Issuu on Google+

26 de Maio de 2014, Nº 3

Newsletter da candidatura liderada por Luis Artur aos órgãos distritais dos Trabalhadores Social Democratas do Porto

ESPECIAL Apresentação da Candidatura Caras e Caros Companheiros, A nossa candidatura, teve na passada segunda feira um dia politicamente muito forte, com a apresentação da mesma. Sala repleta de militantes dos TSD e entusiasmo como há muito não se via. É um bom prenuncio de vitória. Vamos ganhar estas eleições. Vamos afirmar os TSD do Porto. A renovação com memória, o rejuvenescimento da estrutura, a ação que queremos afirmativa, no mundo laboral, na sociedade civil e no PSD está em marcha. O apoio de Pessoas, genuinamente Social Democratas, como Manuela Teixeira, Jaime Neto, Manuel Martins, Armindo Teixeira, Jorge Trabuco, Jorge Dias, João Mota, Moreira da Silva, e muitos e muitos outros, dão-nos a certeza, que o caminho é o de um projeto social democrata para os TSD do Porto.

Clique aqui para ver na integra o vídeo da intervenção de Luis Artur — Candidato ao Secretariado Distrital dos TSD Porto

Assistimos ontem, a intervenções de grande nível e afirmativas da causa social democrata no mundo laboral, social e político. Propostas concretas para a ação, que entusiasmaram as Pessoas. Renovação com memória, no exemplo do nosso mandatário Vale Peixoto, que está empenhadíssimo neste processo de mudança e revitalização da estrutura. Fiquei sensibilizado com a sua intervenção, ao dar-nos força e animo para este caminho de afirmação. Iremos criar um Conselho Estratégico, onde terão voz muitos dos que construíram os TSD ao longo dos últimos trinta anos. Esta experiência é importante para as reflexões que temos de fazer, para a elaboração de propostas alternativas, para marcarmos a agenda na defesa do trabalho e do emprego. O apoio de muitos jovens a esta candidatura, e a perceção que têm, que os TSD do Porto, vão valer a pena, para intervirem e lutarem pelos problemas próprios dos jovens na vida laboral, (Continua na página 2)

1


T S D Port o — L ui s Art ur

D E F E ND E R O T R AB AL H O E O E M PR E G O

Newsletter — Edição 3

desde a educação, ao emprego, às condições de trabalho. Apresentamos uma proposta inovadora, não ficaremos apenas por aquilo que é estatutário, a representação da juventude no Secretariado Distrital, iremos criar como órgão, que queremos participativo da juventude no Distrito, um Secretariado/Comissão de Juventude. A Mariana Macedo, será o rosto e a voz dos Jovens dos TSD do Porto. A sua brilhante intervenção de ontem, já marcou com propostas concretas o que vai ser a participação da juventude no mundo laboral e politicamente afirmativa. Participação, Reflexão, Estudo e Propostas, o caminho social democrata que queremos no rejuvenescimento da estrutura.

Clique aqui para ver na integra o vídeo da intervenção de António Tavares — Candidato a Presidente da Assembleia Distrital dos TSD Porto

Com a minha liderança, os TSD do Porto, marcarão também a Agenda Social. O António Tavares, será o próximo presidente da Assembleia Distrital, e é um companheiro e um amigo de há muito tempo, uma voz livre, de grande caracter e altamente respeitado na vida política e social. Tem tido ao longo dos anos, uma intervenção prestigiada na sociedade civil, sendo uma enorme mais valia neste nosso projeto social democrata. As propostas concretas que apresentou ontem nas áreas social e laboral, demonstram a força deste projeto. Teremos uma equipa coesa, no Secretariado, vinte e duas Pessoas, que assumem um compromisso de trabalho pela afirmação dos TSD. Dois excelentes vice presidentes, com provas dadas, na ação laboral e política, o Paulo Machado e o Fernando Vieira, que terão responsabilidades acrescidas.

Clique aqui para ver na integra o vídeo da intervenção de Vale Peixoto — Mandatário da Candidatura

Acompanharemos e fortaleceremos as secções laborais, instituiremos um diálogo político e social com os sindicatos e as comissões de trabalhadores e empregadores. Os TSD do Porto terão uma voz ativa. Criaremos nos concelhos do distrito, secretariados/comissões para intervenção local em politica laboral, dos militantes dos TSD de cada um dos concelhos. Participação de Todos os militantes, é a chave para uma estrutura revitalizada e ativa. A nossa ação, no mundo laboral, terá sempre em linha de conta o trabalho, não esqueceremos as condições de precaridade de trabalho, de muitos dos trabalhadores portugueses, das 896.000 Pessoas a recibos verdes, que 30% da população empregada, tem contrato a termo certo, (Continua na página 3)

Clique aqui para ver na integra o vídeo da intervenção de Mariana Macedo — Mandatária para a Juventude

2


T S D Port o — L ui s Art ur

D E F E ND E R O T R AB AL H O E O E M PR E G O

mais 9% que a média da União Europeia, que tem aumentado vertiginosamente a procura de trabalho temporário por parte dos licenciados. E teremos em linha de conta, a situação desesperada das Pessoas no desemprego. A nossa taxa de desemprego estrutural é de 12%, uma situação grave, que afeta essencialmente jovens qualificados, a quem o mercado não reconhece as qualificações para o emprego e desempregados de longa duração que só no ultimo ano cresceu 40%, tendo nos desempregados com mais de 25 meses crescido mesmo 70%. Um drama económico e um drama social. A aposta num modelo económico assente nos bens transaccionáveis, de aumento da produtividade e dos salários, contra um modelo baseado nos baixos salários. Temos propostas, que passam essencialmente pelo apoio ao financiamento das PMEs, que é quem cria emprego. No curto prazo, são necessárias políticas ativas de criação de emprego, o apoio ao empreendedorismo, à reorientação profissional dos jovens, à requalificação dos desempregados mais velhos e aposta nos sectores mais dinâmicos e emergentes como a Inovação social, a cultura, o ambiente. Temos já propostas concretas, que discutiremos nos TSD do Porto, e apresentaremos a quem de direito. Caras e Caros Companheiros, Assumo um projeto, que tem na sua matriz a força das convicções pelas causas dos trabalhadores, a defesa do Trabalho e do Emprego, quer na organização que proponho, quer nas propostas de políticas que apresentaremos. Os TSD do Porto, vão contar, na afirmação que queremos ter junto dos trabalhadores e da sociedade civil em geral. Seremos solidários com o nosso partido e o nosso governo, mas seremos sempre também, a consciência critica do PSD em matéria laboral e social numa linha claramente social democrata. Conto com o vosso empenho e participação e no dia 5 de Junho estou certo os militantes dos TSD do Porto vão escolher a nossa equipa e o nosso projeto social democrata. Vamos ganhar as eleições, pelos TSD e por uma estrutura participativa e afirmativa. Um abraço amigo, Luis Artur

3

Newsletter — Edição 3


T S D Port o — L ui s Art ur

D E F E ND E R O T R AB AL H O E O E M PR E G O

Pode aceder às anteriores edições da Newsletter aqui:

Newsletter — Edição 3

Edição nº 1, 26 de Abril 2014 Edição nº 2, 16 de Maio 2014

ENVIE-NOS A SUA MENSAGEM DE APOIO PARA

ACOMPANHE A CANDIDATURA NO FACEBOOK

tsdporto.luisartur@gmail.com

http://www.facebook.com/tsdporto.luisartur

4


DEFENDER O TRABALHO E O EMPREGO - Newsletter - Edição nº 3