Page 1

Gabriela Braga Giovanna Castro Júlia Cerqueira Júlia Hermeto Júlia Tavares

Turma: 93


•

Praticamente do tamanho do Brasil. O Saara ĂŠ o deserto mais extenso do mundo.


Localiza-se na região norte da África. O seu território estende-se pelos seguintes países: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Sudão e Chade.

Situa-se, quase totalmente, numa região de planalto com presença de cadeia montanhosa


Chuvas extremamente raras e temperaturas até 50ºC durante o dia e -5ºC à noite. Com essas condições climáticas é praticamente impossível viver no Saara. Em algumas regiões do Saara existem os oásis, que são pequenas áreas com água e vegetação, que ameniza o clima e existe condições de se plantar alimentos.


• O nome Kalahari é derivado da palavra “Kgalagadi” cujo o significado é grande sede.


Localizado ao sul da África, o Deserto de Kalahari possui cerca de 900.000 km² de extenção.

Localização da África


A flora do Kalahari apresenta árvores dispersas, como palmeiras e baobás, formações arbustivas, matagais xerófitos e herbáceos próprias da savana. A fauna é constituída principalmente por suricatas e hienas.

Árvores baobás

Suricatas


O clima é árido somente no sudeste, o que faz do Kalahari um deserto de fósseis.As temperaturas no verão vão de 20 a 40 ºC e no inverno podendo ficar abaixo de 0 ºC.  O clima do Kalahari é bastante imprevisível, considerando seco e temperamental. Portanto, a capacidade de sobrevivência e adaptação ao deserto Kalahari é difícil. 

Deserto de Kalahari


Devido ao enorme potencial econômico, o deserto sofre ameaças dos recursos naturais. A região conta com grandes reservas de urânio, carvão mineral, cobre e níquel. 

Deserto de Kalahari


• O nome Namib tem origem numa língua africana, e significa “ lugar vasto”, o que faz jus a realidade, uma vez que o deserto ocupa uma grande extensão territorial (80 900 km²).


Situa-se na Namíbia e no Sudoeste da Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça da

África. O deserto estende-se desde a cidade de Namibe, na

Angola, até o rio Olifants, atravessando toda a costa da Namíbia (1.900 km)


É considerado o deserto mais antigo do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semiáridas por pelo menos 55 milhões de anos. Sua aridez é causada pela descida de ar seco esfriado pela fria corrente de Benguela que passa na costa do Namibe, na qual limita a ocorrência de chuvas. Menos de 1 cm de chuva cai anualmente, o calor pode chegar a até 60 graus e o deserto é quase completamente estéril. Duna 7, a maior duna de areia no mundo (cerca. de 383 m)


 

Embora o deserto seja na sua maior parte desabitado, há raros povoados, como Swakopmund, Luderitz e Oranjemund. Entre as plantas existentes no Namibe, sobressai a Welwitschia mirabilis, cujas folhas absorvem a humidade do ar. Esta planta pode viver mais de 100 anos. Há tambem a presença de animais como: cobra do deserto, elefante africano, o inseparável de duas faces rosadas, algumas espécies de lagartos, entre outros que conseguem sobreviver a esse clima.

Swakopmund, segunda cidade mais populosa da Namíbia


O Deserto da Namíbia possui uma cidade fantasma, chamada Kolmanskop. Esta foi construída em 1908, próxima a cidade de Luderitz e foi habitada por alemães. Mas foi abandonada, e encontra-se assim até hoje.

DESERTOS AFRICANOS  

TURMA 93 apresentacao sobre desertos africanos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you