Antônio neves de mesquita estudo no livro de provérbios

Page 168

aprendeu na infância e na igreja a levará por toda a vida. São as chamadas "primeiras impressões", que se gravam na mente plástica da criança e vão com ela para sempre. É um prazer encontrar cada domingo 100 ou mais crianças na igreja, para receberem das suas professoras os ensinos, que as devem guiar por toda a vida. Na Igreja Batista de Ipanema, logo depois da abertura da Escola Bíblica Dominical, é dado um lanche às crianças e a seguir o ensino de acordo com as idades. Que maravilha! Depois vão para casa, onde talvez não haja conformidade com o que ouviram e ainda depois para a Escola Pública. Seja para onde for que a existência as leve, o que aprenderam na igreja irá com elas pela vida afora. Quantos adultos temos encontrado que receberam as primeiras noções de moral na igreja! Não seguiram o caminho de Cristo, mas conservam os ensinos recebidos.

4.13.2 Conselhos úteis na vida (vv. 7-12)

O rico domina sobra o pobre o que toma emprestado é servo do que empreste (v. 7), mas quem pode fugir a essas condições? Sempre os ricos dominam sobre os pobres e quem toma emprestado fica na dependência do que empresta. As mutações da vida moderna têm modificado muito estes conceitos. No entanto, no interior dos Estados, onde a civilização ainda não chegou, estas condições ainda prevalecem. Um fazendeiro domina sobre um pobre meeiro, e lhe toma o suor e a vida, bem assim da sua família. As estórias que correm são simplesmente tétricas. Todavia, o que semeia a injustiça segará maios (V. 8). A justiça é muito vagarosa e custa a chegar, mas chega um dia; e a vara do que semeia a injustiça falhará (,v. 8). isso também é certo em nosso convívio moderno, onde muitos injustos recebem em troca o devido pago. Com o pensamento neste verso 8, vejamos o que diz Gálatas 6:7 e o comparemos com isaías 10:5. A vara da sua indignação falhará, e quando faltar, o tal receberá em dobro. Deus é o defensor dos oprimidos e dos Pobres; e &i dos que ofendem essa gente indefesa. Contra os tais surge o generoso, que dá o seu pão ao pobre o será abençoado (v. 9). O socorro que se dá ao pobre não é perdido, porque há um que sabe galardoar. irá a contenda, Lança fora o escarnecador, o com elo se cessarão as demandas o a Ignomínia (v. 10). Este tipo de gente é a que zomba da justiça e da pureza; para tais não há justo nem sério nem virtude nem opróbrio, para eles tudo é Igual o que presta algum bem o faz por interesse, dizem. São mesmo uma ignomínia na sociedade. Uns crápulas, uma escória social. Mas o que ama a pureza do coragem, o é grácil no falar, terá por amigo o rei a terá o apoio dos homens de bem (v. 11). Ainda há gente boa no mundo e cremos até que em maior número que os maus e zombadores. O verso 12 termina esta série de conceitos importantes, afirmando: Os olhos do Senhor conservam o que tem conhecimento, mas os iníquos, aia os despreza. Assim, se não há louvor dos homens para os justos, há, e com certeza, ou louvores do Senhor.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.