Page 1

Edição 1 | Valor: R$ 15,90 | Belo Horizonte - MG

Aluno at Work

Março 2011.

A cor Amarela Conheça suas características

Empresas Amarelas

Empresas que usam em suas campanhas e marca a cor amarela.

Curiosidades Equipamentos, taxi, sinal de trânsito... descubra por que são amarelos.


Editorial

Índice

Produzido por: Luis Jaime Lourenço Paulo Henrique Curso: Publicidade e Propaganda Período: PPM - 5 Matéria: Direção de Arte Professor Responsável: Paulo Falabella Instituição: UniBH Endereço: Rua Diamantina, 567 Lagoinha Belo Horizonte Minas Gerais CEP 3110-320 Instituição: 1 unidade ©Aluno at Work, 2011 Todos os Direitos Reservados.

E tudo nascerá mais belo... “E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com amarelo o elo com todas as cores, para enfeitar amores gris”. Esta edição do Aluno at work, tratará sobre um assunto nada polêmico, que não é novidade, mas, ainda assim não deixa de ser interessante. Daremos o resultado de um estudo e pesquisa sobre UMA COR. Bonita para uns, sem graça para outros, rica para os pobres, empobrecida para os ricos. O amarelo é uma das cores mais usadas no campo da publicidade. Talvez por ser receptível ao olho humano, de tal forma que pode ser captada e transformada em sentimentos diversos, dependendo da aplicação e do sentido em que é exposta. Talvez por ser uma cor presente na natureza, e comum à todos, desde a lua, ao sol, às flores, ao fogo. Aluno at Work, é uma revista bem extrovertida, com linguagem própria para os estudantes de publicidade e que trata de assuntos relevantes para a carreira. Esta edição trará informações, curiosidades, estudos e aplicações da cor amarela para carreira do futuro publicitário que fará do azul com amarelo muito mais do que o verde, ou a bandeira do Brasil, como irá fazer tudo nascer mais belo e enfeitar amores gris.

Empresas que usam o amarelo 11

Equipamentos que usam a cor amarela 14

4

A cor

10

Cor e Legibilidade

5

Associações e ligações

11

Empresas que usam o amarelo

13

Empresas que jamais usariam o amarelo

6 Aplicações 10

O significado das cores em nossas vidas

10

Cor e cultura

14 Curiosidades


A cor Cores do espectro visível Cor

Comprimento de onda

Frequência

Vermelho

~ 625-740 nm

~ 480-405 THz

Laranja

~ 590-625 nm

~ 510-480 THz

Amarelo

~ 565-590 nm

~ 530-510 THz

Verde

~ 500-565 nm

~ 600-530 THz

Ciano

~ 485-500 nm

~ 620-600 THz

Azul

~ 440-485 nm

~ 680-620 THz

Violeta

~ 380-440 nm

~ 790-680 THz

Espectro Contínuo

Derivações: No caso da síntese Aditiva é resultado da sobreposição do vermelho e do verde. No caso da síntese subtrativa, o amarelo é cor matriz. O amarelo é cor primária e básica nos estudos das cores, junto com Magenta e ciano (cores primárias) e vermelho e azul (cores básicas). Qualquer cor básica tem alto grau de contraste com sua congênere. As cores complementares – verde, violeta e laranja – possuem uma função importante em publicidade, especialmente por sua oposição às cores básicas. Na justaposição das cores básicas com

4

Aluno at Work

as cores complementares, verificamos que: • As cores se harmonizam por triangulação: vermelho, amarelo e azul • As cores se complementam por oposição: vermelho-verde, amarelo-violeta, azul-laranja. O amarelo: O senso comum dividiu as cores entre duas características, as cores quentes e frias. O amarelo é considerado a mais brilhante e energizante das cores quentes, que, na sua essência parecem nos dar uma

sensação de proximidade, calor, densidade, opacidade, secura, além de serem estimulantes. A cor que estamos dando destaque varia de 565 a 590nm (nanômetro) de comprimento de onda, o que significa uma alta frequência. É a cor mais brilhante e próxima do branco. Por ser o amarelo a cor que estimula a psique, o uso desta cor na publicidade desperta a atenção e é visível à grandes distâncias. Apesar do impacto inicial, o amarelo não é uma cor que prende a atenção, permitindo a compenetração e pode produzir a dispersão. Indicada para divulgação de artigos que indicam luz.

Associações e ligações U

m pouco mais frio do que o vermelho, o amarelo remete à alegria, espontaneidade, ação, poder, dinamismo e impulsividade. Pode sugerir ainda, potencialização, estimulação, contraste, irritação e covardia.

minação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, falsidade, covardia, força, potência, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade e expectativa.

No entanto, em contraste com uma cor mais quente, o amarelo adquire uma luminosidade maior, chama muito mais atenção e desperta os impulsos de adesão.

Está muito próximo da cor dourada, que remete ao dinheiro, luxo, riqueza e fé.

Associação material: flores grandes, terra argilosa, palha, luz, sol, verão, chinês, calor , tropicalismo, frituras, massas, frutas tropicais, etc. Associação afetiva: ilu-

É uma cor que pode transmitir tanto leveza quanto peso, dependendo da cor que estiver contrastando (amarelo-branco deixa-a leve, amarelo-preto deixa-a pesada). Apesar de estudos evidenciarem que o amarelo é a cor mais próxima dos produtos que aparentam ser leves.

5

Aluno at Work


Aplicações N

• Produtos – fazendo associação com potência/conforto: Porsche, Mini-Cooper e Lamborghini.

o design, amarelo vivo transmite felicidade. Quando suave é comumente utilizado como cor neutra para gêneros infantis. Em tons escuros representa antiguidade, tradição e permanência.

• Embalagem – fazendo associação com alarme: Inseticida.

• O amarelo vivo no cabeçalho deste site, passa uma sensação de energia e positivismo.

• A grande flor amarela lembra aos visitantes do verão que se aproxima e combinado com o amarelo envelhecido ao fundo traz um desejo de consumo e estabilidade.

• Embalagem – fazendo associação com o produto: cervejas, margarinas, óleo, massas.

Somada à uma cor mais quente, chama mais atenção e desperta os impulsos de adesão. Por isso é muito utilizada em restaurantes, fasts foods e liquidações de varejo. Quando não usar: É desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas, pois sendo uma cor que se propaga muito, aumenta ainda mais a dimensão.

O

amarelo é usado em várias situações na publicidade. Promoção de vendas, PDV, embalagens, identidades visuais, etc. Alguns exemplos práticos:

• PDV de empresas de alimento – fazendo associação entre o alimento e o impulso de compra: McDonalds, Habibs, Burguer king.

• Embalagem – fazendo associação com luxo: perfumes, relógios, jóias. • Identidade visual – fazendo associação com calor/tropicalismo: Havaianas, Skol, etc

6

Aluno at Work

7

Aluno at Work


O significado das cores em nossas vidas Período de 1 a 10 anos

Idade da efervescência e da espontaneidade

Período de 10 a 20 anos

Idade da Imaginação, exitação, aventura.

Período de 20 a 30 anos

Idade da força, potência, arrogância.

Período de 30 a 40 anos

Idade da diminuição do fogo juvenil.

Período de 40 a 50 anos

Idade do pensamento e da inteligência

Período de 50 a 60 anos

Idade do juizo, do misticismo, da lei.

Acima de 60 anos

Idade do saber, da experiência, e da benevolência

Cor e cultura

T

odas as cores possuem, além de um significado semiótico, um significado cultural. Além do amarelo ser uma cor cultuada historicamente no Brasil, sua associação está presente em outras situações. Dentre os conceitos apresentados, o amarelo se caracteriza como falsidade, inveja, etc. Daí vem a expressão popular: Sorriso Amarelo. Outro exemplo semelhante é o conceito aplicado à cor de covardia: O time amarelou.

Porém, numa situação mais popular, pode-se associar ao orgulho (“Eu quero presentear, a minha linda donzela/ não é prata nem é ouro, é uma coisa bem singela/ vou fazer uma faixa amarela bordada com o nome dela – Zeca Pagodinho e “Quando eu morrer, não quero choro nem vela/ quero uma faixa amarela, bordada com o nome dela”- Noel Rosa). Os exemplos são inúmeros.

Empresas que usam o amarelo N as páginas anteriores explicamos o que o amarelo significa e transmite, quando é indicado e contra-indicado, quais elementos está associado, o por quê de cada uso, e a quais tipos de empresa está relacionado. No Brasil, o uso ainda é maior. Na Era Vargas, 1930, iniciou-se no Brasil a época de encontro de patriotismo e nacionalismo nos cidadão. Uma relação de amor com o hino, bandeira e nação. Muitas empresas também aproveitaram esta situação para se tornarem mais próximas dos brasileiros e se destacarem no mercado internacional. Essas situações se intensificaram com o período do regime militar. O Banco do Brasil é um exemplo clássico de empresa que utiliza o amarelo de forma destacada para a sua identidade. A empresa busca através desta cor, não somente remeter à ideia do dinheiro e riqueza, mas, somada ao azul, remeter à ideia de segurança, fidelidade com o seu cliente, bem como associar-se às cores da bandeira brasileira, deixando a ideia clara de ser o banco dos brasileiros.

Cor e Legibilidade

A

cor, se bem utilizada é uma forma de melhorar a leitura das informações escritas, símbolos, logos, etc; mas também, se usada inadequadamente, traz complicações e inadequações. A tabela de Karl Boggrafe informa sobre a legibilidade de letras sobre determinados fundos.

Os Correios também utilizam a cor amarela para denotar segurança e fidelidade, assegurando assim o conceito de entrega precisa e livre de problemas.

O amarelo se destacou nas primeiras posições como letra mais legível ou cor de fundo onde a aplicação é melhor para leitura. As letras pretas com fundo amarelo possuem a melhor posição, enquanto a letra amarela, no fundo preto, ocupa a segunda posição (o amarelo está ainda na 7ª, 10ª, 14ª, 18ª, 20ª, e outras).

10

Aluno at Work

11

Aluno at Work


A Shell utiliza a cor amarela, junto do vermelho para associar à idéia de energia, vivacidade, conferindo essas qualidades ao combustível que oferta, detonando ser algo de qualidade e que ofereça uma boa performance para os veículos. Porém, apesar do amarelo estar presente ao lado do vermelho na logomarca e em grande parte dos materiais institucionais da empresa, o foco da Shell é no vermelho, com detal-

Empresas que jamais usariam o amarelo

hes amarelos. Esta combinação se apresenta nos postos de gasolina, nos uniformes, no site, no patrocínio e em grande parte das campanhas. O motivo desta seleção é posicionar no mercado, já que as cores já estão associadas à empresa distribuidora de gasolina, e os postos Ipiranga se pocionaram com a cor amarela. Dessa forma, podemos diferenciar (e escolher) empresas à distância, sem se prender ao logotipo, nome, ou pessoa.

A Skol, utiliza o amarelo em suas campanhas não somente para associar à logomarca amarelo-dourado que ela possui, mas também para

fazer referência à coloração da bebida e remeter ao conceito de Brasil, um páis tropical, quente, com sol forte e sempre presente, convidativo

G

rande parte das empresas associam a sua identidade visual ao país de origem, características sociais, culturais, políticas e econômicas, para consolidar-se no país sede. O Brasil, desde a década de 30, utiliza o amarelo e o verde como cores da nação, por isso, várias empresas utilizam estas cores para se aproximarem do público brasileiro.

ao consumo de uma cerveja gelada. As campanhas da Skol transmitem pela cor esta sensação de calor.

O Carrefour traz em sua logomarca as cores do seu país de origem, França, que utiliza o azul, branco e vermelho. O uso do amarelo por exemplo, não identifica com a linha de criação do Carrefour já que estaria se afastando da identidade de origem da empresa

Anteriormente dissemos os conceitos e sensações transmitidas pela cor amarela. A cor está associada à alguns elementos que não se relacionam com produtos limpos e leves, como café, frituras, comidas pesadas, terra argilosa, palha, etc. Marcas que vendem materiais de limpeza, como o Omo, não utilizam a cor amarela por não ser a cor ideal para remeter ao conceito de limpeza e pureza. Empresas do ramo usam cores mais neutras e suaves como o azul e o branco.

12

Aluno at Work

Grande parte das empresas de cerveja se posicionam com cores semelhantes: vermelho, amarelo, branco e dourado (com exceção de algumas marcas, que se consolidaram usando outra identidade) e isto já está segmentado na cabeça do seu consumidor. Devido à isso, empresas de refrigerantes dificilmente usam o amarelo com sua cor predominante. Exemplos disso são os casos da Coca-Cola, Guaraná Antartica e Pepsi, que, além de se posicionarem com cores diferentes no segmento de Soft drinks, de acordo com o conceito que querem ser associadas, se diferem ainda das cores da Skol, Itaipava, Kaiser, Bohemia e várias outras. Isto facilita a percepção e a escolha da marca pelo consumidor.

13

Aluno at Work


Curiosidades

O

amarelo é uma cor de grande amplitude de onda e que pode ser visualizada de grandes distâncias. É uma cor que, de acordo com o fundo que está localizada, se destaca extremamente em relação à outros elementos. Alguns serviços e produtos utilizam essas qualidades do amarelo para se destacarem e se diferenciarem. Demos o exemplo dos Correios, onde toda a identidade visual gira em torno do amarelo. Você abriria a porta para alguém que se diz dos Correios, mas não possui o clássico uniforme amarelo? A frota de táxi de várias cidades é amarela por ser uma cor de grande amplitude de onda e que pode ser visualizada de grandes distâncias, além de ser uma cor que

14

Aluno at Work

destaca em meio aos outros veículos. O amarelo muitas vezes é deselegante, mas é reconhecido de longe por um pedestre que precisa de um taxi urgentemente. Outro exemplo de diferenciação, são as famosas, práticas e rápidas “páginas amarelas”. Há quem consulte uma lista telefônica diretamente nesta parte, sem precisar folhear todo o catálogo. Empresas de tratores, gruas e equipamentos pesados utilizam a cor amarela em suas máquinas para causar impacto, chamar atenção das pessoas sobre o perigo de se aproximar de tais máquinas. É um aviso ambulante, que diz: “Estamos em obra”, “diminua a velocidade”, “máquinas pesadas na pista”, “tem um buraco próximo”, “aqui terá um prédio”, etc.

O amarelo é uma cor de advertência. Aprendemos isto desde as aulas de biologia às aulas de legislação de trânsito. Todos sabemos que as placas amarelas são indicativos de Alerta/Atenção. Quando qualquer uma das 45 placas de advertência estiver no caminho, é preciso ter atenção dobrada. Com fundo amarelo e legendas pretas, no formato quadrado, as placas de advertência têm a finalidade de alertar os usuários das condições potencialmente perigosas na via, tais como curvas, cruzamentos, estreitamentos de pista e sentidos. Na situação de encontrar a sinalização o motorista pode estar prestes a atravessar uma linha férrea, por exemplo. Neste caso, deve olhar para os dois lados e prestar atenção se escuta a aproximação de um trem. Enquanto isso, a cor vermelha (que também é um alerta desde a biologia) é utilizada nas placas de regulamentação: proibição, obrigação, restrições e condições. É uma cor que choca mais que a amarela. O melhor exemplo dessa explanação são os cartões vermelho e amarelo dos esportes, e o sinal de trânsito: Vermelho- pare/alarme/perigo Amarelo – atenção redobrada Verde – livre/segurança/livre

15

Aluno at Work


testesteste  

testesteste

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you