Page 1

2012 RELATÓRIO ANUAL

Sicredi Empresarial SC


ÍNDICE DIRETORIA SICREDI EMPRESARIAL SC

LINHA DO TEMPO EVOLUçãO

ESTRUTURA DO SICREDI 2012: UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS!

NÚMEROS DO SICREDI EMPRESARIAL SC

ORGULHO DE SER SICREDI

AçõES DO SICREDI EMPRESARIAL EM 2012

2012

RELATÓRIO ANUAL

04 06 08 12 13 19 22

Relatório Anual 2012 Instituição Financeira Cooperativa Sicredi Empresarial SC. www.sicredi.com.br Gerente Regional: Nilton Weber Gerente Regional Administrativa: Anelise Back Assessora de Comunicação: Aline Eich Auxiliar: Elaine Cristina Rotolo Diagramação: LUCKcomm Design e Publicidade Impressão: Gráfica Volpato


GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE Governança. Essa palavra a cada dia se faz mais presente entre as pessoas envolvidas com a gestão, seja de empresas, de instituições e na área pública. Sinteticamente, Governança diz respeito a regular (ou regrar) a maneira como uma empresa ou instituição é dirigida e pode ser feita de diversas formas. Ela tanto pode ser resultado de determinados costumes e práticas que se consolidam através do tempo, como também se concretizar com a definição e implantação de processos, políticas, leis, regulamentos e atos institucionais. A Governança engloba também a forma como devem se dar, idealmente, as relações entre os diversos atores envolvidos e os objetivos pelos quais uma empresa/instituição se orienta. A Governança visa a garantir ampla transparência e máxima participação de diferentes agentes na gestão de uma determinada iniciativa. Com as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi não é diferente. Ao longo do tempo, o Banco Central vem editando leis e resoluções que indicam os caminhos para uma boa governança em nosso segmento de atuação. E um dos aspectos mais relevantes desta ferramenta de gestão diz respeito à participação e representação dos associados das cooperativas. Isto porque, quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação Nilton joão Floriano e envolvimento na decisão sobre as questões Presidente relevantes, melhores serão os resultados, tanto para os associados, quanto para as comunidades onde cada cooperativa atua. Portanto, as boas práticas de governança nas cooperativas de crédito, mais do que estarem à disposição de seus líderes, administradores e associados, se impõem como decisivas para assegurar maior competitividade, aumento da credibilidade e sucesso crescente dos sistemas cooperativos. Em sinergia com essa postura, o pioneirismo e a visão de futuro do Sicredi sobre as questões socioambientais ficou explícito quando, em dezembro de 2011, foi aprovada a minuta da Política de Sustentabilidade. No segundo semestre de 2012, iniciamos, internamente, a divulgação mais ampla dessa política, que visa gerar diretrizes para explicitar as boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Sicredi e aprimorar sua atuação, além de procurar envolver cada vez mais seu público de relacionamento: associados, dirigentes, colaboradores, parceiros, fornecedores e sociedade em geral. Em 2012, quando se comemorou o Ano Internacional das Cooperativas, chancelado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Sicredi registrou muitas conquistas, que tornam-se evidentes na leitura deste Relatório. Que sigamos trabalhando com a mesma dedicação e espírito cooperativo para que todo ano possa ser considerado ano das cooperativas, em especial as de crédito em função de suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social de seus associados e das regiões onde atuam.

Romeu Retzlaff Vice-presidente

As boas práticas de governança nas cooperativas de crédito, mais do que estarem à disposição de seus líderes, administradores e associados, se impõem como decisivas para assegurar maior competitividade, aumento da credibilidade e sucesso crescente dos sistemas cooperativos

2012

RELATÓRIO ANUAL


SICREDI EMPRESARIAL SC CONSELHO DE ADMINISTRAçãO Nilton joão Floriano

Romeu Retzlaff

Presidente

Vice-presidente

Efetivos

Suplentes

• Luiz Carlos Boebel

• Raul Sidney Hasse

• Bráulio Feuser

• Edio Luiz Marian • Ivo Ritzmann • Otomar Rothebarth • Wilson Corsi • Eduardo Colzani • Marcelo Alexandro Molinari

• Guido Francisco Emmendorfer • Gilson Bohn • Acácio Martins • Silvio de Oliveira • joão Batista Soares • josé Protásio de Oliveira • joni Marcos Becker • joão Batista dos Santos

CONSELHO FISCAL

2012

RELATÓRIO ANUAL

04

Efetivos

Suplentes

• Fabio Santana Correa • Celso Trentini • Alvo Kupas

• Vilson Holz • Gladimir Garcia Mendes • Andre Felipe Benazzi


LINHA DO TEMPO SICREDI

LINHA DO TEMPO - EVOLUçãO Primeira cooperativa de crédito da América Latina

Adoção da Marca

1902 1902

1925 1925

1964 1964

Responsabilidade Social

COCECRER-PR

Reformulação do SFN (Lei nº 4.595/64)

1980 1980

1985 1985

1989 1989

1992 1992

1995 1995

Programas Sociais

1996 1997 1997 1998 1998 2000 2000 1996

COCECRER-MT e COCECRER-MS

1º Banco Cooperativo privado do Brasil

2003 2003

COCECRER-MS integra o Sicredi

• 1902

• 1987

Em 28 de dezembro de 1902 foi constituída a primeira cooperativa de crédito brasileira, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, atual Sicredi Pioneira RS.

Em novembro e dezembro, mais sete cooperativas de crédito e cinco cooperativas agropecuárias de 2º grau filiam-se à Cocecrer/ PR.

• 1925 Em setembro de 1925 ocorreu a criação da primeira Central de Caixas Rurais denominada União Popular do Rio Grande do Sul, que reuniu 66 cooperativas até 1964. Em 1967, esta central foi transformada na Cooperativa de Crédito Sul Rio-Grandense, atual Sicredi Metrópolis RS. • 1964 Sob a denominação de Caixas Populares Raiffeisen, existiam 66 cooperativas de crédito com papel expressivo no Sistema Financeiro do Rio Grande do Sul. Neste mesmo ano, ocorreu a reformulação do Sistema Financeiro Nacional (Lei nº 4.595/64), que impôs restrições normativas ao funcionamento das cooperativas de crédito brasileiras. • 1980

2004 2004

Com a criação de mais 05 cooperativas de crédito em Mato Grosso: Credijul (Sicredi Vale do Cerrado); Credinova; Credioeste (Sicredi Sudoeste); Credinoroeste (Sicredi Noroeste) e, Credicanarana (Sicredi Alto Xingu), foi constituída a Cooperativa Central de Crédito Rural de Mato Grosso - Cocecrer/MT, atual Central Sicredi MT, em 5 de setembro de 1989. Em julho foram criadas 10 cooperativas de crédito em Mato Grosso do Sul, sendo elas nos municípios de: Dourados (Credidourada), Maracaju (Credimara), Ponta Porã (Credipan), Naviraí (Credinav), Rio Brilhante (Credirio), Caarapó (Credirural), Itaporã (Credita), Sidrolândia (Credilândia), Fátima do Sul (Credivale) e Bonito (Credibon). No dia 10 de novembro do mesmo ano foi criada a Cooperativa Central de Crédito Rural do Mato Grosso do Sul - Cocecrer/MS, atual Central Sicredi Brasil Central. • 1992 Em 10 de julho, por decisão de todas as cooperativas, a Cocecrer/RS e suas filiadas passam a adotar a marca Sicredi, unificando a identidade de todas as cooperativas do Sistema em representação ao Sistema de Crédito Cooperativo.

• 1981

• 1995

A partir do segundo semestre, são constituídas as três primeiras cooperativas de crédito rural do Paraná. As primeiras operações são realizadas pela Cooperativa de Crédito Agropecuária do Oeste Ltda, atual Sicredi Oeste PR.

Em 16 de outubro, autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional (Resolução nº 2.193/95) as cooperativas filiadas à Central Sicredi RS constituem o Banco Cooperativo Sicredi S.A, primeiro banco cooperativo privado brasileiro. Integração da Cocecrer-PR ao Sicredi, atual Central Sicredi PR.

• 1985 Em janeiro, as 10 cooperativas de crédito singulares em atividade no Paraná constituem a Cooperativa Central de Crédito Rural do Paraná - Cocecrer/PR, atual Central Sicredi Paraná.

Confederação Sicredi e a Corretora de Seguros Sicredi

2005 2006 2006 2008 2005

Administradora de Cartões Sicredi Sicredi em TO, GO, PA e RO

de do Sul unem-se para fortalecer o Banco Cooperativo Sicredi, tornando-o, assim, um banco interestadual. Integração da Cocecrer - MT ao Sicredi, atual Central Sicredi MT. • 1997

• 1989

Em 27 de outubro de 1980 foi constituída a Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul - Cocecrer/RS fruto da união de nove cooperativas de crédito remanescentes do sistema Raiffeisen no Rio Grande do Sul.

2012

Sicredi em SC

Administradora de Bens Sicredi e Poupança

COCECRER-RS

RELATÓRIO ANUAL

Fundação Sicredi e Administradora de Consórcios

COCECRER-MT integra o Sicredi

Central de Caixas Rurais

06

Constituição da Alcred (SP)

• 1996 Em 03 de junho iniciam-se as operações do Banco Cooperativo Sicredi. Em 13 de dezembro, as cooperativas do Paraná e do Rio Gran-

Em 19 de agosto, iniciam-se as atividades do Banco Cooperativo Sicredi em Curitiba/PR. Integração da Cocecrer - MS ao Sicredi, atual Central Sicredi Brasil Central. • 1998 Constituída a Alcred Central - SP, atual Central Sicredi SP. • 1999 O Banco Cooperativo Sicredi é autorizado a realizar operações de crédito rural com encargos equalizados pelo Tesouro Nacional. • 2000 Constituídas a Confederação Sicredi (objetivo de prestar serviços ao Sistema e entidades conveniadas) e a Corretora de Seguros Sicredi Ltda. Em 30 de novembro, o Conselho Monetário Nacional aprova a resolução nº 2788/00, facultando aos bancos cooperativos a transformarem-se em bancos múltiplos. • 2001 O Banco Cooperativo Sicredi concretiza sua participação na BC CARD - Administradora de Cartões dos Bancos Cooperativos Ltda. • 2002 A Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos da Aliança Cooperativista do Estado de São Paulo - ALCRED CentralSP (atual Central Sicredi SP) e suas filiadas passam a integrar o Sicredi. Assim, inicia a operação do Sicredi em São Paulo. Em 28 de dezembro, o cooperativismo de crédito comemora o centenário da cooperativa de crédito de Nova Petrópolis e é inaugurado o monumento “A Força do Cooperativismo”, em Nova Petrópolis/RS.


LINHA DO TEMPO - EVOLUçãO Política de Sustentabilidade

Planejamento Estratégico

redi e ra de os

Plataforma Risco

2008 2009 2006 2008 2009

Administradora de Cartões Sicredi

TO, RO

Parceria

AE Projeções

Campanha Institucional

2010 2010

Top 5 BACEN

Programas Sociais

Ano Internacional instituido pela ONU

CRM

Nova Petrópolis Capital Nacional do Cooperativismo

Programas Sociais

Aprovação da parceria Rabobank

Rede Redecard

Campanha Institucional

Campanha promocional

Redes Sociais 3.0

2011 2011

Projeto Integrar

Campanha Promocional

Outsourcing TI Rede Peter Compartilhada Drucker

Poupedi

• 2003 Em 25 de junho, o Conselho Monetário Nacional aprova a Resolução n° 3.106/03, que permite a livre admissão de associados às cooperativas de crédito. Em 26 de junho, o Sicredi inicia suas atividades em Santa Catarina. • 2004 Constituição da Administradora de Bens Sicredi Ltda. • 2005 Início das atividades do Sicredi em Goiás, Tocantins, Pará e Rondônia. Constituídas a Fundação Sicredi e a Administradora de Consórcios Sicredi Ltda. • 2006 O Banco Cooperativo Sicredi, adquire as quotas de participação do Bancoob na BC Card. Com esta transação, a empresa passa a ter a seguinte razão social: Administradora de Cartões Sicredi Ltda. • 2008 Aprovação do Projeto de Reestruturação Organizacional e de Governança do Sicredi. Sicredi Participações S.A, foi constituída em 10 de outubro 2008 para propiciar a participação direta e formal das cooperativas de crédito na gestão corporativa. • 2009 Nova Petrópolis recebe o título de Capital Nacional do Cooperativismo. • 2010 Parceria com o Rabobank - Instituição holandesa cooperativa que é um dos principais fornecedores mundiais de serviços financeiros para a indústria de alimentos e o agronegócio, experiência de mais de 160 anos do Rabobank em cooperativismo de crédito.

CRM Corporativo

Crédito Fácil via Canais

2012 2012 Pesquisa

Sicredi Racing

SAP ERP – Projeto Integrar -Com o objetivo de centralizar e automatizar processos contábeis, tributários e administrativos do Sicredi. Outsourcing TI - Em 12 de maio de 2010, o Sicredi fechou contrato com duas das maiores referências mundiais em tecnologia da informação: a Accenture e a IBM. Rede Compartilhada – Rede Banco24Horas O Sicredi firmou parceria com a TecBan. Redecard - Firmado parceria para permitir que os associados do Sistema também utilizem as máquinas da empresa em todo o Brasil, além da rede de aceitação própria do Cartão Sicredi. • 2011 O Sicredi amplia sua atuação no marketing esportivo com a equipe de automobilismo Sicredi Racing – O patrocínio foi viabilizado através da parceria com as seguradoras Icatu e Mapfre. Aprovação da parceria com o Rabobank - A presidente da República, Dilma Rousseff, editou o decreto que reconhece como de interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 49% no capital do Banco Cooperativo Sicredi. O decreto foi publicado no dia 19 de maio, no Diário Oficial da União.

Cartões Visa com Chip

Sicredi entre as 150 Melhores para se trabalhar

Parceria

(cartão múltiplo) para plásticos da bandeira Visa. Sicredi no ranking entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Crédito Fácil - Trouxe aos associados benefícios como agilidade e acessibilidade ao crédito. Troféu Peter Drucker - Premiação da 29ª edição do Top de Marketing, promovido pela seccional gaúcha da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS). Parceria IFC - Contrato junto à IFC (International Finance Corporation), braço do Grupo Banco Mundial que investe no setor privado dos países em desenvolvimento. Política de Sustentabilidade - A visão do Sicredi, em sintonia com sua missão e valores, não deixa margem a dúvidas quanto aos compromissos da organização com a sustentabilidade: “Ser reconhecido pela sociedade como instituição financeira cooperativa, comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades. Sustentabilidade proposto pela abordagem triple bottom line (TBL), que reúne simultaneamente o resultado econômico, o social e o ambiental.

Pesquisa NPS - Como parte do Planejamento Estratégico 2011-2015, o Sicredi está realizando a Pesquisa de Satisfação NPS, baseada na métrica desenvolvida pela Bain & Company.

• 2012

Redes Sociais 3.0 - Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Orkut são as mídias sociais onde o Sicredi está presente para estreitar seu relacionamento com os associados. Além disso, o blog Gente que coopera cresce é canal oficial do Sicredi para expressar os valores e diferenciais do cooperativismo

Morya Brasil, associada ao Grupo ABC, a nova agência de publicidade do Sicredi.

Cartões Visa com Chip - Em 2011, o Sicredi passou a oferecer aos seus associados cartões com chip na modalidade débito-crédito

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

CRM Corporativo - O Planejamento Estratégico 2011-2015 diagnosticou a necessidade de uma nova ferramenta de CRM para o Sistema. Com base no diagnóstico, a solução escolhida foi o Oracle Siebel.

2012

RELATÓRIO ANUAL

07


ESTRUTURA DO SICREDI

Cooperativas de Crédito

Sicredi Participações S.A.

Banco Cooperativo Sicredi

As cooperativas de crédito do Sicredi são organizadas em sistema, o que lhe assegura uma marca corporativa forte e ganhos de escala em todos os níveis.

A Sicredi Participações S.A. é responsável pela coordenação da definição dos objetivos estratégicos e econômicofinanceiros do Sicredi e pela deliberação de políticas de compliance, ética e auditoria.

O Banco Cooperativo Sicredi atua como instrumento das cooperativas de crédito para acessar o mercado financeiro e programas especiais de financiamento.

Centrais

Confederação Sicredi

Fundação Sicredi

As centrais Sicredi difundem o cooperativismo de crédito e coordenam a atuação das cooperativas filiadas, apoiandoas nas atividades de desenvolvimento e expansão.

A Confederação tem por objetivo prover serviços às suas associadas e às demais empresas e entidades integrantes do Sicredi, nos segmentos de informática e administrativo, especialmente nas áreas tributária, contábil e de folha de pagamento.

A fundação Sicredi tem como objetivo estruturar, desenvolver e coordenar programas de educação que promovam o cooperativismo de crédito e a formação de associados.

2012

RELATÓRIO ANUAL

08


O Sicredi no Brasil O modelo de organização sistêmica do Sicredi e utilização de marca única por várias cooperativas e entidades é referência internacional: • 113 cooperativas de crédito; • presente em 10 estados; • mais de 1.200 pontos de atendimento • mais de 3,8 bilhões de patrimônio líquido • mais de 28 bilhões de ativos

O Sicredi em Santa Catarina Sicredi Iguaçu

Sicredi Sudeste Paraná Sicredi Centro Sul

Sicredi São Cristóvão

Sicredi Fronteira

Sicredi Empresarial

Sicredi Vale Litoral Sicredi Celeiro

Sicredi Alto Uruguai

Sicredi Região da Produção

Sicredi Norte RS

Sicredi Metropolitana

Sicredi Altos da Serra

Sicredi Alto Vale do Itajaí

Sicredi Sul SC

2012

RELATÓRIO ANUAL

09


GARUVA

ITAPOÁ

CAMPO ALEGRE

ÁREA ATUAçãO

jOINVILLE

SãO BENTO DO SUL

SICREDI EMPRESARIAL SC

SãO FRANCISCO DO SUL

SCHROEDER ARAQUARI

CORUPÁ

PROjETO DE EXPANSãO

GUARAMIRIM

BALNEÁRIO BARRA DO SUL

jARAGUÁ DO SUL SãO jOãO DO ITAPERIÚ MASSARANDUBA

BARRA VELHA LUIZ ALVES PIçARRAS PENHA

UNIDADES DE ATENDIMENTO SICREDI EMPRESARIAL SC Unidade 02 CENTRO Rua Dr. joão Colin, 783 Centro - joinville (47) 3025.6745

Superintendência Regional Norte - SC Rua Otto Pfuetnreuter, 471 Costa e Silva - joinville (47) 3029.0244

Unidade 04 NORTE Rua Otto Pfuetzenreuter, 471 Costa e Silva - joinville (47) 3026 .6744

Unidade 05 LESTE Rua Iririú, 1695 Iririú - joinville (47) 3028 .6745

Unidade 06 AVENTUREIRO Rua Tuiuti, 2295 Aventureiro - joinville (47) 3028.1044

Unidade 07 ITAPOÁ Av. josé S. Pacheco, 1213 Itapema do Norte - Itapoá (47) 3443.2795

Unidade 08 GARUVA Av. Celso Ramos, 1367 Centro - Garuva (47) 3445.8300

2012

RELATÓRIO ANUAL

10

Unidade 03 SUL Rua Getúlio Vargas, 1261 Bucarein - joinville (47) 3028.6744


DESTAQUES E RECONHECIMENTOS

O Sicredi em 2012 • O Sicredi foi reconhecido pelos lojistas, empresas e entidades ligadas ao varejo com o Prêmio Mérito Lojista Brasil 2011, na categoria Serviços. (março 2012). • O Sicredi figurou em 5º lugar no Ranking Agência Estado Projeções nas categorias Top 10 Geral e Top 10 básico (maio/2012). • A promoção Força Premiada Sicredi foi agraciada em duas categorias da etapa regional do Ampro Globes Awards. (junho/2012). • Segundo o ranking Melhores e Maiores 2012, da revista Exame, o Sicredi foi a terceira instituição com maior volume de recursos concedidos ao crédito rural em 2011, com R$ 6,067 bilhões. (julho/2012). • O Sicredi conquistou o Prêmio Concred Verde 2012 com o Programa A União Faz a Vida, na categoria Responsabilidade Social (agosto/2012). • No ranking 500 Maiores do Sul, elaborado pela revista Amanhã e pela PwC, o Sicredi ocupou a 14° posição entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. (agosto/2012). • Na 12ª edição do anuário Valor 1000, realizado pelo jornal Valor Econômico, o Banco Cooperativo Sicredi classificou-se em 19° lugar entre as 100 instituições financeiras. (agosto/2012). • O Sicredi esteve, novamente, no ranking das “Melhores Empresas para Você Trabalhar”, elaborado pelas revistas Exame e Você S/A. (setembro/2012). • O Banco Cooperativo Sicredi, uma das entidades do Sistema, foi considerado o melhor banco na categoria financiamentos, em 2012, no Relatório Financeiro Brasil Econômico, elaborado pelo jornal Brasil Econômico. (outubro/2012).

2012

RELATÓRIO ANUAL

11


2012: UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS! Ano de 2012, ano da confirmação, ano de inúmeras conquistas. O ano de 2012 foi um marco na história da Cooperativa, além de comemorar os 15 anos, com ações voltadas aos associados, comunidade e as equipes tivemos excelentes resultados em todas as áreas. O ano Internacional das Cooperativas intitulado pela ONU se traduziu de fato na Sicredi Empresarial. Tivemos um expressivo crescimento na captação de novos associados, ultrapassando a marca dos 13.000, os recursos totais passaram a marca dos R$90 milhões e as operações de crédito chegaram a R$50 milhões apresentando evolução de 33% sobre o ano anterior, evoluímos na prestação de serviços aos associados, tudo com muita dedicação e profissionalismo, com uma equipe de colaboradores comprometida e que melhora a cada dia e demonstra uma dedicação enorme. As sobras foram de R$1,531 milhão, consolidando a posição do Sicredi perante a comunidade e demonstrando que o caminho que está sendo trilhado está sendo correto. As sobras geradas pela Cooperativa ficam na região e serão reinvestidas aqui. A Superintendência Regional criada no ano de 2011 em Joinville, mostra que foi uma decisão acertada, que trouxe mais qualidade aos processos gerando mais negócios com os associados. Tivemos melhorias sensíveis na qualidade, refletindo na eficiência e produtividade. Fazendo mais e melhor e onerando menos ao associado, traduzido em preços competitivos no crédito, estimulando a concorrência no setor e gerando renda ao associado. Reposicionamos a Unidade do Centro com instalações amplas e confortáveis, atendendo assim os anseios dos associados, agora situada na Rua Dr. João Colin. O município de Itapoá que vem crescendo muito experimentou o que é ter Sicredi, bem como Garuva que teve a sua Unidade inaugurada em julho, tudo isso dentro do plano de expansão da Cooperativa na região. Vários cursos, treinamentos, capacitações e certificações realizadas pelos colaboradores para suprir as exigências legais e acima de tudo para melhor atender ao nosso associado. Na formação de lideranças iniciou-se o MBA Executivo em Liderança e Gestão Franklin Covey, trazido pelo INPG a Joinville, onde 30 profissionais do Sicredi buscam mais conhecimentos para aplicar dentro da Instituição, iniciado em 2012 irá até 2014. Com tudo isso o associado sente-se cada vez mais valorizado e quanto mais o empreendimento avança, mais gente procura o Sicredi para atender as suas necessidades econômicas, financeiras e de pertencimento, sendo este motivo de orgulho. O ano de 2013 promete muito, certamente será um ano de muito trabalho e conquistas. Para tanto chamamos ao associado que participe, que invista suas economias, que traga o seu movimento, que utilize dos produtos e serviços da sua Cooperativa, que indique outro associado e a exemplo deste ano venha participar e comemorar no próxima ano.

Nilton Weber Gerente Regional Sicredi Empresarial SC

2012

RELATÓRIO ANUAL

12


Os números do Sicredi Empresarial SC 2012 P.L.A.

SOBRAS

14.897

1.531

11.666 9.450

557 478

2010

2011

2012

*Valores em milhares de Reais

2010

RECURSOS TOTAIS

90.767

49.937

37.651

56.937

28.258

2011

2012

*Valores em milhares de Reais

2010

2011

2012

*Valores em milhares de Reais

DEPOSITOS TOTAIS

ASSOCIADOS 74.067

13.589 11.174

59.373 47.722

2010

2012

OPERAçõES DE CRÉDITO

71.084

2010

2011

*Valores em milhares de Reais

9.343

2011

2012

2010

2011

2012

*Valores em milhares de Reais

Dados RS/SC 2012 Associados: 1.359.511 P.L.A.: 2.234.225

Recursos Totais: 12.156.195

Sobras: 304.838

Operações de Crédito: 6.969.791

2012

RELATÓRIO ANUAL

13


Soluções que cooperam para você realizar

seus sonhos. • Crédito Pessoal • Crédito Veículos • Consórcio Veículos • Consórcio Imóveis • Cartões de Crédito

A vida é melhor quando é cooperativa. Os produtos e serviços de uma instituição financeira também. As pessoas, juntas, movem o mundo. Mas são os sonhos que movem as pessoas. Esta é a força que nos une e faz crescer. Somos uma instituição financeira cooperativa, feita por pessoas para pessoas. Por isso, oferecemos assessoria especializada, consórcio e crédito responsável, que cooperam para os seus objetivos sem pesar no seu dia a dia. Assim, você realiza os seus sonhos e não para de crescer.

2012

RELATÓRIO ANUAL

à análise e aprovação de crédito. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / 14 Sujeito Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi 0800 646 2519.

sicredi.com.br gentequecooperacresce.com.br


ORGANIZANDO MEUS PAGAMENTOS • Conta Corrente; • Cobrança; • Credenciamento de Redes: Sicredi e Redecard; • Domicílio Bancário; • Pagamentos a Fornecedores; • Folha de Pagamentos; • Pagamento de Tributos; • Débito Automático; • DDA (Débito Direto Autorizado); • Custódia de Cheques. INVESTINDO MEUS RECURSOS • Depósito a Prazo; • Poupança; • Fundos de Investimento; • Previdencia Privada. PRECISANDO DE RECURSOS • Cheque Empresarial; • Antecipação de Recebíveis; • Capital de Giro; • Crédito Rural; • Financiamento; • Consórcios; • Carta Fiança; • Câmbio. PROTEGENDO MEU PATRIMÔNIO • Seguros Patrimoniais; • Seguro de Vida Empresarial; • Seguros Rurais; • Seguro Frota. CANAIS DE CONVENIÊNCIAS • SICREDI TOTAL Com o Sicredi Total, a cooperação está sempre perto sua empresa. São diversos canais e serviços para você resolver o dia a dia do seu negócio de forma rápida e fácil. • Sicredi Internet • Unidades de Atendimento; • Caixas Eletrônicos; • Agentes Credenciados; • Sicredi Total Fone.

2012

RELATÓRIO ANUAL

16


Relacionamento com associados Ao longo de 2012, realizamos diversas ações dentro dos Programas Crescer e Pertencer

Crescer: formação permanente Um dos princípios do cooperativismo é a educação, a formação e a informação. Por isso, o Crescer, Programa de Formação Cooperativa do Sicredi, foi criado e segue cumprindo seu objetivo de preparar associados, representantes eleitos e diretores, a fim de que possam contribuir, de forma eficaz, para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Crescer está sempre em processo de atualização para acompanhar as mudanças no ambiente cooperativo e, como é o intuito do Sicredi, aperfeiçoar a governança. Em busca de uma participação cada vez mais efetiva de seus associados nas decisões da cooperativa, o Sistema investe na formação e incentiva todos os envolvidos a conhecerem o cooperativismo e as formas como podem decidir o futuro da instituição da qual são donos.

Adolar Umlauf Diretor Executivo ACIG

“O conhecimento sobre o cooperativismo é muito importante, porque ainda é desconhecido pela maioria das pessoas. Elas até fazem parte do processo, mas não entendem o seu propósito. Por isso esse trabalho de conscientização é importante. A motivação das pessoas vem pelo interesse, quando isso acontece à mobilização só acontece quando ela participa, quando participa há o crescimento. Por isso o envolvimento dos associados no processo é de vital importância para que haja o crescimento gradual onde a entidade cooperativa possa alcançar os objetivos de ser reconhecida como diferencial entre Cooperativa de Crédito e Banco. Aprendi muito neste primeiro momento do Programa Crescer que o Sicredi está colocando a disposição dos associados. Parabéns pela iniciativa.”

Pertencer aperfeiçoa o modelo de participação Para manter o princípio da gestão democrática pelos associados, a cooperativa investe no aperfeiçoamento do modelo de participação. O voto delegado surgiu para propiciar maior acesso do associado às instâncias deliberativas e segue avançando. Em dezembro de 2012, a cooperativa realizou o Processo Assemblear, com 25 núcleos de associados e a participação de 1500 cooperados nos eventos realizados. As Assembleias de Núcleo foram estimuladas, e os coordenadores assumiram a função de porta-vozes de seus Núcleos. Foram realizadas ainda Reuniões de Núcleos, Encontro de Associados, Assembleias de Núcleo e Assembleia Geral Ordinária, o aumento das esferas de discussão assegura um maior entendimento dos temas e a qualidade das decisões.

2012

RELATÓRIO ANUAL

17


FAZER PARTE DE UMA GRANDE COOPERATIVA É MOTIVO DE ORGULHO “A Cooperativa de Crédito Sicredi, foi de fundamental importância para as nossas empresas - Allestur e Transalles. O crédito facilitado e os juros acessíveis, fez com que os nossos negócios tivessem continuidade sem nenhum contratempo. Para as Micro e Pequenas Empresas a Cooperativa Sicredi é a solução mais viável, portanto a adesão ao sistema financeiro Sicredi é muito importante, participe, vale a iniciativa.” André Krammel Diretor Alles Turismo Ltda

“Como associada ao Sicredi Empresarial hà quase 10 anos, pensar no cooperativismo como sinônimo de crescimento já é uma constante. Tenho acompanhado o crescimento da cooperativa, a seriedade dos trabalhos e os inúmeros serviços oferecidos tem agregado valor e credibilidade ao nome Sicredi. Como donos do negócio, é preciso envolvimento, responsabilidade e ser um associado atuante a fim de contribuir ainda mais para melhores resultados.” Lisele Holz Coordenadora Administrativa Mazzolli Contabilidade

“Ser associado Sicredi é participar da maior rede de cooperativas do Brasil. Temos a disposição todos os serviços bancários e a facilidade de usar os diversos produtos a nossa disposição. A facilidade de usar os cartões Sicredi é outra diferença, pois transmite grande credibilidade. Além de oferecer todos esses serviços e produtos, facilita ainda a abertura de contas a todos os funcionários da empresa. Sendo a facilidade e a agilidade o grande diferencial da Sicredi.” Genésio Junkes Indústria e Com. Móveis Junkes Ltda

“Ser associado do Sicredi é ser dono e responsável pelo sucesso da cooperativa. Diariamente contribuo fortalecendo um modelo de negócio mais justo e socialmente responsável. Não me sinto tratada como mais um número de conta corrente, mas sim como parte fundamental do dia-a-dia da cooperativa. No Sicredi ampliamos nossa rede de relacionamento, conhecimento financeiro e ainda tenho vantagens reais nas finanças de minha empresa.” Maria Lúcia Garces Vice -presidente Administrativa, Financeira e Patrimônio Ajorpeme

2012

RELATÓRIO ANUAL

18


ORGULHO DE SER SICREDI As pessoas são a razão de ser das cooperativas que integram o Sicredi. É com foco em um associado a cada dia mais satisfeito com os produtos e serviços que o Sicredi oferece que atuam os mais de 14 mil colaboradores do Sistema. Estamos falando, portanto, de pessoas que trabalham para e com pessoas. E é graças ao Jeito Sicredi de Ser que mais uma vez estamos na lista das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, ranking da revista Exame. Recentemente, instituímos nosso Código de Conduta, que visa à orientação das ações e decisões no dia a dia dos nossos colaboradores e é parte integrante das boas práticas de Governança Cooperativa.

DEPOIMENTO “É uma instituição financeira cooperativa sólida que além do lado econômico já consolidado tem um papel fundamental na sociedade. Sinto-me orgulhosa em ser colaboradora de uma empresa que está entre as melhores para se trabalhar no país e que esta cada vez mais está conquistando o respeito e a satisfação dos colaboradores e associados.” Alexandra Vaiate dos Reis Gerente Pessoa Física Sicredi Empresarial SC

2012

RELATÓRIO ANUAL

19


CÓDIGO DE CONDUTA As melhores empresas para se trabalhar e as mais desejadas pelos profissionais têm um ambiente de trabalho favorável e alinhado às melhores práticas de gestão. Com base nessa premissa, temas como clima organizacional, sustentabilidade, valorização do negócio cooperativo e auto regulamentação estão cada vez mais em pauta. Para contribuir com esta busca, o Sicredi desenvolveu em 2012, com a ampla participação de seus colaboradores, o Código de Conduta do Sicredi. Este documento alinha a conduta esperada a partir de um mapa de valores, um conjunto de diretrizes e um referencial de atuação que norteia as ações e decisões nas mais variadas situações.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A principal contribuição que as empresas dão à carreira de seus colaboradores é a possibilidade de se manterem profissionalmente competitivos, aprendendo a cada dia e aumentando seus conhecimentos. Em contrapartida, são exigidos engajamento, comprometimento e produtividade diários. Características que, por si só, são determinantes para qualquer trabalho. Assim, durante todo ano de 2012 os colaboradores tiveram capacitações presenciais e a distancia voltadas para as areas técnicas e de relacionamento com associado. É a estratégia adotada pela organização para garantir o processo de constante aprendizado e a melhoria do desempenho dos colaboradores e, por consequência, do negócio.

GESTãO DE DESEMPENHO O nosso crescimento está intimamente relacionado com a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados aos associados. Para que o Sicredi atinja a excelência, é fundamental o empenho e a qualidade da entrega dos seus colaboradores - que são continuamente estimulados a desenvolver suas competências, permitindo a construção de uma trajetória profissional sólida e diferenciada no mercado. Desta forma, investimos na gestão do desempenho de todos os colaboradores, permitindo que tenham clareza do propósito da organização e do que se espera o feedback e o apoio necessário para que possam desenvolver ainda mais suas competências e atingir resultados cada vez melhores. O Evolução Sicredi é o programa que apoia o crescimento profissional dos colaboradores e que estrutura o processo de gestão de desempenho. Seu foco principal é a promoção do desenvolvimento das pessoas e equipes por meio de uma avaliação do desempenho resultante da soma de dois elementos: o que o o colaborador entrega (objetivos profissionais) e como ele realiza o seu trabalho (competências).

2012

RELATÓRIO ANUAL

20


2012

RELATÓRIO ANUAL

21


Ações sicredi empresarial 2012

Visita do Sicredi as Cooperativas de Crédito na Alemanha e Holanda

Sicredi presente na Feijoada de Aniversario da Acomac Joinville

Encontro com associados na Unidade Norte

Inauguração Novas Instalações Unidade Centro - Joinville

ACIJ, CDL, AJORPEME e ACOMAC de Joinville visitam Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre-RS

Encontro de Coordenadores

Visita Dirigentes CDL ao Sicredi

Participação no Seminário O Cooperativismo de Crédito e o Desenvolvimento Sustentável, Banco Central Belo Horizonte

Formação Programa Crescer Colaboradores

2012

RELATÓRIO ANUAL

22


As pessoas juntas, movem o mundo

Visita as Cooperativas de crédito, Universidades e integração com empresários locais de Governador Valadares Minas Gerais

Encontro com associados do Sicredi Itapoá

Visita do SEBRAE Minas Gerais ao Sicredi Joinville

Encontro Trimestral de Negócios Março 2012

Inauguração Unidade de Atendimento Sicredi Garuva

Treinamento Atendimento ao Associado

Aniversário Sicredi Empresarial SC 15 Anos

Aniversário Sicredi Empresarial SC 15 Anos

Aniversário Sicredi Empresarial SC 15 Anos

2012

RELATÓRIO ANUAL

23


Ações sicredi empresarial 2012

Encontro Trimestral de Negócios Julho 2012

Encontro Trimestral de Negócios Julho 2012

Encontro Trimestral de Negócios Julho 2012

Encontro Trimestral de Negócios Julho 2012

Encontro Trimestral de Negócios Julho 2012

Integração Colaboradores e familiares

2012

RELATÓRIO ANUAL

24


As pessoas juntas, movem o mundo

Festa do Colono - Garuva

Encontro Trimestral de Negócios Dezembro 2012

Encontro Trimestral de Negócios Outubro 2012

Encontro Coordenadores

Treinamentos

Participação Assembleia Ajorpeme

MBA Executivo Liderança e Gestão. Franklin Covey e INPG

Participação ACIJ no Espaço Empresarial, com a Palestra Cenário Econômico e Perspectivas

Festa Natal 2012

Festa Natal 2012

2012

RELATÓRIO ANUAL

25


Soluções que cooperam para você conquistar

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

mais liberdade. • Depósitos a Prazo • Poupança • Fundos de Investimentos

A vida é melhor quando é cooperativa. Os produtos e serviços de uma instituição financeira também. Somos uma instituição financeira cooperativa, feita por pessoas para pessoas. Aqui, em vez de cliente, você é associado. Sabemos que os valores que importam não são apenas os financeiros e que a vida que você vai ter amanhã é fruto das decisões que você toma hoje. Por isso, no Sicredi você tem diversas opções de investimento e uma equipe de especialistas para assessorá-lo. Tudo para você ter mais segurança e liberdade para continuar crescendo.

2012

RELATÓRIO ANUAL

26

sicredi.com.br gentequecooperacresce.com.br


2012 relatório anual sicredi  

Relatório criado para o Sicredi Empresarial SC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you