Page 1

Grupo: Bárbara Martins – 3 Giovanna Castro – 16 Luísa Lima – 30 Mariana Belisário – 34 Renata Magalhães - 39


 A guerra entre Irã e Iraque foi um conflito que

ocorreu durante 8 anos (1980-1988) e não obteve vitória recíproca, totalizando 700.000 mortos.


• Até 1979, o Irã era um dos maiores aliados dos EUA no Oriente Médio , principalmente por possuir grandes reservas de petróleo. • Porém nesse ano ocorre a Revolução Islâmica, que resultou na deposição do Xá (imperador) Reza Pahlevi e na posse do aiatolá (chefe religioso) Ruhollah Khomeini como líder máximo do país. • O Irã deixava de ser uma monarquia alinhada ao Ocidente para se tornar uma brutal ditadura fundamentalista islâmica, um Estado teocrático. • A presença acentuada de xiitas no país, nos quais são islâmicos de maioria radical e fundamentalista, auxiliou na intuição deste governo.


• •

Khomeini defendia a expansão da revolução, o que criou atritos com outras nações do Oriente Médio, e criticava abertamente os EUA, acusando-os de corromper os valores islâmicos. Uma das principais conseqüências da revolução foi o rompimento do Irã com os Estados Unidos, que desde então não mantêm relações diplomáticas. Os EUA acabou perdendo seu mais importante aliado e fornecedores de petróleo no Oriente Médio .


 Irã e Iraque eram países altamente dependentes da

exportação do petróleo.  Países pobres em desenvolvimento.  Aliança do Iraque aos Estado Unidos, uma vez que, com a Revolução Islâmica no Irã e a nacionalização do petróleo, houve o fim da aliança entre os dois países.


 Político

 Petróleo

os dois países disputavam um vencedor que se tornaria potência regional.

os dois países disputavam o controle do canal Chatt-el-Arab.


 A destruição da maior refinaria de

petróleo em Abadã, no Irã, marcou o início da guerra.  Iraque: apoio dos EUA e por outras nações do Oriente Médio.  Conflito travado majoritariamente em solo iraquiano, se caracterizou por vitórias alternadas de ambos os lados.  1985: Iraque e separatistas curdos.  1988: ONU propõe o cessar da

guerra.


Iraque • Endividado e sem recursos financeiros.

•Perda do apoio dos EUA e dos países do Oriente Médio. • Política agressiva de Saddam Hussein: invasão e anexo de território em 1990.

Irã Não se alia a nenhum país e deixa de ser visto como ameaça aos interesses dos outros países do Oriente Médio.

Bandeira de 1963 a 1991

CONFLITO IRÃ x IRAQUE  

TRABLHO DE GEOGRAFIA