Page 1

Plano de Governo Uberl창ndia 2013-2016 Desenvolvimento e prosperidade

Prefeito | Vice Carrijo


Caminhamos pelo caminho certo Um Plano de Governo é a indicação do caminho que vamos seguir rumo ao futuro. É o caminho por onde nossa cidade e nosso povo vai trilhar para atingirmos o desenvolvimento econômico e social que queremos. Nos últimos sete anos e meio tracei um caminho e estabeleci metas para Uberlândia. Caminhamos pelo caminho certo. Fizemos de Uberlândia uma cidade desenvolvida, a segunda cidade de Minas Gerais, e cuidamos da nossa gente, cuidamos das pessoas. Agora chegou a hora de entregar nossa cidade para um próximo prefeito. Temos que escolher quem vai dirigir nosso futuro. Desta escolha depende o rumo que vamos seguir. Tenho a responsabilidade de indicar o melhor nome para continuar conduzindo Uberlândia no rumo certo que todos desejamos. O nome é Luiz Humberto. Conheço o Luiz Humberto há muito tempo. É um homem honesto, trabalhador e inteligente. Sabe comandar e liderar uma equipe. Seu Plano de Governo traz o compromisso de continuar o trabalho que desenvolvemos nestes quase oito anos do meu governo. Tem também a ousadia para avançar ainda mais e trazer novas conquistas para Uberlândia e para nossa gente. Com a graça de Deus e o apoio de todos, vamos eleger Luiz Humberto que terá a tarefa de executar um Plano de Governo para desenvolver nossa cidade e cuidar da nossa gente.

Odelmo Leão

Prefeito de Uberlândia


Continuar e avançar com o trabalho que está dando certo Quando aceitei o convite do Odelmo, dos partidos aliados e de inúmeras lideranças de Uberlândia para disputar a eleição a Prefeito, percebi o quanto era importante, para nossa gente e para nossa cidade, a continuidade desse processo de modernização de Uberlândia que Odelmo iniciou em 2005. E bem me lembro do compromisso que selamos naqueles dias: o de defender e trabalhar para que Uberlândia saísse do atraso, que voltasse a ser uma cidade moderna e forte, referência e exemplo de uma administração voltada para o bem-estar das pessoas. Juntos, arregaçamos as mangas. Na Prefeitura, Odelmo conduzia e dirigia projetos essenciais ao nosso plano de desenvolvimento. Na Assembleia, eu trabalhava na liberação de recursos para as obras essenciais ao nosso plano. A parceria com os governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia foram fundamentais para consolidar as conquistas que hoje, Uberlândia exibe. Agora, como candidato a Prefeito, entrego à população este Plano de Governo. Nele, não tem promessas mirabolantes, impossíveis de serem realizadas. Tem sim, ideias, ações e obras, compromissos possíveis de serem executados e que vão nos impulsionar para o futuro. Um futuro que começou em 2005 com Odelmo e que, com a graça de Deus, vou me encarregar de levar adiante pelos próximos quatro anos. Estou pronto e preparado para conduzir nossa gente e a nossa querida Uberlândia no caminho do desenvolvimento e da prosperidade. Que Deus ilumine a todos!

Luiz Humberto


Saúde Atenção imediata:

Saúde mais perto do cidadão Melhorar cada vez mais a estrutura de saúde no município. n Implantação

da Central de Leitos do SUS, em conjunto com a Central de Regulação já existente.

n Criação

da Rede Integrada de Transporte de Urgência, com infraestrutura e veículos próprios e com o apoio do Corpo de Bombeiros.

n Implantação

do Programa Infarto Zero em toda rede de saúde urbana e distritos rurais.

n Adequar

a infraestrutura do Pronto Atendimento das UAIs.

n Aprimorar

mecanismos de atendimento, acolhimento e humanização para as boas práticas de saúde.

Mais saúde com qualidade e agilidade Esse é o principal desafio de Luiz Hum Programa Tolerância 30 Dias Simplificar o processo de marcação de consultas, procedimentos e exames especializados, na Rede SUS Municipal, diminuindo o prazo de espera.

Call Center Saúde Implantar o Call Center Saúde – Centro de Recursos Tecnológicos, onde profissionais de saúde qualificados receberão chamadas telefônicas de cidadãos, sendo orientados por profissionais da área de saúde. 4 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Cuidados essenciais Atenções primárias em saúde. n Ampliar

as Unidades de Saúde da Família (PSF) e o número de equipes de agentes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde e UAIs, intensificando o acompanhamento das famílias.

n Construir

10 unidades de Atendimento Primário à Saúde da Família (PSF) nos bairros Jardim Canaã, Shopping Park, Santa Luzia, Granada, São Jorge, Campo Alegre, Dom Almir, Morumbi, Taiaman, Maravilha.

n Reformar

as instalações físicas de 34 unidades de Atenção Primária à Saúde e a Unidade de Vigilância Sanitária.

n Construir

nova Unidade Básica de Saúde no bairro Brasil, melhorando as condições de atendimento à comunidade.

n Ampliar

parcerias com instituições para a atenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos.

e no atendimento. mberto. n Programa

Saúde Perto de Você – qualificar, integrar e ampliar a internação domiciliar, com a participação da equipe multiprofissional da rede SUS municipal.

n Fortalecer

e ampliar a Rede de Atenção em Saúde Mental e o Programa de Terapia Comunitária.

n Fortalecer

a saúde na zona rural. Ampliar as equipes de Saúde da Família, promovendo ampliação do atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com maior frequência.

n Ampliar

o Horário do Trabalhador para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Cuidados especializados n Aperfeiçoar

os Atendimentos de Especialidades, procedimentos e exames especializados da rede pública, através do aperfeiçoamento dos protocolos.

n Programa

Pró-Sorriso – criação e credenciamento de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) nas UAIs dos setores leste e oeste, além de fortalecer os serviços de saúde bucal, para prevenção e atendimento de urgência odontológica e prótese, na Rede de Atenção Primária.

n Ampliação

da parceria com a iniciativa privada e credenciamento de novos serviços.

n Ampliar

o atendimento em oftalmologia, em parceria com as ações do Teste de Acuidade Visual do Programa Saúde Todo Dia (PSE).

n Criar

novos leitos com ampliação das unidades no Hospital Municipal, criação da Central de Leitos e ampliação da Internação Domiciliar.

Saúde 5


Saúde

Prefeito | Vice Carrijo

Atenção programada Cuidando da prevenção e facilitando o acesso.

Aprimorar o serviço da agenda de atendimento anual, para cada membro da família, avaliando os riscos à saúde e oferecendo informações e datas dos retornos, beneficiando, principalmente, as gestantes e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outras). Esta agenda melhorará o acompanhamento do paciente, evitando complicações futuras e idas constantes ao Pronto Atendimento.

Farmácias: mais pontos de distribuição Ampliar as farmácias para 100% nas Unidades Básicas de Saúde e nos PSF, na proporção de uma farmácia para três unidades, e aumentar os atendimentos no Programa Remédio em Casa.

Prioritários em situação vulnerável Criar o Núcleo de Programas Estratégicos, para atenção à saúde das gestantes; pessoas com deficiência; anemia falciforme; grupos institucionalizados (asilos, penitenciária, albergues etc.); saúde do grupo LGBT, saúde da população em situação de rua, entre outros.

Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro n Não

regionalizar e manter o Hospital para o povo de Uberlândia.

n Ampliar

as equipes de Serviço de Atendimento Domiciliar do Hospital Municipal.

n Utilizar

os recursos da telemedicina e o treinamento da equipe para reduzir ao máximo o número de acidentes cardíacos.

Recursos Humanos

Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Investimento e valorização das pessoas. n Criar

a política Cuidando do Cuidador, para todos os profissionais da rede SUS.

n Centro

de Educação Permanente, pesquisa em saúde, estágios e residência em parceria com a UFU e demais instituições de ensino.

6 Plano de Governo

Saúde


Esporte e lazer

Prefeito | Vice Carrijo

O esporte e o lazer são elementos importantes no desenvolvimento integral dos cidadãos, no fortalecimento da autoconfiança e da autoestima, hábitos saudáveis de vida, superação de limites, respeito às individualidades, espírito de grupo e tantas outras experiências e aprendizados que possibilitam a real inclusão das pessoas no contexto social.

n

Manutenção e ampliação das estruturas existentes no Parque do Sabiá, no Estádio Municipal, no Sabiazinho, nas quadras de esportes e nos poliesportivos.

n

Construção de novos poliesportivos, incluindo um na região do bairro Jardim Célia e um no bairro Shopping Park.

n

Extensão dos horários de funcionamento dos poliesportivos para o período noturno.

n

Dar continuidade às obras do Parque Aquático – segunda etapa, com a cobertura da piscina, a construção da piscina com aquecimento, da piscina de salto e de outra arquibancada.

n

Construção de novas pistas de ciclismo.

n

Construção de novas pistas de skate.

imagem ilustrativa

Mais projetos que atendam às crianças, aos adolescentes, às mulheres, aos idosos, aos trabalhadores e às pessoas com deficiência. Qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

Aumentar cada vez mais e melhorar os espaços de lazer e esporte.

Plano de Governo

n

Instalação de 50 estações de ginástica em espaços públicos.

n

Extensão do Programa Agita Uberlândia para novos bairros e nos distritos.

n

Investir em projetos de formação de atletas de alto rendimento.

n

Consolidar os preparativos de Uberlândia como subsede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

n

Intensificar a política de fomento ao esporte paralímpico.

n

Continuar trabalhando para que Uberlândia possa sediar eventos esportivos nacionais e internacionais em todos os níveis.

n

Ofertar, nos equipamentos públicos, modalidades esportivas para as pessoas com deficiência nos equipamentos públicos.

n

Promover campanhas institucionais sobre a importância da atividade física como instrumento de promoção da saúde. Esporte e lazer 7


Defesa social Parcerias que cuidam de você Apoiando políticas públicas de segurança. n Ampliação

do sistema de vídeomonitoramento (Programa Olho Vivo) para os centros comerciais dos bairros, mantendo-se a parceria com o Governo do Estado. Segundo a Polícia Militar, este sistema reduziu até 40% os índices de criminalidade nos locais onde as câmeras foram instaladas, no centro da cidade.

n Fortalecer

a Polícia Comunitária, com a recuperação de 13 Postos de Policiamento Comunitários (PPCs), que vão ser reformados e reativados nos bairros Alvorada, Aclimação, Gramado, Segismundo Pereira, Lagoinha, Tocantins, Pacaembu, Santo Inácio, Luizote de Freitas, Minas Gerais, Shopping Park, Planalto/Tancredo e no distrito de Tapuirama.

n Implantação

de sete novos PPCs, chegando a 20 em toda cidade.

n Ampliar

os projetos Repud – Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas e Reage – Rede Cristã de Agentes em Prevenção, buscando novas parcerias com empresas e diferentes denominações cristãs.

n Reforçar

a Patrulha Escolar e o policiamento preventivo na zona rural através de convênios com o Governo do Estado.

n Gestões

permanentes junto ao Governo do Estado para manter a frota atualizada, equipamentos completos, ampliação constante do efetivo de policiais e implantação de oito Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps).

n Implantação

do Colégio Tiradentes.

n Parceria com o Governo do Estado para ampliar a participação dos

policiais de Uberlândia no programa habitacional destinado à categoria.

Rede de enfrentamento à violência e criminalidade Fomentar a retomada dos trabalhos para a instituição da Rede de Enfrentamento à Violência e Criminalidade (Revic), com a participação de representantes de órgãos e segmentos ligados à segurança pública, à saúde e à ação comunitária.

Programa Papo Legal Estender o programa Papo Legal com a expansão de agentes multiplicadores voltados para a prevenção ao uso de drogas.

Rede de colaboração Organização e otimização das informações e denúncias, possibilitando a ação junto aos órgãos que atuam na segurança pública. n

Implantar um sistema de gerenciamento do banco de dados e o georreferenciamento.

Programa Bola Cheia Orientação na prevenção às drogas aos adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de atividades esportivas, culturais, recreativas e cívicas. n Ampliar

o programa Bola Cheia nos equipamentos públicos disponíveis.

8 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Atenção aos jovens

Dar atenção especial aos jovens com foco na empregabilidade e a programas de prevenção e combate às drogas. n Incentivar

mais empresas a aderir ao Selo Amigo da Juventude, abrindo mais oportunidades de emprego.

n Manter

e potencializar as parcerias e projetos existentes, entre eles o Centro de Estudos de Violência e Criminalidade (CeVio), da UFU; Programa Fica Vivo, do Núcleo de Prevenção à Criminalidade; Projeto Recomeço, da Apac; Proerd; Juventude Contra o Crime (JCC) e Anjos da Escola, em parceria com a Polícia Militar, e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).

Caravana Antidrogas Ações de prevenção mais perto de você. n Ampliar

e aprimorar o programa Caravana Antidrogas nas escolas.

n Oferecer

oficinas itinerantes de música, mostras de cinema, cultura popular e esporte.

n Realizar

palestras socioeducativas sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

Promover a formação do caráter e o convívio social. Projeto Bairros Retomada de espaços públicos

n Implantar

projeto para devolver à população as áreas públicas destinadas ao lazer e à recreação das famílias, mas que foram dominadas pelo uso e abuso de substâncias ilícitas.

n Agir

de forma integrada com outras secretarias para oferecer os serviços disponibilizados pela Prefeitura e, paralelamente, desenvolver entre a população o conceito de responsabilidade compartilhada. Defesa social 9


Educação Creches, pré-escola e ensino fundamental n

Construir 21 escolas de educação infantil para atendimento de creche e pré-escola nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Canaã, Luizote, Mansour, Jardim Europa, Planalto, Pacaembu, Morumbi, Sucupira, Jardim Botânico, Cidade Verde, Santa Luzia, Shopping Park, Residencial Vica, Jardim Patrícia, Martins, Bom Jesus, Morada Nova, Guarani, Aclimação e Alto Umuarama (Programa Pró-Infância).

n

Construir duas escolas de ensino fundamental, nos bairros Dom Almir e Cidade Verde.

n

Dar apoio à conclusão das Escolas Estaduais Shopping Park e Jardim das Palmeiras nas áreas cedidas pela Prefeitura.

n Adequação

da estrutura física da Escola Cristóvão Colombo para atendimento de creche e pré-escola.

n

Conservar, reordenar e ampliar as parcerias com as ONGs que atendem a educação infantil, mantendo e aprimorando o trabalho da equipe de apoio às gestões das unidades conveniadas.

n Aprimorar n

Manter a qualidade dos programas Merenda Escolar, Kit Escolar, Uniforme, Digitando o Futuro e Laboratórios de Informática.

n Ampliar n

o Programa de Atendimento da Educação Especial.

a oferta do Programa Poupança Escolar.

Manter e incrementar as parcerias para orientação e prevenção contra as drogas, assim como o atendimento psicológico do aluno e sua família.

n Ampliar

os laboratórios de Ciências para todas as escolas municipais do 6º ao 9º ano.

n Ampliar

o programa de cobertura de quadras poliesportivas nas escolas municipais.

n Aprimorar

o transporte escolar, com revisões constantes de forma a garantir segurança, comodidade, bem-estar e maior abrangência do sistema.

10 Plano de Governo

Queremos con ser referência n


Prefeito | Vice Carrijo

Mais escolas, mais alunos atendidos Ampliar progressivamente o atendimento integral às crianças.

Mais tempo na escola Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola ou em unidades de apoio, em horários alternativos ao atendimento escolar. n Ampliar

o Programa Escola Integral.

n Utilizar

as escolas nos finais de semana para o desenvolvimento de programas integrados com outras secretarias e a comunidade.

ntinuar a nacional.

Continuar e ampliar o projeto do Governo Odelmo Leão, proporcionando educação de qualidade, que contribua para a formação de cidadãos com uma nova visão de mundo, em condições de interagir, de forma construtiva, solidária, participativa e sustentável.

Servidor valorizado, educação valorizada. n Manter

uma política de permanente valorização do servidor da educação.

n Criação

do Programa Escola de Gestores, com oferta de cursos de formação e aperfeiçoamento nas práticas de gestão.

n Redefinição

da competência do Cemepe, de modo a privilegiar a educação básica de competência do município.

n Incentivar

e aprimorar a formação continuada.

Educação 11


Geração de emprego e renda

Prefeito | Vice Carrijo

Continuar fazendo de Uberlândia uma cidade economicamente sustentável, com geração de trabalho e renda, para proporcionar à sua gente dignidade e bem-estar. Dar continuidade às ações para atrair grandes empreendimentos que gerarão renda e oportunidade de empregos. n

Consolidar parcerias com o Governo do Estado na geração de emprego e renda.

n

Consolidar o Polo Tecnológico como atrativo para a instalação de empresas de alta tecnologia.

n

Captar eventos nacionais e internacionais do esporteespetáculo que, além do fomento ao esporte, auxiliem no desenvolvimento do turismo.

n Totens

interativos – disponibilizar pontos eletrônicos de informações e prestação de serviços on-line em locais estratégicos da cidade.

n

Dar continuidade ao convênio com a Infraero na ampliação do Aeroporto Ten. Cel. César Bombonato e na construção da nova Estação de Embarque e Desembarque e do Terminal de Cargas.

Cidade de oportunidades.

Continuar crescendo em ritmo acelerado. n

Consolidar, em conjunto com a iniciativa privada, a implantação do Distrito Industrial Leste, reforçando as políticas de geração de emprego e renda e propiciando ao cidadão trabalhar próximo de sua casa.

n

Manter e ampliar o programa on-line facilitador na abertura de novas empresas.

n

Intensificar gestões para a extensão do gasoduto até Uberlândia.

n Valorização

do empresariado local e apoio nas atividades da Zona Franca de Manaus e do Porto Seco.

n

Criação de uma estrutura especial na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para atender e apoiar os micros e pequenos empresários.

12 Plano de Governo

Geração de emprego e renda


Habitação

Prefeito | Vice Carrijo

Construção de mais casas Construir 10 mil casas para atender as pessoas que estão cadastradas no programa habitacional e que não foram contempladas com suas moradias, com o objetivo de atender a demanda existente.

Mais casas no Jardim Manaim Serão construídas 200 novas moradias no Jardim Manaim, na zona oeste, atrás do Jardim Célia.

Promover a cidadania com a construção de milhares de casas para a nossa população. Ampliação do Loft Social e Tchau Aluguel As regiões norte, sul e leste ganharão condomínios no formato de loft, que são apartamentos em prédios com elevador, portaria 24h, vaga na garagem, salão de festas e área de lazer. Destinados preferencialmente a idosos, casais sem filhos e solteiros, esses apartamentos têm baixo custo e atendem a população que ganha entre 1,5 e 4 salários mínimos.

Sustentabilidade Nas construções serão priorizados projetos com a utilização de energia solar, desenho universal, acessibilidade e tecnologias modernas. Plano de Governo

Habitação 13


Transportes EQUIPAR E CONSOLIDAR CORREDORES DE ÔNIBUS 2

Corredor Norte

Corredor Oeste (via bairro Martins)

com a ligação: Av. Cleanto Vieira Gonçalves - Av. Adriano Bailloni - Praça João Jorge Cury - Av. João Pessoa Terminal Central e com o retorno: Av. Afonso Pena - Rua Roosevelt de Oliveira - Rua México - Av. Cesário Crosara - Av. Cleanto Vieira Gonçalves - Terminal Industrial.

3

com a ligação: Av. José Fonseca e Silva - Av. Vasconcelos Costa - Av. Belo Horizonte - Terminal Central e com retorno: Av. Cipriano del Fávero - Ponte Geraldo Migliorini - Av. Aspirante Mega - Av. José Fonseca e Silva.

Setor Oeste Terminal Jardim Patrícia

1

Corredor Leste com a ligação: Av. Segismundo Pereira - Av. João Naves de Ávila - Terminal Central e com o retorno Av. João Naves de Ávila - Av. Segismundo Pereira - Terminal Novo Mundo.

Setor Leste Terminal Novo Mundo

Corredor Oeste (via Centro) com a ligação: Av. José Fonseca e Silva - Av. Vasconcelos Costa - Av. Marcos de Freitas Costa - Av. Afonso Pena - Terminal Central e com o retorno: Av. João Pinheiro - Rua Teixeira Santana - Av. Getúlio Vargas - Av. Marcos de Freitas Costa - Av. José Fonseca e Silva.

6 3

Corredor Sul

Setor Sudoeste Terminal Jardins

com a ligação: Av. Nicomedes Alves dos Santos - Av. Afonso Pena - Terminal Central e com o retorno: Av. João Pinheiro - Rua Augusto César - Av. Nicomedes Alves dos Santos - Terminal Universitário.

Corredor Sudoeste

4

com a ligação: Av. Getúlio Vargas - Av. Afonso Pena Terminal Central e com o retorno: Av. João Pinheiro - Rua Teixeira Santana - Av. Getúlio Vargas.

14 Plano de Governo

Setor Sul Terminal Universitário

5


Prefeito | Vice Carrijo

QUATRO NOVOS TERMINAIS DE ÔNIBUS NOS BAIRROS

Mobilidade urbana

Vão integrar os corredores:

Acessibilidade

Setor Leste (Terminal Novo Mundo); Setor Sul (Terminal Setor Universitário); Setor Oeste (Terminal Jardim Patrícia); Setor Sudoeste (Terminal Jardins).

Priorizar o transporte público, possibilitar o acesso seguro e democrático nos mais diversos desejos de locomoção das pessoas, com redução nos tempos de deslocamento e com qualidade de vida e menos poluição ambiental.

Ampliar os projetos de acessibilidade, garantindo acesso a todos pela cidade. A frota de ônibus será ampliada, mantendo todos os veículos com acessibilidade.

76 NOVAS ESTAÇÕES, NO MODELO DAS JÁ IMPLANTADAS NA AV. JOÃO NAVES 1 2 3 4 5 6

17 no Corredor Leste (Av. Segismundo Pereira); 14 no Corredor Norte (Av. Cleanto Vieira Gonçalves); 26 no Corredor Oeste (Av. José Fonseca e Silva e Av. Marcos de Freitas Costa); 7 no Corredor Sudoeste (Av. Getúlio Vargas); 9 no Corredor Sul (Av. Nicomedes Alves dos Santos); 3 na Região Central (um na Pça. Tubal Vilela e dois na Pça. Clarimundo Carneiro).

100 Novos postos de passagens Ampliação e facilitação do uso do Cartão de Transporte para diversas atividades, que incluem estacionamentos, zona azul e recarga de passes em diversos pontos da cidade.

ciclistas Investimentos em ampliação da rede cicloviária. Construção de bicicletários junto aos terminais e estações.

Cartão de Integração Temporal Implantar tecnologia nos cartões do transporte coletivo e de integração temporal, permitindo a troca de ônibus, sem novo pagamento, em pontos ao longo das linhas de ônibus.

Passe escolar via internet

Instituir a aquisição do passe escolar, via internet, junto aos estabelecimentos de ensino, evitando as filas nos terminais.

Informação ao usuário n Aprimoramento n

do sistema de comunicação on-line.

Consulta a horário e local do ônibus, via celular.

n Acesso

a painéis de previsão de viagem nos terminais, estações e ônibus.

n

Consultas ao sistema on-line, para sugestões, reclamações e modificações.

n

Consulta em mapas, via internet, da rede de atendimento do sistema. Transportes 15


Trânsito

Corredores de trânsito n

Implantar a Central Única de Monitoramento do Trânsito e Transporte.

n

Implantar na rede semáforos monitorados em tempo real, permitindo maior fluidez e ondas verdes nos principais eixos do sistema viário.

n

Implantar sistema inteligente nos semáforos dos corredores de ônibus, priorizando a sua preferência na via.

n

Instalação de videomonitoramentos de trânsito nas vias de maior volume veicular, agilizando o trâmite das ocorrências de trânsito.

n

Instalar painéis de mensagens variáveis em vias, com informações de trânsito e transporte, além de campanhas educativas.

n Ampliar

a Central de Rede Semafórica e implantar semáforos com tecnologia avançada.

n

Implementar o Sistema de Ocorrência de Trânsito, via internet.

Luiz Humberto vai ampliar o público e melhorar as condi Sinalização do trânsito n

Implantar o Projeto de Circulação de Mercadoria, abrangendo veículos de maior capacidade e rotas de carga dentro do município.

n

Implantar a macrossinalização, possibilitando ao motorista identificar itinerários de desejo dentro da cidade e os principais polos geradores de tráfego e as rodovias no perímetro urbano. cidade.

e reforçar a sinalização de logradouros nos bairros da

16 Plano de Governo

imagem ilustrativa

n Ampliar


Prefeito | Vice Carrijo

Humanização do trânsito as ações de educação para a mobilidade, com mais investimentos em projetos educacionais.

n

Manter, aprimorar e ampliar projetos de educação no trânsito, como a Transitolândia (já instalada no Parque do Sabiá, com atendimento de mais de 100 mil crianças); Projeto Empresa, através de palestras junto aos funcionários; Projeto Escola, com palestras em salas de aula e ainda orientação nas vias; e campanhas de orientação nas mais diversas ruas e bairros.

n

Incrementar e incentivar programas de trânsito nas empresas privadas, através de seminários, palestras e outras atividades.

www.flickr.com/photos/odelmoleao

n Ampliar

o serviço de transporte ições de trânsito na cidade. Estacionamentos n

n

Incentivar Parcerias Público-Privadas (PPPs) na implantação de novos espaços de estacionamento, nos subsolos de praças públicas, em regiões de maior demanda, garantindo todas as características originais, respeitando, onde couber, a legislação de preservação do patrimônio histórico. Modernizar o sistema de estacionamento rotativo, proporcionando mais vagas de estacionamentos.

Ruas e avenidas Continuar a ampliação da malha urbana, com a construção, alargamento e/ou prolongamento de vias, como rotas alternativas, desafogando o trânsito. Trânsito 17


Infraestrutura e desenvolvim Requalificação da região central integrada aos bairros n Instituir

o sistema cicloviário.

n Tratamentos n Travessias n Instituir

das calçadas.

elevadas, garantindo a acessibilidade.

tempo para pedestres nos focos semaforizados.

n Revitalização

e urbanização das praças.

n Readequação

da iluminação nas praças.

n Nova

sinalização dos usos dos espaços nas vias.

n Modernização n Mais

e ampliação do sistema rotativo de estacionamento.

áreas verdes por meio de maior arborização.

Preservar e recuperar os espaços público nos deslocamentos e cuidar do meio amb Obras do Dnit O município de Uberlândia participou decisivamente da desapropriação e desafetação de áreas para a implantação das rodovias federais. Da mesma forma, continuará contribuindo para a implementação das obras abaixo: • BR-365 – Passagem inferior entre o bairro Taiaman e Luizote de Freitas. • Trevo da BR-365 com a Av. Marcos de Freitas Costa (Trevo do Val). • Trincheira na BR-365 com a Rua Alagoas. • Trincheira na BR-365 com a Rua Claudemiro José de Souza. • Passagem inferior na BR-050 para ligação da Av. José Andraus Gassani – Distrito Industrial – bairro Umuarama. • Passagem inferior na BR-050 com a Av. Afonso Pena. • Passarelas ao longo das BR-050 e BR-365. 18 Plano de Governo


imento urbano

Prefeito | Vice Carrijo

Viadutos e pontes n Construir

o viaduto da Av. Olegário Maciel com a Av. Rondon Pacheco.

n Duplicação

da ponte sobre o Rio Uberabinha (final da Av. Rondon Pacheco).

n Viabilizar

a construção de mais uma ponte na continuação da Rua da Carioca sobre o Córrego dos Vinhedos, com ligação ao Parque Tecnológico e Av. Rio Acima.

n Ponte

na Av. Olímpio de Freitas, ligando o bairro Jardim das Palmeiras ao bairro São Jorge, e a região sul à oeste.

n Firmar

parceria com o DER para a construção de trevo de acesso ao bairro Laranjeiras e ao Anel Viário Sul.

n Construir

o viaduto da Rua México, sobre a BR-365.

n Construir

uma ponte sobre o Rio Uberabinha, possibilitando a ligação dos bairros São José, Taiaman, Guarani, Santo Antônio e Distrito Industrial.

n Construir

trincheira no cruzamento da Avenida Nicodemos com a Av. João Naves de Ávila.

os, aumentar o conforto, reduzir o tempo mbiente são metas do Luiz Humberto. Serviço de drenagem Ampliar a extensão do trabalho de readequação da rede de drenagem do setor oeste e região central, incluindo a Av. Getúlio Vargas.

Pavimentação asfáltica n Desenvolver n Dar

programa de recuperação da malha asfáltica da cidade.

continuidade aos serviços de manutenção nas vias urbanas.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano 19


Água e saneamento Planos diretores de abastecimento n Elaborar

o Plano Diretor para o Sistema de Abastecimento de Água, integrando os sistemas Sucupira e Bom Jardim ao futuro Sistema Capim Branco.

n Elaborar

o Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário, para atender a expansão da malha urbana.

Sistema de abastecimento Capim Branco Implantação da primeira etapa do projeto de captação, tratamento e distribuição de água, que somado ao sistema de Sucupira e Bom Jardim, já instalados, possibilitará atender a 1.700.000 consumidores. Após a conclusão das duas outras etapas de Capim Branco, haverá a garantia de atendimento para 3 milhões de consumidores em 2065.

Luiz Humberto vai ampliar a capac garantindo a qualidade da água e o

Reservatório de água Construir mais um reservatório de 5 milhões de litros no Centro de Reservação da Av. Floriano Peixoto, com a Rua Cruzeiro dos Peixotos.

20 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Tecnologia na gestão de perdas Setorizar o sistema de abastecimento para melhorar o gerenciamento, aplicando maior controle e administração das perdas, inclusive com telemetria e telecomando, beneficiando, principalmente, os bairros mais afastados da região central (São Jorge, Morumbi, Dom Almir, Joana D’Arc, Minas Gerais, Tocantins, Guarani, Parque Santo Antônio, Jardim Canaã, Shopping Park e outros).

Preservação das nascentes Preservando e respeitando a natureza. Manter e aprimorar o Programa de Preservação e Recuperação de Nascentes – Projeto Buriti.

cidade de atendimento à população, o tratamento do esgoto. Mais redes de esgoto tratado n Ampliar

a rede de esgoto nos bairros Morada Nova, Panorama e Valparaíso.

n Ampliar

a capacidade de tratamento da ETE Aclimação e garantir a manutenção e o funcionamento adequado das demais. Água e saneamento 21


Distritos

Reforçar as ações de Governo junto aos distritos Mais saúde e lazer para todos os distritos Ampliar o atendimento médico nos distritos e oferecer atividades de lazer com maior ênfase nos jovens e idosos

www.flickr.com/photos/odelmoleao

Martinésia n Construção

de casas populares.

n Implantação

Miraporanga n Construção

de ginásio poliesportivo coberto.

n Implantação n Reforma

do Transporte Coletivo Integrado.

da Pça. Nossa Senhora do Rosário.

n Construção

de arquibancada e alambrados no campo de futebol.

n Instalação

de subdestacamento da Polícia Militar.

n Construção n Conclusão

de casas populares.

da pavimentação das ruas e acesso via rodovia.

22 Plano de Governo

de agência comunitária dos Correios.


Prefeito | Vice Carrijo

Tecendo raízes Valorização da cultura local por meio dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Incremento de atividades esportivas e de lazer nos distritos e zona rural, por meio dos programas desenvolvidos pela Futel.

Cruzeiro dos Peixotos n Reforma

e cobertura da quadra da Escola Municipal José Marra da Fonseca.

n Construção n Reforma

de casas populares.

da Pça. Trancredo Neves.

n Ampliação

do Posto de Saúde.

n Implantação

de agência comunitária dos Correios.

Tapuirama n Construção n Reforma

de casas populares.

do Poliesportivo.

n Implantação

de agência comunitária dos Correios.

Distritos 23


Cultura

Teatro Municipal n Atuar

como centro de referência da cultura do município para as crianças e os jovens como meio de inserção social, desenvolvendo diversas atividades artístico-culturais, como dança, música, teatro e outras.

n Abrir

seus espaços para os artistas locais.

n Inserir

Uberlândia no circuito artístico-cultural do Brasil.

Centros irradiadores de cultura n Intensificar

o aproveitamento dos espaços existentes nos bairros para atividades culturais, como dança, música, expressões artísticas e tecnológicas, com o envolvimento da comunidade local.

n Fortalecer

e apoiar os movimentos culturais locais e suas manifestações, como o Congado, Folia de Reis, Carnaval, dança de rua, hip-hop, gastronomia, tecelagem e outros.

n Ampliar

Estimular e prom todas as formas

e fortalecer o projeto Banda Mirim.

Ler é conhecer n Construir

a nova Biblioteca Municipal.

n Ampliação n Expansão n Fortalecer

do projeto Ônibus-Biblioteca.

das Minibibliotecas.

o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

24 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Projeto Sou o Artista

Promover o Festival de Arte Estudantil, que será um grande encontro para apresentação e mostra das produções e atividades artísticas dos alunos da Rede Pública de Ensino.

Escolas técnicas de dança e música Instalar escola para o desenvolvimento profissionalizante de atividades relacionadas à música e dança.

mover a cultura, o saber e s de arte em nossa cidade.

Salas de espetáculos Desenvolver estudos para viabilizar a criação de espaços menores destinados aos pequenos espetáculos, incentivando as apresentações de dezenas de grupos e talentos.

Cultura 25


Meio ambiente

Plano Diretor de Arborização Urbana n Elaborar

e implementar o Plano Diretor de Arborização Urbana, com o objetivo de ordenar e expandir o plantio de árvores em toda a extensão urbana.

n Reformar

o Horto Municipal.

Luiz Humberto vai ampliar a capac Preservar o meio ambiente com garantindo a qualidade da água e o

Parques bem cuidados n Continuar

e aprimorar a implantação dos projetos do Parque Rio Uberabinha e dos parques lineares dos córregos urbanos.

n Revitalizar

e ampliar as estruturas físicas dos Parques Luizote de Freitas, Mansour, Gávea e Santa Luzia.

n Incrementar

o programa de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e sua transformação em novos parques lineares.

26 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Reciclagem n Incentivar

a implantação de usinas de reciclagem.

n Dar

continuidade e aprimorar o apoio aos catadores de recicláveis.

n

Construir e equipar três novos galpões para a consolidação e ampliação da coleta seletiva.

Qualidade do ar Desenvolver programas e parcerias para o monitoramento da qualidade do ar e combate à emissão de poluição e mau cheiro.

cidade de atendimento da população, mo qualidade e responsabilidade. tratamento do esgoto. Proteção aos animais n Em

parceria com a Associação Protetora dos Animais (APA), promover melhorias e avançar no acolhimento e tratamento dos animais de rua.

n Criar

um serviço itinerante para atendimento nos bairros dos animais domésticos vítimas de maus tratos ou em situação de risco.

Nova estrutura Ampliar e modernizar os equipamentos e atendimento do público na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que ganhará nova estrutura com a integração de seus órgãos, como o Codema e o FMDA – Gestão de Projetos e Recursos. Meio ambiente 27


Agronegócio

A voz do produtor n Inserir n Maior

no calendário oficial a Festa Anual da Colheita. integração do município junto aos Conselhos Comunitários.

n Fomentar n Elaborar

o agronegócio em parceria com as instituições rurais.

o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Disque produtor Ligação direta com o produtor. n Proporcionar

atendimento direto aos produtores rurais.

n Criar

um link com informações do setor agropecuário para o produtor rural no site da Prefeitura.

Luiz Humberto ao lado da agricultura familiar e do agro Caminhos rurais Mais segurança nas estradas vicinais. n Adequar

as estradas ao tráfego necessário para escoamento da produção.

n Dar

sequência ao programa de melhoria e conservação das estradas rurais.

n Sinalizar

com a nominação das estradas vicinais.

n Implantar

bolsões às margens de estradas rurais para contenção de enxurradas.

28 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Meio ambiente no campo Realizar ações de saneamento no meio rural e apoiar o produtor na conservação ambiental. n Instalar fossas sépticas em propriedades rurais. n Tratamento

de água na zona rural – doar cloradores e monitorar a qualidade da água.

n Apoiar

os produtores na regularização ambiental das propriedades rurais para adequação ao novo Código Florestal.

n Construção

de aceiros – disponibilizar maquinário e servidores para a construção de aceiros nas propriedades que margeiam as rodovias do município.

n Ampliar

a coleta de lixo na zona rural.

Reconhecendo a agricultura e todas as relações que envolvem o agronegócio como fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento social e econômico, para a agregação de valor à sociedade uberlandense e para a geração de oportunidades.

onegócio.

Educação e tecnologia no campo Encurtar a distância entre as novas tecnologias e o homem do campo para melhorar a eficiência e a produtividade na zona rural. n Parcerias n Realizar

com instituições de ensino e pesquisa.

dias de campo com palestras e cursos de aperfeiçoamento.

n Implantação n Formar

de unidades demonstrativas, doação de mudas, sementes e insumos.

mão-de-obra rural.

n Mapeamento

anual da produção agrícola do município. Agronegócio 29


Agronegócio Cuidando do rebanho Aumentar a eficiência produtiva da propriedade, disponibilizando assistência técnica, tecnologia de produção e material genético. n Disponibilizar

um laboratório móvel para realização de exames de ultrassom para diagnóstico de gestação e manejo sanitário em bovinos.

n Disponibilizar

assistência técnica e tecnologia de reprodução para melhoramento genético de gado de corte e leite.

n Apoio

ao melhoramento de pastagens e recuperação de áreas degradadas.

n Disponibilizar

laboratório móvel para realização, in loco, nas propriedades rurais, de análises de qualidade de leite, controle de mastites e da saúde animal.

Projeto Peixe Vivo Promover a educação ambiental de estudantes e produtores na estrutura da Estação de Piscicultura e Aquário Municipal. n Visitas

monitoradas ao Aquário Municipal.

n Produzir

Do campo à mesa Valorizar a Agricultura Familiar, incentivando a produção de alimento seguro, com o selo social, para facilitar a comercialização e agregar valor aos produtos. n Selo “ALIMENTO

SEGURO” – rastreabilidade de produtos vegetais com monitoramento por meio de análise de água e resíduos do uso de agrotóxicos no controle de pragas.

n Selo “TERRA

FÉRTIL” – facilitar a comercialização e agregar valor aos produtos da Agricultura Familiar, promovendo a inclusão social do pequeno produtor.

n Construção

do Galpão da Agricultura Familiar, para recepção e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros para alimentação escolar.

30 Plano de Governo

e doar novas espécies de alevinos para piscicultores.


Prefeito | Vice Carrijo

Jovem rural Programa de qualificação de mão-de-obra rural. Preparar o jovem rural para a gestão da propriedade através de atividades socioeducativas e de profissionalização adequadas às necessidades e potencialidades de cada região.

Programa de segurança alimentar n Hortas

Comunitárias Escolares.

n Educação Alimentar n Plante

Itinerante.

Frutas.

Integrar o campo à cidade e aumentar a eficiência da produção da nossa agroindústria.

Do campo para cidade n Dar

continuidade ao trabalho de revitalização do Mercado Municipal.

n Continuar

o Programa de Padronização das Feiras Livres, com custos subsidiados pela Prefeitura.

n Sinalizar

os locais de feiras. Agronegócio 31


Assistência social Criança e adolescente continuam sendo prioridade Atuar de forma preventiva, evitando que famílias tenham seus direitos violados e permaneçam em situação de risco pessoal e social. n

Construir um Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) no bairro Shopping Park.

n

Construir um Naica no bairro Santa Luzia.

n

Construir um Naica no bairro Campo Alegre.

n

Construir o Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente no bairro Tibery.

n

Manter e aprimorar a realização do Encontro da Juventude.

Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente Construir o Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde funcionarão, em um mesmo espaço, o Sistema de Garantia de Direitos (Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Delegacia Especializada no Atendimento e Orientação ao Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares) e o Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia)/Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Pessoas com deficiência Ampliar ações e programas da Diretoria de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, atuando ainda mais na defesa dos direitos e proteção social dessas pessoas. 32 Plano de Governo


Prefeito | Vice Carrijo

Ampliar o atendimento ao idoso n Construir

dois Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceais) nos setores norte e leste.

n Construir

um Condomínio do Idoso no setor sul.

Cuidando da família n Implantar

três Casas da Família nos setores leste, oeste e sul.

n Implantar

três Núcleos de Atendimento Assistencial nos setores leste, oeste e sul.

n Ampliar

a atuação do Programa Bem Social, através das ações desenvolvidas nos equipamentos sociais.

Efetivar e respeitar o direito à vida e à inclusão social. Geração de emprego e renda n Fortalecer

a política de formação profissional, ampliando as oportunidades de qualificação e requalificação que possibilitem a inserção e permanência no mercado de trabalho.

n Implantação

do quinto ônibus itinerante Meu Ofício para percorrer bairros periféricos do município oferecendo cursos profissionalizantes.

n Construção

de mais dois Centros Profissionalizantes nos setores sul e leste.

n Manter

apoio para a conclusão e posterior funcionamento do Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri, em terreno doado pela Prefeitura, no bairro Santa Rosa, em parceria com o Grupo Pró-Vida, Senai e Fiemg, para a realização de cursos profissionalizantes, com capacidade de atendimento para 2.200 jovens. Assistência social 33


Assistência social

Prefeito | Vice Carrijo

Interação e integração social Crianças, adolescentes, idosos e deficientes interagindo no mesmo espaço. n Implantar, em

praças públicas, um projeto com atividades orientadas para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

n Implementar

ações de apoio, reconhecimento e respeito às diferenças.

Fortalecer o Sistema Único de Assistência Social n Qualificar

e expandir o Sistema Único de Assistência Social (Suas), ampliando o número de famílias com cobertura de serviços socioassistenciais.

n Criar

a Ouvidoria Municipal do Suas.

n Implantar

o sistema de informação, monitoramento e avaliação da assistência social.

n Implantar

uma política de capacitação permanente dos profissionais.

Ações integradas nos poliesportivos Proteção social especial Manter a cobertura de acolhimento institucional para crianças, adolescentes e mulheres, por meio do fortalecimento da articulação com o Ministério Público, Juizado e Delegacias Especializadas e Organizações da Sociedade Civil (ONGs). 34 Plano de Governo

www.flickr.com/photos/odelmoleao

Ampliar e reorganizar a utilização dos oito poliesportivos, promovendo ações que vão além das atividades de esporte e lazer. Serão executados projetos nos moldes do Viva Mansour, envolvendo as Secretarias de Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes. Serão disponibilizados totens oferecendo os serviços municipais com fácil acesso.

Assistência social


Serviços urbanos

Prefeito | Vice Carrijo

Uberlândia com sustentabilidade n Instalação

de mais Ecopontos, atendendo a todos os bairros e distritos do município.

n Ampliação

da coleta seletiva, até atingir todos os bairros e distritos do município.

n Implantação

de lixeiras coletoras por toda a cidade.

Energia sustentável Mais economia e maior luminosidade e segurança nas vias públicas. n Ampliar

a capacidade da captação dos gases gerados pelo lixo do aterro para a produção de energia.

n Substituição

de lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio.

Uma cidade limpa e agradável de se viver.

Direito do consumidor n Ampliar

a atuação do Procon Móvel, adquirindo mais um ônibus.

n Construção

da nova sede do Procon.

n Promover

atividades voltadas para a orientação do direito do consumidor.

Plano de Governo

Serviços urbanos 35


Administração

Gestão eficiente Será construída a partir do desenvolvimento das competências de gestão voltada a resultados efetivos, com a reeestruturação organizacional e de processos por meio do uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovendo a sinergia necessária para uma gestão focada na transparência, em resultados e na agilidade dos processos operacionais, com consequente redução de custos. n

Implantar a microfilmagem e a digitalização de documentos.

n Aprimorar

os métodos de trabalho e das estruturas, visando maior agilidade nas licitações.

n Ampliar n

e modernizar o banco de dados e o controle do patrimônio público.

Rever as estruturas e os processos administrativos.

Vamos continuar o tr que está dando cert Valorização do servidor Estabelecer as políticas de Recursos Humanos com foco na valorização da gestão de pessoas (carreira, remuneração e benefícios). n

Reestudar o Plano de Cargos e Salários.

n

Planejar o pagamento das licenças-prêmios.

n Ampliar

a política de capacitação e treinamento.

n Ampliar

para 60% a participação de servidores efetivos no quadro de comissionados da Prefeitura.

n

36 Plano de Governo

Rever a política salarial dos servidores que têm nível superior de escolaridade, de acordo com cada categoria.


Prefeito | Vice Carrijo

Ampliar o atendimento à população Oferecer à população mais possibilidades de atendimento, agilizando os processos com maior eficiência. n Abertura

de novos postos de atendimentos descentralizados, nos terminais de ônibus.

n Ampliação

dos serviços oferecidos via internet, propiciando o acesso mais rápido e à distância aos serviços oferecidos ao contribuinte.

trabalho to. Central Única de Armazenagem e Distribuição Agrupar todos os almoxarifados, objetivando maior eficiência na logística de distribuição, com maior controle dos estoques e redução de custos. n

Construir a Central de Armazenamento.

Administração 37


Relação de vereadores da coligação Uberlândia cada vez mais forte PSDB 45 Alexandre Pelegrine Araujo Ariel Pereira Carlito Cordeiro Claudiao Corujunha Vidraeiro David Thomaz Felipe Attie Felipe Sauron Geila Miranda Guida Joao Carlos Pereira Juliana Rei dos Farois Luís Cláudio Galassi Luiz Henrique Magoo Maisa Barros Mara Nascimento Marcia Rodrigues Marcos Paulo Maurilio Terra de Deus Mendonça Norberto Nunes Pamela Volp Professor Gilvan Rikene Romulo Romanielo Telma Santos Tio Éder (Nelivan) Vilmar, O Engenheiro Borges Welington Duarte Zaru José Renato Chaud

38 Plano de Governo

PP 11 45800 45999 45500 45123 45168 45200 45678 45645 45888 45777 45454 45013 45177 45045 45010 45000 45012 45789 45687 45125 45600 45151 45522 45400 45555 45055 45131 45456 45300 45700 45321 45145 45545

Baiano Carla Jager Cletma Daniel Luciano Dra. Selma Franco do Procon Fumacinha Jesus da Farmacia João Martins do Luizote Malu Gouvêa Mirian Barros Nalcely Celulares Neiva Silva Pastor Cláudio Paulo Cesar - PC Professor Janderson Sibele da Bilheteria Vilmar Resende Weslei Lousada Zilda Bomfim

11622 11333 11133 11123 11211 11690 11688 11635 11628 11789 11456 11369 11202 11999 11000 11012 11234 11111 11444 11890

PHS 31 Eron

31111

PTB 14 Anderson Santos André Goulart Angela do Postinho Bolim Ceará Cel. Antoninho Elinho da Academia Eny do Mansour JG Junior Leandrão Luiz Cesar Marcelinho do Posto Marrom Marta do Alvorada Vera Luce Welerson Marron Wilson, Sim!

PSC 20

PR 22

14333 14123 14114 14200 14720 14400 14800 14300 14000 14500 14321 14100 14222 14614 14014 14914 14700

Alice Pereira Ana Cláudia Nutricionista Arimatea Ataide Clends Alves Doca Mastroiano Donato Epifanio Dra. Cris Edival Esio Mariano Ferreira Corretor Helenice J Som José Egídio “10” Juliano Coelho Klebinho Luismar Alves Lurdinha Marcelo Bessa Marquinhos Escrivão Misac Lacerda Moura Paulinho do Feirão de Móveis Pricilla Camargo Prof. Donizete Macedo Renato Melazzo Samuel Dicop Silma Moraes Stella Sampaio Vandinha da Odonto Wilmarão

22333 22456 22580 22215 22007 22999 22334 22133 22789 22021 22522 22226 22777 22210 22212 22659 22888 22003 22208 22012 22000 22444 22666 22100 22345 22947 22222 22500 22022 22555 22123

PTN 19 Alemão Carlos Augusto Negrão Catito Dione Lopes Enedino Helio Barbosa Instrutor Rony Maurilio Maria Inês Tannus

19001 19699 19991 19999 19000 19123 19019 19137

Adair Branco André Luís Figueira Barra Beckenbauer Betinha do Luizote Cacildo do Gás Carlos Antônio Celso Santos Cesar Augusto Chico Galo Cida Damasceno Clara Transparente David Silva Divino Freitas Doutora Jussara Dr. Paulo Bouças Ednamar Elizângela Guesta Fernando César Ganga Gerson Abadio Graciete Guerreiro Iza Cunha Josias Rocha Kelton Borracheiro Kovacs Leocádio Rezende Júnior Luciana Alves Luiz Daniel Marcel Rocha Marcelo Trianon Marcinha da Caribe Mayara Souza Missionário Sabará Moacir Do Pão De Queijo Pastor Marcos Luiz Pastora Laura Pr. Donizetty Camargo Prof. Araújo Professor Dalmi Magalhães Rafael Ferreira Sargento Ednaldo Sebastião Galego Selmo Dois Irmãos Silvana Silva Silvinha Simone Spolidoro Gomes Vaguinho Walter Custódio (Waltinho)

20456 20913 20111 20190 20666 20007 20750 20020 20555 20920 20123 20091 20127 20103 20521 20620 20579 20201 20987 20918 20121 20462 20045 20321 20021 20888 20000 20610 20240 20106 20110 20222 20777 20193 20922 20763 20234 20033 20333 20520 20015 20220 20122 20120 20040 20999 20181 20018 20013 20444


Prefeito | Vice Carrijo

PTC 36 Anão Bedel Bizorrinho Cabo Silvino (Bombeiro) Carlin Ipanema Militão Dalmo Sena Dalvo do Moto Clube Dulcineia do Sindicato Eliane Gama Elza Martins Gilberto Pampulha Gilmara Andrade Graça Greice Filha do Zé Côco Irani Lourença J.Santos Jairo Gonçalves James Zero Zero Sete João Alves João do Mineiro Joel Rodrigues Junio Morais Léo do Sacolão Lucia do São Jorge Marcelo Cunha Professor Rangel Professora Ana Beatriz Rik do Gás Rodrigo Magno Rosana Torquette Sargento João Batista Teca do Mansour Valter Gesse - Valtinho Vera Bauer Vico Vitor Manutenções Walquir Waltinho do Luizote Welsina Willian Douglas Wilson Pinheiro Zé Lucas

PRP 44 36100 36999 36900 36193 36199 36177 36050 36010 36936 36360 36555 36300 36250 36012 36888 36777 36800 36007 36222 36051 36136 36123 36021 36444 36151 36236 36006 36400 36500 36700 36190 36890 36200 36789 36333 36456 36111 36234 36099 36036 36000 36666

Ademar Cafilista Pixa Adilson Monteiro Antônio Beija Flor Betao Luizote Cilano Martins Claudio Aguiar Dita do Canaã Edgar da Branca de Neve Eliana Duarte Eliane da Pracinha Graciemir (Gláucio Lopes) Gustavão Joelmo Melo Leandro Baronny Nelson Mecânico Pardal Paulão da Horta Poliana Morais Professor Márcio do Trombone Professora Euvania Robson Bernardes Valdomiro (Sem da Saúde) Vicentina da Uai Wesley Pezão

DEM 25 44144 44333 44266 44123 44244 44913 44111 44100 44544 44888 44400 44555 44007 44024 44520 44234 44444 44001 44321 44000 44777 44391 44999 44900

PTdoB 70 João Américo Paulo Paraíba Pereira

70070 70000 70987

Anaflávia (Katiofly) Adão Gabriel Beth Gomes Cabo Maciel Cácio Murilo Carlos Eli Mariano Clarizon Dr. Fernando Vital Élida Farias Estêvão Bittar Fernando Ferrari Flávio Lima Joe Welder Joseane (Josi Baiana) Junior Silva Kelly Cristina Luciano Souza Luiz do Clube Meiriele Ribeiro Nenzinho Professora Rosângela Vicente Roberto Martins Rosa Cabelereira Salim da Farmácia (Turquinho) Sandrinho da Feira Sirlene da Saúde Thais Vargas Tom Pé de Ferro Valclécio Nogueira Vicentin do Luizote Xuxa

25012 25605 25040 25600 25725 25170 25666 25100 25007 25625 25200 25665 25250 25555 25020 25001 25125 25234 25010 25050 25000 25070 25130 25025 25145 25123 25999 25444 25121 25777 25333

PSD 55 Alício José Custódio Lúcia Medeiros Paulo Sérgio

55222 55611 55123

Relação de vereadores 39


Antônio Carrijo nasceu em uma família que ajudou a fundar Uberlândia. Daí a sua forte identidade com a nossa gente e sua paixão pela nossa terra. Desde jovem, Carrijo se ligou às causas populares e sempre esteve à frente dos movimentos sociais em favor da nossa gente. Vereador no sexto mandato, Carrijo ocupou os principais cargos da Câmara Municipal e foi um parceiro decisivo de Odelmo na aprovação de projetos que promoveram a transformação e a modernização que Uberlândia vem conhecendo nos últimos anos. Sua sinceridade, simplicidade e gosto pelo trabalho fizeram dele Secretário Municipal de Serviços Urbanos, em

CNPJ do comitê financeiro: 16.041.198/0001-91. Coligacão Uberlândia cada vez mais forte: PSDB, PP, DEM, PSD, PTB, PTC, PSC, PR, PTN, PHS, PRP e PTdoB. CNPJ da gráfica: 18.725.697/0001-23. Tiragem: 100.000 unidades.

A atuação de Carrijo em Uberlândia seguida de Habitação e, nos últimos quatro anos, foi Diretor Geral da FUTEL – Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer. Agora, como candidato a vice-prefeito, ao lado de Luiz Humberto e com o apoio de Odelmo, Carrijo é a certeza de que Uberlândia vai continuar no caminho do desenvolvimento, do progresso e da prosperidade. Quem conhece o Carrijo, sabe que ele não mede esforços para servir à nossa gente e melhorar a vida das pessoas. Carrijo, Luiz Humberto e Odelmo: a certeza de uma Uberlândia cada vez mais forte!

Prefeito | Vice Carrijo

Plano de Governo  

Plano de Governo de Luiz Humberto - Uberlândia 2013-2016