Issuu on Google+

N.º5 ABRIL 2012

EDITORIAL O 2º período nas nossas BEs foi rico

em atividades e dinamismo que será difícil traduzir em palavras, até porque ao destacar alguns acontecimentos, estaremos certamente a esquecer outros não menos importantes. Mas há um, que pelo carinho e riqueza que traz à BE da escola sede, tem de ser mencionado. Falamos dos “Momentos de leitura”, projeto de itinerância pelo Agrupamento, que tem levado histórias sobre o ambiente aos vários meninos e meninas que frequentam as nossas escolas e que ensinam sempre muitas coisas novas à professora bibliotecária. Mas acima de tudo, recebem-na com imensa alegria e disponibilidade, prontos para ouvir, aprender e mostrar, orgulhosos, os trabalhos que vão fazendo e com que decoram as suas salas. Também nós, neste período, teremos o prazer de decorar a nossa BE com barquinhos de papel feitos pelos alunos do Pré-escolar e esperamos a visita de todos para apreciarem e votar no trabalho favorito. Bem-haja a todos e um ótimo 3º período. A Equipa da BE

Ílhavo a Ler+ No início do período, realizou-se na Biblioteca da escola sede a 1ª fase do concurso Ílhavo a Ler+, no escalão do 3º ciclo, com um total de 38 participantes (prova sobre a obra O Gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado). Posteriormente foi a vez do 2º ciclo, com 46 participantes e a prova teve como tema A árvore, de Sophia de Mello Breyner Andresen. A prova do 1º ciclo foi realizada nas respetivas escolas, sendo a obra escolhida Ynari, de Ondjaki. Nesta fase, foram apurados 3 vencedores em cada categoria para participarem na final. No dia 14 de março realizou-se a fase final deste concurso na BMI. De manhã foram as provas dos alunos finalistas do 4º ano e do 2º ciclo. O nosso Agrupamento esteve muito bem representado pela Bruna (EB Gaf. Enc. Norte), a Inês (EB Gaf. Enc. Centro) e o Jonas (EB Gaf. Carmo) e ainda pela Inês, Bruna e João do 6ºano da escola sede. Este último sagrou-se vencedor, no escalão do 2º ciclo, com uma participação brilhante que nos enche a todos de orgulho. De tarde, foi a vez da final para o 3º ciclo e secundário, tendo o nosso Agrupamento mais uma vez sido muito bem representado pela aluna Ana Cardoso da Paula, do 8º ano. Parabéns a todos os concorrentes e obrigada pela vossa participação. Sessão do projeto Parlamento Jovem No dia 23 de janeiro, no âmbito do projeto Parlamento Jovem, a deputada e ex-ministra do Trabalho, Dr.ª Helena André, visitou a nossa escola e orientou, na biblioteca, uma sessão para alunos do 9º ano onde explicou o funcionamento político da nossa democracia, respondendo posteriormente às muitas perguntas feitas pela assistência. Os alunos aproveitaram ainda para apresentar à Deputada ideias e estratégias que pensaram para combater alguns problemas no meio escolar, como a indisciplina e bullying.

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação - http://www.aege.pt/biblioteca/SiteNovo/index.html

1


NEWSLETTER BIBLIOTECA N.º4 DEZEMBRO 2011

As DST explicadas na BE No âmbito do PES (Projeto Educação para a Saúde) realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, uma sessão no dia doze de janeiro pelas doze horas sobre Educação Sexual para as turmas dos cursos de Educação e Formação e no dia dezassete de janeiro, pelas dez horas, para as turmas do nono ano. As sessões foram dinamizadas pela Enfermeira Mafalda, especializada em Obstetrícia e a exercer as suas funções no Hospital D. Pedro de Aveiro. Os temas abordados foram essencialmente: “A Sexualidade na Adolescência, os Métodos Contracetivos e as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”. Durante a sessão os alunos mostraram-se permanentemente motivados e interessados, colocando questões pertinentes. De destacar que a mensagem sobre a importância da Prevenção das DST e em particular da SIDA foi bem conseguida.

Parceria com o Clubeco No dia doze de janeiro pelas catorze e trinta a nossa escola teve o privilégio de receber na Biblioteca, no âmbito das atividades do Clubeco, um funcionário da Corticeira Amorim que elucidou os presentes, de uma forma simpática e educativa sobre a importância da reciclagem das rolhas de cortiça numa perspetiva ecológica. Destacou-se ainda a relevância económica desta reciclagem para o nosso País e ficou demonstrado que havendo criatividade poderá ser esta a génese de empreendedorismo e de criação de emprego, devido às múltiplas utilidades e funções que a cortiça pode tomar. No dia 21 de março, ao comemorar-se simultaneamente o Dia da árvore e da poesia, a nossa árvore foi-se vestindo de folhas ricas em significado, feitas em papel reciclado. No dia 22 de março, comemorou-se o Dia da Água, com uma sessão dinamizada pelo Sr. Eng.º Luís Rabaça que realçou a importância deste recurso fundamental para a vida do nosso planeta.

Encontro com Afonso Cruz No dia 20 de janeiro, os alunos do 7ºC deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Ílhavo para um encontro com o escritor/ilustrador/realizador/músico Afonso Cruz. Nas aulas de Língua Portuguesa, estes alunos estudaram Os livros que devoraram o meu pai, um livro fascinante que nos conduz pelos enredos de outros livros à procura do pai do protagonista, Elias Bonfim. E, assim, a personagem acaba por entender que todos somos feitos de histórias e memórias que “nunca são verdadeiras ou absolutamente verdadeiras. São apenas uma interpretação” (p. 120). No encontro com o escritor foram várias as perguntas que os alunos fizeram e as respostas de Afonso Cruz esclareceram dúvidas acerca da obra e da sua visão sobre a vida.

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação - http://www.aege.pt/biblioteca/SiteNovo/index.html

2


NEWSLETTER BIBLIOTECA N.º4 DEZEMBRO 2011

Segurança na Internet Para assinalar o dia 7 de fevereiro, dia da Internet Segura, a nossa BE organizou algumas sessões para alunos. O mundo das novas tecnologias, das redes sociais e da informação sempre disponível é fabuloso mas traz consigo muitos riscos associados que convém conhecermos para melhor os combater. Assim, as sessões trataram essencialmente dos perigos de uma utilização não segura da Web e a forma de os evitar. Alguns alunos aproveitaram para relatar situações em que eles e/ou familiares foram vítimas de burlas cibernáuticas e refletiram acerca dos malefícios do cyberbullying, do phishing e do roubo da identidade. Esperamos que todos continuem alerta e reconheçam que copiar trabalhos ou informação da Net pode não ser sempre o melhor caminho...

Dia dos namorados No dia de S. Valentim, a BE recebeu duas turmas na disciplina de Inglês, que falaram sobre as tradições desta data, divertiram-se com algumas anedotas, entusiasmaram-se com versos românticos e construíram as suas próprias quadras em corações que foram posteriormente afixados à entrada da escola. Aqui fica um exemplo que animou bastante a atividade. What did the caveman give his wife on Valentine’s Day? Ughs and kisses!

Itinerâncias Durante as itinerâncias pelos Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo do nosso Agrupamento, somos sempre surpreendidos com trabalhos maravilhosos dos meninos e das meninas que explicam com orgulho como criaram as suas pequenas grandes obras. Um exemplo de um desses trabalhos dinamizado pelas educadoras do Jardim de Infância da Gafanha da Encarnação Norte, como preparação para a leitura da história Felismina Cartolina e João Papelão, de Pedro Seromenho, resultou num livro disponível online que ficou muito alegre e divertido. Poderão procurar num motor de busca da Internet por “personagens de papelão myebook”.

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação - http://www.aege.pt/biblioteca/SiteNovo/index.html

3


NEWSLETTER BIBLIOTECA N.º4 DEZEMBRO 2011

Mês da Leitura na BE do 1º ciclo Em março celebrou-se o Mês da Leitura na EB da Gafanha da Encarnação Centro com diversas atividades. Para iniciar, no dia 8, as turmas dos 3º e 4º anos assistiram a uma sessão sobre “O valor do livro” dinamizada por uma técnica da BMI que exemplificou os cuidados a ter com os livros, demonstrou alguns exemplos de livros danificados e outros restaurados e ensinou também os nomes das diferentes partes que compõem um livro, que até tem miolo. No dia 15, foi a vez de toda a escola assistir à dramatização do livro O Moliceiro da Ria, pela atriz Cláudia Stattmiller – um sucesso completo, que contou com a colaboração de diversos “atores improvisados” e que culminou com a representação figurada ao vivo de um barco moliceiro. Vejam que alegre que ficou! No dia 22, foi a vez dos alunos se encontrarem com o escritor da obra dramatizada – Amaro Neves, autor de outro livro também sobre a nossa região e muito procurado pelos alunos, A cidade dos ovos moles. O encontro foi repleto de perguntas e terminou com uma sessão de autógrafos. Na última semana do período, decorreu ainda na Biblioteca desta escola uma Feira do Livro, aberta à comunidade e que, por isso, teve um horário mais alargado no dia 22. Todas as turmas visitaram a feira e os alunos revelaram que para eles os livros são realmente grandes amigos.

Mês da Leitura na BE da escola sede Para celebrar o Mês da Leitura na BE da escola sede, decidimos preparar uma atividade diferente que pelo seu mistério despertasse a curiosidade e a criatividade dos nossos utilizadores. Decidimos “dar forma aos livros”, isto é, com eles criar diferentes construções (uma por semana) e pedir àqueles que nos visitam sugestões para títulos dessas esculturas. Tivemos, de facto, ideias muito interessantes, algumas das quais foram premiadas com… um livro, claro! Neste mês realizámos duas oficinas – uma de poesia e outra de literacia de informação. Na primeira, decidimos “com as palavras brincar e poesia criar”. Assim, e com base em pequenos desafios apresentados aos alunos, nasceram trabalhos muito bons e divertidos que já se encontram publicados num livro. Deixamos apenas um exemplo para aguçar a vossa curiosidade. Na segunda oficina, depois de refletir com os alunos sobre algumas estratégias de pesquisa, estes foram desafiados a construir pequenas biografias de escritores. Os trabalhos que daqui resultaram irão ser posteriormente expostos na nossa BE. Se tu visses o que eu vi Desatavas à gargalhada: Os alunos a olhar para a frente E o projetor não projetava nada.

Se tu visses o que eu vi Vias tudo ao contrário: Uma baleia a fazer crochet E um gato no Oceanário.

Se tu visses o que eu vi Ficavas de boca aberta: Um gato a varrer o chão E a velha a olhar p’ra a boneca.

Se tu visses o que eu vi Davas uma galheta. Um gato a levar porrada E outro a assoar ranheta.

Se tu visses o que eu vi Ficavas depilado. Nós somos tão bons E tu tão mimado. (grupo de alunos 6ºB)

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação - http://www.aege.pt/biblioteca/SiteNovo/index.html

4


NEWSLETTER BIBLIOTECA N.º4 DEZEMBRO 2011

No dia 13 de março, a turma do 5º D, na aula de LP, foi à BMI para um encontro com o escritor António Mota. O autor mostrou-se muito comunicativo e simpático e os alunos estavam ansiosos para lhe fazer algumas das perguntas que haviam preparado nas aulas. Infelizmente, o tempo de conversa foi limitado, por sobreposição de outras atividades preparadas por outras escolas. De qualquer forma, os alunos ficaram satisfeitos com a oportunidade de conhecer um escritor que tanto tem dado ao universo da literatura infanto-juvenil e não se esqueceram de trazer alguns livros da sua autoria para serem autografados. No dia 19 de março, as turmas do 9º ano tiveram o privilégio de participar na nossa BE num encontro com o Sr. Eng.º Senos da Fonseca. Este conhecido ilhavense tem escrito inúmeros livros sobre a nossa região, trabalhos muito bem documentados e de profundo interesse para a construção da história do concelho. Recentemente, recebeu o prémio Almirante Sarmento Rodrigues atribuído pela Academia da Marinha Portuguesa pelo seu livro As embarcações que tiveram berço na laguna, que gentilmente ofereceu à BE. Neste encontro, Senos da Fonseca fez uma apresentação muito interessante da evolução ao longo dos séculos da “ria” e de como isso influenciou a vida, as atividades e a organização destas regiões, explicando ainda a evolução e separação das diferentes Gafanhas e a origem dos seus nomes. Falou também de personagens célebres, não esquecendo, claro, Joana Maluca, figura incontornável na Gafanha da Encarnação. Explicou ainda um pouco do processo investigativo em que se baseia o seu trabalho de pesquisa, referindo alguns dos procedimentos usuais naquela que é porventura a biblioteca-mãe no nosso país – a Torre do Tombo.

Árvores genealógicas Para finalizar o período, a BE da escola sede ficou mais bonita e animada com as diversas árvores de família criadas pelos 5.º anos no âmbito da disciplina de EMRC. Estes foram trabalhos que atraíram a atenção de todos os nossos utilizadores que participaram entusiasmados na eleição da melhor árvore.

• EntrePalavras—final distrital, 23 de abril •Semana da Europa (7 a 11 de maio) •Exposição de barcos de papel (realizados pelos alunos dos Jardins de Infância) Ficamos à espera das vossas sugestões.

Visitem-nos: No blogue: aege.wordpress.com

No nosso site: www.aege.pt/biblioteca/SiteNovo

Na página do facebook da Biblioteca AEGE

Equipa: Luísa Pires (PB) Maria José Marques (AO) Horário BE2/3: das 8.30 às 17.30* *até às 18.30 na primeira 2ªfeira de cada mês

Anabela Santos Daniela Bizarro

Liliana Nunes Rosa Ferreira Horário BE1: 3ª das 13.45 às 15.30 5ª das 9.00 às 12.00

5


Newsletter nº 5 2012