Page 1

AN.política

AN.economia

As engenharias para LHS e Pavan neste ano

Athletic tem planos de crescer 30% em 2010 Claudio Loetz/Página 21

Cláudio Prisco/Página 8

EDIÇÃO CONCLUÍDA ÀS 21H15

AS CARAS DE JOINVILLE (42)

E

Ele é o

REI DO ROCK Jaime Leandro não toca instrumentos nem integra bandas, mas seu negócio o faz ser muito popular entre as gerações de adolescentes e fãs do estilo musical na cidade

JESSÉ GIOTTI

30.1.10

Garota Verão

Feira de adoção

A RBS TV apresenta hoje, a partir das 9h50, as três últimas etapas regionais do Garota Verão 2010. No programa, os telespectadores conhecerão as candidatas que representarão as regiões de Chapecó, Criciúma e Florianópolis na grande final, em Içara. O evento de escolha da Garota Verão de 2010 ocorre entre os dias 19 e 27 de fevereiro, com diversas fases eliminatórias e integração entre as candidatas. Saiba mais no www.clicrbs.com. br/garotaverao.

O Grupo de Apoio e Proteção aos Cães Abandonados (Guapecas), de Joinville, faz hoje uma feira de adoção de cães abandonados. Será no Agroshop Paraíso (rua Otto Pfuetzenreuter, 304, bairro Costa e Silva), das 9 às 14 horas. Em caso de mau tempo, a feira será transferida para o próximo sábado. Informações no www. guapecas.blogspot.com.

O preconceito diminuiu bastante. Muitos achavam que [roqueiros] era um bando de loucos

Maria Goreti Leandro, 42 anos, se revezam no trabalho. Ela também prefere o rock. O filho, Carlos Eduardo, herdou o gosto e aprendeu a tocar guitarra. Juntos, eles já organizaram excursões para shows em outras cidades. Exemplos são os eventos do Curupira Rock Club, em Guaramirim, e o show dos Ramones, em Balneário Camboriú. “Ele é um sustentáculo da música ‘pesada’ em Joinville. É um referencial. Ele vai atrás e está aberto ao diálogo. Procura o que o público quer, valoriza o cliente e não desaprova nenhum estilo”, afirmou o roqueiro e analista judiciário Flávio Dauner, 48 anos. Ele foi um dos primeiros clientes e se tornou amigo de Jaime, amizade que já dura mais de 20 anos. Para Maria, a qualidade de Jaime é ser honesto. “Isso supera tudo. Todas as pessoas que o conhecem sabem disso.” Jaime nasceu em Vidal Ramos, mas se mudou para Joinville quando tinha 22 anos. Antes de montar a loja (em parceria com o cunhado Evaldo Knies), trabalhou como metalúrgico e, por dois anos, intercalou as funções. Até que saiu da metalurgia e se dedicou ao comércio “metaleiro”, exclusivamente. “Hoje, o preconceito diminuiu bastante. Muitos achavam que [roqueiros] era um bando de loucos”, conta Jaime, ao lembrar o início de seu negócio. “A Rock Total e o Jaime já são quase a mesma pessoa. Quando se lembra de rock’n’roll em Joinville, no âmbito, não só de discos, mas no de formar roqueiros na cidade, ele e a loja têm, sem dúvida, uma influência”, entende Dinho, da banda Sexy Pearl.

AN.com.br ■ Confira vídeo e galeria de fotos.

LEIA.domingo ▼

VOCÊ.hoje

lvis Presley morreu, mas Jaime Leandro vive. Ele não toca instrumento musical, não integra uma banda e nem se veste de preto. Mas, para muitos, Jaime é o rei do rock em Joinville. Isto porque há mais de 20 anos virou uma referência na cidade quando o assunto é rock. Com 47 anos, ele é dono de uma loja de artigos especializada no gênero, a Rock Total Discos. Do emocore ao heavy metal, do punk ao grunge, é difícil encontrar um roqueiro que não o conheça. Há uma variedade de estilos na loja, assim como nas preferências do dono. Jaime não tem uma banda preferida, mas escuta AC/DC, Pink Floyd, Metallica e Ramones. Cada dia, escolhe uma banda diferente. Mas nem só de rock vive Jaime. Ele também respeita o gênero sertanejo e admira a música popular brasileira. Desde que o rock entrou na vida de Jaime, tomou conta do tempo dele. A ponto de não ter férias há 21 anos. Para compensar, nos fins de semana, ele prefere ir à chácara, em Araquari, onde tem ovelhas, peixes e três cães. Mas não descarta vender a loja. “É desgastante. Trabalho todos os dias, mas é difícil abrir mão, sei que vai fazer falta.” A família mora no prédio em frente à loja. Jaime e a mulher,

PENA FILHO

Teatro

Transporte universitário

AN.geral

A companhia Dionisos Teatro apresenta a peça “Napiti Ditemê” no teatro do Sesc, em Joinville. O espetáculo ocorre às 16 horas, no teatro do Sesc (rua Itaiópolis, 470, bairro América) e tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo. Classificação 14 anos.

Este sábado é o último dia para os estudantes universitários de Barra Velha fazerem a troca das carteririnhas. Os alunos deverão ir até a Secretaria de Educação da cidade com os boletos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2009. O contato é Selma Soares. Informações: (47) 3446-7715.

A série “AN no seu bairro” visita o Ulysses Guimarães, que vive o ritmo de uma região “em construção”.

AN.esporte

Exposição

JEC joga pela liderança do Catarinense, domingo, às 19h30, contra o Atlético, em Ibirama.

Encerra-se neste sábado, no Museu Nacional da Imigração e Colonização, em Joinville, a mostra didática de fotografia “Patrimônio: Modos de Ver”, dos alunos de artes visuais da Univille. A visitação ocorre das 11 às 17 horas.

Reportagem especial mostra como está a situação das 14 secretarias regionais de Joinville.

AN.política

an032_30  

AN.política O preconceito diminuiu bastante. Muitos achavam que [roqueiros] era um bando de loucos AS CARAS DE JOINVILLE (42) AN.com.br Clau...