Issuu on Google+

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: História Ano : 10º Turma: E

A Reforma Protestante

Luteranismo, Anglicanismo e Calvinismo

Trabalho elaborado por: -Ana Paulino nº1 -Inês Ortiz nº14 - Rita Semedo nº 18


As Diferentes Religiões que surgiram na Reforma Luteranismo: Origem: Alemanha, por Martinho Lutero. O luteranismo foi a primeira reforma e foi gerada pela revolta do monge alemão Martinho Lutero contra as práticas da Igreja Católica da época, incluindo as indulgências (venda de perdões). Nas suas 95 teses, Martinho Lutero pregava que a salvação se dava somente pelos actos praticados e pela fé, condenando o culto às imagens , abolição do celibato, etc.

Fig.1. Martinho Lutero


Anglicanismo: Origem: Inglaterra, por Henrique VIII O Anglicanismo surgiu como uma divisão da Igreja Católica, com o Rei Henrique VIII forçando os bispos ingleses a jurar-lhe fidelidade como Chefe da Igreja; Assim, conseguiu que se anulasse o casamento com Catarina de Aragão, filha dos Reis Católicos da Espanha, para se casar com a amante, Ana Bolena, mas havia muita política envolvida na época, com o Papa prisioneiro de Carlos V do Sacro Império Romano e de Espanha, e com a pressão interna por reformas protestantes e pelo rompimento com a Igreja de Roma (antipapistas).

Fig.2. Henrique VIII


Calvinismo: Origem: França e Suiça, por Jõao Calvino. A reforma Calvinista, iniciada pelo francês João Calvino, começou como a reforma Luterana, mas divergiu quando pregou que a salvação se dava pelo trabalho justo e honesto - o que atraiu a nascente burguesia da época - e pela tese da predestinação - no qual a pessoa já nasce com a sua vida definida.

Fig.3. João Calvino


Igreja

Livro Sagrado

Salvação humana

Sacramentos

Católica

A Bíblia é a fonte de fé, mas devia ser interpretada pelos padres da Igreja. A Salvação pela carta de tradição católica também indulgência. é uma fonte de fé, assim como o Magistério da Igreja.

Luterana

A Bíblia é a única fonte de fé. Permitia-se seu livre exame.

São dois: Baptismo e Salvação pela fé em Deus. Eucaristia.

Calvinista

A Bíblia é a única fonte de fé. Permitia-se seu livre exame.

Salvação pela fé e graça de Deus (predestinação). São dois: Baptismo e As boas obras eram vistas Eucaristia. como consequência da salvação.

Anglicana

Para os anglicanos o Baptismo e a Eucaristia foram os dois sacramentos instituídos por Jesus Cristo. Os demais ritos sacramentais A Bíblia é a fonte Salvação pela fé e graça da Igreja também são principal de fé. Devia ser de Deus (predestinação). aceitos, apesar de não interpretada pela Igreja As boas obras eram vistas terem sido instituídos por (tradição) e permitia-se como consequência da Cristo, mas são seu livre exame (razão). salvação. reconhecidos por serem, em parte, estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimónio e a Unção dos enfermos.

São sete: Baptismo, Crisma, Eucaristia, Matrimónio, Penitência, ordem e Unção dos doentes.

Rito religioso

Principais áreas de influência europeia

Missa solene em latim.

Espanha, Portugal, Itália, sul da Alemanha, maioria da França, maioria da Irlanda.

Culto simples (com liturgia) com o uso das línguas nacionais.

Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia.

Culto bem simples (com liturgia) com o uso das línguas nacionais.

Suíça, Países Baixos, parte da França (huguenotes), Inglaterra (puritanos), Escócia (presbiterianos).

Culto conservando a forma católica (liturgia, hierarquia da Igreja). Uso Inglaterra. da língua nacional (inglês).


Mapa


Lutas religiosas Com esta nova mentalidade humanista e renovação ou implantação de uma nova fé criaram-se vários conflitos um pouco por toda a Europa entre católicos e protestantes: - Saquearam-se e destruíram-se templos; - Execuções; - “Matanças” - Disputas entre teólogos e leigos.


Fim 


Reforma Protestante