Issuu on Google+


SUMÁRIO EDITORIAL - PALAVRA DO CHEIDA QUEM É O DR. CAETANO SAÚDE

5

3

4

5 SEGURANÇA 6 EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TRÂNSITO E URBANISMO CIDADANIA

7

7

ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA

8 ESPORTE E LAZER9 CULTURA9

6

7

MEIO AMBIENTE

2


| PROGRAMA DE GOVERNO “Incentivar o respeito, cultuar a liberdade, não transigir com a honestidade, primar pela lealdade e construir, todos os dias, a solidariedade entre as pessoas.” Olá! Quando converso com as pessoas, nos bairros, nos distritos, percebo o amor e o respeito que alimentam por nossa terra. O mesmo respeito e amor que também trago no peito. Mas, estes sentimentos, você sabe, têm sido desprezados por quem deveria zelar por eles. É uma pena... E isso tem que acabar! O prefeito tem que estar ao lado do povo, sintonizado com seus anseios, fazendo as obras que a cidade necessita. Deve ser o guardião da moralidade, trabalhar com seriedade, honrar compromissos, ouvir, respeitar a população e jamais envergonhar a cidade. O prefeito que a cidade merece tem que orgulhar Londrina. Quando fui prefeito, dentre centenas de outras ações, implantei o Programa Médico de Família, acabei com as filas nos postos de saúde, trouxe o SIATE para socorrer as vítimas do trânsito, e estruturei o planejamento, criando o IPPUL. Também implantei a Guarda Municipal que, infelizmente, foi desativada pelo meu sucessor. Criei a Feira da Lua, o Cartódromo, o Basquete de Londrina, a Escola de Dança e, com ela, o Ballet da Cidade de Londrina Hoje, temos outros desafios: precisamos colocar as finanças novamente em ordem. O caos impera na saúde! Como pode, uma cidade gastar R$ 374 milhões por ano com a saúde e ter doentes esperando dias por uma consulta e anos por uma cirurgia? Vamos mudar essa realidade! Gerar mais empregos. Realizar obras. Melhorar a renda do trabalhador. Garantir segurança à população. Resolver o caos no trânsito. Cuidar melhor do meio ambiente. Nossa cidade tem grande potencial para evoluir e melhorar em todos os setores. Por isso convido você a participar de uma grande união pela Paz e pela Prosperidade. Quero você comigo porque sei que, como eu, você não abre mão da honestidade, da ética e da solidariedade. Vamos nos unir e fazer um grande movimento de mudanças para o bem para Londrina! Conto com o seu apoio. Forte abraço,

3


DR. CAETANO

Dr. Caetano está ao lado do Cheida para realizar o melhor programa de saúde da história de Londrina O Dr. Caetano é casado e pai de cinco filhos. Formado em medicina pela UEL, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia (por suas mãos nasceram mais de seis mil londrinenses). Também é especialista em Administração da Saúde Familiar, Auditoria Médica e Homeopatia. Foi presidente do Fórum Desenvolve Londrina e hoje é vice-presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e da Ecologia. Como presidente do Rotary Club Londrina-Universidade, ao lado de outros rotarianos, Dr. Caetano liderou trabalho pela erradicação da paralisia infantil. Presidente licenciado da Associação Médica de Londrina o Dr. Caetano elaborou o projeto de melhoria do serviço de Saúde Pública para o Conselho Municipal de Saúde, em parceria com o Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná e Associação Médica de Londrina. Trabalhou pelo reconhecimento do trabalho do médico plantonista da Prefeitura de Londrina.

4


| PROGRAMA DE GOVERNO

SAÚDE A contratação de médicos será imediata para suprir a carência desses profissionais. Os médicos voltarão a morar nos distritos rurais. O Programa Saúde da Família será ampliado e fortalecido. O Programa de Internação Domiciliar, com visita médica, será ampliado. Criaremos o Plantão Odontológico 24 horas. Cada uma das cinco regiões terá um Posto de Saúde aberto 24 horas. Será incentivada a construção do Hospital da Zona Oeste. Ações de vigilância à saúde, inspeção veterinária, saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica serão intensificadas. A população de pombos na zona urbana será finalmente controlada. Criaremos um serviço de proteção a animais abandonados. O Centro de Zoonoses será definitivamente implantado.

EDUCAÇÃO Criaremos o passe-livre para os estudantes. A língua inglesa será ensinada em todas as séries nas escolas municipais. Conteúdos sobre artes, direitos humanos, filosofia, cidadania e combate à violência escolar serão ensinados nas escolas. Os idosos serão convidados a integrar as escolas para transmitir habilidades e ofícios. Além dos salários, os professores terão incentivo por melhoria da qualidade, capacitação continuada e estímulo à ascensão em suas carreiras. As tecnologias voltadas ao ensino estarão nas salas de aula. Construiremos a Cidade da Criança, espaço lúdico e educador. Os distritos contarão com escolas de Ensino Médio. Criaremos o Departamento de Ciência e Tecnologia articulando os trabalhos entre universidades locais e Prefeitura. 5


SEGURANÇA

A Guarda Municipal irá para os bairros e distritos rurais. Iluminação pública eficiente será uma das prioridades. Instalação de câmeras de vigilância em locais tecnicamente indicados. Nos distritos rurais serão criadas subdelegacias. Os Conselhos Comunitários de Segurança serão valorizados. O prefeito fará reunião semanal com as instituições de segurança pública, o Ministério Público, a justiça e lideranças comunitárias, revendo ações de combate à violência e estímulo à segurança. Será apoiado o egresso (preso libertado) com programas de reintegração social. Famílias envolvidas em atos de violência e criminalidade serão acompanhadas, pelo serviço social do município. Apoiaremos todos os programas responsáveis pela recuperação de crianças, adolescentes e adultos usuários de drogas.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Terão incentivos especiais as atividades tecnológicas dos setores agroalimentar, químico-farmacêutico, biotecnológico, eletroeletrônico e de telecomunicações. Será criado o Fundo de Aval para as pequenas e médias empresas e incentivados os empreendedores oriundos de áreas de risco. Implantação do ILS no atual aeroporto. As estradas rurais e carreadores serão readequados. As subprefeituras voltarão aos distritos rurais. A implantação do Porto Seco será realizada. Implantação da Cidade Industrial de Londrina em uma área de 300 alqueires na zona rural; Serão incentivadas festas anuais em todos os distritos rurais. 6


| PROGRAMA DE GOVERNO

TRÂNSITO E URBANISMO O transporte coletivo é prioridade sobre o transporte individual e dele será exigido conforto, segurança e rapidez. Construção de obras viárias como a duplicação da Rua Goiás até a Avenida Santos Dumont, melhorias no cruzamento entre as avenidas JK e Higienópolis, entre outras. Lombadas eletrônicas serão instaladas em pontos críticos do trânsito. Fim da indústria da multa: os agentes de trânsito serão reorientados a imporem menos penalidades e a promoverem um trânsito mais seguro. O bosque central e as praças da cidade serão também revitalizados. Serão estimulados os estacionamentos verticais e as vias liberadas para maior fluxo de veículos automotores e bicicletas.

CIDADANIA O Orçamento Aberto e em tempo real voltará. Construção de Centros da Cidadania nas cinco regiões da cidade. Eles contarão com serviços da Prefeitura, do Estado, bancos, correios e outros. A Terceira Idade será convidada a engajar-se em um trabalho de difusão de habilidade pessoais, lazer, cultura e esporte próprio para a idade.

ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA

7

Teremos como meta uma renda média per capita de três salários mínimos em 10 anos. As favelas e moradias em área de risco serão reurbanizadas. Serão implantados cursos de capacitação nas comunidades carentes. As pessoas requalificadas serão encaminhadas a postos de trabalho. Empresas que admitirem trabalhadores oriundos de comunidades carentes terão tributos reduzidos.. Casas populares, com um mínimo de 50 metros e toda a infraestrutura, serão construídas em sistema mutirão, sem endividar o pai de família.


MEIO AMBIENTE Serão combatidas todas as formas de poluição (sonora, visual, atmosférica, aquática, dos solos e outras). Um Sistema de Monitoramento da qualidade do ar, das águas e dos solos será executado e divulgado a todos os cidadãos. A coleta seletiva de lixo será ampliada para 100% da malha urbana e chegará aos distritos rurais. Ciclovias seguras e interligadas darão acesso a todas as regiões da cidade. Criaremos o Selo Verde, um instrumento para atestar as boas práticas ambientais de residências, comércio, indústria e serviços. A Guarda Verde será criada para fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas e inibir eventuais agressões ambientais. A Usina de Compostagem (comprada, paga e não construída) será finalmente instalada. Construiremos um novo aterro sanitário, produtor de biogás e isento de impactos ambientais. Criação de programas especiais de coleta e destino dos lixos tóxico e eletrônico. A arborização urbana terá atenção diária e um Plano Diretor de Arborização será elaborado e executado. Construiremos o Parque Linear do Ribeirão Cambezinho. O Parque Arthur Thomas será revitalizado, ampliado e incorporando à Fazenda Refúgio. Calçadas seguras e confortáveis serão exigidas, com incentivos para facilitar esta readequação. A merenda escolar será orgânica.

8


| PROGRAMA DE GOVERNO

ESPORTE E LAZER O Calendário Oficial Esportivo será criado, respeitado e incentivado. Criação de Núcleos Esportivos nos bairros com a finalidade da descoberta de talentos, o lazer e o aprendizado de crianças, jovens e idosos. A Cidade Olímpica será criada, integrando autódromo, kartódromo a um parque aquático, pistas de atletismo e ginásio de esportes. Os esportes amadores e escolares serão apoiados e incentivados. Equipamentos de esporte e lazer serão implantados em espaços públicos. O esporte de alto rendimento também será incentivado pela Prefeitura.

CULTURA Os movimentos culturais já existentes serão apoiados e incentivados. Construiremos uma agenda cultural para Londrina, apoiando todas as suas manifestações culturais, envolvendo a cidade e seu comércio. Promoveremos o tombamento do que for considerado patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, como o bosque central. Criaremos o Museu da Imagem e do Som e apoiaremos os museus já existentes. O Londrinatal voltará. Vamos fortalecer as Escolas de Dança e de Circo; e criar a Escola de Artes, voltada para o teatro e a música. Criaremos a Feira do Artesanato, incluindo o artesanato Kaingang local.

9


REDES SOCIAIS Acompanhe o Cheida pelo blog de notícias e redes sociais cheida15.wordpress.com facebook.com/CheidaPR twitter.com/Cheida15 Você confere os vídeos de campanha na TV Cheida

E no site

www.

.com.br



Programa de Governo