Page 1

RE(VI)VENDO ÊXODOS


RE(VI)VENDO ÊXODOS


RE(VI)VENDO ÊXODOS


Re(vi)vendo Êxodos Este projeto foi pensado, desenvolvido e elaborado por Fernanda Alves, Gabriel Pereira e Luérison Alves, sobre a orientação de Bruno Porto, para o Projeto Integrador 3, durante o 3º semestre do curso de Design Gráfico, no IESB, no ano de 2014. Agradecimentos aos coordenadores do Projeto Re(vi)vendo Êxodos, Luis Guilherme, Marilene Lara, Acácio Calil, Marcos Vianna, Suzan Paula e Carlos Doberstein, por terem cedido as fotos para esse projeto.


Neste livro apresentaremos fotos de alunos que participaram do Projeto Re(vi)vendo Êxodos ao longo de treze anos. O acervo do projeto possui aproximadamente 6800 fotos e as fotos escolhidas passaram por uma análise e foram selecionadas de acordo com os temas: paisagem (arquitetura e natureza), intervenções urbanas e social. A criação do livro busca divulgar este trabalho de inserção dos alunos no âmbito da fotografia sob o olhar de cada um em seu respectivo contexto social, geográfico, histórico e cultural. Esse trabalho servirá, também, como fonte de incentivo e inspiração para outras instituições de ensino, estudantes ou quaisquer outras pessoas que se interessarem em começar algo a partir da ideia que o projeto propõe.O livro foi trabalhado com temas comuns encontrados na maioria das fotos. Foi diagramado e organizado de forma contextual e dinâmica sobre fundos intercalados em preto e branco e diferentes tamanhos de imagens, tendo como referência as fotos e livros do grande fotógrafo Sebastião Salgado que impulsionou o projeto desde o início.


Projeto Re(vi)vendo Êxodos

O Projeto Re(vi)vendo Êxodos surgiu em 2001, após uma visita à exposição “Êxodos” do fotógrafo Sebastião Salgado, seu trabalho retratava a dor e as condições humanas proporcionando aos visitantes uma grande vontade de refletir e se sensibilizar. Se inspirando na exposição a equipe de professores da área de Ciências Humanas do Centro de Ensino Médio Setor Leste e os alunos se incentivaram a retratar as mesmas situações no contexto do Distrito Federal com temas como trabalho infantil, lutas, invasões e etc. O projeto Re(vi)vendo Êxodos, é um mergulho de caráter emocional e intelectual feito com os alunos de escolas públicas e possui três pilares: Identidade, Patrimônio e Meio ambiente. Os alunos se organizam em grupos e trabalham as fotos com temas diversificados dentro desses três pilares seguindo o padrão preto e branco de Sebastião Salgado, tirando fotos sob um olhar curioso de ambientes e contextos diferentes. É, atualmente, desenvolvido no Centro de Ensino Médio Setor Leste, no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, na Escola Nova Betânia em São Sebastião, já esteve no Centro de Ensino Médio Setor Oeste e no CEAN- Centro Educacional da Asa Norte, e está sendo levado a outras escolas públicas do Distrito Federal. Os alunos realizam pesquisas bibliográficas e de campo, constroem ao longo do ano dossiês, portfólios, vídeos, boletins informativos, cartazes, folders, encenações, desenvolvem uma monografia escolar e apresentam seminários. Além disso, visitam as cidades e realizam entrevistas e pesquisas sobre o patrimônio dessas regiões. Ao final de cada edição realizam uma Mostra de Resultados no Espaço Cultural Renato Russo da 508 Sul e além da exposição fotográfica, conta ainda, com uma caminhada em um local relevante, que ocorre durante o mês de outubro com duração de duas semanas para uma experiência de inserção histórica, geográfica e cultural.


O Projeto conta com o apoio de vários parceiros tem buscado articular diversas propostas e ações nas áreas de educação, pesquisas históricas, políticas de preservação, registro de manifestações, desenvolvimento sustentável, entre outras. Nos últimos anos foram estabelecidas parcerias com algumas das instituições públicas mais respeitadas como o Exército Brasileiro, o IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o ICMBio – Instituto Chico Mendes, além de governos estaduais e do DF, administrações municipais e diversas empresas colaboradoras, além de outras instituições que comungam com nossos propósitos.


PAISAGEM ARQUITETURA

Este tema possui imagens da arquitetura do Distrito Federal de várias formas e ângulos diferentes sob o ponto de vista não só de pontos turísticos e lugares mais conhecidos, mas também de lugares inusitados, mostrando a verdadeira cara da região em diferentes aspectos.


(2005)


(2013)


(2004)


(2013)


(2012))


(2012)


(2012)


(2005)


(2013)


(2013)


(2005)


PAISAGEM NATUREZA

Este tema retrata a beleza natural da região do Distrito Federal. Foi organizado de modo que cada tipo de beleza natural tenha seu devido destaque; com árvores em primeira instância, flora e fauna, além de paisagens naturais que englobam um conjunto de elementos.


(2013)


(2013)


(2013)


(2013)


(2012)


(2009)


(2007)


(2013)


(2013)


(2009)


(2007)


INTERVENÇÕES Neste tema foram anexadas, fotos de intervenções humanas no contexto urbano, tanto como forma de manifestação quanto como forma artística. Formas estas, que tomam cada vez mais espaço no cenário do Distrito Federal.


(2013)


(2013)


(2012)


(2005)


(2013)


(2007)


(2013)

(2005)


(2013)


SOCIAL

As fotos deste tema foram escolhidas com o objetivo de mostrar diferentes temas sociais dentro da região do Distrito Federal, como o acúmulo de lixo, o desemprego e o trabalho infantil, as manifestações, lutas de classe e busca de terra.


(2012)


(2009)


(2001)


(2007)


(2003)


(2001)


(2001)


(2001)


(2005)


(2002)


(2005)


Este livro foi impresso com papel fosco no miolo e papel couchê na capa, pela Gráfica Central Park. As Fontes usadas foram a Gil Sans MT e a Black Tulip ITC Std.


Revivendo êxodos  

Livro que reúne fotos de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal que participam do projeto Revivendo Êxodos. Projeto que tem co...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you