Issuu on Google+


e u q s o m a h c a a s รณ a c n i f i s n g i s Todo e u q o s o m e s ab ! a c i t รก m Mate

Serรก que sabem mesm os o?


 

As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Mesmo a antiga Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.        A matemática começou por ser "a ciência que tem por objecto a medida e as propriedades das grandezas".        Podemos afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam muito intuitivos tais como medições, proporções, desenhos geométricos que se vêem no artesanato (como a cestaria).        Até ao séc. XVI apenas as pessoas com dinheiro ou os sacerdotes poderiam despender tempo no estudo da matemática. De há quatrocentos anos para cá, a monarquia e o clero deixaram de ser os únicos que financiaram a matemática, passando este papel a ser desempenhado pelas universidades e pelas empresas.


Os egípcios utilizavam um sistema de numeração, fazendo a repetição desse símbolo quantas vezes fosse necessário para representar o número desejado. Os símbolos hieróglifos podiam-se escrever com qualquer orientação, esquerda ou direita, embora a própria escrita se efectuasse da direita do papiro para a esquerda.


O interesse pela História da Matemática começou, também, na Grécia Antiga. O Egípcios e mesopotâmios, muito antes do século VI a.C., eram já capazes de efectuar cálculos e medidas de ordem prática com grande precisão. Foram os gregos, no entanto, que introduziram as rigorosas provas dedutivas e o encadeamento sistemático. A palavra "matemática" (μαθηματική), que é de origem grega, englobava a aritmética, a geometria, a astronomia e a mecânica. O interesse pela História da Matemática começou, também, na Grécia Antiga.


matematica_7c