Issuu on Google+

Projeto de identidade visual

V Seminário

de fundações e associações de Anápolis


Toda e qualquer mensagem a ser comunicada através da imagem precisa ser construída de forma clara e com estudo para que ela possa ser interpretada com clareza e eficiência, além disso, outros fatores fazem parte dessa interpretação, como uma identidade visual única. Tanto na sociedade e no trabalho tudo necessita de representação gráfica, desde uma marca até uma sinalização de trânsito, mas além do caráter visual, cada símbolo precisa representar origem, qualidade e “força” em sua comunicação. A identidade visual pode “materializar” os valores objetivos e subjetivos para que a representação gráfica seja reconhecida e possa se firmar no mundo. Toda empresa, serviço ou produto, seja qual for o tamanho, necessita ter uma representação gráfica daquilo que faz e pretende ser, devendo estar presente de uma ponta a outra, exprimindo sua assinatura sem variações de estilo para que possa transmitir coerência, credibilidade e principalmente seu profissionalismo.


Índice 01 _ Construção e conceituação 03 _ Tipografia 04 _ Cores 05 _ Identidade 06 _ Assinatura secundária: logotipo 07 _ Veículos de comunicação e divulgação

08 _ Apresentação de protótipos 18 _ Observação


Pesquisa e conceituação do projeto desenvolvido por: Allyson Barbosa Danielle Figueiredo E. Ricardo Oliveira Jackelinne Kückelhaus LuiS Feitoza Wellington Crystyan


Construção e conceituação

01


O Terceiro Setor engloba questões sociais através de um conjunto de diversas entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas, estas que possuem valores, cultura e poderes totalmente diferentes, porém com um objetivo em comum: a melhoria na qualidade de vida de pessoas carentes. Seguindo esse conceito, o símbolo gráfico apresenta tantas diferenciações, porém com a proximidade dos elementos eles tendem a ser vistos juntos e consequentemente formarem uma unidade. Fato este que representa a forma como o Terceiro Setor trabalha e que conceituou a criação da identidade do evento. Este símbolo tem como objeto de inspiração, o Monumento do Centenário de Anápolis , de Silvio de Morais. Uma representação perfeita do município de Anápolis, pela sua localização e pelo seu significado. Os personagens do monumento tem como corpo uma estrutura triangular, esta forma geométrica que foi escolhida para o trabalho de composição, já que são 3 linhas paralelas formando um objeto somente e, que caminha em uma direção, o que faz alusão ao 3º setor, tanto pela representação dos campos que o compôe: urbano, semi-urbano e rural, quanto pela simbologia do triângulo: o crescimento em direção a um objetivo.

02


Tipografia Além da procura pela qualidade de legibilidade e leiturabilidade de títulos e corpos de texto, é essencial que a tipografia também faça parte do contexto e do conceito trabalhado. A tipografia Sansation sans serif de Bernand Montags tem como grid de construção a base geométrica do mesmo campo de um triângulo, assim como o projeto apresentado. Esta tipo com suas curvaturas pode ser usada desde textos sutis até títulos com mais expessura.

Sansation Bernad Montags

Sansation regular Sansation italic Sansation bold Sansation bold italic Sansation light Sansation light Sansation light italic

03

ABCEFGHIJK LMNOPQ RSTUVXZ abcefghijklm nopqrstuvxz

1234567890


Cores

Neste trabalho, foram as cores que realmente representaram a pluralidade do 3º setor. Usando as cores do Brasil adicionadas de suas variações de tonalidades demos vida e acabamento final ao grafismo projetado, ganhando assim sua verdadeira forma de representação, dando sensação de perspectiva, vida e movimento.

04


_Transparência credibilidade e transformação social

05


Assinatura em logotipo Para o uso dessa identidade em trabalhos gráficos de pequena proporção, sintetizamos o conceito projetado em um ícone gráfico. Este possui a letra V como algarismo romano e indiretamente tendo a forma de um triângulo representando o evento, apresentando um fechamento em seu interior com o grafismo construído.

V Seminário

de fundações e associações de Anápolis

06


Veículos de comunicação e divulgação O principal objetivo desse projeto foi a construção de uma identidade para uma comunicação efetiva. Através do brienfing recebido, notamos um problema a ser solucionado: a diagramação dos materiais precisavam de uma boa editoração. Para isso, adotamos um sistema de proporção único, onde as peças estariam divididas apenas em 4 seções e, estes estariam dispostos de acordo com o tamanho de cada formato construído. .

07


1

2

3 4 1 - Primeira leitura: V seminário 2- Informações primárias 3- informações complementares 4- Assinatura

08


Concluindo a concepção deste projeto, apresentamos alguns protótipos virtuais de veículos de comunicação. A finalidade é ter uma amostra visual da disposição dos formatos construídos. Após a leitura e o feed-back, pretendemos proceder com o desenvolvimento do material, tais como: sinalização do local, hot site, brindes e outras comunicações.

09


{ Cartaz 42x52cm

{ Cartaz 29,7x42cm

10


{ Anúncio de jornal stander 6col.x52cm

{ Anúncio de jornal meia página stander 6col.x26cm

11


{ AnĂşncio de revista 20x26,5cm

12


{ Certificado em A4 21x29,7cm

{ Crachá em 6x9cm

13


{ Banner virtual 531px

{ Banner 254px

14


{ Banner A1 594x841 mm

{ Outdoor 3x9m

15


{ camisetas

16


{ hot site

17


Os

modelos

anteriormente

não

apresentados tem

como

finalidade a aprovação para impressão, sendo que ainda alguns campos de informação não foram preenchidos, como o espaço para a assinatura do seminário (marcas dos patrocinadores e apoiadores do evento.)

18



projeto de identidade visual