Page 1

Ed

içã

Terra Rica CONHEÇA as RIQUEZAS dessa TERRA

o

Foto: Glauco Siscati


Guia Terra Rica | 1ª Edição


Terra Rica CONHEÇA as RIQUEZAS dessa TERRA

A agência Criação Boas Ideias tem orgulho de iniciar sua trajetória no estado do Paraná pela cidade de Terra Rica. É importante destacar que para chegar até aqui foram vencidos

Com a parceria da iniciativa privada, conseguimos realizar este e os guias anteriores e esperamos que você turista possa achar os artigos de que mais precisa para sua viagem e apro-

muitos obstáculos e um caminho difícil foi superado até conseguirmos publicar a primeira edição do Guia Novo Destino: Terra Rica.

veitar da melhor forma os atrativos aqui listados. E esperamos que você, morador de Terra Rica, possa se guiar pelo comércio e passar finais de semana incríveis com sua família.

Agora com um novo nome, o guia turístico de bolso Novo Destino se prepara para uma nova fase e acredita no potencial das cidades que muito têm para contribuir na formação do cenário turístico regional e porque não dizer, nacional.

Diagramação e arte Luiz Fernando Neves Textos Jéssica Pereira

A nossa missão é fazer das cidades do interior um Novo Destino, revelando suas potencialidades e valorizando suas riquenas naturais e culturais. Seja bem vindo.

Agradecimentos Isa Lanziani Glauco Siscati ACITRA Profº Edson P Calírio Luis Valdir 1ª Edição |

Guia Terra Rica




Telefones Úteis

Código (44)

Prefeitura

3441.1212

Câmara Municipal

3441.1231

Hospital Municipal de Terra Rica

3441.1444

Posto de Saúde Central

3441.1333

Posto de Saúde Vila Barbosa

3441.2210

S.A.M.A.E.

3441.1522

Delegacia

3441.1202

Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão



Guia Terra Rica | 1ª Edição

Rural)

3441.1488


localiZaÇÃo Terra Rica localiza-se no noroeste do Estado do Paraná, a 550km da capital paranaense. Possui como municípios limítrofes Euclides da Cunha, Diamante do Norte, Itauna

do Sul, Nova Londrina, Paranavaí e Guairaça. Terra Rica possui latitude Sul 22° 44’ 00’’, Longitude 52° 35’ 00’’ W-GR e altitude 420m.

Distância aproximada das principais cidades paranaenses e de outras capitais: Paranavaí Maringá Londrina

60 Km 130 Km 230 Km

Foz do Iguaçu Umuarama Paranaguá

Cascável Curitiba Guarapuava

386 Km 550 Km 434 Km

São Paulo-SP Brasília Campo Grande-MS 1ª Edição |

511 Km 224 Km 698 Km 787 Km 1.167 Km 479 Km

Guia Terra Rica

5


Terra Rica CONHEÇA as RIQUEZAS dessa TERRA

6

Guia Terra Rica | 1ª Edição


Breve história

Fotos: Isa Lanziani

Como seu próprio nome já diz, Terra Rica possui muitas características de que se orgulhar. Banhada pelo Rio Paranapanema, a cidade foi fundada em 1955 como município, mas indícios mostram que existiram civilizações indígenas por essas terras há muitos anos antes. Por possuir uma riqueza natural inquestionável, Terra Rica desenvolveu um potencial turístico muito grande em sua cidade com prainhas de água doce, cachoeiras, o vôo livre, as grutas e o canyon. Com tamanha formosura e uma história tão notável, você caro turista, não pode deixar de conhecer as belezas dessa Terra. Então arrume suas malas e corra para cá!

7


BanDeira

A Bandeira de Terra Rica é mais um dos patrimônios da cidade. Criada e desenvolvida pelo Sr. Reinaldo Valascki, um legítimo heraldista (aquele que pratica a arte de formar e descrever os brasãos de armas que representam uma cidade, estado ou nação) foi feita pensando nas riquezas e glórias do município. O brasão das armas simboliza o Governo Municipal. Os triângulos são símbolos da liberdade, igualdade e fraternidade.

Fonte: Vale do Paranapanema: Sonhos de uma terra. Edson Paulo Calírio

A cor azul simboliza as propriedades rurais que existem em abundância no município, além de representar a justiça, a nobreza, a perseverança, o zelo, a lealdade, a beleza e o clima da cidade. A cor verde simboliza a civilidade, alegria, abundância e esperança. Uma bandeira única, feita para um povo que se orgulha desta terra tão rica! *Os símbolos encontrados na bandeira, são de origem heráldica.


Isa Lanziani

principais eVenTos

Os amantes das alturas se reúnem em Terra Rica para a prática do vôo livre em um dos espaços mais adequados do Sul do Brasil para a prática do esporte.

Janeiro Festival de Praias aBril EXPOTERRA [Exp. de Prod., Equipamentos e Eventos] Rodeio dos Campeões

JunHo Cavalgada e Laço Cumprido [Rancho Espora Cruzada] Festa do Padroeiro Santo Antonio de Pádua

seTeMBro Festa de São Pio X ouTuBro Festival de Vôo livre e Turismo Festa do Laço CTG

10

Guia Terra Rica | 1ª Edição


1ª Edição |

Guia Terra Rica


Balneário Municipal

12

Guia Terra Rica | 1ª Edição

Isa Lanziani


Criação

Localizado a cerca de 18 km do centro da cidade, a beira do Rio Paranapanema, no lago de Rosana, o Balneário Municipal conta com pequenos quiosques com churrasqueiras, mesas e torneiras, área de camping, banheiros e campo de futebol. O clima quente e a água cristalina incitam a um mergulho refrescante.Para aqueles mais aventureiros, o Balneário Municipal é ideal para caiaques e Jet-ski que podem, ali, curtir momentos inusitados em um lugar de beleza única. Não perca a oportunidade e se jogue nessa aventura!

Isa Lanziani

Isa Lanziani

Só não se esqueça de sua segurança ao praticar algum esporte radical!

1ª Edição |

Guia Terra Rica

13


Criação.

Imagem dos Três Morrinhos da Rodovia Arlindo Bethio [SP 613] 14

Guia Terra Rica | 1ª Edição


1ª Edição |

Guia Terra Rica

15


Guia Terra Rica | 1ª Edição


1ª Edição |

Guia Terra Rica


18

Guia Terra Rica | 1ª Edição


1ª Edição |

Guia Terra Rica

19


TRÊS MORRINHOS Com cerca de 25.000 m2 de abrangência e uma altura máxima de 180 m, os Três Morrinhos formam o maior atrativo turístico de Terra Rica. Com resquícios de Mata Atlântica, a

fauna local também é muito rica, podendo citar espécies como o quati, o tatu, a lebre, a raposa e o macaco preto. Devido as suas fendas rochosas, é um local propício para a reprodução de co-

vegetação ali encontrada é estacional, decidual e semi-decidual com árvores como o cedro, a figueira e a peroba.A

bras, sendo as mais comuns de se achar a cascavel, a cobra marron e a jararaca. Os primeiros que se tem relato a subir

20

Guia Terra Rica | 1ª Edição


Isa Lanziani

até o topo dos morros foram os empregados da colonizadora SINOP. Devido à beleza, tranqüilidade e harmonia encontradas nos morrinhos, na década de 60 o ilustre Padre Eduardo

morro. Mesmo com toda a dificuldade encontrada para levar os materiais de construção até o local da obra, eles alcançaram seu objetivo e construíram uma bela capela.

Roque Brasil, muito querido e respeitado na cidade, apoiado por fiéis, iniciou a construção de uma capela no alto do

Os três morrinhos possuem muitas riquezas, tanto naturais como históricas e culturais, tendo muitas singularida-

1ª Edição |

Guia Terra Rica

21


Isa Lanziani Imagem do alto dos Três Morrinhos. 22

Guia Terra Rica | 1ª Edição


des em cada um deles. O primeiro Morro sentido oeste é o mais alto do três e o terceiro Morro é o mais baixo deles com cerca de 165 m de altura.No primeiro morro há um lençol de água cristalina e a maior área verde dos Três Morrinhos, já no terceiro sua maior riqueza são os buracos e fendas rochosas existentes. É ali que está a Caverna do Sol Nascente, assim chamada, pois está a leste do morro e tem o sol nascendo todos os dias em sua entrada. É triangular e afunilada com cerca de 12 m de extensão. Situa-se aos pés do morro e é necessário tomar muito cuidado porque o local possui muitos marimbondos. O morro conta com uma rampa de salto para vôo livre, onde são disputados campeonatos paranaenses do esporte. Na Baixada de Itapuã encontra-se matas e árvores centenárias, nascentes e córregos, o Cânyon Itapuã e as grutas Toca do índio, onde foi encontrado, pela a administração da fazenda a qual pertence, objetos indígenas que nos indica que aquelas terras já foram habitadas por índios. Entretanto, hoje, estes locais estão abandonados, o que nos impede de realizar visitas.

1ª Edição |

Guia Terra Rica

23


Guia Terra Rica | 1ª Edição


Artesanato

Fotos: Criação

Terra Rica só poderia ter um artesanato rico não é mesmo? Na Casa do Artesão você encontra variedades em artesanato que vão desde produtos feitos com bambu, garrafas de areia e chaveiros a belos quadros que retratam a riqueza local.

Um dos mais procurados é a terra de Terra Rica em um vidro. Dizem que traz sorte e dinheiro.

1ª Edição |

Guia Terra Rica

25


Glauko Siscati Guia Terra Rica | 1ª Edição


lenDa De MOEMA

Moema era uma bela índia guarani que habitava às margens do Rio Paranapanema e Paraná. Morena, de cabelos longos, olhos cor de mel, inteligente, a índia possuía uma bela voz que encantava quem a ouvia. Certo dia, Moema conheceu Tautarana , um jovem cacique bravo, forte e corajoso que liderava os índios guaranis nas batalhas contra os jesuítas e os homens brancos. Tautarana se apaixonou por Moema e juntos partiram em suas canoas com seus aliados em busca de terras mais tranquilas. No caminho avistaram os três montes no horizonte e fizeram dali sua moradia. Nomearam os morros de Itapuã,

que significa ponta de pedra, e ali venceram o sofrimento da perseguição dos homens brancos. Com o passar dos anos aquele povo tão guerreiro se foi. Tautarana virou semente e Moema uma flor de caiuá colorindo e fortalecendo a terra onde, mais pra frente, habitaria o nosso povo, valente como Tautarana e belo como Moema.

1ª Edição |

Guia Terra Rica

27


Devido aos seus ventos propícios, o Vôo Livre é um esporte muito praticado na cidade de Terra Rica, que hoje possui o título de Capital Paranaense de Vôo Livre. Foi na década de 80 que o esporte despontou na cidade e desde então só fez aumentar, chegando a sediar por sete anos consecutivos o Campeonato Paranaense e Brasilei-

em nossa Terra já fizeram pilotos de outros estados afirmarem que Terra Rica possui o melhor ponto do sul do Brasil para a prática do esporte. É de nos encher de orgulho! A cidade possui quadrantes de decolagem: Norte, Nordeste e Sul, rampa natural gramada e rampa especial para ASA, facilidade de acesso à rampa e vários lugares ao redor

V Ô O LI V RE ro de Vôo Livre, porém por dificuldades maiores, o evento não tem mais ocorrido. A grandeza dos vôos aqui

28

Guia Terra Rica | 1ª Edição

do Morro para pouso, além de proporcionar ótimas térmicas, ventos e segurança de pouso.


Isa Lanziani

Entre em contato com a prefeitura para informações de uso da rampa. (44) 3441.8500

1ª Edição |

Guia Terra Rica

29


Guia Terra Rica | 1ª Edição

Roteiro Turístico Novo Destino | Terra Rica - PR  

Roteiro turístico desenvolvido por Criação Boas Ideias para a cidade de Terra Rica no estado do Paraná.