harmonia com o restante do layout levando em consideração

Aplicação horizontal

sempre as regras básicas de aplicação: área de proteção, erros comuns e tamanho mínimo.

Na versão horizontal o símbolo fica do lado esquerdo do logotipo.

Manual simplificado de uso da marca


x x

Área de

proteção

A área de proteção objetiva preservar a visibilidade e leitura da marca T&P, evitando a aproximação excessiva de outros elementos. Portanto, nenhuma informação ou elemento gráfico (textos, outras assinaturas etc.) podem ultrapassar o espaço delimitado pela linha azul. O módulo X equivale à altura da letra ‘T’ (do logotipo Theodoro), e a área de proteção é definida obtida por 1X.

x x

medida X

Manual simplificado de uso da marca


Família

tipográfica A fonte principal da identidade visual da T&P Consultoria de Negócios faz parte da família Fonte principal: ITC Bodoni Seventy-Two

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

ITC Bodoni Seventy-Two, uma tipografia moderna de estilo clássico, com visual arrojado e com traços contrastantes. O uso dessa família tipográfica está previsto também para aplicações que pedem títulos curtos.

A fonte principal da marca T&P não deve ser alterada em nenhuma circustância. O mau uso da tipografia descaracteriza a marca.

Para textos longos (cartas e documentos), sugerimos o uso da fonte auxiliar Arial (normal).

Fonte auxiliar: Arial (normal)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

Manual simplificado de uso da marca


Cores

institucionais As cores possuem grande importância na identificação visual de uma marca. Sua utilização de forma estratégica otimiza o reconhecimento por parte do público.

Azul T&P

Escala Pantone 285 C Escala Europa C100 M35 Y0 K0 Cor Luz R0 G131 B203 Web Safe #0083cb

O logotipo T&P possui três cromias institucionais, que devem ser utilizadas em todos os veículos de comunicação. A relação ao lado apresenta as especificações técnicas nas principais escalas para impressão e reprodução digital: Pantone, CMYK, RGB e Hexacromia.

Cinza T&P

Escala Pantone 537 C Escala Europa C0 M0 Y0 K30 Cor Luz R200 G201 B205 Web Safe #c8c9cd

Manual simplificado de uso da marca


Versão

monocromática A marca T&P possui uma versão monocromática positiva e negativa. Nessas situações, a marca deve ser aplicada exclusivamente nas cores Versão monocromática positiva

preta (versão positiva) ou branca (versão negativa), pois qualquer outra cromia pode comprometer a caracterização da identidade visual.

Versão monocromática negativa

Manual simplificado de uso da marca


Versão

K 70%

em retícula de preto

K 40%

K 70% K 40%

K 70%

K 40% K 70%

Quando houver restrições de uso para impressão em retícula de preto, a marca deve ser aplicada sobre fundo branco seguindo a configuração ao lado:

Para fundos em tonalidades de cinza, deve-se optar por uma versão monocromática, de acordo com a tabela de legibilidade apresentada abaixo:

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Manual simplificado de uso da marca


Fundos

coloridos Para permitir uma maior flexibilidade na aplicação da marca T&P, é possível aplicá-la com as cores originais Exemplo com 10% ciano

Exemplo com 10% magenta

sobre fundos homogêneos e claros até uma porcentagem equivalente a 10% da saturação total da cor.

Exemplo com 10% amarelo

Exemplo com 10% preto

Manual simplificado de uso da marca


Fundos

C100 M100

C100 M40

C100 Y30

coloridos escuros Para aplicações em fundo escuro,

C100 Y100 K10

M100 Y100 K10

M70 Y100

deve-se optar por uma versão monocromática, respeitando critérios de contraste e legibilidade.

M30 Y100

M40 Y100 K50

C50

M100

M50

Y100

Manual simplificado de uso da marca


Versões

em fundos fotográficos As aplicações em fundos fotográficos são permitidas, desde que sua visualização não seja prejudicada, obedecendo aos seguintes critérios de utilização: • a marca deve ser aplicada sobre uma área de cor homogênea da imagem; • o respiro definido na área de proteção deve ser respeitado, de forma que objetos figurativos ou quaisquer elementos que chamem a atenção não tenham uma aproximação excessiva da marca; • as mesmas diretrizes para aplicação sobre fundos coloridos (claros e escuros) devem ser adotadas, considerando como cor de fundo as cromias contidas na área de inserção da marca;

Manual simplificado de uso da marca


Dimensionamento

mínimo

Para garantir a reprodução legível da marca, foi 1.8 mm

estabelecida a redução máxima para cada uma de suas assinaturas. Deve-se respeitar a proporção entre os elementos de cada assinatura, não podendo haver nenhum tipo de alteração nas respectivas formas e espaçamentos para não comprometer a legibilidade.

1.2 mm

Manual simplificado de uso da marca


Versão

simplificada A principal aplicação da marca T&P é a versão vertical sobre fundo branco, respeitando suas proporções e cores, porém, a utilização isolada do símbolo /ou sinterizada do logotipo (abrindo mão do complemento Consultoria de Negócios) é permitida em algumas situações, como aplicação em papel timbrado (marca d´agua) ou rodapé de apresentações digitais.

Contudo, a aplicação deve ser cautelosa para que não haja descaracterização da marca.

A assinatura vertical é prioritária e deve ter predominância nas aplicações.

Manual simplificado de uso da marca


Aplicações

Símbolo com a malha

especiais Em algumas situações, para efeito de apresentações ou impressos especiais fica permitido o uso de uma malha de fundo (pré-determinada) no símbolo da marca T&P.

Modelo da malha de fundo

Manual simplificado de uso da marca


Usos

incorretos A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns erros que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que a marca T&P nunca seja alterada.

Logotipo original T&P

Manual simplificado de uso da marca


Identificação corporativa e

responsabilidade técnica

Nome: Theodoro & Partners Ramo de atividade: Consultoria de Negócios Responsável: Edgar Roberto Theodoro Contatos: (16) 3441-9946 / 99194-8717 Site: www.tepconsultoria.com.br

Designer responsável pelo projeto: Luiz Henrique A. Campanha Contatos: (14) 99702 1539 e-mail henriquecampanha@terra.com.br Portfolio: http://marketaria.blogspot.com.br

Manual simplificado de uso da marca


Manual identidade T&P  

Este manual simplificado de uso da marca contém normas que orientam a correta utilização da marca para preservação e fortalecimento da iden...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you